SEU PROJETO

Sua universidade

SEU PROJETO

LUCIA FERREIRA DA SILVA

Resumo

Este é o resumo do seu projeto. Ele é um elemento obrigatório pelas normas da ABNT e o tamanho recomendado é de 150 a 500 palavras. Nele você deve apresentar de forma sintética os pontos principais do trabalho. Utilize a terceira pessoa do singular, na voz ativa. Procure utilizar frases claras, afirmativas e evite enumeração de tópicos. Ressalte o objetivo, o método, os resultados e as conclusões obtidas no estudo. A primeira frase deve destacar o tema principal do trabalho. Abaixo do resumo você encontra as palavras chave, que serão utilizadas para a catalogação dos trabalhos na biblioteca. Utilize de 3 a 5 palavras separadas por ponto.

Palavras-chave: Mettzer. Formatação. Trabalho acadêmico.

Introdução

Na introdução do seu projeto você deve demonstrar o tema que será desenvolvido, justificar a importância do estudo, delimitar o problema/hipótese, apresentar a metodologia e mostrar os objetivos do trabalho, relacionando os tópicos principais. Na introdução, evita-se textos longos e antecipação de resultados.A introdução é uma das primeiras impressões que o leitor terá sobre seu projeto, por isso tem que caprichar no texto para gerar interesse em continuar a leitura do seu trabalho.

 Dicas para escrever uma boa introdução: apesar de ser um dos primeiros elementos apresentados no projeto, este deve ser umas das últimas coisas feitas no seu trabalho, afinal você precisa do seu trabalho completo para poder introduzi-lo adequadamente. Deve ter em torno de 10 parágrafos que apresentem o tema, o problema de pesquisa, objetivos e metodologia. Deixe claro o que será investigado e porque esse tema é relevante sem se aprofundar no assunto.

Desenvolvimento

Nesse tipo de trabalho, você deverá demonstrar a habilidade em realizar pesquisa científica e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida. Geralmente a dissertação é um trabalho monográfico, mas pode atender outros formatos de acordo com a necessidade.

Uma dissertação deve utilizar método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo.

Faça os os testes abaixo para aprender algumas dicas de uso do editor:

Selecione o parágrafo inteiro a seguir e quando abrir a barra de ferramentas, clique na opção Transformar em Citação Direta Longa. Pronto, o parágrafo será recuado em 4 centímetros, com a fonte no tamanho 10, perfeitamente de acordo com as Normas da ABNT e sem complicações.

A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de um trabalho científico. Por meio dela é possível coletar e verificar a parte teórica sobre os temas e assuntos que serão de interesse no andamento do trabalho científico (DMITRUK, 2001).

TÍTULO SECUNDÁRIO

Título de teste

Selecione as palavras 'Título de teste' acima, quando abrir a barra de tarefas vá em 'títulos' e clique em Título Secundário. Pronto, você criou um novo título, a numeração, paginação e sumário são feitos automaticamente. Confere lá!

Título terciário

Título quaternário 
Título quinário

Sempre que você começar um novo parágrafo aparecerá uma barra de tarefas especial para você adicionar ilustrações. Após adicionadas, as ilustrações serão enumeradas, enviadas para a lista e paginadas automaticamente. Sempre que você parar de digitar aparecerá uma pequena barra de tarefas para você adicionar uma referência na citação, assim você poderá se certificar que todo conteúdo citado no trabalho foi adicionado na lista de referências.

Figura 1 — Exemplo de citação direta curta no texto
Exemplo de citação direta curta no textoCoelho (2021)

Figura 2 — Exemplo de Citação direta longa no texto
Exemplo de Citação direta longa no textoCoelho (2021)

Conclusão

Conclusão é o espaço onde você deve apresentar os resultados e aprendizados do seu trabalho Quer dicas para escrever uma boa conclusão e fechar seu trabalho com chave de ouro?

  • Tempo verbal: a conclusão deve ser escrita no passado, com exceção do último parágrafo que responde à pergunta de pesquisa que pode ser no presente.
  • Estrutura: Contextualização inicial para apresentar o problema e ressaltar a importância do trabalho, pequeno parágrafo para conclusão de cada título, parágrafo sobre metodologia, um parágrafo que responde ao problema de pesquisa e para impressionar a banca você pode incluir um último parágrafo (que é opcional) com sugestões para a continuidade ou aprofundamento da pesquisa.
  • Quando escrever: o quanto antes melhor, você pode ir separando ideias e argumentos na medida em que forem aparecendo, principalmente novos conceitos e conexões. Isso vai ajudar a lembrar dos principais pontos do trabalho para construir uma conclusão completa.
  • Se você deixou a conclusão por último, faça uma leitura dinâmica desde o primeiro título do trabalho e selecione alguns conceitos e conexões, isso vai ajudar a refrescar sua memória.

Boa sorte e sucesso na entrega!

Referências

CoelhoBeatriz. Citação direta: diferença entre citação curta e citação longa nas normas da ABNT. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/. Acesso em: 10 mai. 2021.

CoelhoBeatriz. Conclusão de trabalho: : um guia completo de como fazer em 5 passos. Blog Mettzer. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://blog.mettzer.com/conclusao-de-trabalho/. Acesso em: 10 mai. 2021.

CoelhoBeatriz. Introdução:: aprenda como fazer para seu trabalho acadêmico. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/introducao-tcc/. Acesso em: 10 mai. 2021.

DMITRUKHilda Beatriz (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes da metodologia científica. 5. ed. Chapecó: Argos, 2001. 123 p.

TumeleroNaína. Dissertação de mestrado: um guia completo de como fazer a sua. Blog Mettzer. Florianópolis, 2018. Disponível em: https://blog.mettzer.com/dissertacao-mestrado/. Acesso em: 28 mai. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica