QUICK MASSAGE NA PREVENÇÃO E NO ALIVIO DOS SINTOMAS DE LER/DORT

CCB – Centro de capacitação em beleza e saúde

QUICK MASSAGE NA PREVENÇÃO E NO ALIVIO DOS SINTOMAS DE LER/DORT

YAGO DE ALBUQUERQUE carvalho barbosa

Resumo

A Quick Massage é uma massagem derivada das técnicas orientais Shiatsu e Anmá. A técnica foi levada para os E.U.A. e propagada no começo da década de 80, pelo terapeuta David Palmer.
Seu trabalho começou a ganhar credibilidade em conjunto dos funcionários da Empresa Apple, fabricante de computadores. A empresa estava em uma fase difícil em relação ao alto índice de afastamento em decorrência dos casos de L.E.R. e D.O.R.T. . Em curto período de tempo , os ótimos resultados obtidos fizeram com que a técnica ganhasse o devido reconhecimento, evitando inúmeros casos de doenças relacionadas ao trabalho.
Vivemos numa sociedade onde cada vez mais se exige do trabalhador e, por vezes, é deixado de lado um fator muito importante, a qualidade de vida.
Hoje, o stress, a tensão e as pressões externas são fatores que contribuem cada vez mais para que ocorra o aparecimento de doenças provocadas pelo desgaste físico e mental.
Objetivos: Verificar a eficácia da técnica de quick massage em funcionários propensos a terem ou desenvolverem algum tipo de lesao por esforço repetitivo.
Método: Foram incluidos no estudo 5 ilustradores (2 homens e 3 mulheres) com idades entre 21 e 30 anos, os voluntários foram selecionados por meio de ficha cadastral. As sessoes de massagem tiveram duração média de 10 a 15 minutos e foram realizadas 1x por semana por um período de 3 semanas, as avaliações de dor, estresse, ansiedade e produtividade foram realizadas através da ficha cadastral juntamente com a escala analógica de dor e a escala de faces.
Resultados: Foi realizada uma média geral através da média aritmética na matemática, a “média” é um tipo de cálculo encontrado dividindo a soma de um conjunto de números, pela quantidade de números do conjunto os resultados obtidos foram uma redução no nível de ansiedade em 42%, no estresse de 35,98%, na redução de dores em 21,98% e um aumento de produtividade de 16%

Palavras-chave: Quick Massage. Estresse LER/DORT

Abstract

Quick Massage is a massage derived from the oriental techniques Shiatsu and Anma. The technique was brought to the U.S. and propagated in the early 1980s by therapist David Palmer.
His work began to gain credibility among employees of Apple Company, a computer maker. The company was in a difficult phase in relation to the high rate of remission due to cases of L.E.R. And D.O.R.T. . In a short period of time, the excellent results obtained made the technique gain due recognition, avoiding numerous cases of work-related diseases.
We live in a society where more and more is required of the worker and sometimes is left aside a very important factor, the quality of life.
Today, stress, tension and external pressures are factors that contribute more and more to the occurrence of diseases caused by physical and mental exhaustion.
Objectives: To verify the effectiveness of the quick massage technique in employees who are likely to have or develop some kind of repetitive strain injury.
Method: Five illustrators (2 men and 3 women) aged between 21 and 30 years were included in the study, the volunteers were selected by means of a cadastral record. The massage sessions had an average duration of 10 to 15 minutes and were performed 1x per week for a period of 3 weeks; pain, stress, anxiety and productivity evaluations were performed through the cadastral record along with the analogue pain scale and the Scale of faces.
Results: A general mean was obtained by means of the arithmetic mean in mathematics, the “average” is a type of calculation found dividing the sum of a set of numbers, by the number of numbers of the set the obtained results were a reduction in the level of anxiety in 42%, 35.98% stress reduction, 21.98% pain relief and a 16%

Palavras-chave: Quick Massage. stress. LER/DORT

Introdução

No Brasil, a síndrome de origem ocupacional, é composta de enfermidades que atingem os membros superiores, região escapular e pescoço, foi legitimada pelo Ministério da Previdência Social como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), por meio da Norma Técnica de Avaliação de Incapacidade.

Em 1997, com a emenda dessa norma, foi inserida a expressão Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A instrução normativa do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) usa a expressão LER/DORT para estabelecer o conceito da síndrome e declara que elas não são fruto exclusivo de movimentos repetitivos, mas podem ocorrer pela permanência de segmentos do corpo em determinadas posições, por um longo período de tempo. A necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades e a pressão imposta pela organização do trabalho são fatores que interferem significativamente para a ocorrência da síndrome.

Na década de 1990, houve um crescimento acelerado dos casos no Brasil; o que antes parecia uma síndrome isolada, causada pelo acaso do trabalhador exposto a riscos, transformou-se numa epidemia. Esse crescimento pode ser atribuído ao processo de reestruturação produtiva, que trouxe a precarização do trabalho, e ao reconhecimento social da LER, que se deu pela criação da Norma Técnica em 1991(RIBEIRO, 1997).

As lesões provocadas por estas situações causam dor contínua e intensa, atingindo segmentos extensos, com crises álgicas de duração variável. Outro ponto importante a ressaltar é o estresse, que não é uma doença, mas uma tensão física, mental e emocional que também podem levar ao surgimento da LER/DORT, um indivíduo estressado e sobrecarregado tem maior tendência a desenvolver essa síndrome pois seu organismo já está fragilizado (POLITO, 2006).

Trabalhadores, quando massageados regularmente, apresentam maior atenção, melhoraram a produtividade e sentem-se menos estressados. Pois, ao estimular a circulação sanguínea e linfática a massagem proporciona relaxamento, oxigenação das células, desintoxicação do organismo, libera as tensões auxiliando os músculos, cérebro, nervos e órgãos internos.

Segundo DOUGANS (2001) todas as partes do corpo recebem inervações da medula. A tensão anormal causa rigidez dos músculos da coluna vertebral, isso afeta os nervos e provoca dor.

A diminuição da dor se dá quando a tensão é diminuída, os músculos param de se contrair, e os vasos sanguíneos fluem rapidamente, levando nutrientes e oxigênio para todos os órgãos e tecidos do corpo.

referencial teórico

A PELE E A AÇAO NA DERME

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, e atinge 16% do peso corporal e desempenha múltiplas funções, como por exemplo, a camada córnea protege o organismo contra a perda de água e contra o atrito, pois recebe informações sobre o ambiente e ao mesmo tempo as envia para o sistema nervoso central.

 Assim como através de seus vasos sanguíneos, glândulas e tecido adiposo contribuem na termo regulação do corpo. E a melanina que é produzida na derme tem função protetora contra os raios ultravioletas. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)

O corpo humano é constituído por quatro tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, os tecidos são formados por células e moléculas.

Possuem atributos importantes para o funcionamento das células livres presentes nos fluídos do corpo, como a linfa e o sangue.

Segundo JUNQUEIRA e CARNEIRO (2004) a pele coberta a superfície do corpo e se apresenta constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme.

A epiderme diferencia-se por duas espessuras, a pele fina e a pele espessa. A pele espessa é encontrada nas palmas das mãos e na sola dos pés, já a pele fina recobre o corpo todo. Após a epiderme temos a derme, e dando continuidade a essa a hipoderme (tecido celular subcutâneo), que não faz parte da pele apenas serve de união com os órgãos subjacentes. É um tecido conjuntivo frouxo que pode acumular células adiposas, dando origem ao panículo adiposo. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)

Outro ponto importante nesse processo são os vasos e receptores sensoriais da pele.

Os vasos arteriais que suprem a pele formam dois plexos: um que se situa no limite entre a derme e a hipoderme e o outro entre as camadas reticular e papilar. Sendo 7 assim, uma das mais importantes funções da pele devida sua extensão e inervação sensorial, é receber estimulo do meio ambiente. Pois, a pele é o receptor sensorial mais extenso do organismo (JUNQUEIRA, 2004).

MERCADO DE TRABALHO

Desde o nascimento o ser humano já adquire atributos físicos e biológicos ligados a sua identidade cultural e familiar.

Através do trabalho a pessoa consegue sua identidade pessoal, independência financeira e o reconhecimento social, com isto sociedade que o trabalho passa ser uma parte integrante e essencial da vida numa sociedade produtiva (OLER et al 2006, apud HADDAD 2008, apud BARBOZA 2001 apud NUNES, 2004).

Na sociedade atual vivemos num processo constante de globalização e isso acaba impondo um ritmo acelerado de produção tecnológica e troca de maneira profunda as relações desenvolvidas no mundo do trabalho, por consequência há uma queda crescente na qualidade de vida da população trabalhadora (Heckert et al 2001).

O perfil cobiçado do mercado de trabalho é de profissionais organizados, comunicação interpessoal, autodesenvolvimento, autonomia, responsabilidade e resistência a pressão, estas qualidades e habilidades estão inclusas no modelo PETRA, este modelo político pedagógico idealizado na Alemanha é baseado na promoção de “qualidades pessoais” junto aos trabalhadores (BARROS, 2003).

A realidade é distante do perfil modelo, por isso o trabalho acaba se dando de forma desgastante, e com isso o trabalhador se torna estressado, cansado, frustrado e sua atividade passa a ser desgastante, gerando dores de cabeça, insônias, podendo até chegar a depressão, o que além de afetar sua vida profissional também afeta a pessoal.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A massagem, em combinação com exercícios, sempre foi preconizada como um cuidado com a saúde geral. Descobertas arqueológicas indicam que o homem pré-histórico usava linimentos e ervas para promover o bem-estar geral e adquirir uma proteção contra lesões e infecções (CASSAR, 2004)

Segundo Novaes (2017) ficar na mesma posição numa carga horária de 8 horas seja sentado ou em pé em conjunto com movimentos repetitivos acarreta uma série de enfermidades, as doenças enquadradas neste grupo compreendem uma diversidade de distúrbios funcionais e/ou orgânicos, que manifestam em seu portador sintomas comuns, muitas vezes inespecíficos como:

-Fadiga Muscular

-Dor e Parestesia

-Sensação de peso

-Mal estar

-Processos inflamatórios em tendões, ligamentos e bursas sinoviais

-Contraturas musculares etc.

Então é confirmado que as lesões por esforços repetitivos respondem por cerca de 75% de comunicados de acidentes de trabalho (ANDRADE, 1999)

Diante da gravidade desta situação nasceram alternativas terapêuticas com o intuito de amenizar as situações existentes e prevenir outras, diversas técnicas foram desenvolvidas dentre elas uma se denomina Quick Massage (MELO, 2006)

A Quick Massage é realizada em cadeira portátil e dobrável especifica para esse fim, vem sendo cada vez mais difundida e utilizada principalmente pelos seus benefícios no alivio de dores musculares e redução do stress sendo uma incrível ferramenta de qualidade de vida no trabalho

A QUICK MASSAGE E SEUS EFEITOS TERAPÈUTICOS 

Em 1984 David Palmer desenvolveu um método de trabalho adaptando a prática do anma à posição sentada. Foi solicitado a um marceneiro a confecção de um modelo de cadeira que designada para o exercício de massagem sentada.

Os primeiros protótipos eram de madeira e pesavam em média doze quilos, mas permitiam o aprimoramento da técnica.

Passados alguns anos, foram substituídas por um modelo metálico mais portátil e mais leve. A partir daí, o uso da cadeira para massagem sentada dissipou-se em vários países. (PEREIRA 2013)

O objetivo maior da técnica é o cuidado e o reestabelecimento do ser, tanto físico quanto energético. Colaborando com este objetivo, Dufour et al. (2001) afirma que a massagem participa da homeostasia corporal, restaurando sempre um estado de equilíbrio.

A quick massage busca reenergizar em 15 minutos o paciente. Há estimulação de vários pontos ao longo dos meridianos, nas costas, na nuca, nos braços, nas mãos, nos quadris e no crânio. Quando há bloqueios ao longo desses meridianos, o fluxo energético fica estagnado nessa região.

Os pontos de dedopressura são como poços que penetram nos canais de energia, a estimulação desses pontos proporciona o desbloqueio energéticos e o fluxo de energia volta ao normal por ter sido regulado, aliviando dores e tensões.

O profissional de massagem pode chegar a qualquer lugar, em função do tratamento ser breve, tendo em média de dez a vinte minutos para cada atendimento. O tratamento é eficaz, como forma de instrumento de relaxamento, de prevenção de dores lombares e de bem estar. (PEREIRA, 2013)

A sequência clássica de tratamento prevê movimentos aos lados da coluna, feitas com os cotovelos, polegares ou as palmas das mãos. Segundo Pereira; Delgado (2013), a duas distâncias (dois cun ou dois tsun) da coluna vertebral passa o meridiano da bexiga. Para o autor, ao longo deste canal serão encontrados os pontos antigos privilegiados para a estimulação dos órgãos zang (yin) e vísceras fu (yang). Além das pressões repetidas em torno do canal da coluna, também serão trabalhadas toda a parte posterior do corpo, o pescoço, a cabeça, o couro cabeludo, as escápulas, os braços, antebraços e mãos. (Pereira; Delgado,2013,)

A quick massage beneficia também os sistemas respiratório, digestório, circulatório, urinário e reprodutor, pois um dos microssistemas do corpo, segundo a MTC Medicina tradicional Chinesa, é o meridiano da bexiga, localizado paralelamente à coluna vertebral.

Ao serem massageadas as costas, permite-se o acesso indireto mas eficaz sobre todos os órgãos do corpo.

Com essas informações podemos constatar que alguns dos efeitos positivos são: alívio nos resfriados, bronquite asmática, crises de rinite e sinusite; melhora do peristaltismo intestinal, combate à hipertensão arterial e arritmia cardíaca, alívio e diminuição de dores musculoesqueléticas e aquelas provenientes de cólica renal, cólica menstrual, trazendo bem estar geral e qualidade de vida a quem se submete regularmente ao toque da massagem (DA ROCHA, 2014)

objetivo

O presente estudo se deu como forma de provar os benefícios para a vida de funcionários que se enquadram nesse perfil do atual modelo de mercado e visa integrar a técnica como uma forma de manter a saúde e o bem estar dos trabalhadores, aumentando assim a produtividade na empresa, tendo como objetivo deixar a visão da massagem como um luxo e sim uma necessidade nas empresas que proporcionam essa rotina maçante e repetitiva aos seus colaboradores.

Visando a melhora da qualidade de vida dos funcionários, o estudo retratará o antes e o depois de 3 sessões de quick massage sendo 1 sessão por semana em 5 trabalhadores propensos a terem algum tipo de doença proveniente do trabalho, seja por longos períodos na mesma postura ou em esforços/movimentos repetitivos e quantificar em forma de gráficos os índices de melhora pré e pós massagem.

materiais

O principal elemento utilizado para a realização da massagem foi a Cadeira de Quick Massage Mex Geraçao 3 com a seguinte ficha técnica:

a) Composição: aço carbono, tecido sintético, espuma de poliuretano , nylon e pintura eletrostática

b) Capacidade estática: 150 kg

c) Largura Máxima: 50 cm

d) Altura: 120cm

e) Comprimento: 75cm

f) Comprimento fechada: 30x 105x 50cm (CxAxL)

g) Peso aproximado: 12kg

Cadeira de quick massage
Cadeira de quick massagehttp://www.mex.com.br/cadeiras/22-cadeira-quick-g3.html

metodologia

A metodologia do trabalho envolveu um levantamento e a sistematização sobre a pesquisa bibliográfica do tema abordado.

As informações foram obtidas através de pesquisas em documentos, artigos, periódicos e entrevistas. A pesquisa Bibliográfica forneceu subsídios as investigações dos dados específicos sobre os objetos de estudo, permitindo balizar e analisar as informações obtidas.

As informações foram estruturadas seguindo os cinco temas que norteiam os objetivos específicos das pesquisas: estudo dos conceitos através da pesquisa bibliográfica e análise dos estudos já realizados; discussão dos casos já existentes de LER/DORT dentro da empresa escolhida; estudos das formas da instalação e da aplicação da quick massage dentro da empresa; aplicação da técnica e análise dos resultados; vantagens e benefícios para empresa e para os funcionários.

Participaram deste estudo 5 funcionários da Escola de Artes Kinoene

Os critérios de inclusão e exclusão foram:

a) Critérios de inclusão: foram incluídas no programa da aplicação de Quick Massage 5 pessoas de 21 à 30 anos (3 homens e 2 mulheres)

b) Critérios de exclusão: foram excluídas mulheres grávidas ou que queiram ficar grávida durante o período das sessões pessoas com histórico recente de câncer e pessoas que já tenham diagnóstico de alguma doença ocupacional.

procedimentos

Após aceitação os indivíduos preencheram a ficha cadastral e protocolos para coleta de dados pessoais (anexo 1 e 2)

Em seguida foram medidos os níveis de stress, ansiedade, dor e produtividade numa escala de 0 a 10

Após responder os questionários os funcionários foram orientados como se acomodar na cadeira.

O posicionamento adequado é apoiar a cabeça na parte superior, frente, membros inferiores flexionados no apoio para pernas para obter uma posição mais confortável.

Foi explicado uma comunicação não verbal da forma que: polegar para cima pressão forte, polegar para baixo pressão baixa, nenhum gesto de sinal, pressão adequada.

Após a sessão novamente foram novamente analisados os índices de stress, ansiedade, dor e produtividade visando fazer um comparativo em forma de gráfico

As sessões de quick massage foram realizadas 1x por semana sendo cada sessão com duração média de 15 minutos, durante o mês de Abril

SEQUÊNCIA DE MANOBRAS

1- Deslizamento superficial por toda região das costas

2- Deslizamento profundo por toda região das costas

3-Alongamento do musculo trapézio (segura-se a cabeça e empurra-se o ombro)

4 Amassamento do músculo trapézio desde a base do crânio até a intersecção com o músculo deltoide

5-Soltura da escápula com a movimentação do membro superior que é levado para parte posterior do tronco, onde é forçado para cima e com a outra mão, faz.se movimentos de acupressão em toda região do músculo romboide e também do trapézio, de baixo p/cima

6- Movimentos de pressão com os dedos na região escapular prox. As axilas

7-Pressao com os dedos indicador e médio em cima do meridiano do vaso governador (coluna vertebral) empurrando vértebra por vértebra no sentido ascendente.

8-Deslizamento profundo por toda as costas

9-Compressao com os dedos entrelaçados na musculatura deltoide e Trapézio

10-Fricçao por todo membro superior

11-Amassamento por todo membro superior

12-Amassamento da mão (acupressão região palmar)

13-Pinçamento dos dedos

14-Relóginho nos dedos

15-Compressao da mão.

16-Trabalhar os meridianos das mãos braço e antebraço com acupressão (IG,ID,TA,C,P,CS)

17-Fricçao por toda região do membro superior

18-Martelamento por toda região do tronco posterior

19-Movimento palmar de rotação por toda musculatura das costas

20- Deslizamento profundo por todo tronco posterior

24-Amassamento do músculo trapézio

25-Trabalhar toda extensão da caixa craniana movimentando o couro cabeludo com os dedos abertos e a profundidade do toque de acupressão em movimentos circulares

26-Tabalho no pavilhão das orelhas puxando para extremidade

27 Movimento de “Shampoozinho” por toda a cabeça

28-Movimento de vai-e-vem em deslizamentos profundos por todo tronco posterior

29-Cutilamento do trapézio

30-Tapotagem por toda região das costas.

ANALISE DE DADOS

A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva, por meio de valores absolutos e relativos.

resultados e DISCUSSÃO 

Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento. Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento.O autor (2017)

Gráfico 1- média geral: indica uma melhoria de 48% de ansiedade, 40% de stress, 20% de diminuição da dor e um aumento de 10% na produtividade.

Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento. Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento.O autor (2017)

 já a segunda imagem indica uma melhora de 48% do nível de ansiedade 36% na redução do stress, 10% no alivio de dores e 10% de aumento na produtividade.

Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento. Médias aritméticas para ansiedade, stress, dor e produtividade antes e após tratamento.O autor (2017)

 A terceira e ultima sessão apresentou uma redução de 32% na ansiedade 52% no alívio de stress e 36% na redução de dores e 30% de melhora na produtividade.

Durante as aplicações da técnica de quick massage nos ilustradores da Escola de Artes KInoene, os resultados foram expressivos logo na primeira sessão.

A empresa possui 15 funcionários e 5 foram selecionados para o presente estudo sendo estes de diversos setores.

100% dos funcionários aprovaram a cadeira e o local de aplicação da técnica.

A cadeira oferece uma série de benefícios pela facilidade de transporte, pode ser utilizada em um pequeno espaço e ser facilmente transportada para o local de preferência para realização das sessões, isso torna muito viável para as empresas disponibilizarem os seus contribuintes para um momento de relaxamento e bem estar o que foi comprovado por 100% das pessoas que participaram desse estudo.

Os resultados vem como forma de provas físicas o que há tempos é dito na literatura:

Redução de 42% da ansiedade.

Redução de 35,98% de Stress

Redução de 21,98% de Dores

Aumento de 16% da Produtividade.

Com base nesses dados a quick massage pode ser uma grande aliada a prevenção de LER/DORT melhorando a qualidade de vida no trabalho e consequentemente beneficiando a empresa pois a produtividade do funcionário tende a aumentar

Vale ressaltar que o índice de produtividade veio numa melhora crescente após cada sessão iniciando com uma melhora de 10% na primeira sessão e finalizando a última sessão com uma melhora de 30%.

O stress representa um alto custo para empresas, gerando perda da produtividade refletida nas horas de trabalho perdidas, faltas constantes, desperdícios de material de trabalho e custos elevados de assistência médica.

Milhões de dias de trabalho são perdidos por ano, devido a doenças e incapacidades provocadas pelos fatores encontrados em nosso estudo.

Para CANETE (1996), os executivos alemães acreditam que o investimento na qualidade de vida torna seus empregados mais felizes e saudáveis, o que representa, um aumento na produtividade a longo prazo.

Torna-se evidente que os investimentos no material humano das empresas trazem um enorme retorno no nível da qualidade e produtividade da empresa.

O bem estar e a saúde dos funcionários atingiram uma escala de importância tão grande que vários empresários de diversos países como Estados Unidos e Alemanha investem constantemente em serviços e materiais para aumentar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho

No estudo, os avaliados deixaram claro que gostariam que o programa tivesse continuidade de pelo menos uma vez por semana e sentiram que a empresa estava se preocupando com seu bem-estar, havendo uma valorização do funcionário e aumento da autoestima.

A aplicação da técnica da pode ser um excelente instrumento na prevenção da LER/DORT, o que arrisca não só a saúde do trabalhador, mas a qualidade dos serviços prestados pela empresa. A prevenção é tão importante que a literatura ressalta a LER/DORT hoje preocupam muito os especialistas, essas doenças tem ocupado papel preponderante na literatura do ramo, pois os funcionários sofrem as consequências corporais e as empresas tem o prejuízo de ter um funcionário afastado de sua atividade ou com baixa produtividade.

Isso mostra a importância de se fazer a prevenção (CASSAR, 2004).

Antes de iniciar a aplicação da técnica os voluntários preencheram uma ficha cadastral e em seguida utilizamos a escala de estimativa numérica para taxar e avaliar os índices de stress, ansiedade, dor e produtividade após a realização da massagem foram comparados os registros iniciais com os resultados alcançados.

Para uma visão geral das sessões como um todo, foi utilizada a média aritmética.

Na matemática, a “média” é um tipo de cálculo encontrado dividindo a soma de um conjunto de números, pela quantidade de números do conjunto (no caso n=5 que é o número de voluntários).

A média da ansiedade pré massagem como exemplo.

Voluntário 1 nível de ansiedade:9

Voluntário 2 nível de ansiedade:9

Voluntário 3 nível de ansiedade:6

Voluntário 4 nível de ansiedade:6

Voluntário 5 nível de ansiedade:5

Foram somados os 5 fatores (9+9+6+6+5) = 35 / 5(número de voluntários) = 7(média geral alcançada)

conclusão

Vivemos em uma era de globalização e as necessidades do mercado vem sugando toda a classe trabalhadora, a necessidade de gerar renda nos adoece fisicamente e a falta de conhecimento sobre os riscos degenerativos que estamos suscetíveis durante uma jornada de serviço, acaba sendo a causa de 75% dos comunicados de acidente de trabalho (ANDRADE, 1999)

Como consequência empresas também perdem em produtividade com seus funcionários cada vez mais estressados, lesionados tornando a rotina de trabalho algo desagradável.

LER/DORT acarretam diversos tipos de patologias de uma forma silenciosa, além dos esforços repetitivos e a permanência por um longo período de tempo na mesma postura, a necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades e a pressão imposta pela empresa são itens que interferem significativamente para a ocorrência da síndrome (RIBEIRO 1997)

Um grande fator significativo é o estresse que não é necessariamente uma patologia mas um tipo de tensão física, emocional e mental que podem acarretar o surgimento da LER/DORT.

A quick massage se mostrou uma ferramenta muito importante no combate a esse problema da era moderna, os números obtidos como resultado nesse estudo de caso quantificaram de forma simples e objetiva os benefícios que a técnica pode proporcionar.

Além de ser peça chave na redução de ansiedade e dores musculares foi constatado também uma queda de 35,8% na redução de estresse e segundo POLITO (2006) um indivíduo estressado e sobrecarregado é muito mais propenso ao aparecimento de LER/DORT pois seu organismo se encontra mais fragilizado.

Com as melhorias positivas conquistadas o aumento da produtividade, como já era de se esperar subiu em 16% o que nos leva a concluir que a qualidade de vida no trabalho gera sempre bons resultados tanto para a empresa quanto para seus funcionários, quando questionados, 100% dos colaboradores da empresa gostariam que o serviço prestado continuasse.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica