RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

ESCOLA TÉCNICA SUPREMO REDENTOR

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

CAIO CRISTIANO SILVA FERREIRA

Resumo

O presente Estágio Supervisionado de Enfermagem possibilitou a vivência da realidade hospitalar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: passagem de plantão; cumprimento de escalas; atendimento direto aos pacientes; documentação das prescrições de enfermagem e avaliações da assistência de enfermagem em documentos anexos ao prontuário do paciente; acompanhamento de atividades de formação continuada; desenvolvimento de ações de prevenção e controle de infecção hospitalar e doenças transmissíveis; participação em eventos e projetos de educação em saúde; e planejamento e avaliação dos serviços executados. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Enfermagem atuar futuramente no mercado de trabalho, mediante aperfeiçoamento prático, técnico em Enfermagem e relacionamento profissional

Palavras-chave: Saude, Realidade Hospitalar , Prevenção

Abstract

The present Supervised Nursing Internship made possible the experience of the hospital reality, allowing the accomplishment of diverse activities, such as: shift; Scaling; Direct patient care; Documentation of nursing prescriptions and nursing care assessments in documents attached to the patient’s chart; Follow-up of continuing education activities; Development of actions to prevent and control nosocomial infection and communicable diseases; Participation in health education events and projects; And planning and evaluation of the services performed. Therefore, there was the complete preparation that allows the Nursing student to act in the future in the job market, through practical improvement, nursing technician and professional relationship

Palavras-chave: Health, Hospitality, Prevention

Introdução

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de seus profissionais, que no caso específico do curso de Enfermagem possibilita atuação na área técnica no campo da saúde e, também, na rede de ensino pública ou privada de nosso país.5477

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor-Orientador e/ou profissionais credenciados.

O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional. Cabe a cada Instituição de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatória, sempre seguindo critérios gerais definidos pela Legislação específica e demais normas relativas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim, o Estágio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES) a qual o aluno está vinculado.

O Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem da Escola Tecnica Spremo Redentor deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno de Enfermagem com a realidade dos profissionais de saúde.

Desenvolvimento

O presente Estágio Supervisionado de Enfermagem possibilitou a vivência da realidade hospitalar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: passagem de plantão; cumprimento de escalas; atendimento direto aos pacientes; documentação das prescrições de enfermagem e avaliações da assistência de enfermagem em documentos anexos ao prontuário do paciente; acompanhamento de atividades de formação continuada; desenvolvimento de ações de prevenção e controle de infecção hospitalar e doenças transmissíveis; participação em eventos e projetos de educação em saúde; e planejamento e avaliação dos serviços executados. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Enfermagem atuar futuramente no mercado de trabalho, mediante aperfeiçoamento prático, técnico em enfermagem e relacionamento profissional.

O produto final do Estágio foi esse Relatório de Estagio Supervisionado de Enfermagem, que foi realizado no Hospital Regional DR. ANTENOR ABREU (H.R.A.A), Pinheiro, Estado do Maranhão. Nessa Unidade de Saúde, o aluno-estagiário cumpriu suas atividades, sempre acompanhado pela supervisão do Professor-Orientador.

Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condições foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realização das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma intervenção direta do aluno-estagiário por meio da proposição de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO

Abertura de horário:

O inicio das atividades do Hospital Regional DR. Antenor Abreu , da inicio as 07:00 horas da manhã , onde ocorre a troca de plantão da equipe de enfermagem do dia anterior , apos estarem estabelecidos nos seus devidos postos da inicio a mais um dia de atividades no hospital

 Evolução

As anotações de enfermagem são todos os registros das informações do paciente, das observações feitas sobre o seu estado de saúde, das prescrições de enfermagem e sua implantação, da evolução de enfermagem e de outros cuidados, entre eles a execução das prescrições médicas.

As anotações de enfermagem são o meio utilizado pela enfermagem para informar sobre a assistência prestada e, como consequência, uma fonte disponível para avaliação da eficiência e eficácia dessa assistência. Assim, demandam clareza em relação a sua forma e conteúdo, a fim de garantir a compreensão e a legibilidade da informação.

Verificação de SSVV

Os sinais vitais, provavelmente é um dos procedimentos que a enfermagem mais realiza no seu dia a dia, sendo assim vamos aborda-la com detalhes.

As alterações das funções corporais geralmente se refletem na temperatura do corpo, na pulsação, na respiração e na pressão arterial, podendo indicar enfermidades. Por essa razão são chamados sinais vitais.

A avaliação dos sinais vitais instrumentaliza a equipe de saúde na tomada de decisão sobre as intervenções. Essas medidas fornecem informações muito importantes sobre as condições de saúde dos pacientes, pois é um método eficiente de monitoramento

Preparo e administração de medicações

Administração de medicamentos é o processo de preparo e introdução de medicamentos no organismo humano, visando obter efeitos terapêuticos. Segue normas e rotinas que uniformizam o trabalho e, todas as unidades de internação, facilitando sua organização e controle.

Administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem.

Auxilo na colocação de sondas 

Sondagem é a colocação de sondas nos orifícios naturais do organismo ou através de abertura da pele com a finalidade de extrair líquidos retidos, diagnóstico ou penetração de alguma substância. As sondas são em geral de borracha ou plásticos semi-rígidos, atóxicos. São de secção cilíndrica e comprimentos variáveis para atingir órgãos em várias profundidades. São usadas de preferência tubos confeccionados de PVC por serem atóxicos, de superfície lisa e terem baixo poder aderente às secreções

Nebulização , oxigenoterapia

É a administração de oxigênio medicinal através de via inalatória, com finalidade terapêutica de prevenir ou melhorar a hipóxia tecidual, mantendo no ar inspirado uma concentração de gás capaz de oxigenar adequadamente o sangue que sai dos pulmões.

Embora haja vários tipos de gás medicinal – como hélio, dióxido de carbono, óxido nitroso, nitrogênio – o mais comumente usado é o oxigênio (O2): o oxigênio é um gás inodoro, incolor, altamente combustível e indispensável à vida humana. É um medicamento e deve ser utilizado com cutela e sob prescrição médica

Atividades Realizada no Estagio

Nesse período, tive oportunidade exercer atividades de atendimento em Enfermagem em muitos departamentos do Hospital Regional Dr Antenor Abreu, como: Enfermarias, Ambulatórios, Serviço de Atendimento Móvel Urgente e etc. Além disso, participei de inúmeras atividades externas, em Projetos, Programas e Eventos específicos.

Nas Enfermarias participei de atividades de atenção primária, secundária e terciária, atuando na assistência de Enfermagem às crianças e adolescentes, às mulheres, aos adultos e aos idosos. As atividades desenvolvidas foram as seguintes: (1) passagem de plantão; (2) realização de escala no período de descanso e lanche dos funcionários do Hospital; (3) realização de escala completa de trabalho nos turnos diurno e noturno; (4) prescrição de assistência de enfermagem; (5) encaminhamento de paciente a exames conforme rotina da instituição; (6) atendimento de Enfermagem na Urgência e Emergência; (7) acompanhamento de atividades de educação continuada oferecida aos profissionais locais; (8) realização de cuidados diretos de Enfermagem para atendimento de pessoas vítimas de queimaduras graves; (9) participação na prevenção e controle de forma sistemática a infecção hospitalar e de doenças transmissíveis; e (10) acompanhar o planejamento de previsão de recursos materiais e humanos.

Conclusão

Este Relatório de Estágio Supervisionado em Enfermagem apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante minha formação técnica em enfermagem na Escola Técnica Supremo Redentor.

Através de diversas atividades supervisionadas por profissionais extremamente qualificados e empenhados na transmissão dos conhecimentos e orientação da prática de atendimento em Enfermagem pude aplicar os inúmeros conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas ao longo da graduação. Assim, pude aplicar e desenvolver todas as informações e experiências adquiridas de forma árdua, porém com extrema gratificação, pois hoje posso concluir que me considero apto e capaz de assumir a responsabilidade de estar na posição de Técnico em enfermagem.

Sei que ficar na posição de observador/ telespectador, só criticando a qualidade da saúde sem conhecer a realidade dos Hospitais, Policlínicas e Postos de Saúde é fácil. Mas, essa oportunidade que tive de vivenciar a prática numa instituição de saúde pública, colocando-me no lugar dos profissionais que lidam diariamente com essa dura realidade permitiu que eu identificasse as várias causas que contribuem para as deficiências e carências amplamente difundidas pela mídia em geral.

É certo que as condições de trabalho e os estímulos relacionados ao aprimoramento profissional também devem fazer parte da pauta de prioridades dos gestores públicos responsáveis pela saúde, em todos os níveis, municipal, estadual e federal, melhorando a qualidade do atendimento da população e proporcionando maior segurança aos trabalhadores de Enfermagem.

ANEXO A Relatório parcial de introdução a enfermagem

Fundamentos de Enfermagem Básica – inclui informações sobre as habilidades que o estudante de enfermagem precisa ter para o sucesso na profissão, como princípios de microbiologia, controle de infecções e medidas de isolamento (Precauções-Padrão), crescimento e desenvolvimento, comunicação, documentação, processo de enfermagem, orientação ao cliente enfermo, aspectos culturais, terapias complementares/alternativas, conceitos de bem-estar, estresse/ansiedade, cuidados no fim da vida, repouso e sono, segurança/higiene, nutrição, equilíbrio de fluidos/eletrólitos/ácido-base, administração de medicamentos, terapia IV, avaliação, tratamento da dor, exames diagnósticos e procedimentos de enfermagem. 

Período : 15/08 a 19/08

Área : Fundamento da Enfermagem

Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • Clínica cirúrgica – pré e pós operatório. O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia. Levar o paciente as melhores condições possíveis para cirurgia, para garantir-lhe menores possibilidades de complicações. Cada paciente deve ser tratado e encarado individualmente , 

    Período : 17/09 a 21/09

    Área : Clínica Cirurgica 

    Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • Clinica medica – É um setor hospitalar onde acontece o atendimento integral do indivíduo com idade superior a 12 anos que se encontra em estado crítico ou semi-crítico, que não são provenientes de tratamento cirúrgico e ainda àqueles que estão hemodinamicamente estáveis, neste setor é prestada assistência integral de enfermagem aos pacientes de média complexidade.

    Período : 26/09 a 30/09

    Área : Clínica Medica 

    Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • Urgência e emergência – são dois termos usados na área da Medicina, e muitas pessoas os confundem. Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte, e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo.

    Período : 24/10 a 28/10

    Área : Urgencia e emergencia  

    Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • Saúde Pública – define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.

    Período : 22/08 a 26/08

    Área : Saúde Pública 

    Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • Saúde Geriátrica  – O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo. A população geriátrica é heterogênea, idosos de mesma idade podem ter qualidade de vida completamente diferente. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável quando comparado com outro de mesma idade sem doenças controladas e com incapacidades e sequelas. Para o geriatra o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.

    Período : 12/09 a 16/09

    Área : Saúde Geríatrica 

    Local: Hospital Regional DR. Antenor Abreu

  • A pediatria – é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.

    Período : 12/09 a 16/09

    Área : Pediatria

    Local: Hospital Materno Infantil

  • Saúde Mental – é uma condição na qual o ser humano alcança o que se denomina de bem-estar integral, o qual engloba as esferas orgânica, psíquica, social e espiritual; portanto, não diz respeito apenas à carência de enfermidades e fraquezas , Na verdade, trata-se de atingir um padrão de vida mais elevado, no sentido afetivo e na maneira como se busca o conhecimento, ou seja, é a capacidade de apresentar um equilíbrio estável entre as aquisições interiores e as experiências ou pressões exercidas pelo mundo exterior.

    Período : 22/08 a 26/08

    Área : Saude Mental

    Local: Centro de Atenção psicossocial – (Cap’s)

  • Obstetrícia – é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério) , O termo “obstetrícia” vem da palavra latina “obstetrix”, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à “mulher assistindo à parturiente” ou “mulher que presta auxílio”.

    Período : 12/09 a 16/09

    Área : Obstetricia

    Local: Hospital Materno Infantil

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica