O gerador de resumo da Mettzer é uma ferramenta que gera o resumo do seu TCC de forma automática e gratuita.

Usado por + de 1 milhão de estudantes com nota 9,6 de avaliação

Prancheta – 1
01

Mas e como funciona o gerador de resumo da Mettzer?

1

Faça um cadastro gratuito. Basta incluir o seu e-mail.

2

Depois, você precisa nos contar um pouco mais do seu trabalho: qual é o seu tema, problema de pesquisa, objetivos geral e específicos e métodos.

3

Pronto! Agora deixa com a gente. O gerador da Mettzer vai gerar o resumo do seu TCC.

Economize tempo e esforço com o gerador de resumo da Mettzer

Passo a passo de como fazer o resumo e abstract do TCC

O resumo e o abstract são partes importantes do TCC e não só porque são elementos pré-textuais obrigatórios, mas porque também são o cartão de visitas da pesquisa.

Isso porque normalmente as pessoas leem o título e o resumo para decidir se vão continuar ou não a leitura do trabalho inteiro.

Então, não deve ser um espaço para divagar ou para fazer reflexões. É necessário apresentar a pesquisa de forma clara, assertiva e interessante.

Vem aprender como fazer resumo e abstract nas normas da ABNT com um passo a passo especial 🙂

O que é um resumo de um TCC?

De maneira geral, o resumo é um elemento pré-textual obrigatório, que compreende uma visão geral do trabalho acadêmico.

Em termos mais simples, o resumo consiste em uma apresentação breve dos pontos principais do trabalho.

A ABNT define resumo e abstract da seguinte forma: “Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão clara e rápida do conteúdo e das conclusões do trabalho” (ABNT, 2011, p.4).

O abstract, por sua vez, é uma versão do resumo em inglês. Mas não é uma tradução direta e literal. O foco do abstract é traduzir as ideias do resumo e não só as palavras.

Passo a passo de como fazer o resumo do TCC

Considerando que é necessário dar uma visão geral do trabalho – desde a introdução até a conclusão do trabalho – recomenda-se que o resumo seja um dos últimos elementos a ser escrito.

Afinal de contas, você vai precisar saber todas as informações para escrevê-lo.

Além do mais, no resumo do TCC não há espaços para reflexões longas ou divagações. Isso porque, além da limitação da quantidade de texto, é necessário escrevê-lo de forma concisa, objetiva e interessante.

Aqui vai um passo a passo de como fazer resumo na ABNT:

+ 1. O que é - contexto

Em primeiro lugar, para começar o resumo, você deve apresentar do que se trata seu trabalho. Ou seja, qual é o problema que você está investigando e a relevância do tema para a sociedade e para a comunidade científica.

Nas primeiras linhas, você já precisa criar um contexto que desperte a curiosidade e o interesse de ler o restante do trabalho.

Com base no problema de pesquisa, seu trabalho já precisa dizer a que veio. A forma de descrever os objetivos gerais e específicos de um trabalho pode variar.

Seu trabalho pode se propor a analisar diferentes aspectos de um mesmo problema, a compreender um fenômeno, ou então, a “apresentar uma solução para reduzir a produção de energia não renovável”, por exemplo.

Em resumo, nesse tópico, você deve contar o porquê do seu TCC existir.

+ 3. Como? - Método científico

O terceiro passo é você explicar, de maneira breve, como seu trabalho foi feito, qual é a metodologia científica que você utilizou.

Conte ao seu leitor se você realizou um estudo de caso, um experimento, uma pesquisa quantitativa e/ou pesquisa qualitativa. Enfim, apresente o método de abordagem e o tipo de pesquisa.

+ 4. Resultados - O que você concluiu?

Apresente os resultados mais relevantes do seu estudo, sejam eles positivos ou negativos.

Descreva-os de forma sucinta, de maneira a despertar a curiosidade e o interesse em quem lê.

Por fim, seu resumo deve trazer as principais conclusões sobre tudo o que você leu, pesquisou e desenvolveu.

Aqui, também é possível mencionar como o seu trabalho poderá contribuir para o entendimento do objeto ou fenômeno estudado ou como servirá de base para pesquisas futuras.

Palavras-chave nas normas da ABNT

Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;).

Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos de seu trabalho.

Muitas vezes as palavras-chave são usadas para encontrar o seu trabalho nos mecanismos de busca, como o Google Acadêmico e SciELO, por exemplo.

O que é abstract do TCC?

Além da língua vernácula (no nosso caso, a língua portuguesa), seu TCC deve apresentar o resumo também em língua estrangeira, normalmente na língua Inglesa.

O abstract é, portanto, a versão em inglês do resumo do TCC. Mas você já sabe que, o abstract não é uma tradução literal e direta. O foco deve ser traduzir as ideias do resumo de forma geral, não as palavras.

A tradução do resumo para outro idioma serve para que pesquisadores estrangeiros possam encontrar sua pesquisa nos mecanismos de busca. Caso se interessem, buscarão traduzir todo o artigo.

Conforme o tipo de trabalho e o direcionamento da pesquisa, o resumo também pode ser feito em outras línguas, como o Espanhol (resumen) ou o Francês (rèsumé).

Se você não possui domínio da língua estrangeira e não tem conhecimento sobre especificidades do idioma, não confie em uma simples tradução do Google Tradutor.

Você deve buscar o apoio de uma pessoa especialista na língua em que o resumo será escrito, já que não basta uma simples tradução literal.

É necessário manter os significados e contexto do resumo com precisão acadêmica.

Normas da ABNT para o resumo e o abstract

Essas são as normas da ABNT para resumo e abstract de TCC:

Tamanho do texto

O tamanho do resumo e do abstract deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC).

Título

O titulo do resumo deve respeitar a fonte escolhida pelo autor do trabalho (Arial ou Times New Roman). O tamanho da fonte deve ser 12, todo em maiúsculo com negrito e o alinhamento do título deve ser centralizado.

Escrita do texto

Escreva o texto na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa. Exemplo: “Este trabalho apresenta uma análise sobre a situação política do Brasil […] Verificou-se que, diante do cenário de incertezas…”.

Escreva o texto em um único parágrafo, sem quebra do texto.

Além disso, evite abreviações e não use citações bibliográficas.

Ao longo do texto, a fonte deve ser tamanho 12 e sem recuo na primeira linha do parágrafo. O espaçamento entre linhas deve ser simples e o alinhamento deve ser justificado.

Palavras-chave

Não esqueça de incluir as palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Ex. Palavras-chave: Resumo; Abstract; Mettzer.

Se você seguir todas as nossas dicas, conseguir fazer um resumo para seu TCC. Mas e o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que a gente pode te ajudar. O gerador de resumo da Mettzer economiza metade desse caminho. Já que faz tudo de forma automática.

Use a tecnologia a seu favor 🙂

Pessoas de +1600 universidades usam o gerador de resumo da Mettzer

unicamp
unochapeco
ufsc
catolica-de-brasilia
pucpr
catolica-sc
senac
IFSC-Espírito-Santo-Vertical
ifsc
unisul
univali
unesc_LOGO
mackenzie
unisuam
satc
marca-vertical-UFRB-PNG

Não perde mais tempo!
Comece a usar o gerador de resumo de TCC agora