TCC TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

TCC TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

FELIPE CEZÁRIO DE ASSIS

Orientador: Tutores TCC EST

Coorientador: Tutores TCC EST

Resumo

Esse trabalho demonstra o funcionamento de uma ETA(Estação de Tratamento de Água).

Palavras-chave: ETA

Introdução

Objetivo Geral: O objetivo geral do projeto é garantir a implementação de tecnologias inovadoras no processo de tratamento de água de poços artesianos.

Objetivos específicos: Tratamento de água e redução de custo.

Identificação do Problema: Ao observar o processo de tratamento de água de um poço artesiano industrial, foi verificada a necessidade de periodicamente a adição manual dos produtos químicos para sua purificação.

Informação da solução: Visando melhorar esse processo, o projeto descreve um sistema de dosador automático para tratamento de água.

 Com a automatização retira-se o processo manual, garantindo a segurança e a confiabilidade de todo o processo de dosagem .

Desenvolvimento

REFERENCIAL TEÓRICO

Sistema tratamento de água de poço artesiano.


Para ajuste de controle foi utilizado sensores de nível;

Para controlar o nível de controle do componente químico aplicou-se uma bomba Dosadora ;

Possibilitando um grau de segurança e proteção maior os comandos manuais dispondo de um Contadores ;

Para transferir água de um lugar para o outro, inseriu uma Bomba d'água;

Com função de proteger o comando elétrico dos sistemas empregamos um disjuntor bipolar e um disjuntor tripolar;

 

ANÁLISE DE MERCADO

No Brasil o aumento da utilização de água subterrânea são de ótima finalidade e tem menos custo de captação e tratamento se comparadas as águas de rios.


 Esse fato pode justificar o crescente uso de poços artesianos ate mesmo pelo setor público , como rede de Hotéis, Condomínios, Shopping, Hospitais e etc.


O Estado De Minas um dos que mais cresce no ramo das indústrias e residências, devido a isso fica claro a importância de aperfeiçoamento de aparelhos que possa auxiliar cada vez mais nesse crescimento.

2.2  DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O produto pode ser utilizado por vários tipos de ambientes residências ,industriais , comerciais .

  Promove o crescimento e maiores resultados aos nossos clientes com soluções de tratamento e serviços que proporcionam melhor qualidade .

Os equipamentos são do tipo compacto de baixíssimo consumo de energia  e alta fidelidade.

Linha de equipamentos digitais com sensores de auto ajuste para cloro, pH e outras substâncias.

São as vantagens oferecidas em relação ao mercado:

1. Menor custo de manutenção.

2. Redução do consumo de água.

3. Retorno financeiro em pouco tempo.

Brechas de mercado e soluções para nichos:

1. Falta de abastecimentos .

2. Pode ser ultilizado em outras dosagens com produtos diferentes .

3 . Aumento no ivestimento nas indústrias .

Fatores que impedem resultados potencialmente melhores:

1. O tempo, pois será necessário vários testes ambientais.

2. Aprovações de leis regulamentadoras que fiscalizam os

3. Não se aplica a atividade em que ocorre grande variação de consumo de água .

Fatores externos que podem reduzir potencial da empresa:

1. Poluição do meio ambiente também influencia, o esgoto

doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento.

2. Surgimento de novas idéias que superam nosso produto

3. Crise econômica.


Conclusão

3.1 Dosador automático para tratamento de Água

Ao observar o processo de tratamento de água de um poço artesiano para atendimentos industriais, foi verificada a necessidade que periodicamente seja adicionado manualmente um produto químico para sua purificação. O processo manual pode gerar desgastes e possíveis falhas humanas, tais como erros de dosagens dos produtos químicos, risco de contaminações e falta de responsabilidade quanto aos horários de execução dos procedimentos.

Visando melhorar esse processo, o projeto descreve um sistema de dosador automático para tratamento de água, com isso a segurança e a confiabilidade de todo o processo de dosagem se beneficiará, pois com a automatização, o ciclo se repetirá nos horários e nos dias necessários sem a verificação de uma pessoa.

Ao automatizar esse tratamento se obtêm melhorias na qualidade da água, uma vez que dosagens e horários de aplicação do produto químico são melhores respeitadas, além de liberar a mão de obra de um trabalhador, antes responsável pela essa tarefa.

Esse projeto aplica-se a todas as empresas de capitação de água em poços artesianos garantindo a qualidade adequada da água tratada.

O objetivo geral do projeto é garantir a implementação de tecnologias inovadoras no processo de tratamento de água de poços artesianos, gerando acessibilidade e praticidade .

3.2 Referencial Teórico:

Cada empresa precisa avaliar as melhores opções para obter um sistema de tratamento de água de poço artesiano. Existem diversas empresas do mercado que auxiliam na escolha das melhores opções que possam atender os usos e necessidades. Para isso precisam de vários componentes elétricos.

Para ajuste de controle de tempo foi utilizado um Timer Digital de Trilho Exatron (TMD2IND) controla cargas ligando e desligando-as conforme programação (horas, minutos e segundos). Ideal para uso industrial, comercial e doméstico, em temporização de equipamentos eletrônicos, elétricos, motores e outros dispositivos.

Para controlar o nível de controle do componente químico aplicou-se uma bomba Dosadora eletromagnética analógica usada para a dosagem de produtos químicos na tubulação de retorno de piscinas, tratamento de água potável, tratamento de água de torres de resfriamento, caldeiras e processos industriais onde a pressão seja maior que 1,5 Bar.

Possibilitando um grau de segurança e proteção maior os comandos manuais dispondo de dois Contadores tripolar 32a 42v Siemens são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes ao relé, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando.

Para transferir água de um lugar para o outro, inseriu uma Bomba d'água, peça é encontrada nas versões submersa, centrífuga, autoaspirante, periférica e injetora. Indicadas para transferir água de um lugar para o outro, as bombas d'água são interligadas a canos, responsáveis por essa passagem.

Com função de proteger o comando elétrico dos sistemas empregamos dois disjuntor Motor tripolar – é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, ... o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de polos (unipolar, bipolar ou tripolar).

O objetivo do sistema de tratamento de água de poço artesiano é a remoção de elementos como microrganismos , fases de animais , rede de esgoto ,para adequar a água de cada poço às condições de potabilidade. O recomendado e obrigatório é estar em contato direto com órgãos competentes para retirar a licença de perfuração e outorga para funcionamento.

3.3 Análise de Mercado:

No Brasil o aumento da utilização de água subterrânea para o abastecimento público, geralmente as águas subterrâneas são de ótima finalidade e tem menos custo de captação e tratamento se comparadas as águas de rios. Esse fato pode justificar o crescente uso de poços artesianos ate mesmo pelo setor público . Em regiões metropolitanas existem poços operando para abastecimento de Hotéis, Condomínios, Shopping, Hospitais e etc. .

O Estado De Minas um dos que mais cresce no ramo das indústrias e residências, devido a isso fica claro a importância de aperfeiçoamento de aparelhos que possa auxiliar cada vez mais nesse crescimento. O dosador e um equipamento que tem função primordial para várias finalidades, geralmente utilizados como dosador de cloro, dosador para correção de pH da água e adição de floculantes e coagulantes .

O produto pode ser utilizado por vários tipos de ambientes residências ,industriais , comerciais de fácil programação e reprogramação . Também podendo promover o crescimento e maiores resultados aos nossos clientes com nossas soluções de tratamento e serviços que proporcionam melhor qualidade de vida.

Os equipamentos são do tipo compacto de baixíssimo consumo de energia e alta fidelidade;

Linha de equipamentos digitais com sensores de auto ajuste para cloro, pH e outras substâncias. Podem ser interligados através de sinais analógicos a registradores e controladores, disparando alarmes em qualquer eventualidade.

3.4 Plano de Marketing:

Atualmente as empresas precisam de um equipamento prático que facilite o trabalho industrial. Dosador vem complementando uma linha de equipamentos com o alto pode de limpeza e purificação da água, sendo um produto totalmente automatizado oferecendo melhor praticidade, minimizando possíveis falhas de um tratamento manual.

E um Produto de alta qualidade e confiabilidade, baixo custo , baixo consumo de energia elétrica .

3.5 Componentes Do Sistema:

Componente Temporizador digital para fixação em trilho ( TIME );


Componente Bomba Dosadora EX00504;

Componente Contator tripolar 32a 42 v Siemens

Componente Bomba D´Água periférica Acquapum;

Componente Disjuntor Motor Tripolar;

Componente Boia Sensor de nível;

PLANOS OPERACIONAIS



Para o projeto seja operacionalizado (produzido), é necessário os seguintes itens.

• Tanques reservatórios onde será feito todo o processo.

• Componentes: dosador , contatores , cabos, dinjuntores, motorbomba, timer, boia sensor de nível , disjuntor motor.

• Ferramentas utilizadas: chave de fenda, chave philips, alicate universal, alicate amperímetro, terminal .

- VIABILIDADE ECONÔMICA

Em todos os projetos ou qualquer outro tipo de planejamento, chega um momento que é necessário realizar uma análise verificando se o produto/serviço é viável técnica e economicamente.

Viabilidade técnica: em termos técnicos, o projeto é viável de ser construído? Ex: existe a mão de obra necessária? A matéria-prima necessária é facilmente disponibilizada?

Viabilidade econômica: em termos financeiros, é compensatório construir o projeto? Ex: o projeto custa um valor que é possível custear? Apresentará custo benefício que justifica?

- IMPACTOS

INDÚSTRIAS: De forma positiva! E sem via de duvidas a redução no custo e economia de agua será impactante no contexto industrial. Fora que em dias de escassez as empresas não sofrerão prejuízos. Sem mencionar na melhor qualidade da agua .

SOCIEDADE: Com a adaptação do Dosador automático para tratamento de Água nos poços industriais , o auto consumo se reduzirá consideravelmente assim evitando o desabastecimento da população . Com a provável diminuição da demanda dágua as concessionarias poderão fazer melhor uso na distríbuiçâo .












bIbLIOGRAFIA

. Disponível em: http://www.saogeraldopocos.com.br/lp/pocos-artesianos/?gclid=CjwKCAiA767jBRBqEiwAGdAOr7d1KVDJSEa3q1pgTU9ea3egAWICqvIQ97Ux4xRhgcg3UnslZ6iUwxoCJL8QAvD_BwE. Acesso em: 31 jul. 2021.

. Disponível em: https://blog.luz.vc/excel/4-planilhas-para-voce-montar-sua-tabela-de-precos/. Acesso em: 31 jul. 2021.

. Disponível em: https://new.siemens.com/br/pt.html. Acesso em: 31 jul. 2021.

. Disponível em: https://www.google.com/. Acesso em: 31 jul. 2021.

. Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/. Acesso em: 31 jul. 2021.

. Disponível em: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt. Acesso em: 31 jul. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica