PROJETO PATRICK

Sua Universidade

PROJETO PATRICK

Patrick rodrigues gonçalves

Resumo

O artigo será desenvolvido em cima do projeto que vem para trazer inovação e praticidade, contribuindo para a vida das pessoas modernas que valorizam seu tempo e facilidade de acesso ao que necessitam, pois ambos são valiosos. O artigo apresentará o projeto de desenvolvimento de um aplicativo online com a plataforma que disponibiliza ao cliente serviços de salão de beleza e estética feminina para atendimento a domicílio, o cliente terá acesso a agendamento do profissional e serviço que precisa aonde desejar ser atendido, podendo ser nas suas próprias residências ou até mesmo no local de trabalho. Serviços como manicure, penteados e escovas, maquiagem, entre outros estarão disponíveis ao cliente através deste aplicativo que visa trazer cada vez maior agilidade no dia a dia das mulheres modernas.
O objetivo deste projeto é trazer a inovação que revolucionará o conceito de prestação de serviço de salão de beleza e estética, amadurecendo a ideia de que os mesmos podem ser disponibilizados através de uma plataforma online e não mais somente através do deslocamento do cliente até os salões de beleza.
O aplicativo visa trazer essa comodidade e facilitar o processo de agilidade entre o cliente e o prestador do serviço.
Dentre inúmeros benefícios de se trabalhar com um aplicativo online, torna-se importante destacar a alguns deles.
Para a empresa:
• Ter feedback dos seus clientes de forma prática
• Fortalecer sua marca pois o aplicativo estará presente no dia a dia
Para os clientes:
• Ter praticidade e comodidade para tirar dúvidas sobre a empresa
• Ter acesso rápido aos serviços

Visto todas as informações apresentadas a cima, resume-se este artigo na apresentação deste projeto que tem o objetivo de planejar e realizar com cautela e planejamento, apresentando inúmeros resultados positivos tanto para os clientes quanto para os prestadores de serviço, trazendo maior comodidade, facilidade, praticidade e satisfação para ambos, pois trata-se do ramo que possui enorme espaço para crescimento e que cada dia mais está presente na vida da sociedade contemporânea.

Palavras-chave:

Introdução

Hoje, os objetivos de interesse estão muito mais acessíveis, tem-se

mais facilidade de adquirir informação, conhecer lugares e de consumir produtos. O mundo mudou, as pessoas mudaram, a maneira de consumir e de vender também. Diante das constantes mudanças que ocorrem desde a Revolução Industrial, tornou-se necessário a adaptação dos modelos de negócios, empresas, prestadores de serviços, formas de publicidade, percepção e comportamento das pessoas. Mesmo diante das significativas mudanças, o objetivo das empresas fundamenta-se em suprir uma necessidade de seus clientes, agregando valor para a sociedade e ao mesmo tempo, obtendo seu retorno financeiro. 

Com o passar dos anos, foi tornando-se visível a necessidade das pessoas por empresas que atendessem suas necessidades de maneira rápida e prática, por isso a contribuição da tecnologia é tão importante. Empresas que conseguem se manter ativas 24 horas por dia, 365 dias por ano, para auxiliar e estar a disposição de seus clientes.

Neste mesmo contexto, deve-se destacar também a importância do surgimento de plataformas online, empresas online e aplicativos, que realizam suas atividades diariamente de forma prática através da internet. 

No mercado atual onde a internet é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, torna-se muito vantajoso a escolha por algo simples e de fácil acesso para todos, e os aplicativos onlines suprem essa expectativa da melhor forma possível, tanto para os clientes quanto para os prestadores. De um lado, os clientes buscam praticidade, inovação e velocidade na solução de problemas do dia a dia. E do outro, estes profissionais, que além de aumentar o volume de serviços, podem fazer seu próprio horário e ajustar o tempo de dedicação com o tamanho da renda que precisa.

Dentre inúmeros benefícios de se trabalhar com um aplicativo online, torna-se importante destacar a alguns deles.

Para a empresa:

• Ter feedback dos seus clientes de forma prática

• Fortalecer sua marca pois o aplicativo estará presente no dia a dia

• Facilitar o contato entre empresa e cliente

• Fidelizar os clientes que estarão em contato mais intenso com sua marca.

Para os clientes:

• Ter praticidade e comodidade para tirar dúvidas sobre a empresa

• Ter acesso rápido aos serviços

• Solicitar os serviços de salão de beleza de forma simples e prática

• Ter contato com a empresa de forma rápida

• Ter espaço para sugestões e críticas diretamente para a empresa.

Visto todas as informações apresentadas a cima, resume-se este trabalho na apresentação deste projeto que tem o objetivo de planejar e realizar com cautela e planejamento a criação de um aplicativo online para prestação de serviços de salão de beleza e estética feminina através da internet, trazendo maior comodidade, facilidade, praticidade e satisfação para ambos, pois trata-se do ramo que possui enorme espaço para crescimento e que cada dia mais está presente na vida da sociedade contemporânea.

Desenvolvimento

Neste capítulo será abordado sobre o mercado de beleza e estética no Brasil, desenvolvendo e explicando todos os dados importantes sobre este ramo da empresa.

Partindo do exemplo do empresário  que criou o aplicativo online Easy Taxi onde as pessoas podem chamar táxi pelo celular, atingindo milhões de pessoas e sendo utilizado em diversos países. Desenvolveu também o aplicativo online para serviços de salão de beleza em São Paulo, com o objetivo de tornar-se um aplicativo de serviços de salão de beleza de luxo, mundialmente conhecido e utilizado pelas pessoas. 

O criador do aplicativo é o empresário Tallis Gomes, 29, que fez o Easy Taxi em 2011 e saiu da empresa alguns anos atrás. Queremos ser um salão de beleza de luxo delivery. O nome Singu vem de singular, que é a experiência que queremos oferecer”, afirma.

Lançado em 19 de dezembro de 2015, contabiliza mais de 10 mil downloads. O aplicativo está disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e apenas para iOS. A ideia de levar o salão até os clientes surgiu em dezembro de 2014, quando uma amiga advogada se queixou que a manicure que ia à empresa havia faltado, e suas unhas estavam feias para uma audiência.

Para Amure Pinho, presidente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), conectar prestadores de serviços a clientes pelo celular deve funcionar no mercado de beleza assim como funcionou no de táxis e em outros segmentos, como o de alimentação, com os aplicativos de delivery. Ele diz que o principal desafio, no entanto, é vencer uma barreira cultural. “Ele tem que convencer aquela usuária que já tem seu profissional de confiança de que ela terá uma experiência excepcional com o serviço, mesmo que prestado por um desconhecido, e de que ela ganhará tempo com isso.” 

Pinho recomenda que empreendedores testem versões do seu produto, como fez Gomes, para fazer as adaptações necessárias. “O teste pode te indicar o melhor caminho a seguir, em que área focar. Não é bom começar um negócio atacando várias frentes porque é difícil comunicar isso ao seu cliente e fazê-lo entender sua proposta”, afirma.

Conforme citado por CLAUDENIR CHINSK , existem pontos e questões chaves para o desenvolvimento correto do plano de negócio neste ramo, são eles:

PONTOS CHAVES                     QUESTÕES CHAVES

EMPREEDIMENTO                    O QUE vai ser feito? Por QUEM?

PRODUTOS                                O QUE vai ser oferecido ao Mercado?

 MERCADO                                A QUEM o produto vai ser oferecido e
QUEM                                                                vai competir conosco? 

MARKETING                               COMO o cliente vai ser atendido?

FINANÇAS                                 QUANTO gastará e de QUANTO será o                                                                        retorno?

Além de:                                    
INFORMAÇÕES ADICIONAIS  

Partindo das considerações desses dos autores informados a cima, a partir de agora pode-se aprofundar nas informações específicas da empresa deste artigo.

A empresa será denominada Easy Bella, Easy de fácil e Bella de beleza, trazendo o conceito de beleza fácil. Será desenvolvido o sistema que funcionará como um aplicativo online, onde as pessoas irão baixar e se cadastrar no aplicativo, o cliente terá acesso a agendamento do profissional e serviço que precisa aonde desejar ser atendido, podendo ser nas suas próprias residências ou até mesmo no local de trabalho. Serviços como manicure, penteados e escovas, maquiagem, entre outros estarão disponíveis ao cliente através deste aplicativo que visa trazer cada vez maior agilidade no dia a dia das mulheres modernas.

O objetivo deste projeto é trazer a inovação que revolucionará o conceito de prestação de serviço de salão de beleza e estética, amadurecendo a ideia de que os mesmos podem ser disponibilizados através de uma plataforma online e não mais somente através do deslocamento do cliente até os salões de beleza.

O aplicativo visa trazer essa comodidade e facilitar o processo de agilidade entre o cliente e o prestador do serviço. No mercado atual onde a internet é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, torna-se muito vantajoso a escolha por algo simples e de fácil acesso para todos, e os aplicativos onlines suprem essa expectativa da melhor forma possível, tanto para os clientes quanto para os prestadores. De um lado, os clientes buscam praticidade, inovação e velocidade na solução de problemas do dia a dia. E do outro, estes profissionais, que além de aumentar o volume de serviços, podem fazer seu próprio horário e ajustar o tempo de dedicação com o tamanho da renda que precisa. 

No aplicativo, o cliente terá a opção de chamar a pessoa mais próxima usando a localização do celular ou optar por algum profissional que tenha preferência. A empresa oferecerá cursos e treinamentos para todos os profissionais contratados para que se tenha um padrão no atendimento, os clientes poderão também fazer avaliações dos atendimentos prestados e visualizar a avaliação de outros clientes referentes aos profissionais.

Visto todas as informações apresentadas a cima, resume-se este artigo na apresentação deste projeto que tem o objetivo de planejar e realizar com cautela e planejamento, apresentando inúmeros resultados positivos tanto para os clientes quanto para os prestadores de serviço, trazendo maior comodidade, facilidade, praticidade e satisfação para ambos, pois trata-se do ramo que possui enorme espaço para crescimento e que cada dia mais está presente na vida da sociedade contemporânea.

METODOLOGIa

Este trabalho será desenvolvido, quanto ao método cientifico, por meio do método indutivo que parte da experiência de casos particulares para a generalização ou universalização; ou seja, as conclusões são mais abrangentes que as premissas.

Partindo do princípio que a internet está presente diariamente na vida das pessoas,  e que os aplicativos online fazem parte hoje de inúmeras atividades, justifica-se a importante deste projeto. As pessoas utilizam hoje aplicativos para realizar compras, para chamar um táxi, fazer anúncios, gps, aplicativos de relacionamento, redes sociais, entre outros. Ou seja, é um ramo que cresce cada vez mais e possui ainda muito espaço para crescimento mundial, pela sua facilidade e praticidade, atendendo e realizando serviços online.

Partido do ponto de vista da natureza deste negócio, essa pesquisa aplicada objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos, ou seja, tem o objetivo de solucionar problemas na prestação de serviços de salão de beleza, tais como trânsito, dificuldade de deslocamento, dificuldade de agendamento, entre outros, trazendo como solução oferecer esses mesmos serviços online, onde o cliente consegue pedir os mesmos para atendimento domiciliar.

Para abordar este tema, fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, onde o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave, ou seja, observando o ambiente atual é possível coletar os dados necessários para traçar as metas, objetivos e estratégias do projeto.

Esses mesmo objetivos serão abordados e definidos através da pesquisa descritiva, ou seja, fazendo um levantamento de uma população por meio de questionários e observação, obtendo dessa forma os dados daquilo que a população tem necessidade e daquilo que a empresa conseguirá atender.

Partindo do ponto de vista dos procedimentos técnicos, será utilizado uma pesquisa ação, onde os pesquisadores e
participantes da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo, ou seja, através da observação e coleta de dados, será observado os problemas  enfrentados por uma população, arquitetando desta forma, ações que possam solucionar esses problemas. No caso deste artigo, solucionar os problemas encontrados pela população para a prestação de serviços de beleza e estética feminina.

ANALISE DE DADOS

Neste capítulo será apresentado uma pesquisa com um grupo de pessoas que moram na região do centro em Florianópolis.

 O intuito desta análise é, através de um questionário conhecer o perfil do público nessas regiões, a fim de encontrar e verificar pontos críticos, análises e descobertas. Será aplicado questionários para estes públicos e em seguida será  feito a análise dos dados e interpretação. 

O objetivo em oferecer um serviço com atendimento domiciliar nos bairros
da cidade de Florianópolis é para que as mulheres possam se sentir mais satisfeitas com a aparência sem precisar sair do conforto de sua residência, pois com a correria do dia a dia o tempo para se cuidar acaba ficando em segundo plano, sendo que a maioria delas trabalham fora e têm filhos, sem contar nas responsabilidades da família e da casa. 

Os entrevistados foram abordados inicialmente para que possamos ter um
possível entendimento dos hábitos de consumo. Procedimento de amostragem: amostra é um conjunto de indivíduos que vai representar a população projetada para a pesquisa. 

Foi aplicado um questionário contendo 05 questões entre questões
fechadas  para se analisar algumas características dos respondentes e se haverá aprovação ou rejeição do nosso salão com serviços delivery, dentro do nosso universo proposto. 

As perguntas foram aplicadas para um grupo de 150 pessoas na região do centro de Florianópolis.

* Você costuma frequentar salões de beleza?

 
                                                         Total de Respostas

Sim
                                              –                   80

Somente em ocasiões especiais   –  
               50   

Não Frequento
                             –                  20   

Total de participantes
                                     150

* Sexo do Participante

                                                            Total de Respostas

Masculino                                      –                  60   

Feminino                                       –                   90 

Total de participantes                    –                  150

* Qual sua renda familiar?

R$ 1000,00 a 2500,00                 –                    30

R$ 2500,00 a 3500,00                 –                    75

R$ 3500,00 a 5000,00                                      45

* Em qual período você frequenta o salão de beleza?

De manhã                                   –                     55                        

De tarde                                      –                     30

Noite                                           –                     65

* Você considera um salão delivery uma atividade necessária e que pode ser incorporada ao seu dia a dia?

Sim                                              –                     95

Não                                              –                     55

Total de participantes                                        150

Essa foi a pesquisa realizada com um grupo de 150 pessoas na região do centro de Florianópolis, entrevistando-as na ruas mais movimentadas em horários de maior movimentação.

Partindo das respostas que foram obtidas, é possível interpretar da seguinte maneira: 80 pessoas do total de 150 frequentam salões de beleza regularmente, sendo a grande a maioria mulheres, representando 90 pessoas do total dos participantes. A renda familiar da maioria das pessoas entrevistas é de R$ 2500,00 a R$ 3500,00. O período com maior movimentos nos salões seria parte da manhã e principalmente noite.  A ultima questão e mais importante, refere-se ao aplicativo, no caso de ser incorporada ao dia a dia das pessoas, 95 pessoas responderam que sim, seria incorporada facilmente, trazendo vantagens valiosas como economia de tempo e dinheiro, praticidade e conforto, sem deixar de lado o simples motivo de todo este projeto, estar sempre bela.

Durante a pesquisa, conversando com algumas destas pessoas entrevistadas, foram listados alguns pontos críticos da aplicação deste projeto na prática, como dificuldades com trânsito, confiança nos profissionais que frequentarão sua casa e valor acessível para a prestação dos serviços. 

Como profissionais, é possível listar os pontos críticos, sendo eles: logística, tempo, custo, recrutamento dos profissionais, capacitação e padronização do atendimento.

Considerações finais

A criação de um novo negócio é sempre desafiadora, pois pressupõe que
um projeto deve estar extremamente bem arquitetado para possibilitar um sucesso
efetivo.  

 O projeto EasyBella busca trazer um novo modelo de negócio, fugindo dos modelos convencionais,  rompendo as limitações dos salões
físicos e possibilita um atendimento muito mais direcionado e exclusivo, oferecendo aos seus clientes o conforto da realização de diversos serviços no local
indicado pelo próprio cliente.

A ideia de um aplicativo online para serviços de beleza partiu da observação do ciclo mais próximo de pessoas que utilizam salão de beleza mensalmente, depois de realizada a pesquisa exploratória com clientes, constatou-se a importância da implantação deste negócio, trazendo melhorias para o dia a dia dos clientes, como a comodidade, praticidade e facilidade para receber os serviços sem precisar sair de casa, determinando também que seu público alvo é atingir pessoas com maior poder aquisitivo. 

Os principais objetivos do salão delivery é oferecer um serviço diferencial,
com qualidade e exclusividade, focado principalmente na flexibilidade e na busca do atendimento às necessidades dos clientes. A principal característica do salão Easy Bella no âmbito do planejamento estratégico é o foco na construção de uma marca com identidade forte, com um marketing solidificado, que possibilite aos seus clientes um entendimento de que quem realiza um serviço por um profissional do Beleza em Casa tem exclusividade e está sendo atendido pelos melhores profissionais no conforto de sua casa. Tendo como missão ser o primeiro aplicativo online na prestação de serviços de estética e beleza na região da Grande Florianópolis e o mais lembrado pelos seus clientes, trazendo inovação acompanhada pela tecnologia e serviços de qualidade. Abrangendo serviços de salão de beleza, cursos de maquiagem, capacitações, serviços diferenciados envolvendo todo o setor de estética e beleza feminina, tudo realizado através da plataforma online.

Acerca do grupo de profissionais do salão delivery, os profissionais que
trabalharão na parte da estética/beleza serão autônomos, sendo que a grande vantagem para esses profissionais é a gama de clientes que o Easy Bella   possui. Além dessa grande vantagem competitiva, o autônomo receberá uma comissão de 80% pelo seu serviço, considerada alta pelo mercado de salões fixos, sendo 20% para os criadores do aplicativo.

A criação de um novo negócio é sempre um risco, pois requer que os sócios
proprietários tenham muito controle de seu negócio, e sejam capazes de seguir o que estabeleceram em relação aos custos. O Easy Bella é um negócio viável, pois ao longo dos anos haverá um crescimento gradativo, à medida que conquistarem cada vez mais credibilidade no mercado, e consequentemente mais clientes. 

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica