PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGISTICO: CLARIANT S/A

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGISTICOCLARIANT S/A

Jessica Daniela da Silva Santos Bispo - RGM 24014818

Resumo

O presente trabalho apresenta o ambiente empresarial e Logistico da empresa Clariant S/A, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas do mundo. A maioria das informações foram adquiridas no próprio site da empresa, no e também alguns embasamentos teóricos. Pode-se concluir que nesses 25 anos de existência fizeram a Clariant S/A se tornar uma das maiores corporações internacionais no campo da química.

Palavras-chave: Clariant. Especialidades Quimicas. Logistico

Introdução

O objetivo do projeto é o estudo das práticas desenvolvidas no ambiente logistico dentro de uma empresa. Descrever a forma de atuação, a estrutura, a Area operacional e como a Clariant lida com os principais processos.

A técnica escolhida foi a de pesquisa de campo, através de fontes seguras conseguimos expor todas as informações adquiridas atrás de pesquisas e dados coletados sobre a empresa.

Clariant S/A é hoje uma das principais empresas de produtos químicos especializados do mundo com foco em inovação e crescendo de forma sustentável. Com isso todo o processo logístico é automatizado gerando a empresa lucro, praticidade e

 Apresentando a Empresa

Denominação e forma de constituição

Clariant S/A é uma empresa suíça de especialidades químicas, formada em 1995 como uma derivação da Sandoz. A sede mundial está localizada em Muttenz, na Suíça.

Dados e fatos relevantes da origem da organização

1995 - Empresa suíça Clariant criada no spin-off e subsequente IPO da divisão de químicos da Sandoz

1997 - Aquisição dos negócios de especialidades químicas da Hoechst AG

2006 - Aquisição da Ciba Masterbatches Venda Produtos Químicos Farmacêuticos

2009 - Lançamento do Clariant Excellence - que consiste em um conjunto de métodos contínuos e sustentáveis que visa a eficiência no desenvolvimento corporativo

2011 - Aquisição da Süd-Chemie (com sede em Munique. Fundada em 1941, a empresa emprega cerca de 6.500 pessoas e tem vendas anuais superiores a um bilhão de euros. Ela apresenta à Clariant as Business Units Functional Minerals e Catalysts.) Lançamento dos novos Valores Corporativos Clariant

2012 - Mudança da marca Clariant Introdução de uma nova visão e missão .  A nova identidade corporativa se baseia nos valores da marca, tendo a valorização da marca como ponto principal. Ao valorizar especialmente a inovação e a sustentabilidade, a Clariant investe cerca de 100 milhões de euros no Centro de Inovação da Clariant em Frankfurt e inaugura uma unidade piloto em Straubing para produzir bioetanol a partir de resíduos agrícolas. Como parte da gestão ativa de portfólio, a Clariant vende as Unidades Textile Chemicals, Paper Specialties e Emulsions.

2013 - Abertura do Clariant Innovation Center em Frankfurt, Alemanha . enquanto as unidades Leather Services e Detergent & Intermediates são vendidas.

2014 - Sustentabilidade se torna pilar estratégico e a A Clariant se torna membro da Together for Sustainability (TfS).

2015 - Clariant celebra seu 20th aniversário. A Clariant investe mais em especialização. O novo Centro de Biotecnologia, com mais de 6.000 metros quadrados de instalações de laboratórios ultramodernos, inicia operação em Planegg, próximo de Munique. Mais de cem especialistas de várias áreas científicas e técnicas trabalham lá. Além disso, a Clariant adquire todo o capital social da Companhia Brasileira de Bentonita e o segmento de anticongelantes da Aerochem (Suécia).

2016 - Aquisição da Kel-Tech Inc. e da X-Chem LL para Serviços de Exploração de Petróleo e Mineração.

2017 - Anúncio da fusão planejada com a Huntsman. No final do ano, o negócio cai por terra devido à oposição de um investidor ativista que adquiriu um quarto das ações da Clariant, para interromper as negociações. Contudo, a Clariant comemora também um sucesso do negócio: O Centro Global de Competências em Cuidados com os Cabelos é inaugurado no Brasil e abre o caminho para a Clariant como fornecedora mundial para fabricantes de cosméticos para o cuidado com os cabelos.

2018 - Saudi Basics Industries Corporation (SABIC) adquire participação de 24,99% na Clariant  e torna-se o maior acionista âncora.  Ao mesmo tempo, a empresa dá início à construção, em Craiova, na Romênia, aa primeira fabrica de produção de bioetanol em laarga escala. 

2019 - Como parte do anúncio referente à atualização do portfólio, a Clariant vende o segmento de Healthcare Packaging e continua com o desinvestimento nos segmentos de Pigmentos e Masterbatches. Esses desinvestimentos devem se consolidar até o fim de 2020.

· 

Natureza e ramo de atuação

Clariant é uma das principais empresas de produtos químicos especializados do mundo, a Clariant contribui para a criação de valor com soluções inovadoras e sustentáveis para clientes de vários setores. O portfólio da Clariant foi criado para atender necessidades bastante específicas com o máximo de precisão possível. Ao mesmo tempo, o seu departamento de pesquisa e desenvolvimento tem como foco acompanhar as principais tendências da época. Entre elas estão eficiência energética, matérias-primas renováveis, mobilidade isenta de emissões e preservação de recursos finitos. Clariant é organizadas em quatro Áreas de Negócios: Care Chemicals, Natural Resources, Catalysts e Plastics & Coatings

Informações sobre o porte da empresa

A Clariant tem hoje 118 Unidades produtivas globalmente com 17.233 colaboradores. 

Se volume de venda em 2019 foi de CHF m 4399 .  

Relação das filiais

Figura 1 — Localizações
Localizaçõeshttps://www.clariant.com/en/Company/Contacts-and-Locations

Número de funcionários

Hoje a Clariant conta com 17.233 colaboradores globalmente. Divididos da seguinte porpoção: 

42% na Europa

27% na Asia

12% na america do Norte

14% na America Latina

5% no Oriente Médio e Africa

Principais produtos

Clariant tem como principais produtos, Aditivos, Catalizadores, Minerais Funcionais,  Especialidades industriais e de consumo, Serviços de Petroleo e Mineração, Produtos Biotecnicos e Bioquimicos e Pigmentos. 

Principais fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos

Quadro 1 — Principais Insumos e Materias Primas
InsumoFornecedor
Benzidine 2-2 Disulphonic AcidMahesh Raj Chemicals Pvt. Ltd
BON - Betaoxinaftoic AcidTianjin Tiancheng Pharmaceutical Co., Ltd
Acticide IPW 40Thor Brasil Ltda
5 Nitro 2 Amino AnizolWujiang Jinsui Chemistry Limited Company
Ferrit Y 26 M LANXESS Ind. Prod. Quim. e Plast. Ltda
Relatório compras Período Janeiro 2020
Quadro 2 — Principais Fornecedores Serviços
FornecedorServiço prestado 
Manserv Montagem e Manutenção Ltda.Construção e Manutenção predial. 
ABC In Company Materiais de Reposição e Operações LtdaFornecimentos e gestão de materiais técnicos
Bioplan Meio Ambiente e Paisagismo LtdaFornecimento e gestão de paisagismo
Fustiplast Embalagens Plásticas do Brasil S.A.Embalagens Plasticas
Tankpool Logística do Brasil LtdaGestão e transporte IBCs
Relatório compras Período Janeiro 2020

Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo;

Principal mercado da Clariant são: Produtos químicos para cuidados, recursos naturais, catalisadores e plásticos e revestimentos. 

Seu publico alvo são Industrias Quimicas, Industrais de cosmesticos e cuidados pessoas, Industrias de Tintas e Industrias Petroquimicas.

 

Operações da Empresa

Compras 

O processo de compra é baseado na Requisição de Compra emitida no SAP pelo MRP Controller de cada unidade de negócio e tem início com o seu recebimento pelo equipe de Planejamento. Informações como quantidade, data da necessidade, planta produtiva que usará o produto, código SAP e nome da matéria-prima são encontrados na Requisição de Compra.

Todo o fluxo de documentação e negociação tem como alicerce o Código de Ética Clariant.

Com esses dados, o comprador realiza as cotações junto aos fornecedores homologados. O número de cotações depende do valor do pedido a ser gerado (ver tabela 1).

Quadro 3 — Tipos e numeros de cotações necessarias de acordo com a faixa e valor de compra
Valor de Compras (R$)Numero de CotaçãoTipo de Cotação
Até 10.000 netMinimo 1Verbal ou Escrita
Acima de 10.000 netMinimo 2Escrita
Clariant S/A

Para a escola do fornecedor é levado em conta os seguintes critérios:

• Disponibilidade do material dentro do prazo requisitado pelas Unidades de Negócios

• Preço unitário do material / Total Cost of Ownership

• Fórmula de reajuste de preço e/ou contrato

• Condições de pagamento

• Informações atualizadas de mercado

Os detalhes de embalagem e qualidade referentes à matéria-prima são negociados com o fornecedor no momento de sua aprovação.

Organização dos Estoques

Os estoques são acúmulos de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canais logísticos e de produção na empresa”. (BALLOU).  

Para organizar um estoque de forma efetiva, deve-se mapear ações rotineiras dentro do sistema de administração local, como nível de determinado produto armazenado, ressuprimento de materiais, controle de compras e entregas, além da estrutura do ambiente físico. Passos como esses são fundamentais na organização do local de armazenamento. Dessa maneira, a eficiência gerada pela boa administração é o que destaca um estoque no mercado e gera ganhos nos resultados de uma organização.

Segundo Ballou, “a logística no ambiente empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar a gestão de estoques é um assunto vital e, frequentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será”.

Todo o processo de armazenagem e controle de estoque da Clariant é realizado de forma automatiza, realizao por programa desenvolvido e patenteado pela Clariant.

Programação de recebimentos e entregas:

Figura 2 — Tela com os horários de agendamento de entrega de material embalado
Tela com os horários de agendamento de entrega de material embaladoTreinamento Clariant S/A

O Departamento de depósito autoriza a entrada dos veículos que chegaram na portaria e fazem reserva do box. 

Figura 3 — Tela de Controle Geral da Portaria
Tela de Controle Geral da PortariaTreinamento Clariant S/A

Tela de Controle Geral da Portaria – onde constam a numeração de cada box (exemplo: Vermelho – Posição ocupada do veículo e nº manifesto/pedido; Verde – box livre; Azul – saída do box)

No box 01, exemplo de qual caminhão aguarda descarregamento (placa GYR-2356-TRUCK ABERTO)

A Clariant realiza todo a gestão do deposito, o departamento de Logistica realiza vistorias e controle para Preservar a conformidade do produto e suas partes constituintes durante os processos de recebimento, armazenamento e expedição, quanto à identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção, verificando se existem situacoes de riscos, limpeza da área, estruturas dos depósitos bem como instruir os processos de regularização nos casos em que houver irregularidades.

Análise Swot

Primeiramente precisamos nos atentar sobre o que seria SWOT, para isso

faremos uma breve explicação. SWOT nada mais é do que a análise dos pontos fortes (Strenghts), os pontos fracos (Weaknesses), as oportunidades que essa empresa pode aproveitar no mercado em geral (Opportunities) e por último as ameaças que essa empresa possa vir a sofrer dentro do mercado (Threats), desses quatro pontos que surgiu a sigla SWOT. Que nada mais é do que uma ferramenta de análise do cenário empresarial, sendo usada na tomada de decisões na gestão empresarial.

A técnica é creditada a Albert Humphrey, que líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Neste trabalho serão analisadas duas empresas distintas e de áreas de atuação distintas, tais empresas são: Clariant (empresa atuante no ramo de especialidades químicas) e Avon (a qual atua na área de cosméticos).

Quadro 4 — Clariant S/A
Strengths (Forças)Weaknesses (Fraquezas)
• Processos Automatizados
• Marca reconhecida no Mercado
• Profissionais treinados
• Aliança com fornecedores que visam sustentabilidade.

• Terceirização da Distribuição
• Custo manufatura
• Concorrer com custo Brasil vs produção custo Asia
 
Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças) 
• Inovação nos processos
• Investir em Sustentabilidade
• Poucos concorrentes com apelo sustentavel 
• Concorrencia Chinesa, com produtos mais baratos para o mercado.
• Serviços terceirizados podem alterar a qualidade.
   
Jéssica Bispo
Quadro 5 — Avon
Strengths (Forças)Weaknesses (Fraquezas)
• Grande volume de vendas;
• Investimento alto em Marketing;
• Produtos de valores baixos,
promovendo fácil acesso

• Associação da marca a produtos de baixa qualidade;
• Altos custos de transporte, uma vez que as fábricas são em
locais distantes e as vendas da empresa são feitas por
revendedoras em todo o país;
• Informalidade excessiva nas vendas.

Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças) 
•Amplo mercado consumidor,
podendo buscar com isso um
grande crescimento;
• Investir em sustentabilidade;
• Aprimorar a sofisticação de seus
produtos

• Ampla concorrência com preços baixos;
• Aleteração dos gastos e hábitos dos clientes
• Aumento da venda de cosméticos por canais digitais

   
Jéssica Bispo

Conclusão

É conclusivo que o modelo que a Clariant adota é a principal estratégia que as organizações que pretendem ser líderes nos mercados necessitam seguir, pois de outra forma, não conseguirão ser competitivas e podem perder para sua concorrência. 

A competição de mercado não ocorre apenas através de competição de preço, elas ocorrem principalmente através da inovação tecnológica. As empresas que procuram manter ou expandir suas parcelas de mercado necessitam inovar para não ficarem obsoletas e perderem seus clientes que buscam novidades.

É perceptível que a logística está presente em toda a cadeia produtiva da Clariant desde a área responsável pela compra de matérias-primas até as fábricas e pela interligação das unidades fabris com o cliente 

Para que o desempenho logístico atenda às expectativas dos clientes, é essencial que a empresa tenha compromisso com o aperfeiçoamento contínuo e podemos ver que a Clariant está sempre inovando em automatização dos processos e sustentabilidade. 

 .

Referências

Avon. Homepage. Disponível em: https://www.avon.com.br/?utmi_pc=0&gclid=Cj0KCQjwi7yCBhDJARIsAMWFScOVHTACa581tOcVDEwBsiYzYNTjFQ26PcR68tQ_yP50uxAFCF6Iq3gaAsugEALw_wcB&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 14 mar. 2021.

BanzatoEduardo. Warehouse Management System WMS: Sistema de Gerenciamento de Armazéns. 1998.

Clariant S/A. Company. Disponível em: https://www.clariant.com/en/Company/Brand-and-Mission/Vision---Mission---Values. Acesso em: 15 mar. 2021.

Clariant S/A. Performance, Sustainability and Innovation CLARIANT PRESENTATION 2020. 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

Clariant S/A. PROCESSOS DE EXPEDIÇÃO (ID 281365). 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

Clariant S/A. PROG LOGISTIC. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

RAZZOLLINIEdelvino. Logística Empresarial No Brasil: Tópicos Especiais. 2011.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica