VIRTUALBOX

UNIVERSIDADE SALVADOR

VIRTUALBOX

Willemberg P. SantosUNIFACS EAD

Resumo

O presente artigo tem como finalidade a conclusão da Atividade 3 do Curso de Redes de Computadores e Segurança Digital da UNIFACS EAD, os assuntos, experiências e termos aqui abordados, foram resultado de pesquisas na internet, em portais de notícias sobre TI e blogs de informática e visa elucidar o uso da ferramenta VirtualBox como uma das soluções viáveis para a redução dos custos de TI com o uso de Softwares de virtualização de Servidores e Aplicações na Web.

Palavras-chave: Trabalho acadêmico, Virtualização, VirtualBox, Servidores, Aplicações Web.

Abstract

The purpose of this article is to complete Activity 3 of the Computer Networks and Digital Security Course at UNIFACS EAD. The subjects, experiences and terms discussed here were the result of research on the Internet, on IT news portals and IT blogs. and aims to elucidate the use of the VirtualBox tool as one of the viable solutions for reducing IT costs with the use of Server and Application Virtualization Software on the Web.

Keywords: Academic work, Virtualization, VirtualBox, Servers, Web Applications.

Introdução

 As máquinas virtuais se tornaram uma parte importante dos computadores, tanto para o ramo corporativo quanto para aplicativos em nuvem. As demandas aumentam todos os dias e mais recursos são necessários para supri-las.

A infra de TI é responsável pela parte mais onerosa para as empresas. Inúmeros serviços demandam maior poder de processamento e máquinas robustas e sempre conectadas, são necessários inúmeros serviços rodando em paralelo em maquinas distintas e padronizadas que inflacionam ainda mais os custos operacionais dos ambientes corporativo, Segundo Weill e Ross (2010), abordagens utilizadas para mudar a TI nos últimos anos se mostraram inadequadas, dentre elas, a demissão de colaboradores, o corte drástico de recursos, a terceirização de serviços de TI e outros. Segundo (NETO, 2016, p. 16), a infraestrutura de TI é o alicerce do modelo operacional da organização baseada na informação. O modelo operacional, conceito sugerido por Weill e Ross (2010), representa o nível de integração e padronização dos processos necessários ao bom funcionamento da organização.

Desenvolvimento

Diante do contexto apresentado, surgiram inúmeros softwares de virtualização multi-plataforma, o VirtualBox é uma destas ferramentas para computadores baseados na plataforma Intel e AMD, o termo “multi-plataforma”, significa que o Software é capaz de ser instalado em n Sistemas Operacionais como, Windows, Linux, Solaris ou MacOS. Virtualizar, é a capacidade de executar vários sistemas operacionais em um computador ou servidor.

Com ele é possível, por exemplo, executar instâncias de sistemas operacionais totalmente independente do sistema raiz pelo qual esta sendo executado, podemos executar dentro de um SO Linux, uma imagem totalmente desvinculada do Windows Server e dentro dessa instância, executar tarefas que não poderiam ser carregadas em ambiente Linux como escrever esse artigo no Word da Microsoft.

Uma das facilidades de se usar o VirtualBox é a forma simples de se executar instâncias de SO dentro do Aplicativo, com alguns passos simples, é possível ter um Sistema Operacional rodando em paralelo com todos os recursos de rede, controle de usuários e armazenamento de dados instantaneamente, podendo, desligar, reiniciar e até armazenar informações sem que haja a perda destas após o desligamento da maquina mãe. Se destaca por ser de livre acesso, sem custos, e consiste na categoria de softwares Open Sources sobre os termos da versão GNU (General Public Licence)., por não precisar pagar quantias exorbitantes para o uso doméstico e até comercial da ferramenta tornou-se um dos principais motivos do seu número constante de novas instalações. Mesmo tendo todas essas facilidades tecnológicas, como todo recurso de TI, o Aplicativo tem também as suas limitações, estas, estão localizadas no poder de processamento e memória do Computador ou Servidor usado para virtualizar as instâncias do VirtualBox, para executar um SO dentro de outro, além do VirtualBox, é necessário que o processador, a memória e o disco rígido, tenham capacidade suficiente para suprir os processo demandados pela nova instância em execução. O uso dos virtualizadores, tornou possível a redução dos custos com TI, a centralização de recursos em um único ambiente ou módulo computacional e uma gerência mais unificada dos processos, além destes, o uso da virtualização, seja local ou em nuvem, eleva o nível de segurança já que toda a infraestrutura fica alocada em um único módulo de fácil acesso por seus administradores e ainda mais fácil de se implementar rotinas de acesso e de segurança da informação.

Conclusão

Tendo em vista os benefícios que ultrapassam as dificuldades encontradas no uso do Software, pode-se afirmar que, o VirtualBox vai além de uma simples ferramenta de virtualização, é um Aplicativo eficaz e que atende muito além do que se propõe, com escalabilidade, reduzindo os custos de TI, funcional em todas as plataformas, e de fácil adoção por empresas, no entanto, a virtualização também está disponível para usuários domésticos. Dentre as dificuldades enfrentadas no uso da ferramenta, destaca-se somente em alguns casos, a configuração de SO Linux mais antigos que carecem de maior conhecimento técnico e a execução de instancias do Windows 10 para Desktops, devido a pouca memória que dispunha a máquina usada para testes, a demais, foi muito rápido e fácil ter 2 sistemas rodando na mesma maquina, alternando entre os dois com muita facilidade.. E o VirtualBox tornou-se o software de virtualização de plataforma cruzada de código aberto mais popular do mundo.

Referências

Infonova. O que é o software de virtualização e para que serve?: Software de virtualização. Disponível em: https://www.infonova.com.br/artigo/software-de-virtualizacao/. Acesso em: 30 mar. 2021.

NetoManoel Veras de Sousa. Virtualização - 2ª Edição: Tecnologia Central do Datacenter. Brasport, 2016. 16 p.

Oracle inc.. Oracle VM VirtualBox: Recursos do Oracle VM VirtualBox. Disponível em: https://www.oracle.com/br/virtualization/virtualbox/. Acesso em: 30 mar. 2021.

R. PLAZAWILLIAM. Top 5: melhores softwares para virtualização. HardWare. Disponível em: https://www.hardware.com.br/dicas/top-5-melhores-softwares-para-virtualizacao.html. Acesso em: 30 mar. 2021.

Veras de Sousa netoManuel. Virtualização: Tecnologia Central do Datacenter. 2. ed. São Paulo-SP: BRASPORT Livros e Multimídia LTDA., 2016. 16 p.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica