SEU PROJETO

Sua universidade

SEU PROJETO

RHUTE ALVES ROCHA

Introdução

Na introdução do seu projeto você deve demonstrar o tema que será desenvolvido, justificar a importância do estudo, delimitar o problema/hipótese e mostrar os objetivos do trabalho, relacionando os tópicos principais. Na introdução, evita-se textos longos e antecipação de resultados. A introdução é uma das primeiras impressões que o leitor terá sobre seu projeto, por isso tem que caprichar no texto para gerar interesse em continuar a leitura do seu trabalho.

 Dicas para escrever uma boa introdução: apesar de ser um dos primeiros elementos apresentados no projeto, este deve ser umas das últimas coisas feitas no seu trabalho, afinal você precisa do seu trabalho completo para poder introduzi-lo adequadamente. Deve ter em torno de 10 parágrafos que apresentem o tema, o problema de pesquisa, objetivos e metodologia. Deixe claro o que será investigado e porque esse tema é relevante sem se aprofundar no assunto.

Desenvolvimento

Esse é um formato de trabalho intermediário que antecede a pesquisa, com a descrição dos planos de desenvolvimento das atividades de pesquisa. O objetivo principal do projeto é estruturar a pesquisa que vai ser realizada. Então, deve constar o tema, o recorte da pesquisa, o problema que você quer responder, os objetivos que você pretende alcançar e a metodologia que será necessária. Ou seja, é um esboço da pesquisa, apenas um planejamento e não o trabalho final.

Faça os testes abaixo para aprender algumas dicas de uso do editor:


Selecione o parágrafo inteiro a seguir e quando abrir a barra de ferramentas, clique na opção Transformar em Citação Direta Longa. Pronto, o parágrafo será recuado em 4 centímetros, com a fonte no tamanho 10, perfeitamente de acordo com as Normas da ABNT e sem complicações.

A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de um trabalho científico. Por meio dela é possível coletar e verificar a parte teórica sobre os temas e assuntos que serão de interesse no andamento do trabalho científico (DMITRUK, 2001).

TÍTULO SECUNDÁRIO

Título de teste

Selecione as palavras 'Título de teste' acima, quando abrir a barra de tarefas vá em 'títulos' e clique em Título Secundário. Pronto, você criou um novo título, a numeração, paginação e sumário são feitos automaticamente. Confere lá!

Título terciário

Título quaternário
Título quinário

Sempre que você começar um novo parágrafo aparecerá uma barra de tarefas especial para você adicionar ilustrações. Após adicionadas, as ilustrações serão enumeradas, enviadas para a lista e paginadas automaticamente. Sempre que você parar de digitar aparecerá uma pequena barra de tarefas para você adicionar uma referência na citação, assim você poderá se certificar que todo conteúdo citado no trabalho foi adicionado na lista de referências.

Figura 1 — Exemplo de citação direta curta no texto
Exemplo de citação direta curta no textoCoelho (2021)

Figura 2 — Exemplo de Citação direta longa no texto
Exemplo de Citação direta longa no textoCoelho (2021)

Metodologia

Aqui você irá escrever a metodogia da sua pesquisa.

Orçamento

O projeto de pesquisa tende a ter custos de execução. O orçamento do seu projeto pode prever como recursos financeiros:


  • Materiais de consumo: Tudo que será consumido durante a execução do projeto, exemplos: caneta, pastas, tintas, pincel, entre outros.
  • Materiais permanentes: Equipamentos ou infraestrutura física necessária á execução do projeto, exemplos: computador, gravador, microfone, máquina fotográfica, etc.
  • Outros serviços e despesas: Serviços de terceiros, como gastos com alimentação, gráfica, hospedagem, passagem e outros serviços que podem ser úteis para que o projeto seja executado.

Cronograma

No cronograma do seu projeto de pesquisa você deve apresentar o plano de distribuição das diferentes etapas de execução do projeto, em períodos verdadeiros. O cronograma serve para organizar e distribuir, racionalmente, em suas etapas, o tempo disponível para a execução da pesquisa proposta.

Cronograma 1
DescriçãoData InicialData Final
Etapa 111/05/202111/12/2021
Etapa 213/12/202112/11/2022
Etapa 314/11/202214/12/2022
O autor (2021)

Referências

CoelhoBeatriz. Citação direta: diferença entre citação curta e citação longa nas normas da ABNT. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/. Acesso em: 10 mai. 2021.

DMITRUKHilda Beatriz (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes da metodologia científica. 5. ed. Chapecó: Argos, 2001. 123 p.

TumeleroNaína. Projeto de Pesquisa: o que é, como fazer, metodologia e formatação. Blog Mettzer. Florianópolis, 2018. Disponível em: https://blog.mettzer.com/projeto-de-pesquisa/. Acesso em: 3 jun. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica