PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV: PHS – SAMARITANO SAUDÊ

UNIVERSIDADE PAULISTA

Gerenciamento de Pessoas / Contabilidade Geral de custo / Técnicas de Informatica.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IVPHS – SAMARITANO SAUDÊ

Gestão Hospitalar

Leticia Gabrielly da Silva Amarante

RA: 2099240

Orientador(a):
Profa. Ma. Valdice Pólvora

Resumo

Esta pesquisa tem a função de trazer ao estudantes informações de acessibilidade, conforto hospitalar, abertura de novos canais de comunicação, técnicas de informática, dinâmicas de relações e entre outras informações.
A base desta pesquisa se encontra nos conteúdos das disciplinas: Estrutura e arquitetura hospitalar, comunicação e expressão, dinâmica das relações internacionais. Todas estas informações foi fornecidas por pesquisas ao site da empresa.

Palavras-chave: Estrutura e Arquitetura Hospitalar, Comunicação e Expressão, Dinâmica das Relações Internacionais.

Abstract

This research has the function of providing students with accessibility information, hospital comfort, opening new communication channels, computer techniques, relationship dynamics and other information.
The basis of this research is found in the contents of the disciplines: Hospital structure and architecture, communication and expression, dynamics of international relations. All of this information was provided by surveys on the company’s website.

Keywords: Hospital Structure and Architecture, Communication and Expression, Dynamics of International Relations.

Introdução

Acessibilidade Digital:

Cerca de 6,5 milhões de pessoas apresentam deficiência visual no Brasil, sendo que quase 600 mil são totalmente cegas. 
Pensando nisso, o Hospital Samaritano inaugurou seu novo site com recursos especiais de acessibilidade, seguindo as recomendações do W3C (World Web Consortium), que fornece orientações às empresas para adequação de seus conteúdos.

Com as ferramentas disponíveis, pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida podem navegar em no site, acessando os conteúdos com auxílio de leitores de sites, teclas de atalho e navegação por teclado.

Para usuários com baixa visão, especificamente, é possível aumentar a fonte das letras, quando for necessário, da seguinte forma: utilizando o zoom nativo do navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminui-lo. Se quiser retornar ao padrão, é só digitar “Ctrl” e “0”.

Para tirar o melhor proveito dos recursos de acessibilidade, é importante manter seu navegador web atualizado com a versão mais recente.

Além disso, todos os conteúdos publicados  nas redes sociais contam com o recurso #DescricaoDaImagem, que consiste em uma descrição das imagens para que o deficiente visual possa interpretá-las.
 

Figura 1 — Acessibilidade Digital
Acessibilidade DigitalOs autores (2020)

 Acessibilidade: comandos para navegadores

Internet Explorer

[Alt] + accesskey

Chrome

[Alt] + accesskey

[Control] [Alt] + accesskey 

Firefox

[Alt] [Shift] + accesskey

[Control] [Alt] + accesskey 

Safari

[Alt] + accesskey

[Control] [Alt] + accesskey 

Opera

Opera 15 or newer: [Alt] + accesskey

Opera 12.1 or older: [Shift] [Esc] + accesskey

 Navegação por tabulação

Use a tecla Tab para navegar por elementos que requerem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros, na ordem em que eles são apresentados na página. Para retornar, utilize Shift + Tab. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais. 

Acessibilidade: programas para pessoas com deficiência visual

Nitrous Voice Flux

Controla o computador por voz;

NVDA

Software libre para leitura de tela em vários idiomas (Windows);

YeoSoft Text

Leitor de tela em inglês e português;

Jaws (for Windows)

Leitor de tela em vários idiomas;

Virtual Vision

Leitor de tela em português do Brasil;

DOSVOX

Sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux).

Seu conforto importa

Os leitos oferecem TV a cabo com controle remoto, telefone, ar-condicionado, cofre, wi-fi, poltrona ou sofá-cama para acompanhante, mesa de refeições, frigobar, armário e banheiro privativo, equipado com secador de cabelos e barras de segurança. Os apartamentos VIPS ainda dispõem de sala e banheiro privativos, duas TVs a cabo, closet e automação integrada. O centro cirúrgico também é equipado para oferecer segurança e eficiência nas intervenções. São oito salas amplas, com as mais avançadas tecnologias, incluindo telemedicina, para transmitir as cirurgias ao vivo, e sala híbrida, com aparelhos que permitem combinar procedimentos para maior efetividade do tratamento.


Aquela velha história de que o hospital representa um ambiente hostil e nem um pouco agradável está, finalmente, ficando para trás. Com a necessidade cada vez maior de proporcionar um atendimento de qualidade, instituições médicas se dedicam a oferecer serviços diferenciados. Uma modernização que permite ao paciente a continuidade de sua vida normal durante o período de internação, sem que precise se desligar de suas obrigações, necessidades ou prazeres. O acesso a serviços como os de beleza, gastronomia, compras e até mesmo o de apoio na hospedagem e traslado de clientes de regiões mais distantes contribui para que essa experiência se torne menos traumática.

Os pacientes e acompanhantes têm uma central telefônica à sua disposição, o que lhes garante total comodidade durante a estadia. Por ela é possível solicitar itens como apoio religioso, massagens, pedidos de lavanderia, cabeleireiro, compra de jornais e revistas, acesso a computadores. Assim como acontece nos melhores hotéis, os pacientes ainda contam com anfitriões que os ajudam desde o momento de sua internação até a alta hospitalar. 
A alta gastronomia a esse ambiente permitiu que tanto a dieta prescrita aos pacientes quanto as refeições de acompanhantes e visitantes se tornassem mais prazerosas. Para isso, investiu-se na apresentação, na textura e, principalmente, no sabor dos pratos, realçado pelo toque de ervas aromáticas frescas, plantadas em uma horta que fica no próprio hospital.

Figura 2 — Conforto Hospitalar
Conforto Hospitalar Os autores (2020)

Figura 3 — Conforto
ConfortoOs autores (2020)

abertura de canais – comunicação 

Com a consolidação de novas culturas, foi decisivo o papel da área de comunicação com estratégias dentro e fora da instituição.    

Estruturada desde 1999, a área passou por reformulação ate chagar a configuração atual, neste percurso abriu-se para todos os canis de comunicação: Com médicos, enfermeiros, colaboradores, comunidade do entorno, com a imprensa, com as organizações de eventos, clientes, com o publico em geral. 

Um importante marco foi a campanha promovida em 2009 ”O jeito de ser Samaritano”, que selecionou colaboradores como modelos de aplicação, no dia a dia de trabalho na cultura do hospital. 

Outros marco foi a produção da revista Institucional ”Samaritano com você”, o lançamento do ”Portal medico”, o novo portal corporativo ”O programa sempre Samaritano” (Para o corpo clinico e familiares). 

Em 2206 o canal de comunicação visual, foi atualizado com a criação de um novo logotipo, com um azul tranquilo e terno, o símbolo em S é uma referencia ao cuidado humanizado presente desde a origem da instituição. 

Imagem 1 — Anitgo e novo logotipo
Anitgo e novo logotipoOs autores (2020)

Dar curso as mudanças:  

Ao planejar a reestruturação dos seus canais, o Samaritano colocou como prioridade o investimento em cursos contínuos para os seus funcionários. 

Técnicas de Informatica – dra. tita 

Logo no inicio da pandemia o Hospital Samaritano lançou a telemedicina, o atendimento feito totalmente online te encaminha a uma plataforma mostrando quais são os médicos disponíveis, tem atendimento de domingo a domingo das 08:00 ás 23:00 horas. 

  

Desenho 1 — Dra. Tita – Telemedicina
Dra. Tita - TelemedicinaO autor (2020)

dINAMICAS DA RELAÇÕES 

Porque nós cuidamos de você.

Para garantir a satisfação de cada beneficiário, o Hospital assegura todas as coberturas previstas na Lei 9656/98, regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os planos de saúde cobrem a RMC, em diversas especialidades, exames e procedimentos médicos. E no Brasil, urgências e emergências pela Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE).
Norteado pela excelência e pela humanização da saúde, o Samaritano oferece atendimento completo em especialidades clínicas e cirúrgicas, além de procedimentos de alta complexidade regido por um padrão de qualidade que o credencia a reconhecimentos nacionais e internacionais. Como marca de sua qualidade, o hospital prioriza o uso de tecnologia de ponta aliada a um corpo clínico altamente qualificado e em constante aperfeiçoamento. 

Padrão de qualidade garantido

No Samaritano, qualidade e segurança são valores fundamentais seguidos por todos os setores da instituição, garantindo o que há de melhor em serviços de saúde.

Como a excelência se dá na prática:
Atuação integrada entre a área de Qualidade e Segurança e todas as áreas assistenciais, garantindo a execução de processos que previnem danos na instituição, e promovendo também a educação de funcionários, médicos e pacientes.   

Gestão da Qualidade e Segurança baseada em indicadores que garantam excelência em estrutura, processos e resultados. Tendo como foco sustentabilidade, qualidade assistencial e reconhecimento dos clientes.

Análise de indicadores por meio de avaliação constante dos protocolos assistenciais, números de danos, performance das áreas e outras variáveis, visando sempre à melhoria no desempenho dos processos. 

Controle de infecção hospitalar

Para garantir o bem-estar e a segurança das instalações, o hospital conta com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que atua na prevenção de infecções e no controle de microrganismos resistentes em toda a instituição. Entre as ações adotadas pelo SCIH estão a busca ativa de infecções hospitalares, auditorias de processos internos para verificação da conformidade com as normas do Serviço e Controle de Infecção, vigilância do uso de antimicrobianos de uso restrito e treinamento contínuo dos profissionais da instituição. 

Chancela de qualidade

Todo o cuidado com a segurança do paciente é reconhecido pelas acreditações da Joint Commission International (JCI), a mais importante certificadora de padrões de qualidade de instituições de saúde no mundo, e também da 3M, empresa de soluções para saúde, que concedeu certificado em reconhecimento às melhores práticas assistenciais do Samaritano Higienópolis.  

Conclusão

Esta pesquisa tem a finalidade de nos mostrar os termos de acessibilidade presentes nos Hospitais Samaritano, assim como apresentar as formas de comunicação que eles adotaram durantes todos os anos de processo, como também o quanto eles lutam para manter o ambiente hospitalar como um ”hotel”, trazendo conforto aos clientes
Tem também a finalidade de apresentar  a qualificação da empresa, com os seus colaboradores e clientes, mostrando sempre manter se atualizada trazendo benefícios e facilitando o dia a dia com tecnologia de ponta.  

Concluo que este trabalhou me gerou aprendizado corresponde as áreas base do meu PIM IV, fazendo me aprofundar nos temas Estrutura e arquitetura hospitalar, comunicação e expressão e Dinâmica das relações internacionais me gerando desenvolvimento pessoal e intelectual. 



  

Referências

Acessibilidade Digital. Disponível em: https://paulista.hospitalsamaritano.com.br/acessibilidade-digital. Acesso em: 23 nov. 2020.

Arquitetura Hospitalar. Disponível em: https://paulista.hospitalsamaritano.com.br/internacao. Acesso em: 18 nov. 2020.

Dra Tita: Telemedicina. Disponível em: http://www.samaritanosaude.com.br/noticias/index/149. Acesso em: 11 set. 2020.

Relatório de Responsabilidade. Disponível em: https://issuu.com/samaritanohosp/docs/relatorio_2012_2013_baixa. Acesso em: 23 nov. 2020.

Samaritano Saude . Disponível em: https://higienopolis.hospitalsamaritano.com.br/sobre/qualidade-e-excelencia. Acesso em: 23 nov. 2020.

Samaritano. Disponível em: https://samaritanosaude.com.br/. Acesso em: 21 nov. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica