UM SOFÁ COM ORIGENS

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

UM SOFÁ COM ORIGENS

kathleen gisselle mieres olmedo

ra 321127886

Orientador: Profa. Dafne Di Rosa, Prof. Rubens Rangel

Introdução

A forma segue a função, um principio influenciado pela escola Bauhaus que esta vigente mais do que nunca na arquitetura e no design. Innovar, sem deixar do lado o conforto e revalorizando os procesos artesanais e materias primas ancestrais tem sido importante na criação de novos produtos. Misturar formas, tecidos, cores e materias sendo inspirada por vivencias, culturas, países, costumes e idiomas diferentes para dar origem a um produto que seja o resultado de tudo isso dando um valor agregado.

Este trabalho tem como finalidade desenvolver um móvel com design criativo, fugindo dos padrões tradicionais, misturando culturas , atravessando fronteiras e revalorizando tradições dos povos ancestrais, sem perder a funcionalidade.

justificativa

Considerando a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade da sua preservação, desenvolvi este projeto, na tentativa de perpetuar e dar a conhecer para um povo estrangeiro este importante elemento de identidade cultural.

O artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de uma nação e de um povo; expressa a sua maneira de ser, de pensar e de viver; reflete o meio natural que o cerca desvenda a sua mais profunda idiossincrasia. Transformar a matéria-prima desenvolvida pelo artesão em produtos de utilidade muitas vezes com beleza inigualável, criativa e artística.

Desenvolver um produto de design com criatividade utilizando como fonte de inspiração meus origens e tradições paraguaias misturadas com experiências vivenciadas e cultura brasileira e tendo como referência nomes importantes no design de móveis do Brasil e sua evolução ao longo da história; colocando esses recursos como um valor adicional.  

objetivos

3.1 OBJETIVO GERAL 

Desenvolver um móvel com design criativo e artístico revalorizando a cultura e tradições paraguaias através da utilização do artesanato. 

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar referentes do design de móveis no Brasil e sua evolução ao longo da história.

Identificar os principais e mais famosos móveis de design do mundo e do Brasil.

Dar a conhecer tipos de tecidos e tecnicas de artesanato tradicional do Paraguai.

Determinar a importância das manifestações culturais na vida da população

Reconhecer necessidade da preservação do artesanato

Reconhecer e compreender a multiculturalidade no processo de criação

Referências

. MINISTERIO DE CULTURA ARGENTINA. 2018. Disponível em: https://www.cultura.gob.ar/tecnicas-y-tejidos-aborigenes-guaranies_6844/. Acesso em: 18 abr. 2021.

ARTESANIA PARAGUAYA. ASUNCION. Disponível em: https://aprendizaje.mec.edu.py/dw-recursos/system/materiales_academicos/materiales/000/000/072/original/ARTES_-_8%C2%BA_-_ARTESANIA_PARAGUAYA.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

DOS MARTYRESEDUARDO. BAUHAUS, 100 ANOS DE TRADIÇÃO NA ARQUITETURA E NO DESIGN BRASILEIROS . FAE CADERNO PAIC. 2019. 18 p. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/391/322. Acesso em: 18 abr. 2021.

EllwangeRDANIELE. Design brasileiro- Parte 1 . REVISTA ELETRÓNICA DISCIPLINARUM SCENTIA. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/698. Acesso em: 18 abr. 2021.

ESPINACHGERMAN. La reivindicación de los oficios artesanales del Paraguay. REVISTA CIENTIFICA OMNES. ESPAÑA, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/39340494/Navarro_G_2019_La_reivindicaci%C3%B3n_de_los_oficios_artesanales_del_Paraguay_Revista_Cient%C3%ADfica_OMNES_2_1_28_47. Acesso em: 18 abr. 2021.

LUCCASLUIS HENRIQUE. DA INTEGRAÇÃO DAS ARTES AO DESENHO INTEGRAL INTERFACES DA ARQUITETURA NO BRASIL MODERNO. DOCOMONO. PORTO ALEGRE, 2016. 7 p. Disponível em: https://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/087.pdf. . Acesso em: 18 abr. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica