SISTEMATIZAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

SISTEMATIZAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

JOSÉ CARLOS DA SILVA FILHO - RA: 72050104

SISTEMATIZAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS - Superior de Tecnologia em Marketing - Turma C - 0121 - Virtual - Professor: Demerval Guilarducci Bruzzi - JOSÉ CARLOS DA SILVA FILHO - RA: 72050104 

PlaNO DE Ação:

Após pesquisa interna de satisfação, verificou-se que os funcionários estão descontentes com o plano de remuneração e benefícios da empresa, bem como a incerteza diante da manutenção de seus postos de trabalho e por causa do baixo volume de vendas de carros.

A pandemia junto com a crise que a acompanha tem afetado a saúde mental e consequentemente a produtividade dos colaboradores.

Diante deste cenário desafiador, o setor de Recursos Humanos elaborou o seguinte Plano de Ação.  

sALÁRIOS E BENEFÍCIOS:

Como forma de exemplo, a Diretoria e a Gerência decidiram por unanimidade reduzir a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 10% para 3%, além do compromisso de contratarem outra operadora de plano de saúde, mudando o regime para co-participativo, com limitação de dependentes.

Foram revistos os sistemas de promoção e metas, e foi constatado que em vista do período critico que estamos atravessando, eles serão reformulados para práticas menos agressivas.

Após negociação com o sindicato da categoria, conseguimos também reduzir a despesa com o plano de saúde por oferecer o modelo híbrido (apenas as especialidades que o colaborador mais usa, em vez de um plano de saúde global), que não comprometa mais que 10% do salário mensal (o plano de saúde anterior consumia até 30% da renda dos colaboradores e não era utilizado em sua totalidade).

Os colaboradores em sistema de home office aceitaram que os ressarcimentos de combustível e/ou vale-transporte fossem substituídos por outros benefícios, como: reembolso com internet, parcerias com empresas que alugam e vendem insumos de informática (reduzindo assim o gasto mensal deles com tais insumos). 

Isso resultou em uma economia de mais de R$ 80,0000 reais/mês somente com os funcionários.

IMPLEMENTAÇÃO:

A implementação das mudanças será IMEDIATA. O período de vigência definido será enquanto durar a pandemia de COVID-19.

Iremos acompanhar os resultados, mensurar os benefícios e desafios apresentados, e caso o plano de ação dê certo, iremos mantê-lo como política de RH para nossa empresa.

EXECUÇÃO:

Iniciaremos com a adoção das mudanças supracitadas e com a inserção de novos projetos em nosso atendimento, focado na proteção do cliente, para que ele tenha, de forma clara, as medidas que tomamos em relação aos cuidados com a COVID-19.

Por sugestão de nossas equipes de Marketing, focaremos nas redes sociais, veiculando campanhas criativas das nossas iniciativas internas, como a não demissão de colaboradores, fortalecendo o vínculo da marca com o consumidor, que está engajado nas questões sociais, e inspirados pela marca Ford, adotaremos o programa Saúde Total e Delivery Car, o que mostrará a nossos clientes que estamos inovando e pensando no cliente mesmo diante do cenário desafiador da COVID-19. (CARPRESS, 2020, com adaptações).

RESULTADOS:

Vemos que trata-se de uma mudança comportamental e estrutural, pois envolverá tanto a alta cúpula da empresa (Diretoria e Gerência), quanto o setor administrativo e operacional da empresa.

Em pesquisa interna, a aderência dos funcionários foi TOTAL, visto que a implementação de tais mudanças trará a manutenção dos postos de trabalho vigentes, sem a necessidade de demissões imediatas, o que vai na contramão do mercado. JOVEM PAN (2021), com adaptações.

VISÃO DE LONGO PRAZO:

Para trabalhar em nossa empresa prezamos os funcionários motivados, que entendem bem o momento que estamos passando. 

Com as mudanças propostas neste plano de ação vislumbramos a retenção dos nossos melhores funcionários, sem a necessidade de contratações - o que demandaria tempo e teria um custo maior para nós (treinamento de novos funcionários, adequação à cultura organizacional), tornando inviável o processo neste momento, e sem a necessidade de demissões, o que não é desejo de nossa Diretoria, visto que a maioria dos funcionários se empenham pela empresa de forma constante e leal.

Referências

CARPRESS. Ford lança programa com ações focadas na proteção de clientes. CARPRESS. 2020. Disponível em: https://carpress.uol.com.br/reportagem/3401-ford-lanca-programa-com-acoes-focadas-na-protecao-de-clientes. Acesso em: 16 abr. 2021.

JOVEM PAN. Concessionárias sentem impactos da piora da pandemia e já temem fechamentos. JOVEM PAN. 2021. Disponível em: https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/concessionarias-sentem-impactos-da-piora-da-pandemia-e-ja-temem-fechamentos.html. Acesso em: 14 abr. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica