SOCIOLOGIA:  principais pensadores e suas ideias.

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

SOCIOLOGIA principais pensadores e suas ideias.

Nathan Capone Moreira

Introdução

Os pais fundadores da Sociologia, foram homens que questionaram os fenómenos  sociais como um todo, além do próprio valor desta ciência para a compreensão dos acontecimentos históricos daquela época. Portanto, são as bases sociológicas que temos hoje.

SITUAÇÕES E DESENVOLVIMENTO

As mudanças dos séculos passados trouxeram uma série de questionamentos acerca de fenómenos sociais , suas causas e seus efeitos na modernidade. 

As revoluções protestante e industrial, ocorridas no último milênio, contribuíram e foram cruciais para estudos empíricos destinados a compreender o cenário político e social como um todo. 


Nesse contexto, se destacaram os seguintes pensadores:

 Émile Durkheim

O francês Émile Durkheim (1858-1917), considerado por muitos o pai da sociologia, apresentou, como uma de suas principais ideias, a teoria do fato social, esta que prega como a sociedade influencia na decisão de cada indivíduo.

Durkheim enxergou como a sociedade se comporta a partir do que as instituições pregam, ou seja,a família, a igreja, a mídia, a escola e o estado, o meio cultural por assim dizer. Desse modo, os indivíduos daquela época, passavam por um processo de educação nessas instituições para se inserirem na sociedade, algo que é aceito como base do estudo sociológico hoje em dia.

Os estudos de Durkheim foram inclusive tema para as deliberações da escola de Frankfurt e Antonio Gramsci, estes que ditavam que, para se ter algum tipo de acesso ao coração da sociedade, deveria ser feito uma tomada das instituições que formam a consciência do indivíduo e o insere no seio social.

 Émile Durkheim, tornou a Sociologia uma ciência conhecida e certificada mundialmente, contribuindo para seus pares pensadores nos estudos posteriores ao dele.

 MAX WEBER

Karl Emil Maximilian Weber (1864 – 1920) foi a famoso "patrono" do estudo sociológico a respeito do capitalismo, defendendo-o a partir de uma lógica agregadora de riqueza para um estado-nação. O famoso "A ética protestante e o espírito do capitalismo", dita como a ética religião agrega para a riqueza de um país, observada pelo escopo moral com a qual o fiel se enquadra. O que é ensinada na lógica protestante, principalmente a calvinista, é que quanto mais se trabalha mais sé é abençoado, isso analisado vulgarmente pelo que é dito nas escrituras mas que é provado quando observado na realidade. Portanto, Weber demonstrou nesta que é sua obra mais famosa, como o que enxergarmos hoje nos EUA e outras nações protestantes, como uma grande nação administradora, rica e "abençoada" se formou a partir das crenças e comportamentos aplicados em suas metas. 

Fundador do conhecido método da ação social, este que é uma "baliza" para o sociólogo que se dedica a investigar de forma imparcial determinado fenómeno sociológico, Weber discordava de Durkheim por sua forma investigatória crítica.

Weber acrescentou bastante na compreensão sociológica das instituições, principalmente, a igreja propagadora da moral cristã. 

 Karl Marx

Karl Marx (1818–1883), alemão e revolucionário, talvez o mais famoso de todos os sociólogos. Influenciou muitos outros filósofos e diversas massas com seu modelo utópico de sociedade, dominada pelo proletariado e pelo estado agindo em prol do bem comum. Inclusive, impulsionou diversas revoluções ao redor do mundo, como a que deu origem a união soviética e à nação comunista de Cuba. 

Suas principais obras são o "Manifesto do partido comunista" e "O Capital", aquela ditava sobre a luta de classes existente desde os primórdios da sociedade a qual estão dois lados, o lado exploratório(o senhor) e o lado explorado(proletariado), além de falar sobre o materialismo histórico buscado por ambas as partes mas detido apenas por uma delas.

Das Capital (O Capital), se mostrou como a Sociologia de Marx era posicionada, esse livro atacava os chamados "Exploradores", alegando que detinham o que Marx chamou de mais-valia, lucro excedente que deveria ser pago aos trabalhadores que exerciam mais do deveriam dentro da sua jornada, ou seja, que produziam mais e que deveriam ser pagos por isso em seus salários.

Marx fundou a  "Associação Internacional dos Trabalhadores" antes de publicar o capital, esta que influenciaria a todos como a "Primeira Internacional", precursora de diversos movimentos comunistas e socialistas existentes até os dias de hoje. 

Conclusão

Todos os influenciadores presentes no estudo estabeleceram raízes no estudo sociológico, de modo que, influenciaram e influenciam mentes na atualidade. hoje, vistos como base para esta ciência, são fundamentais para a investigação da sociedade e seus fenómenos.

Referências

Contribuições de Émile Durkheim. Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167#:~:text=O%20pensamento%20de%20Durkheim%20marcou,uma%20coletividade%20maior%3A%20a%20sociedade.. Acesso em: 19 abr. 2021.

FrazãoDilva. Karl Marx: Filósofo e revolucionário alemão. ebiografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/karl_marx/. Acesso em: 19 abr. 2021.

Oshio Raquel . Émile Durkheim: quem foi, obras e contribuições para a Sociologia. Estratégia vestibulares. 2019. Disponível em: https://blog.estrategiavestibulares.com.br/sociologia/emile-durkheim/. Acesso em: 15 abr. 2021.

PORFíRIOFrancisco. Max Weber. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/max-weber.htm. Acesso em: 19 abr. 2021.

PORFíRIOFrancisco. Émile Durkheim. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/emile-durkheim.htm. Acesso em: 15 abr. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica