Faça citação de citação - apud - de forma automática na plataforma da na Mettzer

Usado por + de 1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

Prancheta – 1
01
pesquisadores1-final (1)

Como fazer apud nos trabalhos acadêmicos?

O apud ou citação de citação é a fofoca acadêmica. É quando você cita o texto de alguém que citou o texto de outra pessoa.

Achou confuso? Então, vamos lá. Me deixa te ajudar.

O que é apud? 

A citação de citação (apud) acontece quando você não tem acesso ao texto da ideia principal. Só tem acesso a um texto que citou essa ideia.

A NBR 10520 da ABNT estabelece que a citação de citação é uma citação direta ou indireta quando não se tem acesso ao texto original.

Ou, em outras palavras, é quando se insere ideias de alguém que você encontrou no texto de outra pessoa.

Se eu exemplificar, pode ficar melhor de visualizar. Imagine a situação. Você está lendo o autor X. Esse autor cita ideias do autor Y. Você só possui acesso à obra de X, mas precisa citar as ideias de Y em seu trabalho. É para isso que serve a citação de citação.

Nesse caso, você deve citar o texto como Y apud – que significa citado por – X.

Mas use apud com moderação

Mas é importante ter em mente que o ideal é sempre consultar a obra original, para conhecer todo o contexto da ideia, não apenas um trecho de um texto.

Isso garante que a citação corresponda à intenção das ideias da fonte original e não vire um telefone sem fio. Como consequência, seu trabalho vai ganhar mais credibilidade e autoridade no assunto.

Mas eu sei que nem sempre a obra original é acessível e, muitas vezes, a ideia é muito relevante pro trabalho. Não dá para deixá-la de fora do seu trabalho.

É nesse tipo de situação que o recurso de citação de citação deve ser usado.

Ou seja, nem sempre as bancas examinadoras enxergam as citações de citações com bons olhos. Então, sem exagero, use-as com moderação, em situações extremamente necessárias.

Como usar apud ou citação de citação nas normas da ABNT?

Assim como os demais tipos de citação, o apud possui regras próprias, definidas pelas normas ABNT.

Você já sabe, mas não custa repetir: você deve referenciar todas as fontes de pesquisas do seu trabalho.

É para isso que servem as citações. E existem algumas formas pelas quais você pode fazer isso.

Vamos usar o seguinte trecho como exemplo: o texto é do livro de bell hooks (2021, p. 152) que cita as ideias de outra autora:

Marianne Williamson, no livro A cura dos Estados Unidos, aborda o cinismo disseminado em relação ao compartilhamento de recursos, que ameaça o bem-estar espiritual de nossa nação. Ela argumenta: “Há tanta injustiça nos Estados Unidos e tal conspiração para que não se fale sobre isso: e tanto sofrimento e muita esquiva para que não a notemos. Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é”.

Veja bem: você apenas tem acesso ao texto de bell hooks, que apresentou as ideias de Marianne Williamson. Se você precisar citar as ideias de Marianne Williamson a partir da citação de bell hooks, você fará uma citação de citação.

Nessa hipótese, você poderia seguir quatro formas diferentes:

Exemplos de citação de citação ou apud nas normas da ABNT

Existem quatro formas de fazer a citação de citação (apud):

1. No começo da citação

A primeira maneira de se citar o trecho acima é incluindo o nome das autoras o apud no começo da citação:

  • De acordo com Marianne Williamson (apud HOOKS, 2021, p. 152), “Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é”.

2. No final da frase

A segunda opção para fazer a citação do trecho seria incluir o apud no final da frase:

  • Segundo Marianne Williamson “dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é.” (apud HOOKS, 2021, p. 154).

3. Escrever o texto com suas próprias palavras

É possível fazer uma citação indireta e indicar a fonte de pesquisa com apud. É o que acontece quando se escreve as ideias do texto com as próprias palavras:

  • Entende-se que os problemas referentes aos afetos não importam mais do que as questões relativas à economia. É como se o amor fraternal importasse menos que o dinheiro (WILLIAMSON apud HOOKS, 2021, p. 154).

4. Sem citar apud

Por fim, existe a quarta alternativa que dispensa a utilização do termo apud, mas continua indicando que se trata de uma citação de citação:

  • De acordo com Marianne Williamson, conforme citado por bell hooks (2021, p. 154), “dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é.”

Apud na lista de referências bibliográficas

Outro ponto importante é saber como o apud aparece na lista de referências bibliográficas.

Ao final do trabalho, deve-se incluir nas referências apenas o livro que você consultou e teve acesso. Você não deve consulta o livro que foi citado no livro que você leu.

Vamos voltar ao exemplo. Nesse caso, você deve incluir na lista de referências bibliográficas apenas os dados do livro de bell hooks, que foi o texto que tivemos acesso.

Se você também incluísse os dados de Marianne Williamson na lista de referências, passaria a mensagem de que você também teve acesso ao livro dele. O que não é verdade.

Qual é a importância de fazer citação dentro das normas da ABNT?

Por fim, não quero que você saia desse texto sem saber porque, afinal, você deve fazer citações dentro das normas da ABNT.

Você precisa saber que as citações fazem parte da construção do seu referencial teórico. São elas que garantem que seu trabalho tenha um embasamento teórico e científico.

Afinal de contas, nenhum trabalho parte do zero. Sempre tem alguém que já escreveu e já pesquisou sobre o assunto antes. Você vai se basear nessas pessoas, certo?

Mesmo porque, se você usar a ideia de alguém sem dar os devidos créditos, você vai acabar cometendo plágio.

Nesse mesmo contexto, é essencial que você formate as citações de forma correta. Quer dizer: as citações precisam obedecer às normas da ABNT.

Isto porque, além de garantir a melhor compreensão da sua ideia, as normas da ABNT padronizam a apresentação do trabalho.

Como formatar a citação de citação de forma automática?

Agora que você já sabe como fazer e formatar as citações e referências do trabalho acadêmico, sabe que o trabalho não é tão simples quanto parece.

É comum passarmos muitas horas para atender às regras da ABNT. Muitas vezes, sobra pouco tempo para focar no que realmente importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Mas você não precisa passar por isso, ok? Se você está desenvolvendo um trabalho – não importa se é TCC, artigo científico, dissertação, monografia ou tese de doutorado – você pode contar com a Mettzer.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata qualquer trabalho nas normas da ABNT de forma automática.

Basta você inserir suas informações e pronto! Seu trabalho será formatado de forma automática.

Que tal fazer um teste gratuito por 7 dias? 🙂

Comece agora a simplificar a seus trabalhos acadêmicos

Usado por +1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

Mas e como funciona a plataforma da Mettzer?

11

se cadastre

Faça um cadastro gratuito para testar a plataforma

crie um trabalho

Comece seu trabalho a partir de um modelo. Pode deixar a formatação com a gente!

pesquise novas bibliografias

Encontre artigos e outros trabalhos sobre o tema do seu trabalho. Basta pesquisar pelo seu tema no Hub da Mettzer

assine

Agora é só escolher o tipo de assinatura que faz mais sentido pra você

Por que a Mettzer é para você?

Sim, nós temos um editor de texto que formata todos os trabalhos de forma automática nas normas da ABNT e APA. Mas, com o tempo, as interações com a pesquisa científica nos ajudaram a perceber algumas outras necessidades importantes.

Por isso, criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação e a padronização, a publicação, a descoberta de oportunidades e a conexão com outras pessoas e universidades.

1 minuto

É o tempo médio de formatação de uma página com a Mettzer

Menos de R$ 0,30

É o valor médio para formatar uma página de TCC na Mettzer

Menos tempo para formatar

Mais tempo e qualidade no que realmente importa

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias

Francisco Lisboa Rodrigues
Francisco Lisboa Rodrigues

Minha experiência no Mettzer tem se mostrado muito produtiva. A organização das ferramentas permite que o tempo seja otimizado e me oferecem mais liberdade para a escrita.

Izabel Pereira
Izabel Pereira

O ponto mais positivo da plataforma é promover agilidade através da formatação já nas normas da ABNT num momento de bastante estresse e correria. Não ter que me preocupar com formatação da dissertação me deu mais tempo de investimento em pesquisa e escrita

Diego Sampaio Toledo
Diego Sampaio Toledo

Estou no final de minha graduação, e fiz toda a formatação do meu TCC através do site Mettzer, uma ferramenta incrível, muito didática e fácil de usar, ela faz todo o trabalho de formatação nas normas ABNT pra você.. o resultado é um relatório de extrema qualidade e perfeição. Estou muito satisfeito!

Atender bem você é uma prioridade pra gente

+ 87.804

avaliações de usuários

9,6

nota média

92%

de quem usa recomenda

Comece agora a simplificar a seus trabalhos acadêmicos

Usado por +1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

09

Também estamos no seu celular