Faça citação direta nas normas da ABNT de forma automática na plataforma da Mettzer

Usado por + de 1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

Prancheta – 1
01
pesquisadores1-final (1)

Como fazer citação direta nas normas da ABNT?

As citações estão no centro de qualquer produção acadêmica. Isso porque as referências bibliográficas garantem confiabilidade e embasamento científico ao trabalho. A citação direta, por consequência, não escapa disso.

O que muitas vezes nos escapa é que há uma diferença substancial na formatação de citações diretas curtas e as citações diretas longas.

Se você ainda não sabe a diferença, nem como fazer formatar a citação direta, tudo bem. Esse post é para isso. Bora? 🙂

O que é citação?

Em primeiro lugar, é importante saber que a ABNT tem uma definição específica sobre o que é citação.

De acordo com a norma NBR 10520 (2002, p. 1), citação é a “[…] menção de uma informação extraída de outra fonte de pesquisa”, como livros, jornais, revistas, blogs, vídeos, etc.

Você percebeu que, para apresentar a definição de citação de acordo com a ABNT, nós utilizamos uma citação?

Pois é, elas estão em qualquer texto! E dão mais confiabilidade a afirmação. Percebeu?

Sem contar que, é a única forma de usar a ideia de outras pessoas no seu trabalho sem cometer plágio.

O que é citação direta?

A citação direta é a transcrição exata das palavras do próprio autor. Sem alterações. Não é, portanto, uma tradução de uma ideia. Mas, a utilização da ideia exatamente na íntegra. É o CTRL V + CTRL C.

Grifo em citação direta

Caso exista algum tipo de gripo no texto original, a transcrição deve reproduzir de forma fiel, seguido da expressão “grifo do autor”.

Exemplo:

  • “São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos” (LARAIA, 1986, p. 17, grifo do autor).

Nós também temos um post específico sobre grifo nosso. Você pode acessá-lo a partir do link.

Como você já sabe, existem dois tipos ou formatos de citação direta: a citação direta curta e a citação direta longa. Vamos conversar sobre as características de cada uma delas?

Citação direta curta – até 3 linhas

As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação.

Elas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.

Vamos aos exemplos:

  • Segundo Anderson (2006, p. 19) “obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real.”
  • “Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (ANDERSON, 2006, P. 19)

– Citação direta curta na lista de referências

Além de referenciar ao longo do texto, a referência do texto original deve aparecer na lista de referências bibliográficas. A formatação é igual às outras:

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. 14. ed. Porto Alegre: [s.n.], 2006.

– Citação direta curta no editor da Mettzer

Dentro do nosso editor, as citações são formatadas automaticamente nas normas da ABNT.

Citação direta longa

Por outro lado, a citação direta longa é a transcrição de trechos maiores do texto original. O texto transcrito deve ter mais de 3 linhas.

Além disso, a formatação da citação longa é diferente:

  • Recuo de 4 cm
  • Tamanho da fonte 10
  • Não utilizar aspas.
  • O espaçamento dentre as linhas deve ser simples.
  • Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação.
  • O alinhamento deve ser justificado.

Ao final da citação, deve-se acrescentar o sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano e página.

Um detalhe: indica-se com reticências entre colchetes […] a supressão de alguma parte do texto original. Os comentários ou observações também devem ser feitos entre colchetes.

Mas tenha atenção! O uso excessivo de citações diretas longas prejudica a leitura do texto. Além do mais, passa a impressão de que as ideias estão sendo apenas copiadas e não desenvolvidas e construídas.

– Citação direta longa na lista de referências

Assim como as citações curtas, as referências das citações diretas longas também devem ser incluídas na lista de referências bibliográficas.

Por exemplo:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 634 p.

Citação direta no Sistema numérico e Sistema autor-data

De fato, as citações e as referências bibliográficas andam juntas.

Por isso, é importante saber qual é o sistema de referências bibliográficas que a sua instituição de ensino exige para a elaboração dos trabalhos acadêmicos.

Sistema autor-data

Desta forma, quando as referências estão organizadas no sistema Autor-data, elas são listadas no final do trabalho numa seção especial, em ordem alfabética, orientadas pelo sobrenome dos autores ou título da obra.

Neste sistema, a citação direta irá constar o nome do autor, página e a data de publicação da obra, por exemplo, numa citação direta, “Autor (2015, p. 34)” ou simplesmente “(AUTOR, 2015, p. 34)”.

Sistema numérico

Já no sistema numérico, por outro lado, as referências são listadas de acordo com a sua ordem de aparição no texto, ou seja, na ordem em que você fizer as citações.

Por isso, as referências no sistema numérico poderão ser listadas no final de cada página, de cada seção ou de forma completa no final do trabalho.

Neste caso, para identificar a citação utiliza-se apenas números arábicos (1,2,3…).

A citação ficaria da seguinte maneira: Segundo o Autor¹ “Fazer TCC é muito importante”.

Como utilizar as citações diretas nas normas da ABNT?

Em resumo, na criação de qualquer trabalho acadêmico, incluindo o de conclusão do curso, a monografia ou uma dissertação, a parte teórica deverá ser desenvolvida com base em textos de outros autores. Quer dizer: as ideias do trabalho são construídas a partir de ideias que já foram escritas por outros autores.

Essa metodologia, como foi dito, garante cientificidade e qualidade técnica ao trabalho.

Mas é importante ter atenção. Ao utilizar as ideias de outros autores, é necessário construir uma conversa entre eles. Deve-se evitar criar uma “colcha de retalhos”, copiando informações de qualquer maneira, que não conversam entre si.

Em outras palavras, busque criar uma estrutura lógica e compreensível entre as ideias dos autores citados.

Como fazer citações diretas de forma automática com o editor da Mettzer

A Mettzer facilita muito a vida de universitários e professores. Com a formatação das citações diretas não é diferente 😉

Como você pode ver, no caso de uma citação curta, você precisa apenas digitar o conteúdo e colocar o conteúdo entre aspas.

Já em uma citação longa, basta você digitar o conteúdo no Mettzer, selecioná-lo e indicar no menu principal que aquele parágrafo é uma citação longa.

O editor formata o texto para você. Em outros editores, você precisa fazer formatações especiais que podem confundir bastante.

Em ambos os casos, a referência pode ser adicionada ali mesmo, basta clicar no menu “adicionar referência na citação” que aparece sempre quando você terminar de digitar.

Comece agora a simplificar a seus trabalhos acadêmicos

Usado por +1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

Mas e como funciona a plataforma da Mettzer?

11

se cadastre

Faça um cadastro gratuito para testar a plataforma

crie um trabalho

Comece seu trabalho a partir de um modelo. Pode deixar a formatação com a gente!

pesquise novas bibliografias

Encontre artigos e outros trabalhos sobre o tema do seu trabalho. Basta pesquisar pelo seu tema no Hub da Mettzer

assine

Agora é só escolher o tipo de assinatura que faz mais sentido pra você

Por que a Mettzer é para você?

Sim, nós temos um editor de texto que formata todos os trabalhos de forma automática nas normas da ABNT e APA. Mas, com o tempo, as interações com a pesquisa científica nos ajudaram a perceber algumas outras necessidades importantes.

Por isso, criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação e a padronização, a publicação, a descoberta de oportunidades e a conexão com outras pessoas e universidades.

1 minuto

É o tempo médio de formatação de uma página com a Mettzer

Menos de R$ 0,30

É o valor médio para formatar uma página de TCC na Mettzer

Menos tempo para formatar

Mais tempo e qualidade no que realmente importa

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias

Francisco Lisboa Rodrigues
Francisco Lisboa Rodrigues

Minha experiência no Mettzer tem se mostrado muito produtiva. A organização das ferramentas permite que o tempo seja otimizado e me oferecem mais liberdade para a escrita.

Izabel Pereira
Izabel Pereira

O ponto mais positivo da plataforma é promover agilidade através da formatação já nas normas da ABNT num momento de bastante estresse e correria. Não ter que me preocupar com formatação da dissertação me deu mais tempo de investimento em pesquisa e escrita

Diego Sampaio Toledo
Diego Sampaio Toledo

Estou no final de minha graduação, e fiz toda a formatação do meu TCC através do site Mettzer, uma ferramenta incrível, muito didática e fácil de usar, ela faz todo o trabalho de formatação nas normas ABNT pra você.. o resultado é um relatório de extrema qualidade e perfeição. Estou muito satisfeito!

Atender bem você é uma prioridade pra gente

+ 87.804

avaliações de usuários

9,4

nota média

92%

de quem usa recomenda

Comece agora a simplificar a seus trabalhos acadêmicos

Usado por +1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

09

Também estamos no seu celular