RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA METRÓPOLE IMOBILIÁRIA

CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃOSua universidade

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA METRÓPOLE IMOBILIÁRIA

JOADSON DE ANDRADE SILVA FERREIRA

Orientador: Adriana Moraes


Introdução:

Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas como estagiário do curso de transações imobiliárias na empresa Metrópole Imobiliária, no município de Feira de Santana, na Bahia, como componente curricular obrigatório, para a formação. As atividades práticas ocorreram entre os dias 24 de maio ao dia 06 de julho de 2021 No ambiente de trabalho ficam mais perceptíveis ao estagiário as relações sociais e diversas particularidades, é um ambiente caracterizado por oportunidades de reflexão e debate. É um local ideal para que nós, aspirantes à profissão de corretor, possamos ter contato com situações reais inerentes a esse ofício. Por esta razão, há a necessidade do aluno de transação imobiliária conhecer e interagir em uma empresa durante seu período de formação, na condição de estagiário, agregando a prática ao conhecimento teórico. 

O objetivo principal é fazer a consonância do que é estudado no curso técnico com o que é praticado nas empresas. O aluno começa a vivenciar relações entre profissionais e clientes, bem como a importância da aplicabilidade das informações adquiridas ao longo do curso. Este relatório pretende demonstrar as experiências vivÍdas na empresa Metrópole Imobiliária, durante o período de estagio.

 .

A Empresa:

           A Metrópole Imobiliária, é uma empresa voltada a venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais. Inaugurada em 2017 pelos irmãos e sócios Thiago e Diego, ambos corretores de imóveis. A empresa funciona na rua Barão do Rio Branco, nº 1483, no centro da cidade de Feira de Santana, na Bahia. Possui 04 vagas de estacionamento, 01 recepção, 01 sanitário de uso comum, e 04 salas, utilizadas pelos 04 corretores que prestam serviços a empresa. Todas as salas possuem computadores e impressoras, bem como acesso a internet. A empresa além do atendimento presencial, nas instalações físicas, bem como em visita a clientes, também atende virtualmente, e divulga todos os produtos em mídias sociais. Os dois sócios se dividem: enquanto Diego trabalha mais com imóveis para locação, usados, venda de terrenos e imóveis usados, Thiago trabalha mais com imóveis residenciais, principalmente com lançamentos residenciais em condomínios fechados.

Desenvolvimento:

O estágio supervisionado é um instrumento obrigatório, de acordo com a Lei de Diretrizes e bases (LDB 9394/96), que estabelece a regulamentação para que o aluno vivencie as práticas referentes à sua área de atuação, e permite a articulação entre o ambiente escolar e o ambiente de trabalho, pois através dele foi possível ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento da empresa assim como os conhecimentos teóricos expressos na orientação realizada.

O estágio se desenvolveu nas instalações da própria imobiliária, sempre no turno matutino, entre 08:00 e 14:00 horas, no período de 24 de maio de 2021 á 06 de julho de 2021, totalizando 210 horas. Inicialmente me foi apresentado as instalações físicas da imobiliária, bem como a equipe de profissionais, logo em seguida um dos proprietários, Diego, me explicou sobre o funcionamento do serviço e me ofereceu dicas. Estabeleceu os dias e horários que eu iria estagiar, e logo em seguida me encaminhou para seu irmão e sócio, o Thiago, que me falou sobre o segmento de venda de imóveis residenciais em condomínios, sobretudo os de lançamento. Durante o período foram desenvolvidas as seguintes atividades: 

  • Recepção dos clientes que procuravam á imobiliária
  • Acompanhamento nas atividades de captação de imóveis para venda, e ou locação;
  • Visita as casas decoradas em stand de vendas das construtoras;
  • Acompanhamento na atividade de contatar os clientes compradores, com o objetivo de identificá-los conforme suas características econômicas e detectar as necessidades e desejos desses clientes, através de mídias sociais;
  • Atendimento ao cliente no escritório, contemplando atividades de apresentação das opções de imóveis e loteamentos disponíveis para venda.
  • Cadastramento de clientes para a venda de imóveis;
  • Preparação de documentos para elaboração da Pasta de Análise de Crédito para ser submetida ao correspondente bancário.

            

Conclusões

           Percebemos que o estágio é extremamente importante para o aluno, pois é através dessa experiência que ele compreende melhor a teoria estudada, e experimenta na prática o ser corretor de imóveis, com a segurança de ser amparado por profissionais habilitados, como supervisores. É uma profissão que trabalha com pessoas, e a forma de como tratar os clientes e entender o que eles tem de necessidade se aprende praticando. Inicialmente um tanto quanto nervoso, após as primeiras atividades, vem a segurança em praticar.

As tecnologias e a comunicação se evoluem de forma rápida e constante e os clientes, enquanto cidadãos do mundo evoluem na mesma velocidade, onde podemos concluir que não há lugar para corretores que não acompanhem essa evolução.

 

Disponível: http://estacio.webaula.com.br/BiBlioTECA/Acervo/Complementar/Complementar_62471.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

Referências

. Disponível em: http://estacio.webaula.com.br/BiBlioTECA/Acervo/Complementar/Complementar_62471.pdf. Acesso em: 22 out. 2020. Acesso em: 24 jul. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica