TREND IT YOURSELF

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

TREND IT YOURSELF

camila tavares calligaro

Resumo

Este trabalho é um requisito para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Jornalismo Digital e tem como objetivo criar um portal onde seja possível entrar em contato com etapas do processo de moda de forma simples e gratuita. Com o suporte de profissionais especializados, usuários entram em contato com o a equipe do site e solucionam pequenas dúvidas que possam surgir ao longo de um processo criativo. Além disso, tem acesso a downloads de peças prontas para que possam fabricar suas próprias peças de roupas.

Palavras-chave: Moda Online. Consultoria. Modelagem. Exclusividade.

Abstract

This work is a requirement for the conclusion of the Postgraduate Course in Digital Journalism and aims to create a portal where it is possible to get in touch with fashion process steps in a free and simple way. Through specialized professional support, users can contact the website team and solve minor queries that may arise during a creative process. In addition, they can access and download ready-made parts so they can make their own pieces of clothing.

Palavras-chave: Online Fashion. Consulting. Sewing Pattern. Exclusivity.

  Apresentação da proposta

Cada pessoa tem seu estilo, mas em tempos de crise não é fácil comprar as peças que mais agradam. Ao mesmo tempo é, por exemplo, cada vez maior a procura por cursos que ensinam de costura a melhores combinações de roupas. Se a decisão é fazer sem sair de casa, as opções são diversas, como o comércio de moda pela internet, seja para compras de peças prontas ou de insumos.

De acordo com Easey (2009), os consumidores estão cada vez mais abraçando compras on-line, com a escolha de bens disponíveis ampliando o tempo todo, particularmente no que diz respeito ao vestuário. Tanto designers quanto varejistas oferecem sites que podem ser encontrados facilmente na Internet (por exemplo, Next1, Paul Smith2, La Redoute3).

No Brasil, o número de pessoas que utiliza o comércio eletrônico cresceu nos últimos anos. Segundo informações do Comitê Gestor da Internet (CGI.BR, 2011), em 2010, 22% das pessoas que acessaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa já haviam comprado por esse canal no ano anterior. Em 2012, a proporção já era de 31% (CGI.BR, 2012). Tais números ilustram a importância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos anos. (SantosHamzaNogami, 2015)

Por outro lado, encontrar quem solucione dúvidas especializadas instantaneamente, por chats por exemplo, não é uma tarefa fácil. Pessoas que se oferecem para dar dicas e resolver questões de internautas são tão ou mais leigos do que aqueles que as procuram. A consequência é que os resultados obtidos podem ser muito inferiores à expectativa. Nesta mesma linha, encontrar profissionais da moda que realmente fazem a diferença pode parecer simples, mas não é. Talvez seja por este motivo que existam tantos grupos em redes sociais compartilhando dicas, informações e trocando contatos sobre profissionais do ramo.

Quando, entretanto, surge um projeto da área com o intuito de facilitar tais questões, percebe-se que ele dura muito pouco e é descontinuado. Talvez isto ocorra por falta de planejamento, falha na sua implementação ou talvez porque, na maioria das vezes, ele está atrelado a uma marca de roupas, acessórios ou sapatos, sendo usado como parte de uma promoção temporária. Neste último caso, ocorre perda de credibilidade do projeto, já que pode-se deduzir que as dicas estão direcionadas à marca em questão.

______________________________________________________________

1 Next – Loja virtual de roupas e acessórios feminino, masculino e infantil. Disponível em: http://www.next.co.uk/

2 Paul Smith – Loja virtual de roupas e acessórios feminino, masculino e infantil. Disponível em: https://www.paulsmith.com/uk/

3 La Redoute – Loja virtual de roupas e acessórios feminino, masculino e infantil. Disponível em: http://www.laredoute.pt/

  O que é a “Trend It Yourself”

Neste contexto, o projeto proposto pretende desenvolver o produto Trend It Yourself (TNDIY). Trata-se de um local onde serviços de moda, como modelagens e desenhos (croquis), podem ser encontrados de forma fácil e organizada. O portal, entretanto, não se limita a uma espécie de classificados online (apesar de também conter isto). A comunicação estará presente, seja através de uma espécie de blog com dicas de especialista na área, quanto um chat, onde as pessoas poderão conversar e tirar suas dúvidas sempre que precisarem e no momento que julgarem mais oportuno.

Logo TNDIYLogo TNDIYCalligaro (2017)

Nas revistas e portais da internet encontram-se dicas e informações, muitas vezes, somente disponibilizados periodicamente com frequência típica mensal e, de certa forma, com conteúdo generalista. Este problema acontece, por exemplo, em sites que disponibilizam moldes. Lá encontram-se peças bases, sendo impossível solicitar algum design exclusivo. No novo portal, será fácil encontrar um local onde será possível requisitar o desenho de algo que o empresário ou consumidor tenha em mente. A TNDIY atuará com informações mais rápidas e muito mais exclusivas e personalizadas. Isto ocorrerá através do contato com todo aquele que acessar o portal e solicitar dicas.

 Apresentação do  Mercado

O mercado online está em permanente transformação e as vendas, de maneira geral, em constante crescimento. A título de referência, o Estado de Santa Catarina realizou estudo detalhado a respeito da situação do comércio na rede. Há uma previsão de expansão deste mercado neste estado para o ano de 2017 de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Carlos Chiodini. Algumas grandes marcas do segmento de vendas de roupas na internet tem, entretanto, enfrentado uma grave crise, como é o caso da Nasty Gal. Esta marca sempre foi apontada como um famoso case de empreendedorismo feminino na internet, porém, no final do ano passado, anunciou falência e deverá passar por importante reestruturação até que volte a se reestabelecer neste mercado.

Em relação ao número de empreendedores no mercado brasileiro, de acordo com dados de 2015 divulgado pelo Sebrae4: “A taxa total de empreendedorismo para o Brasil (TTE) foi de 39,3. Estima-se, portanto, que em 2015, 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido”. Ainda, de acordo com estes dados, os números cresceram de um ano para o outro em 3% em relação ao ano de 2014.

Tanto homens como mulheres aumentaram sua confiança em compras online. O que impressiona é o fato de que os homens, considerados tipicamente “menos compradores” do que as mulheres, passaram a adquirir muito mais produtos pela internet, tanto roupas quanto acessórios em geral.

Uma explicação possível para isso é que os homens tendem a ser quick shoppers, evitam fazer compras e, quando necessitam, as fazem rapidamente para não estender o tempo que dedicam a isso. Como comprar roupas na internet pode ser mais rápido que fazê-lo em uma loja física, possivelmente os homens utilizam esse canal para diminuir o tempo gasto com essa atividade. Além disso, as mulheres possuem uma necessidade maior de trocar os produtos que os homens (SantosHamzaNogami, 2015).

No caso específico da compra de roupas, acredita-se que as mulheres comprem menos do que os homens por causa da prática de prova da roupa. Isto mostra que, caso uma loja online queira focar no público feminino, terá de tornar a relação ainda mais próxima, superando esta limitação.


______________________________________________________________

4 Pesquisa GEM: Empreendedorismo no Brasil e no Mundo


Engana-se quem acredita que a internet esteja sobrecarregada e que não haja mais espaço a ser explorado para o desenvolvimento e estabelecimento de novos comércios. Se analisarmos com cautela, perceberemos que não param de surgir novas lojas, novos sites numa velocidade e intensidade que sequer conseguimos acompanhar. Muitas destas iniciativas sucumbem, porém muitos outros prosperam e mantém-se fortes no mercado. O mercado nos mostra, mesmo com a crise atual, que o negócio virtual pode prosperar, desde que invista-se na diferenciação e inovação.

Não há dúvidas de que, no mundo contemporâneo, a criatividade tornou-se altamente relevante do ponto de vista social. A gravidade econômica e social está gradualmente se movendo em direção às indústrias criativas, apoiando assim a crescente importância da classe criativa. De certa forma, a criatividade tornou-se a moeda do mundo moderno: sua mercadoria mais valorizada, mas não comprável, mas proveniente de pessoas (Polynczuk, 2013).

 Justificativa

Pesquisa realizada com 14 pessoas que trabalham direta ou indiretamente com moda revelou importante lacuna no segmento. Dentre as perguntas, questionou-se sobre ocupação profissional e as necessidades vinculadas ao ramo foco deste projeto. Especulou-se também sobre como seria a aceitação a este novo perfil de portal de moda e quando questionadas quanto à necessidade de algum portal como o TNDIY, a resposta foi unânime. Todas afirmaram total interesse e a maioria declarou que pagariam pelos serviços, caso o preço fosse justo. A maioria delas também admitiu gostar de produzir suas próprias roupas, mostrando que o portal teria o potencial interesse de profissionais e amadores.

Esta pesquisa ajuda a identificar e delinear uma importante lacuna existente no mercado virtual e que pode ser perfeitamente atendida com este projeto (Figura 2). Existe a necessidade, de parte daqueles que já trabalham no mercado da moda, de algum lugar onde possam encontrar e discutir elementos facilitadores do processo de criação e produção de moda. Provavelmente, assim como elas, outras pessoas interessadas, mesmo que leigos, também devem sentir necessidade semelhante e esperar que suas expectativas sejam atendidas pelo projeto proposto.

Pesquisa de MercadoPesquisa de MercadoCalligaro (2017)

Através de experiência pessoal da criadora deste projeto, também foi possível observar a dificuldade de quem estuda ou trabalha com moda em estabelecer contato com profissionais deste ramo. Percebe-se muito comumente nas redes sociais o surgimento de diversos grupos de dúvidas, dentre eles de discussão a respeito de nomes e contatos de prestadores de serviços, que ficam sem respostas.

Assim, percebeu-se um ambiente bastante favorável para a criação e oferta do TNDIY nos moldes como acabou sendo desenvolvido. Seja pelas dicas, seja pelos classificados, o portal é essencial para todos aqueles que procuram um produto diferenciado em um ambiente com tantas ofertas semelhantes.

 Descrição da solução pretendida

Após confirmada a necessidade e um ambiente propício para a oferta de moda no mercado online, definiu-se a criação de um portal de moda onde profissionais e leigos possam ter acesso a serviços até então raros nos meios virtuais. O TNDIY surge como uma poderosa ferramenta que permite viabilizar e facilitar a interação entre quem procura algo e quem tem para oferecer ou esteja apto a ensinar neste segmento do mercado de moda online.

O site propõe, também, tornar mais rápida a solução de dúvidas, que até então eram muito mais demoradas para serem solucionadas. Para isto, o portal conta com um chat cujo horário de atendimento será estabelecido em definitivo ao longo da vida do TNDIY. O portal oferece, ainda um espaço com um formulário em que as informações e resposta são enviadas por e-mail.

Outro detalhe que facilita e viabiliza o pronto acesso dos usuário é o fato de não cobrar pelos serviços. Optou-se por oferecer o portal gratuitamente para que todos possam adquirir os “produtos” sem qualquer custo. Assim, o site fica ainda mais acessível e democrático.

O blog presente no site servirá como forma de prestar consultoria. Nele , só responderão as dúvidas dos internautas, profissionais especializados no assunto em pauta. Desta forma, as dúvidas esclarecidas e as dicas que forem dadas terão maior credibilidade ao portal e servirão como estímulo a novas consultas e participação. Espera-se também que esta característica sirva de estímulo à participação dos profissionais que poderão se sentir valorizados por integrar a seleção de prestadores de serviço da TNDIY. 

 ObjetivoS

 Objetivo Geral

Fazer suas próprias roupas é quase sempre mais barato, mas principalmente representa uma possibilidade de produzir peças exclusivas. Entretanto, poucos são os que sabem produzir todas etapas do processo. Assim surge um segundo problema: como encontrar, de forma prática, fácil e segura profissionais que auxiliem nestas etapas? 

Este problema foi evidenciado com a ajuda de uma pesquisa feita com 14 estudantes e profissionais da área. Ao solicitar-se a opinião dos respondentes quanto a necessidade de implementar algo que pudesse amenizar tais problemas, houve unanimidade quanto à falta que este tipo de serviço faz.

É justamente neste espaço que entra o TNDIY. O objetivo do portal é oferecer ao mercado online uma “nova” forma de disponibilizar serviços de moda viabilizando encontros de pequenos empresários de moda, estudantes de moda, profissionais e leigos interessados na solução de suas dúvidas e na busca de dicas de valor e significância.

A plataforma também tem o intuito de assessorar em processos como modelagem. No site o consumidor terá acesso do molde de peças base e dicas, além do já referido contato com diversos profissionais da área de modelagem. Contato facilitado, processo simplificado.

A finalidade do portal é, principalmente, facilitar o contato entre aqueles que conhecem e dominam muito bem uma determinada etapa da produção de moda e, de outro lado, quem necessita de auxílio ou orientação. Aproximando-os, tornamos as consultorias viáveis e gratuitas, superando as dificuldades que os consumidores encontram nos dias de hoje e permitindo aos profissionais a prestação de serviços de forma voluntária, fortalecendo e distinguindo suas marcas no segmento. Profissionais e leigos passam a dispor de um local qualificado para o estabelecimento de relacionamentos no segmento da moda.

 Objetivo Específico

Facilitando todo o processo, antes mais difícil e mais complexo, é possível que pequenas empresas e pessoas desenvolvam-se e adquiram novas competências, para que, de forma autônoma, respondam melhor pela execução das principais etapas na criação de moda. Estes prováveis ganhos repercutirão em ganhos financeiros para estas empresas e, consequentemente, em alavancagem para desenvolvimento de novas iniciativas e aptidões.

O TNDIY pretende contribuir também para uma mudança na mentalidade, muito focada atualmente em dinheiro e lucro. As interações do portal entre profissionais e leigos, entre empresas e estudantes, entre consultores e consumidores, pode sinalizar-nos que a colaboração seja um bom caminho para o crescimento sustentável de todos os participantes.

 Benchmark

Para a realização deste projeto, pesquisou-se diversos sites e aplicativos relacionados com o segmento da moda. Encontrou-se desde apps em que stylists ajudam usuários com dúvidas de estilo, como o “Glamour Ask a Stylist”, até sites como o “Marlene Mukai”, onde são disponibilizados moldes para costura.

A marca de moda jovem Tok lançou há um tempo algo que serve de grande inspiração para o TNDIY. Tratava-se de um aplicativo dentro do site chamado “Estilistas Online”. No local os consumidores podiam entrar em contato para tirar suas dúvidas de estilo. A proposta, apesar de muito interessante, foi disponibilizada temporariamente e servia apenas para dar dicas sobre combinações de visual. 

Há também o aplicativo inglês “Estilistas”. Nele, o usuário entra em contato com estilistas que oferecem conselhos sobre as melhores combinações de looks. Seu ponto negativo é o fato de ser todo em inglês. Outro na mesma linha, é o brasileiro “TiZKKA” com a mesma proposta do anterior, porém com a vantagem adicional de poder compartilhar fotos de seus looks. Da mesma forma, o app tem conteúdo limitado a dicas de estilo.

TiZKKATiZKKACalligaro (2017)

Quanto à modelagem de costura, é possível encontrar sites que contemplam algumas modelagens básicas prontas. A desvantagem é que não há personalização das peças. Outro aspecto é que estas modelagens são bastante clássicas e pouco adaptáveis. Além disso, não há nenhum canal de contato rápido com os produtores ou editores do site. É justamente este o grande problema destes aplicativos ou ferramentas online no segmento da moda. Quando há dúvidas sobre alguma temática, é praticamente impossível encontrar alguém qualificado que possa oferecer boas respostas aos usuários. Normalmente quem comunica ou aconselha sobre moda tem conhecimento técnico limitado, o que, de alguma forma, prejudica o atendimento de um público com expectativas mais elevadas.

O leiaute dos sites e aplicativos citados nesta pesquisa são, no geral, mais simples, com poucos elementos gráficos. As cores também são discretas e o foco é quase sempre no conteúdo. Os tons escolhidos são, na maioria das vezes, o preto e o branco. Esta é mais uma importante inspiração no desenvolvimento do TNDIY. O que o site quiser passar ou mostrar sempre será o foco.

A combinação de um conjunto de ferramentas amigáveis, ao alcance dos consumidores, com acesso fácil e prático, com elementos gráficos criativos e balanceados, com conteúdos voltados a todos os públicos do segmento da moda é provavelmente o grande diferencial do TNDIY em relação aos sites visitados.  

 Público-alvo

O portal TNDIY atenderá a diferentes públicos-alvos. Primeiro, serão os consumidores, mulheres ou homens comuns e amadores, que não tem vínculo profissional com o mercado de moda e que possuem interesse em confeccionar algo para si, ou simplesmente aprender algo novo ou alguma dúvida de estilo. 

Outro público serão aqueles que possuem, por exemplo, uma pequena confecção e precisam de alguma consultoria para avançar algumas das etapas do processo de produção. Há aquelas pequenas marcas que não contam com modelistas, ou que podem ter dúvidas quanto alguma tendência. No portal, poderão encontrar tais serviços.

Público-alvoPúblico-alvoAcervo Pessoal

Um outro publico-alvo já existe há muito tempo. São aqueles que buscam a auto afirmação através da roupa que vestem. Só as pessoas com espírito jovem que sempre buscaram no vestuário uma forma de imprimir sua personalidade. Antes, aqueles que queriam confeccionar suas peças ou até mesmo encontrar dicas de vestuário, buscavam estas informações nas revistas especializadas, onde as opções são limitadas e sem a personalização que procuram.

Quanto ao gênero dos usuários, não há um específico. Porém, apenas por especulação, acredita-se que a maioria dos usuários sejam do sexo feminino, até porque o foco principal será o vestuário feminino, não limitando-se porém a este gênero.

 ANÁLISES E ESPECIFICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS

Para a execução do trabalho optou-se por estabelecer o site no IM Creator que encontra-se disponível através do link http://www.imcreator.com/. Trata-se de uma plataforma gratuita e simplificada para a criação de sites com recursos bastante interessantes e descomplicados que nos permite organizar um portal econômico e elegante. A escolha pelo IM Creator ocorreu após uma extensa pesquisa dentre os mais diversos serviços  gratuitos disponíveis na internet.

Como o TNDIY contará somente com o site e com auxilio das redes sociais  o editor de sites é a única ferramenta utilizada. Outro recurso utilizado ofertado como uma extensão do portal é o site Tawk onde é possível personalizar o chat da página da internet.

 MODELAGEM E ARQUITETURA DETALHADA

O site da TNDIY apresenta, inicialmente, uma página de abertura – Figura 5 – onde o usuário encontra o logo de apresentação da empresa e os links que direcionam para as redes sociais da marca e para acesso ao menu. Estas duas últimas linhas estão presentes em todas as demais páginas do site. Além disso, o portal é segmentado por categorias que funcionam como “serviços” e que oferecem informações importantes aos usuários.

HomepageHomepageCalligaro (2017)

Ao clicar nas três linhas laterais, surge na tela o menu com outras 5 opções como apresentado na Figura 6 a seguir.

MenuMenuCalligaro (2017)

O primeiro deles informa ao visitante o que é o TDIY. Trata-se da aba “Quem Somos”, onde encontra-se um breve texto com informações sobre o que será encontrado no site, conforme ilustrado na Figura 7.

Quem SomosQuem SomosCalligaro (2017)

Selecionando a terceira opção, acessa-se a página Inspiração Celebridades (Figura 8). Neste local são encontradas fotos de celebridades em eventos sociais ou em situações típicas do dia a dia. Cada uma delas é acompanhada de um link onde é feito o download de modelagens dos profissionais que vestem a famosa. O molde tentará reproduzir de forma mais fiel possível a peça usada pela celebridade. A intenção é facilitar a confecção das roupas que sejam tendência do momento.

Inspiração CelebridadesInspiração CelebridadesCalligaro (2017)

A próxima seção é chamada Tire Suas Dúvidas (Figura 9). Neste ponto o usuário encontra um formulário para ser utilizado para encaminhamento de suas dúvidas, sugestões, além de possibilitar o envio de pedidos de alguns serviços. Há nesse espaço, também, um chat que permitirá ao usuário contatar e obter respostas para suas dúvidas e informações diversas sobre assuntos correlatos.

Tire Suas DúvidasTire Suas DúvidasCalligaro (2017)

Na sequência o menu apresenta o blog (Figura 10). Não limitando-se a uma “revista online”, o espaço servirá como meio para apresentar dicas sobre tudo e todos que se relacionam com o assunto. Cada postagem contará com um texto de orientações, cuja construção se desenvolverá na medida em que as consultas forem sendo realizadas e um banco de respostas vai ser estruturado ao longo da vida do portal.

BlogBlogCalligaro (2017)

Ao final, apresenta-se a seção chamada Classificados (Figura 11). Lá os usuários vão encontrar listas com nomes e contatos de profissionais das principais áreas de moda. As categorias são bordadeira, costureira, consultora, desenhistas e modelista. Estas categorias serão ampliadas e enriquecidas de acordo com a necessidade e uso.

ClassificadosClassificadosCalligaro (2017)

Na Figura 12 há um exemplo de como se apresentará a página de cada seção dos Classificados.

BordadeirasBordadeirasCalligaro (2017)

A seguir, na Figura 13, apresenta-se o Fluxograma com a estrutura do site.

FluxogramaFluxogramaCalligaro (2017)

 TESTES E SIMULAÇÃO

O endereço do portal Trend It Yourself é http://http://www.imxprs.com/free/camila.calligaro/tndiy através do qual pode-se realizar a verificação da usabilidade e acessibilidade do produto. O mesmo também está disponível no CD do trabalho.

 APRESENTAÇÃO DA INTERFACE

O site tem o intuito de integrar públicos diferentes, porém com objetivos similares. Para isto, optou-se por cores mais básicas e mais discretas e com menor contraste. Optou-se, também, por um site com poucos botões, tornando o acesso simplificado e intuitivo.

Na homepage encontram-se poucos elementos: logo e uma pequena mensagem meramente ilustrativa como mostrado na Figura 14. As cores ai pouco se alteram, o foco é o logo da empresa. O intuito é apenas situar o visitante.  Está disponibilizado também um espaço para banner de publicidade.

Layout HomepageLayout HomepageCalligaro (2017)

Ao longo da navegação do site é possível encontrar algumas imagens, como nos classificados (Figura 15), com a finalidade de situar o usuário sobre os serviços já que alguns podem suscitar dúvidas.

Layout ClassificadosLayout ClassificadosCalligaro (2017)

O site é responsivo, ou seja, seu leiaute se adaptará a visualização em tablets ou celulares.

O uso do preto e branco busca não ofuscar o conteúdo principal. A cor roxa, presente na capa por exemplo, foi escolhida pois é a cor da criatividade. Além disso, a tonalidade variável das cores quebra um pouco a rigidez do P&B.

 SUSTENTABILIdADE FINANCEIRA – PLANO DE NEGÓCIOS

 Plano de negócios canvas

 PARCEIROS: QUEM SÃO? 

O orçamento da empresa é pequeno e por isto contará com a colaboração e participação de parcerias para as diferentes atividades. O portal terá várias parcerias, tal como modelistas, consultores, etc. Serão profissionais, pequenas e médias empresas, que cuidarão do site (atualização, por exemplo). Quanto ao blog, cada postagem será feita por um autor diferente.

 ATIVIDADES CHAVE

TNDIY quer, acima de tudo, facilitar a vida das pessoas. Porém suas atividades são muito mais específicas. Primeiramente vai auxiliar nas etapas de confecção de vestuário. Para quem tiver dúvidas de moda, o portal também irá resolver de forma simples. Além disso vai atuar como um classificado online informando sobre contato de fornecedores.

 OFERTA DE VALORES

A princípio,  os serviços serão oferecidos gratuitamente. A motivação é prestar apoio aos usuários facilitando e auxiliando-os a superar suas dificuldades, colocando-se como uma ferramenta útil e acessível, custeada por parceiros do mercado de moda e ao mesmo tempo tornar os serviços acessíveis a todos.

 RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

O contato é feito através de três canais de comunicação. O primeiro deles é através de um formulário (e-mail) no site. O portal também conta com um chat que funciona como um meio de comunicação. Além disso os usuários podem entrar em contato com a equipe do site através das redes sociais (Facebook, por exemplo).

 CANAIS DE VENDA

O único canal de venda da TNDIY é através do próprio portal. As redes sociais serão usadas somente como forma dos clientes de comunicarem com a empresa. Solicitações de serviços só podem ser feitas através do portal.

 SEGMENTOS DE CLIENTES 

O portal apresenta informações, dicas e orientações técnicas de interesse de profissionais da área, usuários em busca de atualização e orientação e como suporte aos estudantes com atividades neste segmento. O portal não tem, a princípio, interesse direto com as empresas, mas, unicamente, em seus profissionais, seus apoiadores e consumidores.

 ESTRUTURA DE CUSTOS 

Os únicos custos, a princípio, são com o pagamento dos serviços de suporte para manutenção e atualização dos dados do portal, o que serão de pequena monta. Na medida em que o portal se estabelece e aumenta o volume de contribuições e consultas, poder-se-á considerar a necessidade de contratação de pessoal para prestar serviços.

 FONTES DE RECEITA

Como os serviços não são cobrados, a receita do site será através de anúncios, como no banner presente na homepage da página.

 Análise Fofa

Análise FOFAAnálise FOFACalligaro (2017)

 ANÁLISE DE MÉTRICAS E RESULTADOS

O portal foi colocado no ar e disponibilizado ao público há pouco tempo. Por este motivo, ainda não foi possível realizar uma análise de resultados, fazendo-se necessário um maior tempo de uso do portal. Ainda assim, pensando que o portal atinja o mercado de forma positiva, estima-se que em até 2 anos a empresa esteja consolidada e bem estruturada, podendo assim ampliar seu mercado de atuação.  

Desta forma considera-se sobre a audiência chegar a 50% do pior posicionado na lista de benchmarks no primeiro ano e a 100% no segundo. Essa métrica é atualizável, já que vai depender dos resultados de receita.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho teve como intuito desenvolver um produto que atenda às dificuldades que as pessoas encontram ao buscarem serviços de moda, no meio virtual. Através do projeto “Trend It Yourself: Conhecimentos de Moda Acessíveis a Todos” criou-se um portal onde serviços podem ser encontrados em um único lugar e de forma simples e prática.

Para chegar ao resultado final, pesquisou-se vários aplicativos e sites de possíveis concorrentes, constatando-se uma provável lacuna no mercado. Os sistemas existentes exploram pouco o mundo virtual (focam mais em aplicativos). No caso de portais, percebeu-se a oferta de conteúdo bastante limitado e por vezes mal direcionado.

Com o intuito de comprovar tal hipótese, foi realizada uma breve pesquisa de mercado com profissionais de moda e pessoas interessadas no assunto. A partir das informações obtidas, foi possível concluir que, de fato, há uma carência no mercado de um canal para relacionamento dos profissionais de moda e interessados nos seus serviços. 

Optou-se pela criação de um site, pois desta forma, o acesso torna-se mais simplificado e atingível para os mais diversos públicos. Além disso, no portal disponibilizam-se itens como modelagens para costura, algo que identificou-se como essencial em termos  de expectativas de parte dos pesquisados para um projeto desta natureza, o que está oferecido de forma bastante descomplicada.

Quanto à sustentabilidade financeira do projeto, optou-se pela utilização dos próprios usuários e profissionais, o que viabiliza a oferta de serviços melhores. Também optou-se pela gratuidade inicial dos serviços e produtos oferecidos, com a possibilidade de revisão desta estratégia ao longo da vida útil do TNDIY, tornando-se alguns itens pagos.

Por fim, acredita-se que o TNDIY seja um projeto com grandes possibilidades de conquistar um grande público, tornando-se, num futuro não tão distante, uma nova referência no mercado, preenchendo a lacuna atual identificada, e explorando outras necessidades que os usuários vejam ao redor na medida em que estreitarem-se os laços com o sistema.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica