COLÉGIO FREINET
VACINA
Resumo
Esse projeto apresenta alguns tipos de vacinas, suas finalidades, formas de aplicações e proteções.
Palavras-chave: Mettzer. Formatação. Trabalho acadêmico.
Introdução
Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.
Desenvolvimento
1-BCG
1.1-o que é
É feito pelo bacilo de Calmette e Guérin, obtida pela atenuação do Mycobacterium Bovis, algumas das bactérias que transmitem uma Tuberculose.
1.2-Indicações da vacina
Contra a Tuberculose.
1.3-Doses necessárias
A vacina é feita em dose única, normalmente aplicada no recém-nascido, é indicada para ser o mais cedo possível.
1.4-Administração da vacina
É aplicada preferencialmente no braço direito, é intradermática, ou seja, as inserções entre as epiderme e a pele. Se faz uma pequena cicatriz.
2-Hepatite B
2.1-O que é
Há dois tipos de vacinas contra hepatite B: a de primeira geração contém partículas virais obtidas do plasma de doadores do vírus, inativadas pelo formal; a segunda geração é preparada por método de engenharia genética e obtida por tecnologia de recombinação do ADN( ácido desoxirribonucleico). As duas vacinas utilizam hidróxido de alumínio como adjuvante e o timerosal como conservantes. O uso da vacina recombinante, isto é, a obtida por engenharia genética.
2.2-Indicações da vacina
Contra Hepatite B
2.3-Doses necessárias
É administrada em dose única em bebês ao nascer, no entanto, a imunização continua sendo feita por meio da vacina Pentavalente ao 2,4 e 6 meses de vida, na fase adolescente dependendo da situação vacinal 3 doses.
2.4-Administração da vacina
É administrada vai intramuscular profunda, no músculo vasto lateral da coxa; em criança com mais de 2 anos pode ser aplicada na região deltoide.
3-Pentevalente
3.1-O que é
É composta por Toxoides de Difteria e Tétano, suspensão celular inativada de Bordetella Pertussis, antígeno de superfície de Hepatite B (HBS-AG), e oligossacarídeos conjugados de Haemophilus Influenza do tipo B. Foram feitas as vacinas combinadas para diminuir as injeções.
3.2-Indicações da vacina
É indicada contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e doenças causadas por Haemophilus Influenza tipo B.
3.3-Doses necessárias
Aplicação de três doses, com intervalo de 60 dias(mínimo de 30 dias), a partir de dois meses de idade. Os dois reforços necessários serão realizados com a vacina DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), o primeiro reforço aos 15 meses de idade e o segundo reforço aos 4 anos.
3.4-Administração da vacina
Dose de 0,5 ml da vacina por via intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa, em crianças menores de dois anos de idade e na região deltoide nas crianças acima de dois anos de idade.
4-Vip
4.1-O que é
É produzida a partir de vírus vivos atenuados em cultura de células derivadas especialmente de tecido renal de macacos da espécie Cercopthecos Aethiops. Contém os três tipos de poliovírus atenuados(tipos I, II e III). Contém conservantes(antibióticos) e termoestabilizador (por exemplo cloreto de magnésio e aminoácidos ou sacarose).
4.2-Indicações da vacina
Contra a Poliomielite (uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total).
4.3-Doses necessárias
Três doses a partir dos dois meses de idade,obedecendo a um intervalo de 60 dias entre as vacinações; é dada aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê.
Reforço deve ser aplicada entre os 15 e os 18 meses e depois aos quatro anos de idade, pode ser tomada anualmente nas campanhas de vacinação.
4.4-Administração da vacina
Deve ser administrada por via injetável e oral apenas na terceira dose, dada aos 6 meses de idade, cada dose oral corresponde a duas gotas que equivalem a 0,1 ml.
5-Vorh (Rotavírus)
5.1-O que é
É monovalente, composta pelo tipos RIX4414, a vacina oferece proteção cruzada também contra outros sorotipos de Rotavírus.
5.2-Indicações da vacina
Contra Rotavírus ( vômito, diarreia com fezes em caráter aquoso, aspecto gorduroso e febre alta).
5.3-Doses necessárias
Duas doses, sendo a primeira aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de idade. Intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
5.4-Administração da vacina
É administrada exclusivamente pela via oral.
6-Pneumocócica 10
6.1- que é
Para a prevenção das doenças causadas pela bactéria Streptococcus Pneumoniae, a vacina contém 10 sorotipos da bactéria, o mais comuns(1,4,5,6B,7F,9V,14,18C,19F,23F). Porém existem variações em que mudam as Quantidades de sorotipos como a 7-Valente e a 13-Valente.
6.2-Indicações da vacina
Contra a bactéria Streptococcus Pneumoniae, entre elas estão: Meningite, Pneumonia, Otite média aguda, Sinusite e Bacteremia.
6.3-Doses necessárias
Aos 2 e 4 meses de idade é administradas duas doses de 0,5 mililitros, com reforço que pode ser dado aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos em dose única.
6.4-Administração da vacina
É dada por injeção intramuscular, na área do vasto lateral da coxa da criança, não deve ser administrada por via intravascular ou intradérmica
7-Meningocócica C
7.1-O que é
É utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, está bactéria pode ser a causa de infecções graves, as vezes, até fatais. A vacina é considerada a forma mais eficaz na prevenção.
7.2-Indicações da vacina
Contra a bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Causa problemas como a sepse e a Meningite.
7.3-Doses necessárias
É ministrada em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, ou com intervalo mínimo de 30 dias e depois com um reforço aos 12 meses. Já para os adolescentes, a vacina pode ser aplicada dos 12 a 13 anos de idade.
7.4-Administração da vacina
Pela via intramuscular profunda, de preferência na área mais próxima da frente e de fora da coxa da criança.
8-Febre amarela
8.1-O que é
É constituída de vírus vivos atenuados(cepa 170), a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesma em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 80% da população seja imunizada.
8.2-Indicações da vacina
Contra o vírus da família dos flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanas e em outros vertebrados. Transmitida por meio de picada de mosquitos que existem três espécies que são capazes de transmitir o vírus.
As espécies de mosquitos Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre e a Aedes Aegypti transmitem a febre amarela urbana.
8.3-Doses necessárias
O calendário da vacina reformulou com a nova regra indica que uma pessoa que já tomou a vacina não precisa se revacinar, mesmo que essa dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. As únicas exceções são para pessoas que tomaram a dose fracionada da vacina e para crianças de 9 meses a 5 anos de idade.
8.4-Administração da vacina
É feita pela via subcutânea.
9-SRC (Tríplice Viral)
9.1-O que é
É uma combinação de vírus vivo atenuados contra o Sarampo,a Caxumba e a Rubéola, todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida.
9.2-Indicações da vacina
Contra o Sarampo,a Caxumba e a Rubéola
9.3-Doses necessárias
A primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade. Pessoas que não se vacinaram quando bebês, será ministrada em 2 doses para quem tiver até 29 anos de idade, e em dose única para pessoas após os 30 anos.
9.4-Administração da vacina
A injeção é feita via subcutânea no braço.
10-Hepatite A
10.1-O que é
A vacina imuniza contra vírus VHA, causador da hepatite, ele é usado inativo,ou seja, com pedaços mortos do vírus, portanto não apresenta contraindicações e é considerada opcional.
10.2-Indicações da vacina
Contra Hepatite A que é a inflamação(irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus.
10.3-Doses necessárias
É feita 1 dose,que pode ser tomada a partir dos 15 meses até os 23 meses. Crianças que não foram vacinadas nesse período podem receber uma dose da vacina entre 2 e 4 anos.
10.4-Administração da vacina
Via intramuscular, aplicada no braço.
11-HPV Quadrivalente
11.1-O que é
A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado e a sua persistência durante um longo período de tempo.
11.2-Indicações da vacina
HPV (vírus do Papiloma humano,na sigla em inglês) infecta cerca de 80% da população. Eles são classificados em oncogênicos (que pode causar câncer) e não oncogênicos (que causam verrugas genitais).
11.3- Doses necessárias
É feita em duas etapas, a segunda dose é aplicada depois de seis meses da primeira. Atualmente pelo SUS.
11.4- Administração da vacina
De injeções intramusculares no músculo deltoide no braço
12-Dupla adulto (DT)
12.1-O que é
A vacina dupla contém a bactéria inativa de Difteria e do tétano, a diferença entre a vacina tipo infantil e tipo adulto é que a última contém menor quantidade da bactéria causadora da Difteria.
12.2- Indicações da vacina
Contra a Difteria( doença causada por um bacilo Toxicogênico) e tétano é uma doença transmissível não contagiosa,que apresenta duas formas de ocorrência: Acidental e Neonatal.
12.3-Doses necessárias
Pode ser adotados dois esquemas: ou três doses aplicadas com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a segunda e a terceira, no esquema de 0,2,8; ou três doses aplicadas com intervalo de dois meses no esquema 0,2,4. O aumento do intervalo entre as doses não invalida as anteriores e,portanto, não exige que se reinicie o esquema. Além disso, ela deve ser reforçada a cada 10 anos por toda a vida.
12.4-Administração da vacina
Intramuscular profunda,preferencialmente no vasto lateral da coxa.