no icon

LAUANA NUNES DA SILVA

A Importância da (o) Secretaria (a) Escolar no Cotidiano Institucional

Compartilhe esse conteúdo

A IMPORTÂNCIA DA (O) SECRETARIA (A) ESCOLAR NO COTIDIANO INSTITUCIONAL

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

A IMPORTÂNCIA DA (O) SECRETARIA (A) ESCOLAR NO COTIDIANO INSTITUCIONAL

LAUANA NUNES DA SILVA

Orientador: Fábio

Resumo

Esta pesquisa é fruto de um estudo bibliográfico acerca da carreira de Secretário(a) Escolar em escolas públicas em todo o Brasil, tanto de pequeno quanto de grande porte, em todos os municípios do nosso país. O objetivo é examinar a atuação e as responsabilidades do Secretário (a) no seu cotidiano de trabalho em escolas públicas. Fazendo uma grande homenagem a essa profissão de extrema importância, a metodologia empregada é de revisão literária, fazendo uma reflexão acerca de obras já publicadas sobre o tema do Secretário Escolar e de como a formação acadêmica na área de Secretariado sobre a rotina diária e as responsabilidades do Secretário em escolas públicas estão em conformidade com as diretrizes e orientações do Manual do Secretário Escolar. Em todas as escolas do Brasil, essas atividades diferem pela ênfase nas realidades locais. Em uma escola de grande porte, o Secretário atua apenas na área administrativa. Na escola de pequeno porte, este profissional atua como um colaborador, atuando como coordenador, secretário e administrador.

Palavras-chave: Mettzer; formatação; trabalho acadêmico.

Abstract

This research is the result of a bibliographic study about the career of School Secretary in public schools throughout Brazil, both small and large, in all municipalities in our country. The objective is to examine the role and responsibilities of the Secretary in his daily work in public schools. Paying great homage to this extremely important profession, the methodology used is literary review, reflecting on works already published on the subject of the School Secretary and how academic training in the area of ​​Secretariat on the daily routine and responsibilities of the Secretary in public schools are in accordance with the guidelines and guidance in the School Secretary's Manual. In all schools in Brazil, these activities differ in their emphasis on local realities. In a large school, the Secretary only works in the administrative area. In a small school, this professional acts as a collaborator, acting as coordinator, secretary and administrator.

Keywords: Mettzer; formatting; academic work.

Introdução

 O papel do Secretário ou Secretária Escolar é organizar, estruturar, documentar e documentar todos os eventos que ocorrem dentro da instituição de ensino, garantindo seu funcionamento administrativo e a legitimidade de suas ações.

A problemática do estudo e a falta de reconhecimento da profissão de secretário escolar, que possui uma vasta gama de responsabilidades e ações tanto dentro quanto fora das escolas, faz com que sua contribuição seja percebida em outros setores da escola. A secretária funciona como um termômetro. Se a escola estiver desorganizada, os efeitos serão percebidos tanto na hierarquia superior quanto na rotina diária de trabalho.

O estudo em pauta tem como principal objetivo, Refletir de forma crítica construtiva sobre o reconhecimento profissional da função do secretário escolar , mediante as modificações pedagógicas, e como objetivo especifico conceituar Secretário Escolar e suas Atribuições do cargo de Secretário buscar mecanismos que favoreçam um trabalho avançado e inovador, tanto educacionalmente conhecer a legislação do ensino vigente, zelando pelo seu cumprimento, no âmbito de suas atribuições.

Para fundamentar este estudo sobre o tema secretário escolar: responsabilidades e responsabilidades nas instituições de ensino, proponho uma reflexão. Depois de muito tempo "escondidos" entre os documentos da secretaria, esses profissionais ganharam mais reconhecimento por parte dos governos e tornaram-se mais disputados no mercado de trabalho por escolas. Como o próprio nome da função sugere, a secretária é, em primeiro lugar, a responsável pela secretária da escola. Ela deve gerenciar o trabalho do departamento, assumindo a responsabilidade pelo seu funcionamento, planejando, avaliando e supervisionando suas tarefas, sempre em colaboração com a diretoria, que executa as diretrizes. Mas de que maneira isso ocorre?

Bem, como coordenadora do secretário, a secretária deve distribuir as funções entre seus auxiliares, encontrando os talentos de cada um e procurando motivar toda a equipe. Dessa forma, ela se torna uma líder 

A FUNÇÃO DO SECRETÁRIO ESCOLAR

É o encarregado direto do Diretor da Unidade de ensino. O seu papel é inquestionavelmente crucial para o bom funcionamento da escola, cabendo-lhe a organização e manutenção de todas as documentações da Unidade de Ensino, seja de maneira escrita ou digital.  A amplitude de suas funções, o coloca em relação direta e permanente com diferentes áreas de atuação da Unidade Educativa, exigindo sua interação com todos os envolvidos, no trabalho escolar, O Secretário(a) atinge seus objetivos através do trabalho coletivo. Os objetivos são alcançados quando todos os membros se sentem responsáveis por sua realização.

Assistente de educação especialidade: secretário escolar requisitos: certificado, devidamente registrado, de curso de nível médio (antigo segundo grau), ex pedido por instituição de ensino reconhecida pelo ministério da educação (mec), acrescido de curso técnico de secretário(a) escolar. descrição sumária das atividades: auxiliar o chefe de secretário, sob a sua supervisão, nos assuntos relacionados à movimentação e vida escolar do aluno, executando trabalhos qualificados, inclusive os de orientação, relativos ao secretário da unidade. (gdf, 2009, p. 1).

O(a) Secretário(a) Escolar tem a responsabilidade de coordenar as várias tarefas do trabalho da Secretária Escolar, organizar o ambiente e gerir os aspectos administrativos, econômicos e de relações humanas de maneira coerente e segura, utilizando de maneira apropriada e segura os recursos materiais e humanos que lhe são disponibilizados.  Suas responsabilidades incidem sobre a unidade escolar como um todo: Grupo Técnico Pedagógico; Corpo Docente; Grupo de Apoio Operacional e Corpo Discente. O cargo de assistência de educação exige o certificado de curso técnico e m Secretário(a) escolar, uma vez que este profissional deve trabalhar diretamente como Chefe de Secretário. Nesse concurso são exigidos como requisitos de avaliação as habilidades e conhecimento s gerais em língua portuguesa, atualidades (Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia e suas vinculações históricas), noções de informática, matemática, raciocínio lógico, legislação. Em relação aos conhecimentos específicos do cargo de especialidade em Secretário(a) Escolar, são exigidos conhecimentos como: Dessa forma, o candidato deve estudar a teoria e as habilidades práticas envolvendo as noções de conhecimentos gerais e específicos. Sendo assim, esse cargo nas escolas públicas é assumido por funcionário de cargo efetivo. Já no caso da atuação do Secretário em instituições educativas, as diretrizes e atribuições estão organizadas no Regimento Escolar da instituição de ensino. Para o candidato assumir o cargo de Secretário(a) escolar em Instituições particulares depende do ato homologado pelo representante legal da Instituição (GIANINI EJUNIO R, 2010).Em relação à seleção e escolha do profissional nessas escolas na cidade pesquisada, foi verificado que a maioria dos Secretários escolares, apoio administrativo e demais trabalho envolvendo a gestão do secretário escolar, são cargos ocupados por parentes dos diretores, coordenadores e demais responsáveis pelas escolas. Outro dado verificado, é que em alguns casos temos na composição da gestão do secretário escolar um auxiliar administrativo que realiza a maior parte das atividades, mas não responde oficialmente pelo secretário. Porém há escolas em que a composição é diferente tendo o chefe de secretário que é o gestor da secretária, o Secretário(a) e outros auxiliares administrativos todos compõe má gestão da secretá ria escolar. Nesse caso, os espaços, as atividades e a posição hierárquica são diferenciados pelo porte grande ou pequeno da instituição de ensino. Essa variação das atividades pode ocorrer em relação ao Chefe de Secretário Escolar, ao Secretário (a) e aos auxiliares administrativos, embora as atribuições expressas no Manual do Secretário(a) e no Regimento Escolar permaneçam as mesmas.

Atribuições do cargo secretário escolar

A pesquisa também apresentou o dado bibliográfico sobre as Atribuições do cargo de Secretário escolar de que há muitos Secretários escolares que possuem ensino superior (em áreas como pedagogia, letras, administração, história e etc.), o que faz com que a concorrência ao candidato com curso técnico seja maior. Este trabalho tem o propósito de apresentar uma contribuição aos profissionais que atuam como Secretário escolar e o processo de formação de alunos que buscam neste campo de conhecimentos se realizarem como profissionais na gestão da secretária escolar Para falar de educação profissional no Brasil, é imprescindível ter-se por base o olhar político e pedagógico de Kuenzer( 2001). De a cordo com essa autora, trabalhar com ensino profissionalizante é trabalhar com o conceito mais amplo de educação, de modo a atrelar todas as formas de educação. Se baseando em Kenzer no sentido de ampliar a visão e ação da educação que esse estudo se constituiu resultado O trabalho realizadas na educação profissional, abarcando as necessidades de formação de alunos do Curso Técnico em Secretariado Escolar do para secretário, Essa é uma ação de educação científica buscando fundamentação para essa profissão que pretendeu aproximar os alunos ao máximo da prática de trabalho, oportunizando um contato maior com a profissão por meio de atividades, entrevistas pesquisas e conhecimento do ambiente do secretário escolar em escol as públicas e privadas. 

De acordo com Moran ( 2000.p.6 1),

Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Para isso a construção do conhecimento no espaço da educacional profissional não deve ocorrer apenas pelos livros didáticos, mas o levantamento desta prática poderá constituir-se em um mecanismo para construção de novos conhecimentos no mundo do trabalho. Por isto, é preciso conhecer o ambiente escolar, emergir-se na rotina desta profissão. 


O ambiente de trabalho é considerado aqui como um campo na visão do sociólogo Bourdieu (2004), que, ao abordar sobre as estruturas institucionais da sociedade define o campo como lugares de relações de forças que implicam tendências imanentes e probabilidades objetivas. Assim, no campo da educação, em que este profissional atua, há estruturas que ordenam as atividades constituindo hierarquias, relações de poderes, saberes, competências, habilidades etc, configurando um lugar de forças e lutas constantes. Dessa forma as estruturas sociais no trabalho são constituídas, mas neste campo está presente o que o autor chama de hábitos, que é a dimensão individual do agente social que pensa, cria, sente e se realiza. Para Bourdieu (opcit.) os hábitos é uma maneira de ser permanentemente duráveis que podem levar a resistir às forças do campo, ou constituir novas formas de reafirmar as forças existentes como relevantes por meio da prática cotidiana. É neste processo de estar dentro e atuando no campo de trabalho que o sujei to incorpora e passa a ser produtor do conhecimento, como também passa a construir novos conhecimentos relevantes no espaço profissional. E para compreender o que é o campo no espaço educativo inicialmente se procurou verificar como era a composição administrativa e pedagógica das escolas, uma vez que de acordo com Gianini e Junior (2010) o Secretário /gestor desempenha diversas funções (múltiplas funções), que, direta ou indiretamente, auxiliam no pronto desenvolvimento administrativo acadêmico de uma Instituição de Ensino. 


Assim, a direção escolar, a secretária da escola, o pessoal não-docente, teriam atribuições administrativas, por contraposição às atribuições pedagógicas dos educadores em suas atividades com os educandos. Certam ente que essa distinção entre atividades-meio (que precedem e dão sustentáculo às atividades-fim) e atividades-fim (que se dão na relação direta entre educador e educando), é legítima e necessária para perceber suas especificidades e tratá-las como tais (Paro, 2013, p. 6).

Segundo Paro (2004), a Administração Escolar chamava atenção, em 1956, para a impropriedade de se restringir o conceito de estrutura da escola ao aspecto meramente administrativo, considerando que este “é apenas um elemento da estrutura total da escola”. A secretária deve zelar pela guarda e sigilo de toda essa documentação, bem como manter os arquivos de legislação de ensino atualizados, dos quais é responsável pelo cumprimento. Além disso, ela deve acompanhar as reuniões dos conselhos de classe, registrando os resultados finais, bem como assinar, com o diretor a documentação dos alunos. Como a secretária centraliza tamanha quantidade de informações, a secretária deve estar sempre pronta para atender aos educadores, entregando os diários de classe preenchidos, por exemplo, assim como aos de mais funcionários e alunos. Organizar os dados de forma funcional, para que o atendimento seja rápido é muito importante para a qualidade desse serviço. O uso de computadores pode ajudar bastante, e vem sendo cada vez mais adotado pelas escolas. Afinal, o arquivamento eletrônico facilita o registro, a edição, o cruzamento de informações e a impressão, além de não ocupar espaço físico.

Conclusão

Chegamos ao final deste trabalho com a certeza que o secretario escolar é um polivalente em suas ações, apesar de muitas vezes não ter o seu papel reconhecido e nem definido ou mal interpretado pela os colegas da área da educação e da sociedade, exerce uma função de extrema importânci a nas organizações, independente do ramo de atuação. ele é o elo entre escola os documento e resultados dos alunos. Do bom desempenho de sua atividade no atendimento aos alunos pais e profissionais da educação e público em geral internos e externos da instituição, dependerá a efetivação de uma relação de parceria. O diferencial no atendimento agradará o cliente e fará com que ele retorne ou tras vezes para buscar o produto ou serviço de nossa organização. A amplitude da formação de nível superior na área de Executivo permite aos profissionais explorarem novos espaços no mercado de trabalho e a Secretario de Escola é apenas um destes tantos espaços.


Referências

alonso maria ester cambre A arte de assessorar execultivos. . são Paulo , 2002 22 p . Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2025 .

azevedo Ivanize, COSTA, Sylvia ignacio da Secretária: um guia prático.4 ed . São Paulo: Senac , 2004 4 p . Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2025 .

BRASIL.   Lei 5692/71ernos metodológicos 11 ago. 1971. Fixa diretrizes e bases do ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Currículos plenos dos estabelecimentos de Ensino MEC .

Governo do Distrito Federal. Edita nº 1 – SEPLAG/EDUCAÇÃO, DE 19 DE JUNHO DE 2009 Recuperado em 19 de março de 2013, de http://www.cespe.unb.br/concursos/seplag_educacao 12 de março de 2020 . 2019 . Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2025 .

kruglianskas Isak ; José Cláudio Cyrineu Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas . Rio de Janeiro : Campus , 2003. PG.8 .

Libâneo J.C Organização e gestão da escola: teoria e prática . 5 ed . Goiânia : MF livros , 2008 59 p .

mediros João Bosco ; Hernandes Sonia Atlas,1999. 17. . São Paulo .

Paro, V. H. (2013). Estrutura Da Escola E Prática Educacional Democráti ca USP- GT: Estado e Política Educacional/n.05. Recuperado o acesso 12 de março de 2020 de http://www.anped.o rg.br/Reuniões/30ra/trabalhos/GT05 -2780--Int.pdf>. . 2016 . Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2025 .

Conheça nossos templates acadêmicos

Trabalho de conclusão de curso - TCC

Modelo de TCC formatado segundo as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
no icon

Mettzer

Monografia

Modelo de monografia com formatação ABNT para estudantes universitários
no icon

Mettzer

Tese

no iconno icon

Mettzer

Fichamento

no icon

Mettzer

Resumo

no icon

Mettzer

Projeto de pesquisa

no icon

Mettzer

Paper

no iconno icon

Mettzer

Resenha crítica

no icon

Mettzer

Dissertação

no icon

Mettzer

Artigo

no icon

Mettzer

PIM

no iconno icon

Mettzer

PIM UNIP

no icon

Mettzer

Relatório de estágio

no icon

Mettzer

Capa de trabalho

Modelo de capa de trabalho acadêmico conforme as normas da ABNT para apresentações universitárias
no icon

Mettzer