SANEAMENTO BÁSICO

FACULDADE DE ENCONOMIA E FINANÇAS DO RIO DE JANEIRO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

SANEAMENTO BÁSICO

carine da silva pereira

ROBSON BARBOSA DA SILVA

Resumo

Esta pesquisa visa à utilização das águas cinza de prédios residenciais depois de tratadas (águas de reuso) estas águas devidamente tratadas podem ser utilizadas em bacias sanitárias, na lavagem de roupas, limpeza de calçadas, lavagem de veículos, na irrigação de gramados, em torneiras de jardins, na limpeza de pátios e etc.., porem estas águas devem ser tornadas de conhecimento público para que não traga riscos a saúde de seus usuários com estas medidas de reaproveitamento de água não estamos apenas economizando financeiramente estamos contribuindo com o bem estar do planeta vejamos que hoje a população ainda não tem noção de sustentabilidade, com estas medidas implantadas por toda população mundial diminuiremos em aproximadamente 80% de toda água consumida no planeta levando em consideração as estatísticas da worldometers a população mundial em 2017 é de aproximadamente 7.500.000.000 e utilizando Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) comtempla na NBR 5626/98 que a pessoa consome 200 litros de água por dia o consumo diário do planeta seria de aproximadamente 1.500.000.000.000 litros por dia e a economia seria de 1.200.000.000.000 tendo um gasto diário de apenas 300.000.000.000 uma economia ecológica bastante considerável.
As águas cinza são aquelas provenientes de águas residuais
domésticas tais como lava louça, banho, pia, maquina de lavar e etc… porém pode variar de qualidade e características conforme a sua localização ou os costumes da região.
Neste nosso processo de reuso de águas cinzas, focaremos em desviar as tubulações de águas cinza para reservatórios tratamento no subsolo das residências para após o tratamento serem bombeadas para caixas superiores separadas para se destinar as suas respectivas funções.

Palavras-chave: Reuso de águas cinzas, Prédios Residencias, Bacias Sanitárias

Abstract

This research aims at the use of gray water from residential buildings after treatment (reuse water). These properly treated waters can be used in sanitary basins, in the washing of clothes, in the cleaning of sidewalks, in the washing of vehicles, in the irrigation of lawns, in taps Gardens, cleaning of patios, etc., but these waters must be made public so that they do not risk the health of their users with these water reuse measures. We are not only saving financially we are contributing to the well being of the Planet we see that today the population still does not have notion of sustainability, with these measures implanted by all the world population we will decrease in approximately 80% of all water consumed in the planet taking into account the statistics of the worldometers the world population in 2017 is of approximately 7,500,000,000 And using the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) Temples in NBR 5626/98 that the person consumes 200 liters of water per day the daily consumption of the planet would be approximately 1,500,000,000,000 liters per day and the economy would be 1,200,000,000,000 having a daily expenditure of only 300,000. A considerable ecological economy.
Gray waters are those from waste water
Such as dishwasher, bath, sink, washing machine and etc … but can vary in quality and characteristics depending on your location or the customs of the region.
In this our gray water reuse process, we will focus on diverting the gray water pipes to treatment basins in the subsoil of the residences for after treatment to be pumped to separate upper boxes to be assigned their respective functions

Palavras-chave: Reuse of gray water, Residential Buildings, Sanitary Basins

Introdução

Este trabalho de conclusão de curso apresentado a Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura como exigência parcial para obtenção do título de Engenheiro Civil, será desenvolvido sobre Tratamento de esgoto sanitário, focado em Reuso de águas cinzas, com o tema “Reutilização de águas cinzas” em edificações”, com situação problemática de “Como tratar águas cinzas para reuso?”, tendo como justificativa desenvolver soluções sustentáveis, viabilidade técnica e economia, além da preservação do meio ambiente. 

Torna-se necessária a demonstração do estágio atual do título. Essa tecnologia de sistema de reuso de águas cinzas tem sido fundamental para minimizar os impactos da crise hídrica, para um melhor uso da água, ou seja evita o desperdício de água potável em usos que não necessitam de água com muita qualidade.

Fala-se muito sobre problemas hídricos e a escassez da água de boa qualidade, a alta demanda e a pouca oferta de água, o crescimento desordenado dos habitantes, a baixa qualidade de água em função de sua ma utilização e a falta de gestão, conscientização e desperdício de água, porém, quando buscamos soluções quanto ao reuso da água, pouco se tem de informação e diretrizes ou legislação aplicáveis ao tema.

   O trabalho mostrará conceitos e técnicas, alternativas para o melhor aproveitamento da água. Com objetivo geral determinar um processo Reutilização de águas cinzas em edificações e como objetivo específico

Demonstrar, através de um estudo de caso:

  •  Aplicação
  •  Requesitos de qualidade
  •  Tipo de tratamento
  •   Legislação e normas técnicas
  •  Instalações hidráulicas
  •  Características do efluentes

Pesquisar a forma mais adequada para os métodos de reuso de águas cinzas em edificações.

E através desses casos, fazer com que a hipótese venha conscientizar a sociedade, da importância de que economizar água, torna-se um fator benéfico e essencial a vida, não agride o meio ambiente. 

E com um estudo mais detalhado, a delimitação deste trabalho será uma pesquisa feita sobre a Reutilização de águas cinzas. Onde através de um estudo aprofundado cientificamente, chegará a uma definição de como captar essa Reutilização de águas cinzas em benefício de toda uma sociedade, para proteger o Meio Ambiente. Com base neste trabalho, tentaremos responder algumas questões, tais como:

• Como utilizar a água de reuso captada?

• Como confiar que o sistema será eficiente?

• Como será captada a água de reuso?

• Como será o processo de tratamento desta água?

 

OBJETIVO GERAL

Determinar um processo de como reutilizar águas cinzas em edificações.

OBJETIVO ESPECÍFICO 

• Constatar a capacidade da captação de águas cinzas

• Discutir os benefícios da reutilização de águas cinzas;

• Discutir as vantagens e desvantagens do reuso de águas cinzas;

• Descobrir um meio de obter o reuso de águas cinzas para edificações;

E através desses casos, fazer com que a hipótese venha conscientizar a sociedade, da importância de obter a Reutilização de águas cinzas, a qual é uma fonte de energia renovável limpa e, não agride o meio ambiente. E com um estudo mais detalhado, a delimitação deste trabalho, será uma pesquisa feita sobre a Reutilização de águas cinzas em edificações. 

Onde através de um estudo aprofundado cientificamente, chegará a uma definição de como reutilizar águas cinza em benefício de toda uma sociedade, para proteger o Meio Ambiente. Assim, os Procedimentos Metodológicos desta pesquisa, serão realizadas através de pesquisas bibliográficas, através de livros, textos e pesquisas de campo.

Conscientizar a sociedade da importância de obter a Reutilização de águas cinzas em edificações , a qual, é uma fonte de energia renovável, limpa e que não agride o meio ambiente.

Este trabalho será uma pesquisa feita sobre reuso de águas cinzas, onde através de um estudo em benefício de toda uma sociedade para proteger o Meio Ambiente, será apresentado algumas inovações mundo à fora, em busca de tornar a Reutilização de águas cinzas mais barata, pesquisando técnicas mais acessíveis para diminuir os custos e se tornar mais acessíveis para toda sociedade.

PROBLEMÁTICA

Como tratar águas cinzas para reuso?

Podemos melhorar o meio ambiente fazendo um sistema de reuso com custo baixo e que todos possam ter acesso com este processo podemos diminuir o consumo de água limpa assim diminuindo o consumo do bem mais valioso e escasso da terra.

Aproveitando as águas cinzas teremos uma diminuição no impacto ambiental do planeta, iremos diminuir as inundações e ajudaremos em tempo de crise hídrica que em nosso estado isto será de muita utilidade sem contar com a economia que podemos fazer com esta medida.

O tratamento pode ser de diversas formas:

Os caminhos de tratamento dessa água envolvem, entre outros, um sistema de filtro simples colocado na entrada do reservatório terrestre que reterá grande parte da sujeira vinda do banho e de um sistema de desinfecção e conservação que utiliza “cloro orgânico” para garantir a desinfecção e conservação, deixando a água segura para o reuso no vaso sanitário.

Podemos também fazer a filtragem com caixas de areia e após esta filtragem podemos adicionar cloro com bombas dosadoras para garantir a desinfecção e conservação.

Lembrado que os sistemas de reuso de águas cinzas precisam ser concebidos tanto para satisfazerem ao habitante como para contribuírem para a promoção da sustentabilidade do planeta

 JUSTIFICATIVA

Na realidade o reuso não é um problema e sim a solução para o nosso problema de escassez de água no planeta, com os sistemas de reuso de águas cinzas podemos economizar em media 30% isto multiplicado por todos os habitantes será uma economia inigualável, porem isto também é uma questão de normas e princípios pois o povo brasileiro não tem esta ideologia como principio tendo que ser inserido na sua cultura.

 Hoje em dia já é obrigatório o uso de caixas de reuso para as edificações novas porem ainda é muito irregular os sistemas, teríamos que normatizar e colocar como lei a aplicação de sistemas de reuso de águas cinzas inclusive nas edificações antigas.

 O próprio governo poderia fazer incentivos para a utilização de sistemas de reuso de águas cinzas, com estas medidas a população poderia se incentivar mais e começaremos uma nova era em que o meio ambiente iria começar a se equilibra novamente e poderíamos agredir menos o nosso habitat.

 Quando pensamos em reuso automaticamente vem em nossa cabeça a palavra sustentabilidade e a aplicação de sistemas de reuso seria apenas a ponta do iceberg para começarmos a construir edificações sustentáveis.

Desenvolvimento

Observando que esta pesquisa deverá beneficiar os estudos atuais de reuso de águas cinzas devemos citar o atual estágio das pesquisas de reuso de águas cinzas, que é totalmente sustentável e eco-eficiente para a atual conjuntura do planeta, pois se continuarmos utilizando de forma indevida e sem limites teremos uma escassez de água bem antes do previsto. 

Sistema de reuso de águas cinzas
Sistema de reuso de águas cinzas/www.alfameq.com.br

Por isto é de muito importante que toda a população do planeta se conscientize no reuso de águas para a diminuição do desperdício.

Nesta pesquisa iremos focar em reuso de águas cinzas com alguns métodos direcionado ao reuso de águas cinzas para o abastecimento de bacias sanitárias em edificações.

 Aplicaremos os métodos de reuso de águas cinzas utilizando as seguintes fontes de águas cinzas:

• Bacia sanitária

• Chuveiro

• Pia do banheiro e da cozinha

• Maquina de lavar roupa e tanque

Em uma casa popular no Brasil as águas cinzas representam 90% do consumo da casa e no caso de um prédio comercial, 71% portanto o tratamento da água pode representar uma economia expressiva.


Consumo Residencial

Consumo Residencial

Consumo

Água(%)
Casa PopularPrédio Dinamarca
Australia
Chuveiro55282033
Bacia Sanitária5292032
Torneiras 2665<
Pia  de  Cozinha1757
Maq. Louça520
Maq. Roupa1191523
Outros3610
Reuso92717068

http://www.naturaltec.com.br

Composição das Águas Cinzas

Composição das Águas Cinzas

ParâmetroLavatórioChuveiroTanqueMaq.

Lavar
CozinhaMisturada
DBO5(mg/l) 400 200 850 250 1000 700
Enxofre(S) (mg/l) 200 200 1100 500 250 350
Coliformes1,0E+021,0E+051,0E+031,0E+041,0E+051,0E+05

www.naturaltec.com.br

O objetivo inicial será desviar toda estas fontes hídrica para a nossa estação de tratamento de águas cinzas que ficara localizada no pavimento sub solo ou no pavimento térreo, e após seu tratamento será bombeada para uma caixa superior separada das caixas de água potável, para ser utilizada exclusivamente nas baias sanitárias tendo em vista que elas tendem a ter um consumo residencial avançado.


Para a elaboração de um sistema eficaz de reuso teremos que fazer a separação das águas cinzas e das águas negras por meio de tubulações separadas e pontos de coleta de águas cinzas e os pontos de reuso das águas cinzas tratadas.

Para o dimensionamento e a escolha do sistema de reuso adequado será necessário alguns procedimentos:

• Dimensionamento do sistema de coleta e transporte das águas cinzas

• Determinação do volume da água a ser armazenado

• Definição dos parâmetros de qualidade da água em função dos usos estabelecidos

• Definição do sistema de tratamento

• Dimensionamento do sistema de distribuição da água cinzas tratada aos pontos de consumo

• Reuso desejado e possível

• Espaço de instalação do sistema na edificação

• Se a edificação tem caixa acoplada ou válvula de descarga

• Quantidade de bacias sanitárias na edificação

Equipamentos para o tratamento de águas cinzas
Equipamentos para o tratamento de águas cinzas www.naturaltec.com.br

Abaixo citaremos alguns sistemas que iremos utilizar em nosso projeto:

Saiba como funcionam os sistemas de tratamento de efluentes domésticos e quais as destinações recomendadas

Tratamento de águas servidas
Tratamento de águas servidaswww.naturaltec.com.br

As águas residuais não industriais e derivadas de processos domésticos são chamadas de águas cinzas. Diferem das águas negras sanitárias, mais poluídas, pela quantidade e composição de produtos químicos e contaminantes biológicos. Em uma edificação de qualquer tipo – residência, comércio, indústria -, as fontes típicas de águas cinzas são aquelas que provêm do uso de chuveiro, pia, tanque e máquina de lavar roupas.

Com um tratamento adequado em edificações ou habitações populares, que pode ser feito em diferentes níveis, é possível reaproveitar essa água. Normalmente, o reúso é destinado principalmente para irrigação, lavagem de pisos e descargas sanitárias.

Etapas do tratamento de águas cinzas
Etapas do tratamento de águas cinzashttp://infraestrutura.eng.br/

Para montar um sistema eficiente de reuso da água cinza é necessário que sua captação, na fonte, seja separada da água negra por tubulações independentes.

A definição de qual será o sistema e a instalação do equipamento adequado para tratamento é determinada pelo reuso desejado e possível. Confira o sistema de reutilização dessas águas – para reuso direto, com filtragem e com tratamento completo.

Tratamento completo
Tratamento completohttp://infraestrutura.eng.br/

   

Caixas  DE RETENÇÃO

O tratamento básico e inicial das águas cinzas consiste nas etapas de retenção de sabão e de sólidos e gorduras corporais. Esse processo é feito por meio de duas caixas simples, com função tanto de reter o máximo possível de efluentes da água quanto de garantir volume e pressão às etapas seguintes. Nessas caixas, há retenção forçada do sabão – por suspensão – e dos sólidos – por sedimentação. 

REUSO DIRETO 

Uma da possibilidades de reaproveitamento é fazer o reúso direto. Após passar pelas caixas de retenção, as águas são armazenadas em reservatórios e, por meio de bombeamento, são destinados á irrigação por meio de reuso direto deve ser subterrânea, para evitar o contato humano com a água.

REUSO COM FILTRAGEM

No sistema com filtragem, após as caixas de retenção a água passa por outras fases de reação anaeróbica e de filtragem – conforme detalhado nos itens a seguir – até ser armazenada em reservatório. Nesse caso, a água tratada é indicada para irrigação superficial, por aspersão ou gotejamento – com exceção das áreas de cultivo de alimentos. Na irrigação por aspersão, a água é bombeada sob pressão e espalhada nas plantas por pequenos orifícios em tubos. Na irrigação por gotejamento, há gotejadores na tubulação que liberam a água lentamente.

  REAÇÃO ANAERÓBIA BACTERIANA

Um reator anaeróbio (sem oxigênio) é subdividido em compartimentos. A água cinza entra pela parte superior do primeiro compartimento e é encaminhada por meio de tubulação vertical, de onde segue em fluxo ascendente até as demais câmaras. Nos compartimentos, há reações que decompõem a matéria orgânica da água cinza. Essas reações produzem biogás, que é eliminado na atmosfera por meio de uma tubulação no último compartimento. 

Reator Anaerobio
Reator Anaerobiowww.deltasaneamento.com.br

FILTRAGEM

A filtragem é feita por meio da passagem da água em reservatórios com areia e com carvão ativado. Este último ajuda a eliminar o odor de substâncias químicas, enquanto a areia filtra por meios físicos (retenção) e bioquímicos (oxidação) a água residual devido aos micro-organismos fixos das superfícies dos grãos de areia.

TRATAMENTO COMPLETO

O tratamento completo é mais aconselhável quando há um grande volume de águas cinzas disponíveis para reuso. Nesse sistema, são eliminados da água os saponáceos e o óleo. O reuso da água nesse tratamento é indicado para lavagem de automóveis e outros usos que requerem contato direto do usuário com a água. 

APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS

À água cinza em tratamento são aplicados produtos químicos por meio de dosadores. Normalmente, aplica-se carbonato de sódio, sulfato de alumínio e cloro.

FLOCULAÇÃO

A adição dos compostos químicos à água cinza é seguida pela agitação mecânica do efluente em um tanque com pás que se movem lentamente, promovendo a floculação dos sólidos (formação de flocos por aglutinação de partículas) dissolvidos. A união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões, facilita a separação dos flocos, que são decantados ao final.

Tanque de Floculação
Tanque de Floculaçãowww.terrassistemas.com.br

 FILTRAGENS

Por meio de filtros lentos, promovendo-se polimento da água de reuso para garantir o padrão desejado. 

Tanque de Filtragem e Reator
Tanque de Filtragem e Reatorwww.terrassistemas.com.br


PROCEDIMENTO OPERACIONAL

Procedimento Operacional padrão da (ETAC)

O objetivo é estabelecer um procedimento para a operação de Estação de Tratamento de Água Cinza.

 IDENTIFICAÇÃO  DOS EQUIPAMENTOS

Fluxograma do tratamento de Água

1. Bombas de sucção (BBA – 001 e BBA – 002) bombas de elevação da água do reservatório de Água Cinza para o tanque de floculação / decantação (TQA – 001).

2. Bomba dosadora de hipoclorito de sódio (BBD – 001); bomba de injeção de cloro no sistema.

3. Tanque de hipoclorito de sódio (TQP – 001)

4. Bomba dosadora de floculante (BBD – 002);bomba de injeção de floculante no sistema

5. Tanque de Floculante (TQP – 002) Reservatório para solução floculante.

6. Bomba dosadora (BBD – 003)

7. Tanque de produto (TQP – 003)

8. Bomba dosadora (BBD – 004)

9. Tanque de produto (TQP – 004)

10. Tanque de decantação / floculação (TQA – 001)

11. Tanque de decantador final (TQA – 002)

12. Bombas de filtração (BBA – 003 e BBA – 004) bombas de sucção do TQA – 002 para filtração através do filtro multimídia (FTP – 001) e filtros polidores (FTP – 002 e FTP – 003)

13. Filtro multimídia de profundidade (FTP – 001)

14. Bomba de retro lavagem do FTF – 001 : BBA – 005

15. Válvula automática do FTF – 001 : VAT – 001

16. Filtro polidores FTP – 001 e FTP – 002

 Procedimento

SISTEMA DE OPERAÇÃO

• Verificar se o sistema está com válvulas corretamente alinhadas
.

• Ligar o quadro de comando elétrico no modo automático. Bomba de sucção BBA – 001 ou BBA – 002 do reservatório de Água cinza.

 O sistema automático ligará as bombas dosadoras de produtos químicos BBHD -001 e BBD – 002 e produzira águas cinza para floculação e decantação no TQA – 001 A água decantada por transbordamento do TQA – 001 passara para o TQA – 002. A bomba de filtração BBA – 003 e BBA – 004será ligada quando o automático de nível inferior do TQA – 002 for acionado iniciando o processo de filtração através do filtro FTP – 001 e filtro de polidores FTP – 002 e FTP – 003 sendo armazenada na cisterna de água cinza tratada. 

 SISTEMA  DE REGENERAÇÃO 

O sistema possui um filtro multimídia (FTP– 001) com válvula micro processada (VAT – 001) que está programada por técnico especializado para realizar as limpezas em tempo previamente determinado. Nenhuma alteração deve ser realizada no programa da válvula sem autorização do técnico.

 AÇÕES COMPLEMENTARES PARA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ÁGUA  

• Verificar o tanque TQP – 001 e TQP – 002estão com os devidos produtos e devidamente identificados.

• Verificar se a bomba de sucção BBA – 001 e BBA – 002, bomba dosadora BBA – 001 e BBA – 002estão ligadas em seus parâmetros de ajustes estão de acordo com o estabelecido, descrito abaixo:

o BBD – 001 – Bomba dosadora de hipoclorito de sódio

o BBD – 002 – Bomba dosadora flocurante

OBS: Estes parâmetros não poderão ser alterados sem a prévia.

PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA

O sistema de Água somente funcionará, produzindo água dentro dos parâmetros de água de reuso, se todos os itens acima descritos forem corretamente seguidos.

Abaixo segue algumas das possíveis não conformidades e suas respectivas ações corretivas.

Conformidades e ações

NÃO CONFORMIDADEAÇÃO CORRETIVA 
O sistema de água não funciona Verificar se há energia elétrica no sistemaVerificar se há energia elétrica no sistema
O sistema não produz ÁguaVerificar se há alimentação de água bruta para o sistema (bomba de sucção com entrada de ar ou falta de água no poço)

Verificar se o alinhamento (linhas e válvulas) 
A água produzida não apresenta bom aspectoVerificar se as bombas dosadoras estão funcionando ou se falta produto em seus respectivos tanques.

Hotel Linx

Conclusão

Após o término da pesquisa, concluirmos a necessidade de informarmos a população a importância e a eficiência do reuso não só apenas de águas cinza mais sim o reuso de todo tipo de água ate porque a água é um bem que já é comprovado que é escaço pois com o atual crescimento demográfico ele se torna uma das maiores riquezas que temos, devido ao seu grande desperdício quanto mais cedo conseguirmos alertar que temos que adotar práticas de reúso poderemos amenizar o sofrimento futuro de escassez de água.

 No nosso ponto de vista achamos que isto deveria ser uma politica aplicada pelos governantes que investiriam em politicas informativas para a população com diretrizes de utilização de águas de reuso tendo em vista que as águas cinza em uma casa popular representa em media 80% do consumo, imaginem uma economia como esta, além de estarmos fazendo uma economia financeira faríamos um benéficio enorme ao meio ambiente podendo assim ter a consciência de desenvolvimento sustentável

 O reuso planejado com implantações de sistemas corretos não fazem apenas economia d’água mais sim diminui a poluição e ajuda ao meio ambiente podendo assim chamarmos de gestão ambiental.

 Hoje temos que focar tudo que fazemos em impactos ambientais, tendo em vista que com o sistema de reuso traremos um beneficio enorme para o meio ambiente podemos diminuir o impacto de poluentes pois estaremos tratando e consumindo toda água cinza de uma unidade autônoma.

 Se hoje o governo fizesse pequenos investimentos em politicas de reuso o ganho futuro seria enorme pois o país tem um grande desperdício de água e várias pessoas não tem acesso a este bem maior, a economia do governo com a diminuição de doenças ligadas a poluição seria tão grande que o governo poderia investir em levar água para quem tem sede.

 Resumindo não podemos mais deixar de lado a consciência de sustentabilidade pois o planeta só sobrevivera caso esta consciência seja exercida.

 Estas normas a seguir NBR 13.969/1997 e NBR 15527/2007 são as que não podemos deixar de lado quando pensamos em reuso pois elas falam justamente nos níveis aceitáveis para reuso.

 Em nosso estudo podemos tirar grandes exemplos de economia com reuso, pelas informações do site http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2319331 da imprensa rj podemos dizer que em um consumo médio de 30m³ de água mês (uma residencia popular) o preço a pagar pelo consumo de água seria em média R$ 126,46 levando em consideração que o consumo de águas cinzas é de aproximadamente 80% do consumo total, teríamos uma economia aproximada de R$ 101,16 com esta economia alem de ajudar nas finanças ajudaria também em manter o meio ambiente sustentável.

 Tendo em vista tudo que apresentamos em nossa pesquisa podemos dizer que há vários tipos de implantarmos o reuso em nossa residencia ou mesmo em um condomínio que terá uma economia melhor ainda e sem contar com a diminuição de poluentes podemos fazer de modo individual ou coletivo ou mesmo com incentivos do governo porem o nosso maior inimigo somos nos mesmo porque temos como nosso maior desafio a implantação deste sistema em nosso meio ambiente e quando isto acontecer teremos um futuro sustentável e a preservação do nosso bem maior a “água”.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica