VIVEMOS UMA UTOPIA

Universidade Unigranrio

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Administração

VIVEMOS UMA UTOPIA

FERNANDO MAINENTI

matricula: 2037885

Introdução

Iremos apresentar e questionar sobre a Utopia nas fabricas e os recurso de trabalhos abordado no filme de  o filme Whose Utopia (2006) do multimídia Chinês Cao Fei.

E responder questionário reflexivo de três perguntas, textualizando o trabalho.

  • Questão 1 - Você considera que os funcionários da OSRAM vivem uma UTOPIA?

Justifique.

  • Questão 2 - Descreva, pelo menos uma cena do documentário que esteja

relacionada as características da teoria preconizada por Taylor (Taylorismo) e

por Ford (Fordismo).

  • Questão 3 - São vários os conflitos identificados pelos estruturalistas na

organização, quais desses conflitos você consegue correlacionar com o filme.

 Justifique sua resposta.

 Anlisando o contexto

Todo ser humano pensa em evoluir, crescer, "ser alguém", realizar seus sonhos; bom pelo menos é isso que a sociedade sempre coloca na cabeça de cada um desde criança para que se possa estudar e alcançar seus objetivos, e isso infelizmente quando crescemos nem sempre se realiza e temos que nos submeter a realidade de trabalho atrás do sustento nosso de cada dia.

Durante o filme vemos que os funcionários dessa grande empresa são mecanizados nós trabalhos, mas não deixaram de sonhar em ser menos que fantoche nas mãos dos patrões, isso não é utópico, é apenas a natureza humana se sonhar e idealizar crescer para não se acomodar e morrer.

Refletindo observo como um filme de uma duração tão curta pode trazer uma mensagem tão profunda: o mundo industrial que sempre aplaudimos e incentivamos a crescer tenta substituir os humanos por máquinas, mas quando não consegue tenta transformar os humanos em máquinas, impressionante que aos abservarmos as cenas que os trabalhos nem se mexem e os produtos chegam as suas mãos através de esteiras temos a definição exata da teoria de Ford. E quando observamos os trabalhos executados sistematicamente percebemos como o operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, sem decisões, apenas obedecendo e desencorajado de tomar iniciativas, sendo umas das definições da teoria de Taylor, fazendo trabalhos mecanizados , organizados e limitados a uma única ação.

Sendo assim podemos observar conflitos estruturais clássicos como o conflito entre a necessidade de disciplina e a necessidade de liberdade, pois em uma fábrica mecanizada e aonde nem se comunicar com um colega de trabalho é possível devido ao ambiente barulhento e foco no trabalho minucioso e repetitivo a maioria dos sonhos dos empregados mostrados são de profissões de comunicação e artística aonde a pessoa é valorizada e se comunica com o público, deixando assim claro os anseios intrínsecos dos trabalhadores por maior integração pessoal no trabalho. Observamos também o conflito entre os objetivos pessoais e os objetivos organizacionais, pois para a organização é necessário controle , foco e seriedade,o que torna o ambiente de características fechadas para integrações pessoais e sociais, já nos objetivos pessoais apresentados focam em distração e diversão e integrações sociais .entre as pessoas.

Conseguimos então chegar a conclusão que os objetivos pessoais dos trabalhadores entram em conflito direto com a necessidade de foco e organização do trabalho mecanizado e automático da fábrica mostrada no filme. E mais uma vez nos leva a refletir se essa revolução na indústria atual em que vivemos os transformará em robôs ou fantoches que só olharão para um pequeno processo em a engrenagem tão grande que são as fábricas e indústrias.

Haverá necessidade de substituir o homem máquina se nos transformarmos em máquinas?

Conclusão

Sabemos então que mesmo se fizermos trabalhos mecânicos e automotivo a natureza humana sempre busca sempre liberdade pela mente, e podemos observar que sempre há uma mistura de teorias administrativas, para basear um bom trabalho.

Referências

. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Cao_Fei#Whose_Utopia_(2006). Acesso em: 6 nov. 2020.

. Disponível em: https://unigranrio.blackboard.com/bbcswebdav/pid-2264323-dt-content-rid-5405525_1/institution/Disciplinas%20-%20Gradua%C3%A7%C3%A3o/GRD-0067%20TEORIA%20DA%20ADMINISTRACAO/material_web/unidade-06/index.html. Acesso em: 6 nov. 2020.

o filme Whose Utopia (2006) do multimídia Chinês Cao Fei. YouTube, 6 nov. 2020. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OB0qJC2sp_0&feature=youtu.be. Acesso em: 6 nov. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica