RELATÓRIO DO ESTAGIO

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

RELATÓRIO DO ESTAGIO

MARIA WEILLANE FELIX GOMES

Local do estágio : Joaquim Leite Teixeira

Supervisor no local de estágio: Joana D'arc Machado Bezerra

Introdução.

A escola é uma organização que, como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família. Mais ainda, uma instituição que, em complementos com às famílias, tem a missão de educar. A experiência na escola pode desenvolver ou não os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.

Como o papel do secretário de escola confunde -se com o de administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades internas e externas, dependendo, em boa medida de seus secretários.

Por isso é de grande importância sua atuação no ambiente escolar não apenas como um gerenciador, mas como um elo entre a comunidade, o alunado e o corpo docente da instituição.

 O estágio Supervisionado do Curso Técnico em Secretariado Escolar foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Joaquim Leite Texeira da rede pública que está localizada na Rua Joaquim Leite Teixeira, 260, Bairro Centro, sendo iniciado no dia 03 de maio de 2021, e término no dia 07 de junho de 2021, com todas a medidas cabível para prevenção do covid-19, o qual se deu com apresentação e entrega do ofício para a devida realização, sendo direcionada à diretora e a secretária.

O estágio supervisionado, desenvolvido no ambiente escolar, visa à preparação para mercado de trabalho produtivo de futuros profissionais.

Art. 1 o_ Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no

ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam f requentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (BRASIL,2008, p.1).

objetivo do estagio  

Aperfeiçoar o conhecimento adquirido a o longo do Curso Técnico em Secretariado Escolar Compreender que a Secretaria Escolar é o suporte documental da vida escolar dos alunos e do funcionamento da escola que, muito mais que a alma, a Secretária Escolar é também seu principal órgão vital, onde sem ela não se pode prosseguir com a Instituição de Ensino. 

Adquirir experiências e conhecimentos nas atividades desenvolvidas durante o Curso Técnico em Secretaria Escolar, bem como as competências e habilidades desenvolvidas durante o curso. 

Conquistar um lugar no mercado de trabalho, pois é de enorme importância para a qualificação do profissional para atender as exigentes demandas e as necessidades do mercado educacional, formando profissionais aptos para atuar com competência no setor, realizando desde o atendimento a cliente s externos e internos, assessoria na gestão administrativa d a escola e na sistematização de rotina de trabalho.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLa

  DA IDENTIFICAÇÃO

A Escola de Ensino Inf. e Fund. Joaquim Leite Teixeira, com sede no Distrito de Quitaiús, à Rua Joaquim Leite Teixeira, 260, é uma instituição da rede oficial do Município de Lavras da Mangabeira, Estado do Ceará.

O Estabelecimento de Ensino foi fundado no mandato do Prefeito Municipal Olavo Leite de Macedo, em sua gestão municipal no ano de 1976, funcionava  02(duas) salas de aulas, diretoria, secretaria, cantina e banheiros. No ano de 2001, após passar por uma ampla reforma, com recursos do FUNDEF, a escola Joaquim Leite foi inaugurada no dia 20 de agosto de 2001, na gestão do  senhor Francisco Aristides Ferreira, prefeito da epoca, 12 salas de aulas, 01 diretoria, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 cantina 03 salar no 1º andar, 01 patio coberto, e banheiros femininos e masculinos. Apos a reforma a escola passou a funcionar de forma unificada, uma vez que, foram extintas as outras escolas existentes na sede do distrito. 

 DA ESTRUTURA

 A escola mantem em sua estrutura administrativa os seguintes órgãos e serviços:

a. Congregação de Professores;

b. Conselho Escolar;

c. Direção administrativa;

d. Secretaria escolar;

e. Biblioteca;

f. Arquivos;

g. Organização estudantil: Grêmio Estudantil

h. Organização comunitária: Associação de Pais e Comunitários - APC.

APRESENTAÇÃO DA VISÃO, MISSÃO, OBJETIVO E METAS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Joaquim Leite Teixeira tem como:

VISÃO 

Ser um referencial d e educação no município na formação humana e social dos educandos, para uma atuação crítica, participativa e comprometida com o meio em que vive.

OBJETIVOS 

Acompanhar e garantir a oferta dos 200 dias letivos e às 800 horas aulas anuais ofertadas.Assegurar um ensino de qualidade, oferecendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de um trabalho coletivo, levando em consideração a formação de sujeitos concretos: éticos, participativos e criativos.

 MISSÃO

Desenvolver um trabalho participativo com a com unidade escolar priorizando sempre o desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.

atividades desenvolvidas no Estágio

Ao começar meu estágio, fui apresentada à diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Joaquim Leite Teixeira munido de toda a documentação necessária para a realização do referido estágio a secretaria escolar que tem a seu cargo a execução do plano letivo e de funcionamento da atividade escolar, bem como a gestão e atualização do processo administrativo-pedagógico individual dos alunos.

Ao iniciar procurei desempenhar as atividades atribuídas pela secretária de forma clara e objetiva, não tive muitas dificuldades nos trabalhos desenvolvidos e pude aprender ainda mais com os esclarecimentos da secretária que busca direcionar tudo com muita atenção e responsabilidade.

Dando continuidade ao estágio, sobre orientação da secretária examinei a escrituração d e transferências, históricos escolares, requerimentos e ofícios, notas de alunos nos boletins de 1º ano ao 9º ano e declarações de transferências ensino fundamental, observei alimentei o SISP 2021 da escola, o SIGE ESCOLA, o SAAP e as prestações de conta do PDDE e notei quais são os documentos necessários para a matricula.

Foi interessante acompanhar o trabalho da secretária na organização e no preenchimento das fichas de frequência mensal dos servidores, preenchimento de declarações do bolsa famílias, o no livro de matriculados alunos.

O estágio proporcionou a análise e leitura do PPP e dos projetos de ensino desenvolvidos no decorrer do ano letivo a fim de assegurar a qualidade do ensino e da educação e a formação da cidadania, passaporte indispensável a participação na ampla da sociedade e que todos alunos e alunas buscam adquirir na escola.

Em relação às diferentes funções atribuídas, observei que a auxiliar administrativa é responsável pela multiplicação de notas bimestrais controle de notas e faltas de diários, preenchimentos do caderno que autoriza a entrada e saída de alunos no horário de aula por motivo justo, no controle de aulas prevista e dadas e na organização e verificação de documentos pendentes de alunos, e verificação de atestados médicos de professores.

Juntamente com secretaria observei e analisei cadernos de notas de anos anteriores, arquivos passivos e ativos,  notei que são organizados por ordem numéricas, fiz leitura de documentos que autorizam o funcionamento da escola, e a regularização das modalidades d e ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

Conclusão

O presente estágio do Curso Técnico de Secretaria escolar teve como objetivo mostrar o aprendizado, e os conhecimentos alcançados e serviu para pôr em prática as informações teóricas adquiridas no curso e a sua utilização no cotidiano em uma instituição bem como traçar o perfil institucional do local onde o estágio foi realizado, por meio da leitura de documentos, observação da rotina da secretária, e atividades desenvolvidas durante o período de estágio.

  O profissional de secretaria escolar possui atribuições e responsabilidades de grande relevância para o bom desempenho da escola e é elemento de análise para o credenciamento e funcionamento de uma escola de acordo com a legislação vigente.

Esse estágio veio como um desafio, mesmo com toda a concorrência, o secretário(a) profissional tem oportunidade de atuar em diversas frentes, isso devido a seus conhecimentos, qualidades e competências. Um fato muito importante que observei no decorrer do estágio, os trabalhos desenvolvidos pela secretaria são feitos em equipe, com isso tudo flui melhor.

As normas de funcionamento e os valores implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade de ensino interferindo de maneira significativa sobre formação dos alunos: (parâmetros Curriculares Nacionais).

Há quem diga que a secretária é o “coração da escola”, pois sem ela não existe histórico do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição como um todo. É muito importante valorizar este departamento e considera -la dentro da política escolar, pois é a secretária a responsável por todos os eventos burocráticos e legais de funcionamento da instituição de ensino.

Referências

CostaLusimar SilvaESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Disponível em: http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1285/585. Acesso em: 3 ago. 2021.

LIMATHEREZA CRISTINA DE SOUZAO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVOUMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/133.pdf. Acesso em: 3 ago. 2021.

Santana OliveiraLarissaSECRETARIA ESCOLAR CAMPO DE ESTÁGIO ADEQUADO PARA OS DISCENTES DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO?. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11396/2/Larissa_Santana_Oliveira.pdf. Acesso em: 3 ago. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica