TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

Shirley SUELEN dos Santos

Suponha que você é um gestor na secretaria de educação do seu município e, como todos os municípios do Brasil, foi atingido pelo isolamento social exigido a partir do crescimento da pandemia em nosso país. Responda às seguintes perguntas:

1) Quais as alternativas você tomaria enquanto gestor da secretaria de educação do seu município?

▪︎ Redefiniria o calendário escolar, visando diminuir os impactos causados durante a quarentena.

▪︎Disponibilizaia recursos para compra de insumos necessários ao enfrentamento da covid-19, visando atender o cumprimento dos Protocolos de segurança.

▪︎Alocaria recursos, para garantir que os professores tenham disponível dispositivos e internet para darem as aulas remotas quando necessário.

▪︎Fortaleceria a colaboração entre os servidores e a secretaria, visando o melhor enfrentamento a covid-19 e oferecendo segurança no retorno às aulas presenciais.

▪︎Faria um plano de ação estratégico para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde.

2) De onde viriam os recursos?

▪︎Realocaria os recursos ociosos da merenda escolar, que não foram utilizados durante o isolamento rígido, quando as escolas estavam fechadas.

▪︎Faria solicitação junto a prefeitura, para realocação de recursos de outras áreas que eventualmente não foram utilizados. 

3) Como viabilizar ações seguindo todos os protocolos de segurança?


▪︎Executando todo planejamento com a participação dos gestores e dos professores das escolas.

▪︎Disponibilizando canais de interação com os envolvidos (estudantes;famílias) para que possam contribuir sugerindo Soluções.

▪︎ Determinar a capacitação de todo o corpo de colaboradores das escolas, afim de que estejam aptos a seguir os protocolos de segurança e instruir os alunos a fazerem o mesmo.

▪︎Garantir que as estruturas físicas das escolas possibilitem seguir os protocolos de segurança.

4) Como você trataria a questão dos Recursos Humanos da secretaria (professores, técnicos educacionais das escolas, pessoal de apoio, etc.)?


▪︎Adotaria condutas de apoio à saúde mental dos profissionais.

▪︎Promoveria a formação dos professores para orientar e apoiar a aprendizagem dos alunos e o uso de tecnologias informacionais.

▪︎Estabeleceria obrigatoriedade do uso de equipamentos necessários para proteção destes colaboradores. E providênciaria a disponibilização destes equipamentos.

5) Quais as ações que foram adotadas nas suas cidades? Qual sua opinião sobre a efetividade delas?

Foram adotados rodízio, intercalando 50% das turmas em dias diferentes da semana. Nos demais dias o ensino é remoto; distanciamento social nas salas de aula; e obrigatoriedade do uso de máscaras.

 Acredito que estas medidas em partes são efetivas para a contenção da propagação do vírus nas escolas. Todavia, não são 100% , afinal depende muito da colaboração dos envolvidos.

No tocante ao ensino à distância, há as dificuldades do estudo autodirigido por parte dos alunos. Muitos em situação de vulnerabilidade social, podem não possuir um dispositivo eletrônico e conectividade a internet para assistir as aulas remotas.

Referências

. SECRETARIA EDUCAÇÃO PR. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Acoes-Seed-pandemia-Covid19. Acesso em: 6 mai. 2021.

Trigueiro Francisco Mirialdo Chaves ; Marques Neiva de Araújo . Teorias da Administração 1. 3. ed. Florianópolis : Departamento de ciências da administração/UFSC, 2014. 168 p.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica