TRABALHO DE DIREITO E LEGISLAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “RENATO RAMOS DA SILVA”

TRABALHO DE DIREITO E LEGISLAÇÃO

jaqueLINE LIMA DOS SANTOS

Resumo

Este é o resumo do seu projeto. Ele é um elemento obrigatório pelas normas da ABNT e o tamanho recomendado é de 150 a 500 palavras. Nele você deve apresentar de forma sintética os pontos principais do trabalho. Utilize a terceira pessoa do singular, na voz ativa. Procure utilizar frases claras, afirmativas e evite enumeração de tópicos. Ressalte o objetivo, o método, os resultados e as conclusões obtidas no estudo. A primeira frase deve destacar o tema principal do trabalho. Abaixo do resumo você encontra as palavras chave, que serão utilizadas para a catalogação dos trabalhos na biblioteca. Utilize de 3 a 5 palavras separadas por ponto.

Palavras-chave: Mettzer. Formatação. Trabalho acadêmico.

Introdução

Por meio deste trabalho venho apresentar diferentes tópicos de organizações, assim mostrando a importância de seu estudo e mostrando dessa forma uma visão visão geral sobre ambos os tópicos apresentados

ONU

É a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.

Foi fundada em 1945, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de impedir futuras possíveis guerras entre os países e também para facilitar diálogo entre os mesmos.

A ONU é formada por 192 estados-membros, inclui quase todos os soberanos do mundo, e está dividida em diversas instâncias administrativas:

  • Assembleia Geral;
  • Conselho de Segurança, que tem o objetivo de decidir resoluções de paz e segurança;
  • Conselho Econômico e Social, que auxilia na promoção da cooperação econômica, social e no desenvolvimento mundial;
  • Secretariado, que fornece estudos e informações;
  • Tribunal Internacional de Justiça, que é o órgão judicial principal

OTAN

OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, que eram liderados pelos Estados Unidos.

A OTAN tinha por objetivos impossibilitar o avanço do bloco socialista no continente europeu, fazendo frente a União Soviética e seus aliados da Europa oriental e fornecer ajuda mútua a todos os países membros.

Doze países assinaram inicialmente o tratado de sua formação: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Islândia, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde, aderiram à organização a Grécia, Turquia, Alemanha Ocidental e Espanha.

Com a nova ordem mundial, surgiu necessidade de se redefinir o papel da OTAN, assim, seu objetivo hoje é garantir a base da política de segurança de toda a Europa e da América do Norte.

Hoje, integram a OTAN os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Grécia, Alemanha, Espanha, Polônia, República Tcheca, Hungria, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Albânia, Turquia e Macedônia.

OIT

OIT é a sigla para Organização Internacionaldo Trabalho, que é uma agência integrante da ONU especializada em questões trabalhistas, tanto na criação de normas internacionais, e também na fiscalização das condições de trabalho em 185 países-membros e funciona como um centro internacional de informações, estatísticas e pesquisas sobre o trabalho. Ela é sediada em Genebra – Suíça e possui 40 escritórios em países diferentes, incluindo no Brasil.

Seu objetivo épromover oportunidades para que tanto homens como mulherestenham acesso à um trabalho decente e produtivo, em condiçoes de liberdade, dignidade, igualdade e segurança.

A OIT é composta por delegados que representam os empregadores, os trabalhadores e os governos de seus países-membros. É formada por 192 desses estados-membros, incluindo quase todos os soberanos do mundo, e está dividida em diversas instâncias administrativas: 

  • Assembleia Geral;
  • Conselho de Segurança, que tem o objetivo de decidir resoluções de paz e segurança;
  • Conselho Econômico e Social, que auxilia na promoção da cooperação econômica, social e no desenvolvimento mundial;
  • Secretariado, que fornece estudos e informações;
  • Tribunal Internacional de Justiça, que é o órgão judicial principal.

A OIT desempenha um papel fundamental na luta pelos direitos dostrabalhadores. em sua primeira conferência já estabeleceram seis convenções que atendias às principais reivindicações dos movimentos operários do final do séc. XIX e início do séc. XX: que começou a jornadade 8 horas de trabalho diárias, proteção à maternidade, estabelecimento de idade mínima para trabalho na indústria (14 anos), proteção contra o desemprego e proibição do trabalho noturno para mulheres e menores de 18 anos de idade.

hoje as principais frentes de atuação da OIT dizem respeito à abolição efetiva do trabalho infantil, do trabalho escravo e à eliminação de todas as formas de discriminação dentro do ambiente de trabalho e também do mercado de trabalho como um todo.

OMS

OMS é a sigla para Organização Mundial da Saúde, que é uma agência especializada em saúde, fundada no ano de 1948 e é subordinada à Organização das Nações Unidas. A sede da OMS é em Genebra – Suíça.

A OMS foi criada com o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos. O Brasil tem grande participação na história da Organização Mundial da Saúde, a proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um organismo internacional de saúde pública de alcance mundial, e desde então, ambos desenvolvem uma intensa cooperação.

é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU excepto Liechtenstein e dois não-membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook.

A OMS é financiada por contribuições dos Estados-membros e de vários doadores. Nos últimos anos, o trabalho da OMS tem crescido bastante também com a colaboração de entidades externas; e também existem atualmente cerca de 80 parcerias com organizações não-governamentais e indústrias farmacêuticas.

UNICEF

É a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, é uma agência das Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.

É regida pelos Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças. A sede da UNICEF é em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas crianças na Europa, no Oriente Médio e na China ficaram órfãs, sem família, sem comida e muito mais. Então, um grupo de países reunidos pela ONU resolveu criar um fundo para ajudar essas crianças, e desde então a Organização permanece na atividade.

E também é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Ela trabalha diretamente com os governos dos países para criar programas de desenvolvimento nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também para defender e proteger as crianças vítimas de violência.

No Brasil, a UNICEF está em atividade em todo o território, no entanto, tem como prioridade as regiões Norte e Nordeste, onde os índices sociais são mais baixos. Para ajudar os elementos da infância mais desfavorecidos, a UNICEF apoia projetos de várias instituições em todo o Brasil.

FMI

FMI é a sigla de Fundo Monetário Internacional, que é uma organização internacional com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial. O FMI foi fundado em 1944, e possui mais de 187 países como seus aliados.

FMI fica em Washington, e o órgão que surgiu logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos ficaram preocupados com a sua situação financeira após esse momento, e resolveram criar um órgão que pudesse monitorar todos os países e evitar qualquer desastre.

O principal objetivo do FMI é evitar que desequilíbrios no setor financeiro e nos sistemas cambiais dos prejudiquem a expansão do comércio e das transações comerciais entre os outros países do mundo.

Cada país que seja membro do FMI possui uma cota, no caso, um valor que tem que ser enviado ao órgã, em forma de contribuição, que é determinada com base nos seus indicadores econômicos, como o PIB. (Produto Interno Bruto). Quanto mais o países contribui para o FMI, maior é o seu peso do voto nas decisões.

Conclusão

Então por meio deste trabalho podemos ver o quão importantes são as organizações estabelecidas (ONU, OTAN, OIT, OMS, UNICEF, FMI), e que ambas trabalham para aajudar nossa sociedade em geral e que desde o início do século XIX elas vem lutando para contribuir com a vida do trabalhador cada vez mais.

com isso ajudando em estabilidades financeiras, 

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica