PROJETO INTEGRADOR DE SUSTENTABILIDADE

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PROJETO INTEGRADOR DE SUSTENTABILIDADE

DANIELLE DANTAS

Orientador: Carbio Waqued

Resumo

Sustentabilidade é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Segundo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV - CES, 2008, p.1) o uso do termo sustentabilidade está vinculado a necessidades sociais: Esta necessidade deriva da percepção de que a sociedade não mais aceita que externalidades negativas sejam lançadas sobre ela impunemente. Este cenário mais complexo aponta para integração de princípios de sustentabilidade na espinha dorsal das estratégias de negócio das empresas.
A sustentabilidade é um compromisso com o futuro, é um caminho que as organizações devem trilhar em busca de melhores soluções para os problemas humanos, sejam eles: econômicos, sociais ou ambientais.
As organizações empresariais possuem um enorme potencial de
transformação, uma vez que são vistas como um vetor de uma renovação
socioambiental, um ambiente onde se deve aprender e colocar em prática
princípios e valores necessários para se atingir suas metas. Além disso,
exercem um grande poder de influência na economia mundial. As empresas
percebem, portanto, que a incorporação da sustentabilidade em sua trajetória é
um fator essencial para a sobrevivência da corporação e um caminho que deve
ser trilhado sem se chegar ao fim.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Meio ambiente, Desenvolvimento, empresas, socioambiental, economia.

Introdução

A evolução do conceito de desenvolvimento sustentável se deu no  

início do terceiro milênio e trouxe um desafio para a humanidade se

desenvolver sem se autodestruir e uma vontade maior de manter 

os seus recursos naturais . Vive-se um período de 

mudanças e mutações rápidas e irreversíveis em nível global.

De acordo com Camargo (2003) o desenvolvimento sustentável pode

ser definido como um padrão de transformações e mudanças econômicas,

ambiental e social que otimizam os benefícios disponíveis no presente, sem

destruir o potencial de benefícios similares no futuro. O modelo atual de 

desenvolvimento econômico gera sérios desequilíbrios sociais. Nunca se teve tanto crescimento, riqueza e fartura acompanhados de tanta miséria,

escassez e degradação ambiental. 

Em meio a este cenário em que se encontra a sociedade é que se encaixa o

desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar e dar

continuidade a atividades humanas e a qualidade de vida da sociedade. 

Desenvolvimento

Neste tópico vamos discutir a estratégia de sustentabilidade da empresa de cosméticos Natura. Empresa referência quando se fala em sustentabilidade. Para ser tema deste projeto integrador. A empresa Natura mostrou a grandeza de uma empresa seria e comprometida intensamente com o ser humano. Criando e compartilhando valores com a sociedade, com o objetivo de gerar resultados econômicos, sociais e ambientais. Desde que a Natura foi fundada, há 50 anos atrás, o desenvolvimento sustentável sempre foi a sua prioridade. Preservando a maior floresta mundial a Amazónia, reduzindo gastos e protegendo o clima, a Natura atua todos os dias para conseguir um impacto positivo na sociedade e no ambiente. Saiba abaixo mais sobre os compromissos no desenvolvimento sustentável da Natura.

preservação da floresta amazonica

Há mais de 20 anos a Natura desenvolve um processo ético e responsável com as comunidades do Brasil, principalmente na região da floresta  amazônica. 

Ao comprar os produtos Natura você ajuda a sustentar 2000 famílias dentro dessas comunidades. Somando um total de ajuda social de 8000 pessoas dentro dessas comunidades.  

PREOCUPAÇÃO CLIMÁTICA

A Natura é engajada com a redução da emissão de gases.

Desde 2007 a empresa é 100 por cento carbono neutron. Todas as emissões de carbono relacionadas a produção, transporte ou no armazenamento de produtos, são controlados em todos os locais que a Natura atua e as suas analises de emissão são revertidas em projetos de reflorestamento. Além de privilegiar a logística sustentável com embalagens ecológicas como refis e o transporte marítimo.

REDUÇÃO DE RESIDUOS 

Para reduzir os impactos dos resíduos produzidos, a Natura busca incentivar o consumo consciente, implementar iniciativas que visam o descarte correto de embalagens e investir no ecodesign e na reciclagem por meio da sua causa Mais Beleza, Menos Lixo. Os produtos da linha Ekos por exemplo são cem por cento recicláveis ou são de plástico verde proveniente da cana de açúcar. Eles tem a ambição de até 2022. Conseguirem coletar e destinar metade dos seus resíduos gerados pelas suas embalagens. 

COMÉRCIO JUSTO E HUMANO

A Natura sempre busca ingredientes na natureza para proporcionar bem estar e equilíbrio ao seus clientes. E ir em busca destes produtos sem queimadas ou degradações é o seu objetivo. Sempre respeitando os povos locais e preservando a sua história. Permitindo sustentar esses povos, permitindo que eles deem continuidade aos seus saberes, origens a fim disso preservar a vida. Assegurar o futuro dessas comunidades e preservar a vida da floresta e quem a protege e a tem como fonte de renda de maneira humana.

2.1.1.1.1.1 CONTRA OS TESTES EM ANIMAIS

Todos os produtos da marca são aprovados pelo programa Leaping Bunny da Cruelty Free Internacional: Que visa acabar com os experimentos com animais em todo o mundo, investigando e expondo a realidade da vida dos animais em laboratórios. Desafiando os tomadores de decisão a fazerem uma diferença positiva para os animais e a  defender uma ciência melhor e uma vida livre de crueldade.

Saiba mais em :https://www.crueltyfreeinternational.org/what-we-do

2.1.1.1.1.1.1 COMPROMETER-SE TODOS OS DIAS

A Natura se compromete em criar benefícios para a sociedade e o planeta, com um atitude ética e responsável e dentro de um sistema econômico e sustentável, Além disso a empresa tem o selo B corp Uma Empresa B corp, é uma empresa que visa como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental. O conceito foi criado em 2006 nos Estados Unidos pela B-Labs, que tinha como foco redefinir a noção de sucesso de uma empresa.

Além disso conta com um programa voluntario, onde os seus colaboradores acompanham em bairros carentes, jovens desfavorecidos a procura de trabalho e necessitando de apoio social.

Conclusão

Este projeto me possibilitou, ter uma visão mais ampla sobre a importância da sustentabilidade empresarial. Os seus pilares, o seu papel social e que não é possível ter um compromisso parcial com a transformação social e o desenvolvimento sustentável.  Esse compromisso precisa estar presente em todas as ações de uma empresa. 

Também vimos o exemplo da empresa de cosméticos Natura que vem alcançando resultados satisfatórios e crescimento acima da média do setor nos últimos anos. É destaque no mercado de cosméticos não apenas pelo seu crescimento, mas pelas práticas sustentáveis adotadas.

Concluímos que a sustentabilidade é uma forma de desenvolvimento responsável: consumir hoje sem comprometer as necessidades básicas necessárias para uma boa qualidade de vida para a geração futura.

Referências

. Definição sobre sustentabilidade. FGV EAESP. São Paulo, 2021. Disponível em: FGV EAESP - GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade. Acesso em: 10 mai. 2021.

. In: . PROTEÇÃO ANIMAL: //www.crueltyfreeinternational.org/what-we-do. 5. ed. 123 p.

Camargo. Conclusão de trabalho: : Relação homem e meio ambiente. 2003. 43 p. Disponível em: h. Acesso em: Data inválida.

Natura cosméticos. estratégia sustentavél: Sustentabilidade Natura. Natura.com.br. São Paulo, 2021. Disponível em: Natura.com.br. Acesso em: Data inválida.

SCHARFRegina. Sustentabilidade: Negócios Sustentáveis. https://gvces.com.br. SÃO PAULO, 2004. 176 Pg p. Disponível em: SCHARF, Regina. Manual de negócios sustentáveis. São Paulo: Amigos da Terra; FGV; GVces, 2004. 176 p.. Acesso em: 10 mai. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica