A plataforma para desenvolver seus trabalhos acadêmicos de Direito

Dor de cabeça com as normas ABNT? Nunca mais!

Você aceita os termos de uso e política de privacidade ao fazer o cadastro 

Junte-se aos mais de 12 mil estudantes de Direito que usam o Mettzer em seu dia a dia

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Direito

TCC, relatório de estágio, monografia, teses, artigos científicos, relatórios, trabalhos de aula, resumos, projetos de pesquisa, PIM e resenhas. Tudo que você precisar!

40% de economia de tempo no desenvolvimento dos trabalhos

80% de redução no processo de formatação do trabalho

100% do foco no conteúdo

apresentacao topo site mettzer
normas abnt home site

A certeza que seu trabalho de Direito está formatado nas normas científicas

Todos os detalhes da ABNT como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências feitos de forma automática.

Normas ABNT sempre atualizadas. NBRs atuais!

Aceita o padrão customizado da sua Universidade e curso

Uso permitido por todas as universidades

pesquisa

Economize 40% de tempo
no desenvolvimento os seus trabalhos de Direito

Não perca mais tempo com modelos e configurações no Microsoft® Word

Planejamento do trabalho e orientação facilitada

Planeje seus trabalhos e escreva desde o início, organize os prazos, alinhe as metas de entrega e compartilhe com seu orientador, que pode sugerir correções diretamente no Mettzer.

Entregue seus trabalhos de Direito no prazo

Orientação sem troca de arquivos e e-mails

Acesso gratuito para professores e orientadores

citacao home site
referencias site home

Referências bibliográficas e citações sem dor de cabeça

Você adiciona citações em seu trabalho e as Referências Bibliográficas já são criadas.

Todos os padrões de referências bibliográficas

Referências de acordo com as NBRs da ABNT

Citações direta, indireta, com APUD, curta e longa

100% do seu esforço
no conteúdo

Digite seu trabalho de Direito dentro do Mettzer. Assim você direciona todo o seu esforço no desenvolvimento e na qualidade do conteúdo sem se preocupar com as normas de formatação.

Quantidade ilimitada de projetos

Exporte seus trabalhos em Microsoft®
Word e PDF

sucesso

Experimente grátis por 7 dias e desenvolva seus trabalhos de Direito no Mettzer

simbolo direito

Direito

O que é o curso de Direito?

De forma geral, o curso de Direito prepara os estudantes para analisar e aplicar as leis e as normas jurídicas vigentes. A graduação forma bacharéis, que é o requisito essencial para as diversas áreas de atuação na carreira jurídica.

Em outras palavras, o foco do curso está em treinar os estudantes para entenderem sobre o funcionamento das leis nas sociedades, suas origens e as relações com os indivíduos, empresas e governos.

O objetivo principal do curso é que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e técnicos sobre as legislações brasileiras e as legislações internacionais. E mais: o ideal é que os estudantes também desenvolvam uma visão crítica sobre os sistemas sociais e alcancem maturidade na consciência política e social.

Faculdades de Direito

O curso de Direito é um dos mais antigos do Brasil. A primeira faculdade de Direito foi criada em 1827 em São Paulo. Talvez por esse motivo seja um curso tão tradicional e tão procurado no país.

O Brasil é o país com o maior número de faculdades de Direito em seu território. São 1.755 cursos jurídicos no país, segundo pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dentre essas faculdades, o curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa é considerado o melhor do país. Nas posições seguintes da lista de melhores faculdades de Direito no Brasil estão:

Há muitos anos,a faculdade de Direito está entre os cursos de graduação mais procurados no Brasil. Só em 2019, segundo informações do Censo de Educação Superior, publicado em outubro de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, 831.350 alunos matriculados em cursos de Direito no Brasil.

 Como é o curso de direito?

A duração média de um curso de graduação em Direito é de 5 anos.

Os cursos mais tradicionais são presenciais. Contudo, há bastante procura pelos cursos de Direito à distância (EAD).

O tempo do curso é dividido entre as diversas áreas de atuação no Direito.

Então, grande parte do curso é destinada aos estudos teóricos das legislações.

De forma técnica, o curso de Direito faz parte da área das Ciências Sociais Aplicadas. Então, principalmente no início do curso, existem módulos básicos sobre outros saberes das Ciências Sociais que são aplicados ao estudo jurídico como, por exemplo, filosofia, economia, sociologia, antropologia, psicologia, ciência política, ética e história.

Contudo, há também estudos práticos sobre a aplicação das leis em casos concretos e os estágios obrigatórios de atendimento de pessoas em escritórios-modelo de advocacia.

No final do curso, também é requisito obrigatório que o aluno desenvolva um trabalho de conclusão de curso – TCC.

É bom saber que o curso é bastante voltado para leitura e para o estudo de livros e textos acadêmicos. É verdade quando dizem que para fazer direito precisa gostar de ler e de escrever.

Sobre as diretrizes básicas fundamentais às formações de ensino superior, no curso de direito dividem três eixos principais:

Fundamental: referente aos ciclos básicos das disciplinas de Ciências Humanas. Normalmente estuda-se as matérias a partir da perspectiva de aplicação no Direito. Por exemplo, estuda-se antropologia do direito e história das teorias do direito.

Profissional: são as disciplinas referentes à área jurídica. Isto é, as disciplinas que estudam as leis e as normas jurídicas. Por exemplo, Direito Penal e Direito Tributário.

Prática: além das disciplinas teóricas, o curso também insere experiências práticas, referentes à inserção no mercado de trabalho, principalmente nos estágios obrigatórios supervisionados. Além do mais, é comum que para concluir a graduação, a instituição de ensino exija a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estágio em Direito

Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Direito busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.

O estágio em Direito é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes, aliando as experiências cotidianas de trabalho com as teorias aprendidas na sala de aula.

Dito de outra forma, através da experiência cotidiana dos estágios, os acadêmicos começam a se familiarizar com procedimentos, técnicas, formalidades e linguagem específicos do Direito. Ou seja: aprendem a colocar na prática o que aprendem nas aulas.  

Outro ponto importante é que os estágios costumam ser remunerados. Quer dizer que, além de aprender questões práticas, os estágios podem auxiliar a custear alguma despesa pessoal ou, até mesmo, auxiliar nas despesas da universidade. Normalmente, o estágio é a fonte da primeira remuneração dos alunos.

E mais: não são raros os casos de estudantes que, após finalizarem a graduação, conseguiram ser efetivados nos locais em que trabalharam como estagiários.

Além do que, as experiências de estágios enriquecem os currículos. Então, é possível que, após concluírem o curso, os estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.

O que fazer depois de formado?

É comum escutarmos que o curso de Direito abre um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho. De fato, há inúmeras possibilidades de atuação para o profissional recém-formado, seja em órgãos públicos ou na iniciativa privada.

Então, vamos falar aqui sobre as três grandes áreas: a advocacia privada, a carreira jurídica pública e a carreira acadêmica.

Advocacia privada

Para atuar na advocacia privada, é necessário passar no exame da OAB, no fim da graduação.

O exame da OAB tem duas etapas, aplicadas em datas diferentes. A primeira etapa eliminatória é uma prova com 80 questões de múltipla escolha. Isto é, somente alcançando a pontuação mínima, o candidato passa à próxima fase. A segunda prova compreende uma redação de uma peça profissional e de quatro questões dissertativas baseados em um caso prático simulado.

Em linhas gerais, a principal função do advogado privado é defender os interesses de empresas, de instituições e de indivíduos nas mais diversas áreas de especialização.

Ao representar seu cliente, o advogado pode atuar em duas frentes: na parte consultiva e na parte contenciosa.

A parte consultiva refere-se à elaboração de pareceres e à análise de contratos. De forma resumida, a atuação contenciosa são todas as atividades que não são processos judiciais. Como por exemplo, a análise de um contrato de locação de imóvel. Ou a elaboração de um parecer sobre os riscos da contratação de um empregado. Ou ainda a defesa dos interesses de uma pessoa em um divórcio realizado em cartório.

Por outro lado, na atuação contenciosa o advogado atua em processos judiciais. Então, a elaboração da defesa de uma pessoa em um processo judicial de divórcio. Ou a defesa de uma empresa em uma ação judicial trabalhista. 

Carreira jurídica em âmbito público
Carreira acadêmica

ÁREAS DE ATUAÇÃO EM DIREITO

O Direito possui diversas áreas de atuação, que funcionam como temáticas e especialidades de trabalho. As principais áreas são:

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE DIREITO

ÁREA

Ciências sociais aplicadas

TIPO

Bacharelado

MODALIDADE

Presencial e EAD

MENSALIDADE

R$ 300 - R$ 4.000

DURAÇÃO

5 anos

Tipos de Trabalhos de Direito que você pode fazer no Mettzer

TCC de Direito

Trabalho
de Aula de Direito

Artigo
Cientifico

Dissertação
de Mestrado

Projeto
de Pesquisa

Monografia

Relatório
de Estágio

Tese de Doutorado

Preços exclusivos para alunos de Direito

A assinatura do Mettzer inclui atualizações de sistema, das normas científicas e suporte via email ou chat . A assinatura funciona da mesma forma que a da Netflix ou Spotify, com pagamentos recorrentes automáticos.

ANUAL

desconto 60 transparente

10 /mês*
(Pague R$ 120 pelo ano)

parcele em até 12x no cartão

TRIMESTRAL

desconto 45 transparente

15 /mês*
(Pague R$ 45 pelo trimestre)

parcele em até 3x no cartão

MENSAL

sucesso

25 /mês*

*cancele quando quiser

DISPONÍVEL EM TODOS OS PLANOS

Exporta em Microsoft®
Word 2016 em diante

Exporta em PDF

Quantidade ilimitada de projetos

garantia home

Salvamento automático
e histórico de versões

Compartilhamento
com orientador

Cronograma e planejamento
dos trabalhos

Perguntas frequentes

Quem usa o Mettzer recomenda

proof

Daniella Fabre
"Ótima pra quem não quer perder tempo com as chatices de formatação."

45148796_2326915570655964_8598774536638300160_n

Marina Turrisi
"O Sonho de todo acadêmico que não pode perder tempo com as formatações."

53679332_1839257386178528_2020620089421725696_o

Silvana Pereira
"Estou amando essa plataforma. De cara vi que seria tudo que eu precisava."

universPrancheta-1-cópia-2 home

Junte-se aos mais de 12 mil estudantes de Direito que usam o Mettzer

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Direito com o Mettzer