SISTEMATIZAÇÃO – PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO – TURMA C – 0121 – VIRTUAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

SISTEMATIZAÇÃO - PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO - TURMA C - 0121 - VIRTUAL

JOSÉ CARLOS DA SILVA FILHO - RA: 72050104

Orientador: Prof. Thiago Endres

Introdução

Durante a pandemia, a procura por cursos online aumentou em 130% durante o pico da pandemia, em Março de 2020. (DINO (Divulgador de Notícias), 2020, com adaptações). Partindo destes dados, o lançamento de um curso de marketing digital no mercado torna-se uma oportunidade de negócio, além de expandir um mercado que é escasso e está aquecido. (DINO (Divulgador de Notícias), 2020, com adaptações). Por isso, a JC Consultoria em Marketing Digital criou uma enquete na plataforma Survey Monkey para medir o interesse do público em um curso básico e online de Marketing Digital. Abaixo, estão apresentados os dados recolhidos pela enquete.

Desenvolvimento

O mercado de marketing digital está aquecido durante a pandemia de coronavirus, devido ao aumento do home office e da criação de novos negócios durante este período.  (Entenda..., 2020, com adaptações)

O uso de plataformas digitais, como Facebook, Google e Instagram aumentou vertiginosamente em 2020, resultando em um incremento de 10% em receitas somente para o Facebook.  (Facebook..., 2020)

Se observarmos estes dados, identificamos uma oportunidade de negócios neste nicho, pois ao mesmo tempo que a criação de negócios locais, como: delivery de refeições, lojas de roupas, dentre outros aumentou, a demanda por conhecimento de técnicas de marketing digital, como em anúncios nas redes, definição de persona, copyrighting também aumentou. 

Pensando nisso, a JC Consultoria em Marketing Digital elaborou um curso básico de marketing digital para empreendedores.

Para medir o interesse do público, foram feitos os seguintes levantamentos, que são apresentados abaixo.

INTERESSE DO PÚBLICO:

Uso do Google Trends

Foram feitas consultas ao site Google Trends, no dia 14/05/2021, com o termo de pesquisa Curso Marketing Digital, para mensurarmos as pesquisas do termo no Google. 

Gráfico 1 — Pesquisa sobre Grau de Interesse em palavra-chave no Google Trends.
Pesquisa sobre Grau de Interesse em palavra-chave no Google Trends.O autor (2021)

Como podemos observar, notamos um aumento de interesse na pesquisa pela palavra chave "MARKETING DIGITAL"  no início do mês de maio, com uma ligeira queda, porém, notamos que a busca pelo termo é constante, o que revela o interesse da audiência pelo tema.

Observando a figura 2 abaixo, notamos outros dados interessantes sobre a oportunidade apresentada.

Mapa 1 — Pesquisa Google Trends por regiões sobre Curso de Marketing Digital.
Pesquisa Google Trends por regiões sobre Curso de Marketing Digital.O autor (2021)

No mapa, vemos os 5 estados em que o termo de pesquisa é mais procurado, sendo o Distrito Federal o segundo em que ele é mais pesquisado, o que mostra que entre o público local já teríamos aceitação, caso o produto fosse lançado.

Também, na figura abaixo notamos que a busca pela palavra chave "HOTMART", que é uma plataforma de hospedagem de cursos, apresentou um crescimento repentino, o que denota o interesse do público sobre onde encontrar cursos de Marketing Digital (FIGURA 1).

Figura 1 — Aumento de pesquisa da palavra chave "HOTMART" no Google Trends.
Aumento de pesquisa da palavra chave "HOTMART" no Google Trends.O autor (2021)

Com os dados do Google Trends em mãos, precisamos identificar, via pesquisa de mercado, a formatação, a precificação e outros dados para elaborar o briefing do curso, que guiará os passos até o lançamento do mesmo no mercado.

Para isso, foi elaborada uma pesquisa via Survey Monkey, onde foram coletadas respostas de 36 pessoas, entre os dias 13 e 14/05/2021, os quais são apresentados nos insights abaixo (FIGURA 2).

Figura 2 — Insights sobre o questionário
Insights sobre o questionárioO autor (2021)

Pesquisa de mercado com o Survey Monkey

Foram feitas 10 perguntas, onde o link de participação da pesquisa foi divulgado através das redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin e Whatsapp).

Como sabemos, a pesquisa de mercado é ferramenta indispensável para guiar o projeto de lançamento de qualquer produto, e suas perguntas devem coletar dados que auxiliem no planejamento do mesmo. (D´Ângelo, 2020, com adaptações).

Por isso, as perguntas elaboradas foram de simples resposta, visando a maior participação dos respondentes ao questionário.

Foram feitas as seguintes perguntas:

  • Qual é a sua faixa etária?
  • Qual é o nível de escolaridade mais alto que você concluiu?
  • Qual é o grau de conhecimento que você tem sobre Marketing Digital?
  • Você faria um curso de Marketing Digital?
  • Porque você faria este Curso?
  • Para você, o que um curso de Marketing Digital precisa ter?
  • Para você é um problema este curso ser online?
  • Qual a faixa de preço que você estaria disposto(a) a pagar por este curso?
  • Quanto tempo você acha que este curso deveria durar?
  • Na sua opinião, ter avaliações durante o curso é importante?

Foi elaborado um questionário de respostas únicas (RU), sendo o questionário de participação única e sem a exigência de nenhum cadastro prévio. (Mathias, 2019, com adaptações).

Os dados coletados trouxeram várias informações úteis sobre o interesse do público acerca de um possível lançamento de um curso de marketing digital online.

Tais dados são apresentados abaixo.

Dados coletados com a pesquisa:

Figura 3 — Faixa etária e escolaridade dos participantes.
Faixa etária e escolaridade dos participantes.O autor (2021)

Quando questionamos sobre a faixa etária dos respondentes, notamos que a grande maioria encontra-se na faixa dos 30 a 39 anos, tendo em sua maior parte concluído o ensino superior como nível de escolaridade (FIGURA 3).

Figura 4 — Grau de conhecimento e aceitação do curso.
Grau de conhecimento e aceitação do curso.O autor (2021)

Observamos que, quando perguntados sobre seu grau de conhecimento sobre a temática do curso, no caso, marketing digital, um total de praticamente 50% dos entrevistados afirmaram ter pouco conhecimento sobre o assunto. 

Questionados sobre se fariam um curso de marketing digital, vemos que 85% dos entrevistados estão dispostos a fazer um curso na área (FIGURA 4).

Figura 5 — Os motivos para fazer o curso e o conteúdo do curso.
Os motivos para fazer o curso e o conteúdo do curso.O autor (2021)

Sobre os motivos para se fazer o curso, 69% disseram que seria para aplicar em seu negócio, enquanto 71% responderam que um curso de marketing digital precisa ter um conteúdo voltado para fazer anúncios nas redes sociais (Facebook, Instagram) e um módulo voltado para o Neuromarketing, que é uma das tendências para negócios nos próximos anos, mesmo ainda não contando com uma ampla divulgação entre o grande público ou entre os empreendedores. (Zanfolin, 2021, com adaptações).

Embora a demanda por cursos online tenha aumentado durante a pandemia (Larghi, 2020), um dos intuitos da pesquisa era mensurar a aderência do público à ideia de fazer um curso neste formato.

Nos resultados, aferimos que 99% dos entrevistados disseram que não seria problema fazer um curso online. 

Quanto à precificação, 65% dos entrevistados estariam dispostos a pagar entre R$ 100-300 pelo curso (FIGURA 6).

Figura 6 — Sobre o formato e precificação do curso
Sobre o formato e precificação do cursoO autor (2021)

Embora a intenção seja a de oferecer um curso de curta duração, dados mensuráveis que auxiliem no planejamento da carga horária do mesmo são essenciais, tanto para atender exigências legais quanto para direcionar e observar se o tempo de curso será suficiente para o aprendizado dos alunos. (cOELHO, 2020, com adaptações).

Pensando nisso, foi incluído no questionário quanto deveria ser a carga horária do curso (FIGURA 7). 

Aferiu-se que 38% dos entrevistados preferem que a duração seja de até 1 mês para este curso.

Visto que as avaliações servem como ferramentas para auxílio do professor para medir o nível de compreensão dos tópicos apresentados aos alunos (Moran, com adaptações), foi incluída uma pergunta sobre a importância das avaliações em cursos. 

Um total de 91% dos entrevistados acham importante incluir avaliações durante o curso (FIGURA 7).

Figura 7 — Resultados sobre a carga horária e a necessidade de avaliações durante o curso.
Resultados sobre a carga horária e a necessidade de avaliações durante o curso.O autor (2021)

Conclusão

A pesquisa de opinião e mercado é essencial para mensurar e munir de dados os responsáveis por qualquer projeto.

Sem ela, as chances de erros estratégicos serem cometidos seria muito maior do que quando a executamos, o que resulta na economia de tempo e recursos, como ter de mudar a estratégia por falta de aceitação da proposta, ou no caso apresentado, se haveria ou não aderência do público, o grau de conhecimento, e outras variáveis que afetam diretamente a execução do projeto. (BERTHOLDO, 2018, com adaptações).

Por meio de consultas, entrevistas e análises, torna-se possível descobrir obstáculos e oportunidades. Assim, a proposta original pode ser modificada de forma mais certeira para que o objetivo seja alcançado.

Com a pesquisa, podemos observar se os consumidores estão interessados em nosso produto, e somente com um levantamento de dados conseguimos saber o nível de aceitação da proposta.  

Referências

BERTHOLDO. A importância da pesquisa de mercado para o sucesso do e-commerce: Muitos empreendedores se esquecem de um detalhe essencial para o sucesso: a pesquisa de mercado para e-commerce. Entenda por que você deve fazer a sua!. BERTHOLDO. 2018. Disponível em: https://www.bertholdo.com.br/blog/importancia-da-pesquisa-de-mercado/. Acesso em: 15 mai. 2021.

cOELHOFábio . Como Calcular a Carga Horária de um Curso On-line EaD. Tag 12. 2020. Disponível em: https://www.tag12.com.br/como-calcular-a-carga-horaria-de-um-curso-on-line-ead. Acesso em: 15 mai. 2021.

DINO (Divulgador de Notícias). Cresce a procura por cursos online durante período de quarentena. Mundo do Marketing. 2020. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/244678/cresce-a-procura-por-cursos-online-durante-periodo-de-quarentena. Acesso em: 14 mai. 2021.

DINO (Divulgador de Notícias). Marketing Digital: dados apontam crescimento da modalidade em onze anos. Terra. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/marketing-digital-dados-apontam-crescimento-da-modalidade-em-onze-anos,c2ab35024231972092ebdfaf5f4d205fksqa6o06.html#:~:text=Segundo%20os%20%C3%BAltimos%20dados%20da,financeiro%20de%20R%24%20106%20bilh%C3%B5es.. Acesso em: 14 mai. 2021.

D´ÂngeloPedro. Por que fazer pesquisa de mercado: as vantagens das pesquisas online para as empresas. Opinion Box. 2020. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/por-que-fazer-pesquisa-de-mercado-online/. Acesso em: 14 mai. 2021.

Entenda o motivo do crescimento do marketing digital na pandemia. Simple Ads. 2020. Disponível em: https://simpleads.com.br/crescimento-do-marketing-digital-na-pandemia/. Acesso em: 14 mai. 2021.

Facebook tem aumento de receita com anúncios apesar de boicotes. CNN BRASIL. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/07/30/facebook-tem-aumento-de-receita-com-anuncios-apesar-de-boicotes. Acesso em: 14 mai. 2021.

LarghiNathália. Procura por cursos online explode na pandemia; veja opções: Instituições de ensino passaram a oferecer opções de aulas e treinamentos pela internet, muitos deles gratuitos. Valor Investe. São Paulo, 2020. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2020/07/26/procura-por-cursos-online-explode-na-pandemia-veja-opcoes.ghtml. Acesso em: 15 mai. 2021.

MathiasLucas. Quais são os principais tipos de perguntas para questionário de pesquisa?. Mindminers. 2019. Disponível em: https://mindminers.com/blog/tipos-de-perguntas-usados-em-questionarios/. Acesso em: 14 mai. 2021.

MoranJosé. O que aprendi sobre avaliação em cursos semipresenciais. Eca USP. São Paulo. 5 p. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/aprendi.pdf. Acesso em: 15 mai. 2021.

ZanfolinThainá. Como usar o neuromarketing para ganhar a atenção do consumidor: Estratégias alinhadas com o funcionamento do cérebro do cliente podem potencializar as vendas. Consumidor Moderno. 2021. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/04/08/como-usar-neuromarketing-ganhar-atencao-consumidor/. Acesso em: 14 mai. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica