USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

Engenharia Civil

USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

JONATAN DA SILVA

Orientador: Rafael Marochi

Resumo

Keywords:

Abstract

Keywords:

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar o uso de madeiras pelo homem na construção ao longo do tempo e na atualidade.

 A madeira é o material mais usado em todo o tempo na construção civil, por ser disponível em quase toda terra e ser de fácil manipulação.

 A madeira pode ser usada em vários seguimentos da construção civil seja temporário (escoramentos, formas, e andaimes) ou definitivo (vigas, caibros, terças, paredes, pilares, decoração ou pisos).

 Com novas técnicas, o uso da madeira evoluiu, que permite realizar projetos cada vez mais complexos.

 O PROBLEMA

Com o desmatamento descontrolado, é viável o uso de madeira na construção civil?

OBJETIVO

Discutir o uso da madeira na construção civil, usando técnicas modernas, que melhoram a resistência e desempenho.    

OBJETIVOS SECUNDARIOS


* Discutir os tipos de madeiras usados na construção civil.

      * Discutir técnicas de estruturas em madeira.

           * Discutir o uso de madeira engenheirada.

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho acadêmico “ O uso de madeira na construção civil” é de grande importância pois seu uso esta presente da fundação ate o acabamento final da obra.

Por muitos anos a madeira vem sendo extraída de forma não controlada, o que resultou na diminuição das florestas devido a ação predatória do homem. De acordo com SILVA, em 2011, as nações unidas organizaram o ano internacional da floresta. Um relatório apresentado pela instituição apontou a mata atlântica como a quinta floresta mais ameaçada do mundo. ””[1]”” No entanto , com técnicas inovadoras de reflorestamento de espécie de crescimento acelerado , essa madeira pode ser usada de forma responsável , e com técnicas de tratamento termoquímico, essas madeiras podem ser usadas de forma satisfatória,tornando a ser novamente uma forte aliada na construção civil e moveleira.

Os usos da madeira alem de ser um material renovável, é de grande beneficio para a humanidade. Sua edificação fica mais leve, com menos desperdício, trazendo relação direta no custo beneficio. Por ser um material isolante térmico e acústico o consumo de energia usado em ar condicionado e aquecedores, se nota uma economia expressiva. Com seu elevado índice de resistência a tração, compressão e flexão, podem ser usadas em diversos tipos de edificações, suportando grandes vãos e altos edifícios, aliando requinte e sofisticação.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A madeira é um material de construção empregado pelo homem desde a época pré-histórica. Ate o século XIX, as mais importantes obras da engenharia eram construídas com pedra ou madeira, combinando-se freqüentemente os dois materiais  PFEIL ( 2003) Pag. 1.

Atualmente a utilização de madeira, como material de construção competitivo economicamente e ao mesmo tempo aceitável em termos ecológicos, se baseia nas modernas técnicas de reflorestamento aliadas ao desenvolvimento de produtos industrializados de madeira com minoração de perdas. Pesquisas sobre o comportamento mecânico desses produtos e seu uso em sistemas estruturais tem propiciado a expansão do uso da madeira como material de construção.

22

  O uso de madeira na construção civil se tornou um material economicamente competitivo, e também aceito em termos ecológicos, com técnicas inovadoras de reflorestamento e tratamento químico, resultando no aumento de resistência e o tempo útil ( PFEIL 2003.pag 1).

  Comparada a ouros materiais de construção convencionais utilizados, a madeira apresenta uma excelente relação resistência / peso (PFEIL 2003. Pag. 1).

Tabela 1 — propriedade de alguns materiais de construção
Materialp(t/m3) f(Mpa) f/p 
 Madeira a tração0,5-1,230-11060-90
 Madeira a compressão0,5-1,230-6050-60
 Aço a tração7,8525032
Concreto a compressão2,54016
PFEIL (2003)

Ainda pela definição do autor, a madeira possui outras características favoráveis a construção, facilidade de manuseio e bom isolante térmico(PFEIL,2003,1).

No entanto, por ser um material biológico, esta sujeito a ataque de fungos, brocas, etc e alem disso, a medeira é encontrada a natureza pode conter  vários defeitos que podem influenciar nas suas propriedades mecânicas. No entanto  com técnicas de tratamento químico, esses fatores desfavoráveis são facilmente eliminados, resultando em estruturas duradouras.

CLASSIFICAÇÃO DA MADEIRA

 De acordo com (PFEIL 2003) a madeira usada nas construções é retirada de tronco de arvores nativas ou de reflorestamento, e são classificados como madeira dura ou macia. A madeira dura, da classe angiosperma, de lento crescimento, de alta densidade, em sentido mais amplo, é classificada como as de melhor qualidade e resistência, principalmente ao ataque de pragas e umidade, e tem uma duração maior que as outras, ex: peroba, aroeira, ipê, carvalho, angico, etc.. A madeira macia é considerada de menor resistência, e está mais suscetível ao ataque de pragas e fungos, e a ação da umidade do ar. Provem em geral de arvores coníferas da classe gimnosperma e tem crescimento rápido, (pinus, pinho, etc).

SISTEMA E CRESCIMENTO

 As árvores produtoras de madeira de construção são do tipo exogênico, que crescem pela adição de camadas externas, sob a casca. A seção transversal de um troco de árvore revela as seguintes camadas, de fora para dentro (PFEIL, 2003, 1).

Ainda pelas definições do autor, as madeiras de construção devem ser tiradas de preferência do cerne.

A madeira que contem o branco deve ser evitada, pois é uma parte sensível à decomposição por fungos.

PROPRIEDADE FISICA DAS MADEIRA 

 Devido a orientação das células, a madeira é um material anisotrópico, apresentando três direções principais, longitudinal, radial e tangencial (PFEIL, 2003 , 4).

 A relação entre as direções radial e tangencial é praticamente nula, a maior importância se dá as fibras no sentido longitudinal(PFEIL, 2003,4).

Título quinário

Sempre que você começar um novo parágrafo aparecerá uma barra de tarefas especial para você adicionar ilustrações. Após adicionadas, as ilustrações serão enumeradas, enviadas para a lista e paginadas automaticamente. Sempre que você parar de digitar aparecerá uma pequena barra de tarefas para você adicionar uma referência na citação, assim você poderá se certificar que todo conteúdo citado no trabalho foi adicionado na lista de referências.

Fotografia 1 — Formatação automática nas Normas ABNT
Formatação automática nas Normas ABNT

É isso jovem. Agora é só apagar tudo e começar o seu trabalho pra valer. Não esqueça de compartilhar com o seu orientador. Boa sorte! :)

Conclusão

Aqui você irá escrever a conclusão do seu trabalho.

Referências

. In: pfeilwalter. estrutura de madeira. 6. ed. rio de janeiro: LTC, v. 1, 2003.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica