VIRTUDE(ARETÉ)

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

VIRTUDE(ARETÉ)

DANIELLI SAMPAIO

Orientador: Rafael de Paula Belmonte

Coorientador: Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti

Resumo


V

Keywords: . Trabalho acadêmico.

Abstract

Keywords:

A virtudi ( areté) é natural ou ensinada?

Em um dialogo entre Menon e Sócrates sobre a virtude, que levara os pensadores á uma discussão socrática em que terminara em aporia, os filósofos percebem o quão relevante fora o caminho percorrido. Entre pensamentos e questionamentos  constantes Menon e Sócrates se dão conta de que para chegar a uma conclusão sobre virtude precisam abranger a discussão entre justiça e moral.

Os dialogos platonicos

Sócrates não gostava da escrita porque ele acreditava que o interlocutor como um papel só poderia repassar os pensamentos posteriormente e não dar lhe á resposta imediata em uma discussão, causando o dialogo socrático.

Platão seguidor de Sócrates foi o único filósofo e seguidor que o conheceu pessoalmente e assim escreveu vários diálogos, em sua maioria com os pensamentos de Sócrates.

Dentre os  diálogos da juventude de Sócrates e Menon sobre a virtude, mesmo sendo um discurso aporetico, Menon entende que a virtude é a capacidade de governar os homens, Sócrates diz que se o pensamento fosse este a distinção de governos virtuosos e não virtuosos não existiria, pois por esta definição todo governo é virtuoso porque é governo e a virtude feminina iria desaparecer porque só homens poderiam governar. Sócrates entende que justiça e sabedoria são virtudes mas não a virtude, porque ambas são necessárias ao governo mas distintas entre sí.

Levantando uma questão moral sobre a virtude, para os gregos os virtuosos deveriam ser bonitos, inteligentes, ter força e coragem.

Então os aristocratas e os nobres eram previlegiados com a virtude natural.

 A democracia sempre foi pressionada, porem o fim da tirania foi cruel e os sofistas e seus discipulos usaram de seus interesses própios para o dominio.

Após abusos no comando da cidade, o bom governante se tornara necessário.

Os hábitos virtuosos são dados pela natureza, então este padrão não pode servir de modelo porque não pode ser transmitido, porque é natural e não ensinado, e este não podera ser punido por não ter virtudes naturais.

Se a virtude pudesse ser ensinada haveria escolas de virtude para os cidadoes e harmonia e paz para todos.

A dificuldade de se fundamentar a moral é que de ante mão precisamos definir de qual moral estaremos discutindo.  Moral associada á religião, Deuses?

Ao associar a moral juntamente com ela vem os ´´castigos´´de cada tema associado. A idéia de que a razão pode oferecer um fundamento moral apesar de ser contraditória á de ´´Aristóteles´´é inovadora e se deve á Platão

   

Em uma reflexão sobre a questão da virtude, se é natural ou pode ser ensinada me pego barrada na mesma aporia sobre a reflexão de que se o 'Homem nasce bom mas a sociedade o corrompe' (JEAN JACQUES ROUSSEAU) ou se segundo( Hobbes), os 'Homens são maus por natureza' .

  Portanto após mais esta aporia continuarei refletindo e buscando mais informações  na estrada da filosofia. 

Referências

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica