RELATÓRIO DE ESTAGIO 8° PERÍODO NUTRIÇAO

CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE

RELATÓRIO DE ESTAGIO 8° PERÍODO NUTRIÇAO

FABRICIO CRISTIANO CHIERATTO

Introdução

O SUS possui uma extensa rede de atendimento e diversos centros de saúde fazem atendimento ao público e se distribui de acordo com as demandas, todos os municípios tem localizados as UBS que fazem atendimento mais localizados com alguns atendimentos básicos e parte da rede com 8 unidades e PAS são 4 unidades  e conta também nas áreas municipais centro de Imagens, Laboratório de analises odontologia, centro de fisioterapia, recentemente UTI móvel e centro de urgência com unidades móvel de resgate com atendimento ao município.

Desta rede possui incluso com tratamentos específicos casos mais direcionados como; Psicologia, Urologia, Clinico geral, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutricionista no Centro de Saúde “Prof. Felício Vita Júnior” recebe casos específicos a ser tratados neste centro de saúde. 

O atendimento nutricional tem recebido pessoas que são encaminhadas das UBS e PAS para atendimentos nutricionais no centro de saúde com agendamento existe uma alta demanda por atendimento de patologias mais importantes da faixa etária infantil ate idosos com as seguintes patologias: obesidade com as categorias sobre peso grau 1, grau 2, grau 3, diabetes melitos 2 e insulino dependentes, diabetes tipo 1, hipotireoidismo, hipercolesterolemia, hiperlipidemia mista, gordura no figado, hipertensos, autista, etc.. com tudo o atendimento se faz nas 4 horas de atendimentos diários.

 Os casos levianos como estético acaba não tendo tanta prioridade, o atendimento com retirada como medida antropométrica estatura, peso e IMC  orientações de caráter qualitativo com  as orientações nutricionais, dando preferencia a casos mais graves, se caso este paciente precisar de um novo retorno, precisa de um novo encaminhamento médico, casos mais graves tem atendimentos com ate  5 retornos dependendo do paciente e de sua evolução a aderir as  novas condutas. Nos momentos de pandemia os atendimentos contam com todas as indicações e praticas de prevenção contra covid 19 por isso as únicas medidas antropométricas feitas são estatura e peso com calculo de IMC.

NUTRIÇÃO CLINICA

A nutrição clinica é um campo da Nutrição faz analisa, observa e compõe  uma grade alimentar equilibrada e balanceada para pessoas com enfermidades e pessoas comuns, da faixa etária crianças, adultos ou idosos. Destaca se nos alimentos as características bioquímicas e fisiológicas, no entanto a nutrição vai muito alem disso;tem influencia pelo meio em que vivemos, costumes e hábitos, outros fatores também envolvidos são pela economia e psicológicos. todos os alimentos possuem uma enorme diversidade de nutrientes que são explorados e estudados, para que o corpo sempre apresente o melhor desempenho eos nutrientes estão divididos em seis grupos: Proteínas, carboidratos, Lipídios, Líquidos, Vitaminas e Minerais  (COSP, 2013).

ESTUDO DE CASO 

DADOS DA PACIENTE

Nome (M.B.F) / sexo: Feminino / Data de nascimento: 19/03/1980/ Idade:40  anos / Estado civil: Casada.

História da Doença Atual: Obesidade Grau 3 , Hipotireoidismo.

• Dados antropométricos: Peso = 125 kg Altura = 165 cm IMC = 45,9 

Aspectos clínicos: A paciente relata ter fadigas, cansaços. Provavelmente ta muito relacionado a metabolismo lento e o peso em excesso dificulta muito a mobilidade.” O dia-a- dia fica mais difícil realizar as atividades diárias”.

 Prescrição dietética

Hipocalórica 

Valor energético total; 2.064 Kcal 

Distribuição de macronutrientes; PTN 20% 109,64 g /  CHO 40,5% 211,58, g / LIP 38,6 g .

Interações fármacos x nutrientes ” Não há relatos de efeitos colaterais ocorridos nos sistemas cardiovascular, metabólico e nutricional, e músculo esquelético.” / “O cloridrato de fluoxetina pode ser administrado com alimentos sem que interações ocorram.” (BULA, 2020).

Totais de fibras 32,66 g

Líquidos; 4,375 da dieta.  

 Medicamentos

 Fluoxetina 20 mg 2 x ao dia.

 Parecer nutricional

 Paciente fez adequação de modelo alimentar, diz ter se adaptado ao modelo, aprendeu por próprio interesse de pesquisar,  precisava de um parecer profissional quando foi para atendimento, para saber se estaria adequado o modelo aplicado. M.B.F quis  usar um défice calórico em carboidratos e ter mais alimentos rico em fibras sabendo dos benefícios do mesmo para redução de peso.

 Teve afirmação com algumas orientações e adequações para atingir a TMB que estava abaixo do limite, adicionou uma refeição de lanche da tarde para atingir calorias necessárias para adequação.

 PARECER DO ALUNO

 Diante do resultado que M.B.F tinha conseguido com redução de 2 kg abaixo do peso anterior, pode se considerar que, com os reajustes a expectativa seria positiva no modelo usado.

RECORDATÓRIO alimentar

No recordatório alimentar a M.B.F relata ter se adaptado a uma semana e esta se dando muito bem com a nova rotina alimentar. Ingesta hídrica ate 2,5 litros de água por dia.

Figura 1 — RECORDATÓRIO M.B.F
RECORDATÓRIO M.B.FRecordatorio Alimentar

Conclusão

A M.B.F já chegou para consulta determinada a mudar e iniciou um modelo alimentar que pode ter facilitado já uma perda de peso pois o peso anterior apresentado na ficha médica constava 127 kg na data de 08/10/2020, e na data da consulta 10/11/2020 na pesagem constava a diferença, com  o peso de 125 kg teve uma mudança de hábito quando na consulta recebeu um alerta da médica. Foi decisivo da parte dela entender sua patologia e mudar seus hábitos.

Contudo pode ter tido algum imprevisto com a M.B.F a mesma não compareceu ao retorno agendado para data 01/12/2020. A paciente não compareceu, sem aviso prévio impossibilitando reter algum resultado.

REFERENCIA


https://storagemv.blob.core.windows.net/pdf/cloridrato_de_fluoxetina

www.cursosonlinesp.com.br

Fundado em 2013, o portal Cursos Online SP do Brasil, Cnpj 17.881.936/0001-71 se tornou rapidamente uma referência em cursos livres online.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica