PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, GESTÃO EM EMPRESAS TURÍSTICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIIORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, GESTÃO EM EMPRESAS TURÍSTICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CARLOS ROBERTO GOMES PORTO JUNIOR

Resumo

No ano de 2020, o mundo foi devastado pela pandemia da nova variação do coronavírus, o SARS-CoV-2 (popularmente conhecido como COVID-19). Os efeitos causados pelo novo coronavírus foram notados em todos os setores econômicos dos países afetados, em especial no setor de eventos, que foi o primeiro setor de todos a encerrar suas atividades no início da propagação do SARS-CoV-2 no Brasil e será o último a retornar às suas atividades comuns. Durante o desenvolvimento deste trabalho acadêmico, será possível analisar como funciona a organização de eventos, as suas respectivas fases e como as ações feitas em cada etapa impactam no progresso do evento. Também será analisado a estrutura de uma empresa da área de eventos como pessoa jurídica, seu modelo de gestão, a composição societária, a utilização de serviços terceirizados, o controle de qualidade e como está sendo feita a gestão da empresa no cenário atual que, devido à pandemia gerada pela COVID-19 é extremamente delicado. Por fim, serão analisadas como as ações de desenvolvimento sustentável tomadas pela empresa impactam no mundo, e como elas podem até serem utilizadas para o marketing da mesma, tendo em vista que as pessoas das gerações Y e Z tendem a serem mais exigentes em relação às ações tomadas pelas empresas as quais os mesmos estarão contratando os serviços.

Palavras-chave: Organização. Gestão. Desenvolvimento sustentável.

Abstract

In the year 2020, the world was devastated by the pandemic of the new variation of the coronavirus, SARS-CoV-2 (popularly known as COVID-19). The effects caused by the new coronavirus were noted in all economic sectors in the affected countries, especially in the events sector, which was the first sector of all to end its activities at the beginning of the spread of SARS-CoV-2 in Brazil and will be the last to return to their common activities. During the development of this academic work, it will be possible to analyze how the organization of events works, their respective phases and how the actions taken at each stage impact the progress of the event. It will also be analyzed the structure of a company in the events area as a legal entity, its management model, the corporate composition, the use of outsourced services, quality control and how the company management is being carried out in the current scenario which, due to the pandemic generated by COVID-19 is extremely delicate. Finally, it will be analyzed how the sustainable development actions taken by the company have an impact on the world, and how they can even be used for the company's marketing, considering that people from generations Y and Z tend to be more demanding in relation actions taken by the companies to which they will be contracting the services.

Keywords: Organization. Management. Sustainable development.

Introdução

O objetivo deste trabalho acadêmico, é analisar uma empresa do ramo de eventos, analisar as etapas do processo da realização de um evento (pré, trans e pós-evento), analisar a eficiência dessas ações no sucesso do evento; analisar a gestão de uma empresa vinculada ao ramo de eventos e também analisar ações de desenvolvimento sustentável que essa empresa utiliza tanto no dia a dia quanto na execução de seus eventos e quais os impactos gerados por tais ações.

A metodologia usada neste trabalho foi feita através da leitura em livros didáticos da Universidade Paulista e pesquisas em sites da World Wide Web.

Organização de eventos

A profissão de turismólogo está vinculada à área da hospitalidade. Em sua grade de formação, são

apresentadas várias frentes de trabalho como políticas públicas, planejamento de cidades turísticas,

pesquisa sobre turismo, agenciamento, transportes, meios de hospedagem, lazer e recreação, alimentos e

bebidas. É nesse contexto que também se apresentam os eventos, como uma oportunidade de prestação

de serviços na organização e execução de acontecimentos presenciais ou virtuais, com temáticas sociais,

culturais, científicas ou corporativas (Luchezi, 2021, p. 9).


Devido às tecnologias atuais utilizadas por todos, à facilidade de conectar-se com potenciais clientes e à facilidade de divulgação dos eventos de seus clientes, uma empresa fictícia organizadora de eventos será escolhida para este trabalho acadêmico. Os eventos descritos também serão fictícios.

A empresa Brasileiros Festeiros (cuja razão social é Biotti Eventos EIRELI) realiza a organização de diversos eventos de médio e grande porte, dentre os eventos que há maior destaque, há os eventos culturais e os eventos de lazer. 

Um grupo de empresários e gravadoras musicais paulistas tinham em mente criar um festival de música para que a população de cada estado apreciasse seus artistas tanto históricos quanto novos (onde haveria também uma oportunidade para a gravadora caçar novos talentos promissores para o cenário musical nacional), com isso em mente, a empresa Brasileiros Festeiros organizou o festival cultural "Orgulho De", que ocorre localmente nos estados 26 estados e no Distrito Federal do país. No festival, artistas musicais, grupos e bandas de origem de seus respectivos estados, se reúnem no festival para apresentar-se ao público, dentre as bandas estão bandas que marcaram época e bandas novas.

A edição pioneira e a mais popular do festival "Orgulho De", que possui a duração de 2 dias, é a edição paulista do festival que ocorre na capital do estado de São Paulo e leva o nome "Orgulho De: Ser Paulista!". Na última edição, realizada em 13 e 14 julho de 2019 (no auge do inverno paulista), houve a presença de grandes artistas como a cantora paulistana Rita Lee, as bandas Ultraje a Rigor, Titãs, IRA!, CPM 22 e os grupos de rap Racionais MC's e Pollo, assim como também houve a presença da banda O Terno, liderada por Martim (Tim) Bernardes, que coincidentemente é filho do também músico paulista Maurício Pereira (ex membro da banda paulista Os Mulheres Negras). As apresentações dos grandes artistas ocorrem no primeiro dia de realização do festival, enquanto no segundo dia, ocorrem apresentações de novos artistas/bandas/grupos que se inscrevem para poderem se apresentar, e também ocorre uma votação ao final do segundo dia através do Twitter da Brasileiros Festeiros para saber qual foi o artista/banda/grupo novo que mais obteve sucesso entre os frequentadores do festival. Aquele que obter o maior número de votos receberá um prêmio em dinheiro, além do patrocínio de uma das gravadoras que se interessar pelo artista/banda/grupo novato vencedor.

Já no ramo de lazer, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo desejava dar um baile de carnaval para os homossexuais, entretanto, devido à organização para a parada gay anual da cidade de São Paulo, não possuem tempo para realizar a organização e tal evento. Com isso, a associação procurou a organizadora de eventos Brasileiros Festeiros, que acabou organizando o baile desejado pela associação, e desde então promove um baile de carnaval que ocorre anualmente em fevereiro durante todas as noites dos dias de carnaval exclusivamente para homens homossexuais na boate 1007 na rua Augusta (point histórico da cultura homossexual paulistana), com um concurso de fantasia mais extravagante, shows de comédia e a participação de grandes nomes da cultura homossexual paulista como as drag queens Silvetty Montilla e Salete Campari, assim como a presença da famosa humorista Nany People. Em uma das realizações do evento, houve a chegada da humorista Nany People em um exemplar do carro Rolls-Royce Wraith (também conhecido como o Rolls-Royce presidencial) vestindo uma faixa lateral verde e amarela, semelhante a que os presidentes da república utilizam durante a cerimônia de transição de governo); tal ação chamou muita atenção e foi um tanto extravagante, demonstrando a alegria e o glamour do carnaval, sendo é comparável à década de 70, onde a atriz Wilza Carla chegou montada em um elefante para uma festa na antiga boate Medieval, também localizada na rua Augusta.

Também no baile de carnaval organizado pela Brasileiros Festeiros há um grande concurso de transformistas (travestis), onde as interessadas devem se vestir da maneira mais extravagante e chamativa o possível (na linguagem mais atual, "no close"), após os candidatos serem apresentados à plateia, o público deve ovacionar com maior entusiasmo a transformista que preferirem, a transformista que ganhar o concurso, leva 2.000 R$ de prêmio. 









Fases Pré, Trans e Pós-Evento

Durante o pré-evento do festival "Orgulho de", que seria aproximadamente de um ano, seriam realizadas consultas aos administradores do Autódromo de Interlagos para que fosse obtido um orçamento aos clientes da Brasileiros Festeiros do espaço físico desejado pelos mesmos. quanto à divulgação, essa etapa seria terceirizada para uma agência especializada em marketing, tendo em vista que o evento em questão é um evento de grande porte e exige uma ótima ação de marketing para que o mesmo obtenha sucesso na venda de ingressos (venda essa que seria terceirizada através de sites que realizam a pré venda de ingressos para eventos, como o Sympla ou a Ingresso.com) para o festival. Além de também consultar empresas que forneceriam a estrutura para a montagem do palco, som, iluminação e possíveis empresas do ramo alimentício que tenham interesse em montar estandes para a venda de comidas dentro do evento, as data seriam os dias 13 e 14 de julho de 2020 iniciando às 09h da manhã de cada dia.

Para parcerias, seriam procurados os principais serviços de streaming existentes, como a Deezer, o Spotify, Apple Music e Amazon Music para ver quais teriam interesse serem um dos apoiadores e/ou patrocinadores do evento. Com preferência para a plataforma Spotify, tendo em vista que, além de ser o streaming de música líder no mercado nacional e internacional, é possível ver na página do artista quais serão suas próximas participações em festivais e shows, facilitando até mesmo o acesso ao link para a compra do ingresso (vide exemplo abaixo). 

Imagem 1 — Tela com os próximos shows da banda de bluegrass Trampled by Turtles no aplicativo de desktop do Spotify
Tela com os próximos shows da banda de bluegrass Trampled by Turtles no aplicativo de desktop do SpotifyO autor (2021)

Outros bons possíveis parceiros para o evento seriam as rádios de rock Kiss FM, 89 FM A Rádio Rock (tendo em vista as grandes bandas de rock dos anos 80 que estariam no primeiro dia do festival) e as rádios pop Jovem Pan FM e Mix FM São Paulo (devido ao público mais jovem que poderia se interessar em ir no segundo dia para prestigiar os artistas novos).

Além disso, seriam consultadas a prefeitura de São Paulo e a  SPTuris para saber se não haveria o interesse em apoiar o evento, tendo em vista que isso poderia gerar um boom de turistas provenientes de outras partes do estado que gostam dos artistas presentes, gerando assim receita para a cidade com o turismo.

Durante o transevento, nos dias que antecedem o festival, seriam montadas as estruturas metálicas, como o palco e o apoio para as iluminações, além do som e do teste do som/iluminação. Nas horas que antecedem o início do festival seriam montadas as estruturas de bilheteria (como catracas), possíveis estandes de venda de comida caso houvessem patrocinadores do ramo alimentício, colocação de banheiros químicos e o abastecimento do camarim dos artistas com o que os mesmos pedissem.

No pós-evento, seriam desmontadas as estruturas de grande porte, os fornecedores desmontariam seus produtos e os levariam embora, além de após todas as estruturas forem desmontadas, o organizador fazer um check final para garantir que não houveram danos ao patrimônio do espaço físico onde foi realizado o evento. Alguns dias após o fim do evento, seria pedido à agência de marketing que a mesma encaminhasse um relatório com o público alvo atingido e qual o alcance das postagens feitas de divulgação em redes sociais para ser encaminhado aos clientes que tiveram a ideia do festival e procuraram a empresa Brasileiros Festeiros.

O pré evento do baile de carnaval homossexual seria feito com pelo menos 3 meses de antecedência para garantir o bom andamento do transevento. A data seriam os dias de carnaval e o evento ocorreria durante as noites de carnaval, iniciando às 22h. O grupo 1007 seria contatado para obter informações sobre o orçamento para a locação da casa noturna em São Paulo.

Os fornecedores principais deste evento seriam empresas que produzem acessórios decorativos para o carnaval, como confete e serpentinas; graças à estrutura da casa que já possui som próprio e iluminação fixa, não seria necessário se preocupar com esses tipos de aparelhagem.

Na divulgação, seriam novamente procuradas agências de marketing para a produção de posts impulsionados, entretanto, dessa vez seriam procuradas agências de produtores de conteúdo que agenciam digital influencers para que os mesmos contribuam na divulgação da festa. Também seriam contatadas as drag queens e humoristas que participariam do evento para agendá-las.

Em questão de apoios e parcerias, seriam procuradas a prefeitura de São Paulo junto com a SPTuris, tendo em vista que eventos LGBT em São Paulo movimentam a economia de maneira significativa para que ambas apoiassem o evento. Também seriam criadas playlists nas principais plataformas de streaming com marchinhas de carnaval clássicas e novas, além de músicas pop para ajudar na divulgação. Também seriam procuradas rádios com um público alvo jovem da cidade de São Paulo e de Santos (tendo em vista que a distância entre as duas é de pouco mais de 1h e a cidade de Santos possui uma quantidade de jovens sem muitas opções locais para aproveitar). As principais rádios seriam a Metropolitana FM em São Paulo, a Mix FM de São Paulo, sua retransmissora em Santos e a rádio Jovem Pan, assim como sua retransmissora na região do litoral sul.

Durante o transevento, seriam organizadas as decorações algumas horas antes de iniciar o baile e também seria preparado o camarim que receberá as drag queens/humoristas convidadas.

No pós-evento, o local seria limpo dentro de algumas horas, a decoração seria retirada e o check final seria feito para avaliar se houve algum dano à estrutura do local.

Imagem 2 — Interior da 1007 São Paulo
Interior da 1007 São PauloGUIA Folha (c2021)

Análise crítica

As ações tomadas pela empresa Brasileiros Festeiros na organização dos eventos descritos anteriormente são devidamente corretas e eficientes, entretanto, é sempre necessário ter um "plano B", para caso algo saia de errado, além da contratação de profissionais sérios, de confiança e que sejam ágeis nas tarefas. A questão da terceirização poderia ser trazida para as mãos da própria empresa, especialmente na questão de divulgação. Enquanto contar com um bom profissional de marketing digital na empresa à disposição da empresa parece ser algo bom na questão da força de trabalho da empresa, pode sair financeiramente inviável ao dono da empresa manter tal profissional e opte por terceirizar essa função para uma empresa especializada em marketing, ao menos que o dono da empresa procure jovens que acabaram de se formar na faculdade, tendo em vista que estes, por não ter tanta experiência na carreira e a maioria ainda pode estar à procura do primeiro emprego, aceitariam trabalhar na área de formação deles, porém, por um salário menor do que a dos demais profissionais do mesmo ramo.

Em questão de parcerias, convém ao dono da empresa manter bons contatos em gravadoras de música, rádios de diversos estilos musicais, com a área de marketing de canais de televisão locais e com o setor público para eventuais eventos que possam ser de interesse municipal ou estadual, como eventos relacionados a épocas festivas como o carnaval, ou grandes eventos LGBT.

O que as 3 fases tem em comum para poderem melhorar e apresentar uma imagem de maior seriedade, organização e firmeza aos clientes, é a não terceirização de serviços, entretanto, que custaria muito caro dependendo do tipo de profissional exigido, do tipo de evento que será organizado, de quantas pessoas serão necessárias numa equipe e claro, do quanto o cliente pode pagar.

GESTÃO EM EMPRESAS TURÍSTICAS

A gestão de uma empresa é conceituada como o exemplo de seu alto escalão, ou seja, o negócio

inevitavelmente ganha o formato e os moldes de seus empreendedores, tanto nas questões de cultura

organizacional e valores como na hora de tomar as decisões do dia a dia. Por esse motivo, é por meio

do perfil da gestão de uma empresa que se consegue entender melhor quais rumos ela seguirá e quais

práticas adotará para conquistar os seus objetivos (Carvalho, 2021, p. 7).


O modelo de gestão da empresa Brasileiros Festeiros segue um modelo de administração clássico, criado pelo engenheiro francês Henri Fayol, no qual a gestão da empresa é feita dos cargos mais altos aos mais baixos. O fundador da Brasileiros Festeiros acredita que o método de Fayol, que consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar é o melhor método para realizar a gestão de sua empresa, pois assim, ele estará no comando de tudo e saberá como deve proceder em relação às condutas e aos movimentos do dinâmico mercado de eventos, estando assim, mais tranquilizado em relação a eventuais erros que possam ocorrer, entretanto que, se ocorrerem, seriam por culpa da decisão do mesmo, e não por causa da possível irresponsabilidade e/ou má conduta de um dos funcionários abaixo dele. Além de colocar a organização da empresa em setores, tornando assim a gestão mais fácil de ser executada.

O modelo de composição societária da empresa é no modelo EIRELI, no qual somente uma pessoa é o sócio e se torna a responsável pela empresa e não há necessidade de juntar-se com outras pessoas para criar uma sociedade. Além disso, existem os benefícios fiscais de ser EIRELI, como por exemplo, não ter limite de faturamento, diferente de um MEI. 

Com isso, a razão social da empresa Brasileiros Festeiros chama-se "Biotti Eventos EIRELI". É obrigatório que toda empresa em território nacional tenha no final de sua razão social a nomenclatura de qual tipo de empresa ela é, se é uma limitada (Ltda), Incorporação (Inc), micro empresário individual (MEI) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Quanto à terceirização, dois serviços que são interessantes para serem terceirizados são os serviços de limpeza e de divulgação. O serviço de divulgação convém à terceirização pois ele pode ser feito por agências especializadas nisso, produzindo assim, um melhor resultado final nessa função. Quanto ao serviço de limpeza, a empresa terceirizada já conta um uma força laboral grande o suficiente para ajudar na rápida e eficiente limpeza do local onde o evento está acontecendo ou aconteceu. Pensando na terceirização a médio e longo prazo há sim um benefício financeiro para a empresa, pois gera uma considerável redução nos custos, fazendo com que ela lucre mais, além de deixar os funcionários próprios mais livres e menos sobrecarregados para realizarem suas devidas tarefas com alto desempenho e eficiência.

O controle de qualidade da empresa é feito com base no método PDCA (Plan, Do, Check, Act), onde ocorre o planejamento do objetivo que a empresa deseja atingir, por exemplo, uma redução nos custos que a empresa obteve nos últimos 6 meses. Após planejar (Plan) o objetivo, é aplicado o desenvolvimento (Do) do mesmo e os dados obtidos a partir da ação direta nos ofensores (que são possíveis problemas na obtenção da meta do planejamento) servem para a etapa seuguinte ao fluxo do método PDCA, que é a etapa de verificar (Check) os resultados obtidos a partir das ações feitas, e por fim a conclusão que é a ação (Act) para a solução no problema. Seguindo esse exemplo, o fluxo do planejamento que seria reduzir os custos da empresa nos últimos 6 meses ficaria da seguinte maneira:

Plan = Reduzir os custos dos últimos 6 meses da empresa > Do = Desenvolver pesquisas sobre toda a empresa para descobrir possíveis ofensores > Check = Verificar os dados obtidos para identificar as oportunidades de melhoria para atingir o objetivo > Act = Agir em cima do problema.

 No caso citado, durante as fases "Do" e "Check", foi verificado que a empresa gastou muito com materiais de escritório e copos plásticos, nesse caso, a fase "Act" seria trocar alguns materiais desnecessários por outras alternativas, como por exemplo, ao invés de copos plásticos, os funcionários trariam sua xícara própria para lavar e reutilizar quantas vezes quisesse. 

Sem um sistema de controle de qualidade, seria demasiadamente complicado conseguir satisfazer as expectativas dos clientes e demonstrar uma imagem de seriedade perante tanto o cliente quanto aos fornecedores, que passarão a ter mais confiança e se sentirão mais à vontade para trabalhar futuramente em ouros eventos com a Brasileiros Festeiros.

Devido à grave pandemia mundial gerada pela variante de coronavírus, o SARS-CoV-2 (Conhecido mundialmente como COVID-19) o setor de turismo e eventos parou suas atividades de maneira repentina em 2020 quando a pandemia começou a invadir todos os países do mundo. Em especial, o setor de eventos é um dos mais (quiçá o maior) afetados devido à doença. Casas noturnas estão fechadas a mais de um ano e possivelmente não aguentarão muito mais tempo. Um dos exemplos citados anteriormente, a casa noturna 1007 na rua Augusta fechou as portas em junho de 2020 de suas 3 localidades (Balneário Camboriú, Florianópolis e São Paulo) por tempo indefinido. 

Com isso, todas as empresas do ramo foram pegas de surpresa. O ramo de eventos sempre ocorreu com encontros presenciais (apesar de em anos mais recentes a tecnologia ter permitido novos tipos de interações, tais maneiras de realizar eventos ainda não haviam se popularizado). Isso deixou claro que é necessário além de dinheiro em caixa para sobreviver a meses parados, as empresas do setor de eventos devem ter um plano de crise, com padrões e ideias para saber como agir diante de cenários atípicos, como em guerras, pandemias e demais situações, como até mesmo a declaração de um eventual estado de exceção, o que afetaria criticamente a economia nacional. 

Um exemplo de plano de gerenciamento de crise interessante para uma empresa organizadora de eventos como a Brasileiros Festeiros seria a realização de eventos 100% online, porém, que só seriam realizados caso o público interessado em ver a performance do artista comprasse os ingressos online e só então receberia acesso ao link do show, com cada link sendo único para evitar o compartilhamento do mesmo trazendo o acesso de pessoas não pagantes ao evento online). Além dessa medida, também estariam inclusas no plano de gerenciamento de crise a possibilidade, em caso de imperiosa necessidade, de demissão em massa de toda a força de trabalho direta e o encerramento imediato de contratos com empresas terceirizadas, além da entrega de locais presenciais (como prédios, salas comerciais alugadas, etc), e também a possível liquidação de algumas posses da empresa, afim de ter como garantir o pagamento de eventuais dívidas, impostos e contratos que venham a serem quebrados repentinamente e exijam o pagamento de multa.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento sustentável, expressão que foi apropriada por áreas como educação, política e propaganda, apresenta a junção do termo sustentável à palavra desenvolvimento, visando harmonizar o desenvolvimento econômico e a produção capitalista, ou seja, aliar os aspectos financeiro e econômico, garantindo a manutenção do meio ambiente e suas variáveis, como a preocupação social e com a qualidade de vida das pessoas ( Caparrós Garcia, 2021, p. 9-10).


Um estudo da ViacomCBS (um grande conglomerado estadunidense de meios de entretenimento) feito em 2020 afirmou que 78% dos jovens da geração Z no Brasil seguem as redes sociais de marcas para se manterem informados sobre a mesma. Também em 2020, uma pesquisa da First Insight (empresa de pesquisas estadunidense) indicou que 73% das pessoas com até 22 anos de idade estariam dispostas a pagar um preço 10% superior em um produto de uma marca sustentável em relação às demais faixas demográficas.

Com tais dados, é interessante notar a diferença da preferência de consumo da geração Z, que, por ter nascido com a internet já presente no mundo, possui um maior acesso às informações, eventualmente, tornando-se uma geração mais cética e consciente ambientalmente, optando por marcas que além de fazer um marketing sobre suas ações de sustentabilidade, comprovam essas ações de sustentabilidade empresarial, ganhando assim a atenção e confiabilidade das pessoas pertencentes a essa geração.

Por ser criada e liderada por um jovem da geração Z, a Brasileiros Festeiros é consciente sobre tais fatos, e alguns planos de ação criados pela empresa são por exemplo, criar energia autossustentável nos locais físicos da empresa através do uso de painéis solares (que também gerariam a economia em questões como gastos com a energia elétrica), a utilização de medidores de energia elétrica inteligentes obtidos com a concessionária de energia elétrica Enel que permitem o consumo inteligente da energia, eliminar o consumo de plástico nos escritórios e locais físicos da empresa através da conscientização dos colaboradores, incentivando-os a trazerem seus próprios copos ou canecas reutilizáveis, otimizar o uso de papel evitando ao máximo que impressões desnecessárias sejam feitas, reduzir o desperdício de água nas dependências da empresa com a utilização de sensores de presença inteligente nas torneiras e a redução de viagens aéreas para tratar de negócios em outra localidade quando possível.

Imagem 3 — Foto em close up de um medidor de energia inteligente utilizado pela Enel
Foto em close up de um medidor de energia inteligente utilizado pela EnelCouto (28 de jan. de 2021)


Através da correta aplicação dessas medidas e sendo possível comprovar os resultados das ações de sustentabilidade da empresa, os dados obtidos podem ser divulgados nas redes sociais, podendo serem utilizados como uma ação de marketing que atrairá os jovens da geração Z, além de causar um impacto positivo no mundo. Com a redução do uso de papel desnecessário é possível ajudar na diminuição do desmatamento das florestas mundo afora, com a diminuição do uso de plásticos, é possível auxiliar na diminuição dos plásticos no oceano (e também dos microplásticos que se soltam ao longo do período de decomposição do mesmo, que pode levar até 400 anos), com a prevenção ao desperdício, é possível auxiliar na diminuição de uma futura crise hídrica (sendo que, de acordo com dados da ONU, até 2030 haverá no mundo um déficit de 40% quanto à água) e com a redução nas viagens aéreas, é possível reduzir a emissão de  gases poluentes na atmosfera terrestre.

Imagem 4 — Aeronave do modelo Convair 990A pousando no aeroporto metropolitano de Wayne County, em Detroit no ano de 1965. Apesar da quantidade de fumaça emitida pelas turbinas, a aeronave estava em perfeito estado e não haviam avarias à mesma.
Aeronave do modelo Convair 990A pousando no aeroporto metropolitano de Wayne County, em Detroit no ano de 1965. Apesar da quantidade de fumaça emitida pelas turbinas, a aeronave estava em perfeito estado e não haviam avarias à mesma.McDowell (28 de nov. de 2009)

Em comparação com os motores das aeronaves atuais, há 20% menos emissão de CO, CO2 e UHC. Entretanto, o início da fabricação de motores que prezassem por uma maior eficiência e menor emissão de poluentes iniciou-se somente na década de 70. 

Conclusão

Durante a produção deste trabalho acadêmico foi possível notar-se a complexidade da criação, gestão e desenvolvimento de uma empresa organizadora de eventos.

Graças à pandemia mundial ocasionada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), o ramo de eventos entrou em parafuso no mundo inteiro, após 1 ano completamente fechados, sem obter uma renda (isso aos que não tentaram se reinventar de maneira efetiva durante a pandemia) por não poderem exercer devidamente sua atividade, sem obter um auxílio do governo local e federal para ajudar o setor e sem perspectivas para o final devido da pandemia (uma estimativa feita pelo vaccine tracker da Bloomberg, uma renomada empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro, a pandemia pode chegar ao final somente em 7 anos, quando 75% da população mundial estará vacinada), muitas empresas do setor faliram.

Devido a tais fatos, foi escolhida uma empresa fictícia, a Biotti Eventos EIRELI (cujo nome fantasia é Brasileiros Festeiros) para a execução deste trabalho acadêmico. Os eventos imaginados para a execução foram tidos como base nos eventos ocorridos antes da atual fase pandêmica, que ocorriam em 2019.

Quanto à gestão de empresas do ramo, entende-se que há diversos tipos de teorias da administração para vários perfis de empresários, entretanto, a maioria das grandes empresas atuais utiliza o modelo clássico de Fayol para conduzir seus negócios, assim como diversas maneiras de composição societária que podem impactar na maneira de qual será escolhida para a empresa, além de impactar no faturamento devido aos tipos de impostos que a mesma terá de pagar dependendo do lucro obtido. É interessante também notar que a terceirização, apesar de boa para a empresa contratante, pode não ser boa para as pessoas que serão terceirizadas, tendo em vista que há grande rotatividade de pessoas em empresas terceirizadas, a contratação desesperada por parte da terceirizada para repor a mão de obra perdida somada a um mal treinamento sobre os procedimentos e sistemas que a empresa contratante utiliza pode a médio e longo prazo acabar prejudicando os resultados da contratante.

Em relação ao desenvolvimento sustentável, é quase essencial que uma empresa para ser querida tanto entre seus funcionários (caso a maioria deles tenham entre 18 e 25 anos) quanto por seu público alvo (caso este sejam as pessoas da geração Z), tendo em vista que pessoas dessa geração procuram produtos, empresas e marcas que ajam de maneira sustentável, prezem pela diversidade no ambiente de trabalho, sejam ativas socialmente e realizem ações que não sejam apenas o falso marketing que algumas empresas produzem afirmando que são conscientes e ecologicamente corretas, mas que, caso sejam confrontadas não tem como comprovar seus resultados para o público justamente por não praticarem o que falam, correndo o risco de serem boicotadas (ou no termo mais atual, canceladas) causando impactos financeiros consideráveis dependendo do tamanho da empresa.

Com os fatos citados, conclui-se que é importante que as empresas tenham um plano de ação para agir em casos de guerras, crises biológicas (como a atual gerada pela variante de coronavírus COVID-19) e até mesmo possíveis situações de convulsão social e decretação de estado de exceção. Também conclui-se que é essencial possuir um horizonte de possíveis investimentos e alternativas ao produto atual que a empresa tenha para ofertar (por exemplo, ao invés de oferecer somente a organização de eventos presenciais, uma empresa poderá por exemplo ofertar a organização de uma live em redes sociais, ou caso seja um evento como um congresso, é possível oferecer a organização de uma estrutura tecnológica para a realização de um webinar). E também é essencial que as mesmas não se esqueçam da responsabilidade ambiental e ecológica que possuem, tendo em vista que, nos dias atuais, ignorar tais ações pode ser fatal para o sucesso da empresa caso a mesma se envolva em um escândalo por causa de uma má conduta ecológica ou coisas do tipo.

Referências

ADAGE. Geração Z está disposta a pagar mais por produtos eco-friendly: Sustentabilidade está se tornando um dos principais fatores de decisão de compra dos consumidores, de acordo com pesquisa da First Insight. Meio&Mensagem. São Paulo, 15 de jan. de 2020. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/01/15/geracao-z-esta-disposta-a-pagar-mais-por-produtos-eco-friendly.html>. Acesso em: 29 mar. 2021.

AltonLarry. How Do Millennials Feel About Outsourcing?. Forbes. Jersey City, 19 de dez. de 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/larryalton/2017/12/19/how-do-millennials-feel-about-outsourcing/?sh=7ee96d83f33d>. Acesso em: 29 mar. 2021.

ARQUIVAR. Sustentabilidade: Entenda por que reduzir o uso de papel na empresa: Responda rápido: você sabe qual a quantidade de papel é usada na sua empresa? Certamente, é um volume que pode ser reduzido.. Arquivar. São Paulo, 8 de abr. de 2016. Disponível em: <https://arquivar.com.br/blog/sustentabilidade-entenda-por-que-reduzir-o-uso-de-papel-na-empresa/>. Acesso em: 29 mar. 2021.

BlumenFelipe. TIM Bernardes e Maurício Pereira falam sobre dividir a mesma profissão como pai e filho: "Tem incentivo quando precisa, mas ele nunca se meteu", brinca Tim. "Pai de artista está sempre com o coração na mão, mesmo que ele também seja artista", diz Maurício. GQ. Rio de Janeiro, 11 de ago. de 2019. Disponível em: <https://gq.globo.com/Cultura/Musica/noticia/2019/08/tim-bernardes-e-mauricio-pereira-falam-sobre-dividir-mesma-profissao-como-pai-e-filho.html>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CaparrósRaquel; GarciaSolimar. Unidade I: Desenvolvimento Sustentável. In: CaparrósRaquel; GarciaSolimar. Desenvolvimento Sustentável. 1. ed. São Paulo: Sol, v. 1, 2021. 168 p. cap. 1, p. 9-10. (Didática). Disponível em: <https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1770970-dt-content-rid-2588982_1/institution/Conteudos_AVA/DISCIPLINAS_GERAIS/3001-30_3001-33_0379-30_6977-20_6583-20_D852%20-%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel%20%28OPTATIVA%29/Livro-Texto%20%E2%80%93%20Unidade%20I.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CarvalhoGuilherme Juliani de. APRESENTAÇÃO. In: CarvalhoGuilherme Juliani de. Gestão em Empresas Turísticas. 1. ed. São Paulo: Sol, v. 1, 2021. 168 p, p. 7. (Didática). Disponível em: <https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1968697-dt-content-rid-6253341_1/institution/Conteudos_AVA/DISCIPLINAS_GERAIS/7262-60%20-%20Gest%C3%A3o%20em%20Empresas%20Tur%C3%ADsticas/Livro-Texto%20-%20Unidade%20I.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CONTABILIZEI.ORG. O que é EIRELI? Como abrir? Tudo que Precisa Saber. Contabilizei.org. São Paulo, 24 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/eireli/?utm_source=adwords&utm_medium=ppc&utm_campaign=IN_%5BS%5D_DSA_Conteudo_SP&utm_term=&hsa_tgt=aud-1084308117745:dsa-1148688249516&hsa_grp=115498465823&hsa_mt=b&hsa_cam=11643359742&hsa_ver=3&hsa_src=g&hsa_net=adwords&hsa_kw=&hsa_acc=1466761651&hsa_ad=494008613267&gclid=Cj0KCQjw0oCDBhCPARIsAII3C_F0sDeB8ONoQSO_Fm5mFZPqydYQKNYpOGwgJq5A-U1lH2EaFxkjNGQaAghrEALw_wcB>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CoutoFabio. Enel vai instalar 300 mil medidores inteligentes em São Paulo: Iniciativa integra programa de P&D da Aneel, que custeará os R$ 121 milhões necessários para implementação, em duas fases. Energia Hoje. Rio de Janeiro, 28 de jan. de 2021. Disponível em: <https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/enel-vai-instalar-300-mil-medidores-inteligentes-em-sao-paulo/>. Acesso em: 29 mar. 2021.

eCycleEquipe. Quais os impactos ambientais das viagens de avião?: Setor de transporte aéreo é responsável por boa parte das emissões de poluentes no mundo. eCycle. São Paulo, c2021. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/1315-impactos-ambientais-viagem-de-aviao>. Acesso em: 29 mar. 2021.

ESTADÃO Conteúdo. Enel investirá R$ 121 milhões para instalar 300 mil medidores inteligentes em SP. Istoé. São Paulo, 28 de jan. de 2021. Disponível em: <https://istoe.com.br/enel-investira-r-121-milhoes-para-instalar-300-mil-medidores-inteligentes-em-sp/>. Acesso em: 29 mar. 2021.

FernandesRodrigo. Como descobrir shows perto de você pelo Spotify no computador: Descubra datas e locais de apresentações de artistas de que você gosta. Techtudo. São Paulo, 26 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/06/como-descobrir-shows-perto-de-voce-pelo-spotify-no-computador.ghtml>. Acesso em: 28 mar. 2021.

GUIA Folha. 1007 São Paulo. Guia Folha. São Paulo, c2021. Disponível em: <https://guia.folha.uol.com.br/noite/festas/1007-augusta-consolacao-3026749165.shtml>. Acesso em: 28 mar. 2021.

LaurindoJanaína. 1007 fecha as portas de suas unidades em Santa Catarina e São Paulo: Casa noturna anunciou que não irá manter a estrutura em Florianópolis, Balneário Camboriú e na capital paulistana. NSC Total. Florianópolis, 17 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/1007-fecha-as-portas-de-suas-unidades-em-santa-catarina-e-sao-paulo>. Acesso em: 28 mar. 2021.

LucheziTatiana de Freitas. Introdução. In: LucheziTatiana de Freitas. Organização de Eventos. 1. ed. São Paulo: Sol, v. 1, 2021. 172 p, p. 9-10. (Didática). Disponível em: <https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1949331-dt-content-rid-6303085_1/courses/7714-60_55801_R_E1_20211/Organiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Eventos_Unid_I.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.

MaristasColégios. O que são as gerações X, Y e Z e como lidar com cada perfil: Existem características próprias para cada etapa do nascimento. G1. Curitiba, 27 de ago. de 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/colegios-maristas/onde-os-jovens-estao/noticia/2019/08/27/o-que-sao-as-geracoes-x-y-e-z-e-como-lidar-com-cada-perfil.ghtml>. Acesso em: 28 mar. 2021.

McDowellJason. Convair 990A (30A-5) - American Airlines. Airliners.net. Detroit, 28 de nov. de 2009. Disponível em: <https://www.airliners.net/photo/American-Airlines/Convair-990A-30A-5/1616107>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MendesGyssele. Os desafios e vantagens da sustentabilidade empresarial aplicada. CEBDS. Rio de Janeiro, 17 de jan. de 2018. Disponível em: <https://cebds.org/sustentabilidade-empresarial/#.YGFeH69KhPY>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MonteiroThaís. Geração Z é cética em relação a informações, marcas e poder: Estudo da ViacomCBS mostra como jovens nascidos a partir de 1997 ressignificaram o conceito de poder e como se relacionam com informações e marcas. Meio&Mensagem. São Paulo, 27 de abr. de 2020. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/04/27/geracao-z-e-cetica-em-relacao-a-informacoes-marcas-e-poder.html>. Acesso em: 29 mar. 2021.

MORHENA. Afinal, é possível controlar o desperdício de água nas empresas?. Morhena. São Paulo, c2021. Disponível em: <https://blog.morhena.com.br/afinal-e-possivel-controlar-o-desperdicio-de-agua-nas-empresas/#:~:text=Realiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20campanhas%20de%20redu%C3%A7%C3%A3o,desperd%C3%ADcio%20de%20%C3%A1gua%20nas%20empresas.&text=Por%20isso%2C%20a%20empresa%20deve,positivo%20dessas%20mudan%C3%A7as%20no%20cotidiano.>. Acesso em: 29 mar. 2021.

NEGÓCIOS. Como a sua empresa pode diminuir o uso de descartáveis?. Eu Reciclo. São Paulo, c2020. Disponível em: <https://blog.eureciclo.com.br/como-sua-empresa-pode-diminuir-o-uso-de-descartaveis/>. Acesso em: 29 mar. 2021.

rolfiniFabiana. Pandemia de Covid-19 deve acabar em sete anos, diz calculadora da Bloomberg. Olhar Digital. São Paulo, 07 de fev. de 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/02/07/coronavirus/fim-pandemia-de-covid-19-deve-acabar-em-sete-anos-diz-calculadora-da-bloomberg/>. Acesso em: 29 mar. 2021.

SANTANDER. Gestão de recursos naturais e resíduos: Somos 48 mil pessoas engajadas no desafio de tornar nossas operações cada dia mais sustentáveis e eficientes.. Santander. São Paulo, c2021. Disponível em: <https://www.santander.com.br/sustentabilidade/gestao-de-atividades/gestao-de-recursos>. Acesso em: 29 mar. 2021.

SteffenLufe. Do footing aos afters: vem com a gente fazer uma viagem pela cena noturna LGBT de São Paulo nos últimos 100 anos. Music Non Stop. São Paulo, 6 de jun. de 2017. Disponível em: <https://musicnonstop.uol.com.br/uma-viagem-pela-cena-noturna-lgbt-de-sao-paulo-nos-ultimos-100-anos/>. Acesso em: 28 mar. 2021.

TELEPERFORMANCE. Política de Sustentabilidade Ambiental. Teleperformance. São Paulo, c2018. Disponível em: <https://www.teleperformance.com.br/pt-br/codigos-e-politicas/politica-de-sustentabilidade-ambiental>. Acesso em: 29 mar. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica