PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV: ANÁLISE DO PONTO DE VENDA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR- PETZ COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES S.A

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IVANÁLISE DO PONTO DE VENDA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR- PETZ COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES S.A

JOÃO GABRIEL ROYO DE MELO RA 2086306

MARILIA CRISTINA DA COSTA DE SOUZA RA 2086732

Orientador(a): Ivete Rolim Daniel

Resumo

O presente trabalho desenvolvido na forma de projeto integrado multidisciplinar IV tem como objetivo apresentar de forma baseada em fundamentação teórica o conhecimento adquirido no curso superior de Gestão comercial , onde abordamos as disciplinas Mix de produtos na qual pudemos observar o quanto o marketing e necessário para o sucesso de um comercio, entender como fazer a analise do perfil do cliente e fundamental para tomadas de decisões, na parte de Dinâmica das relações interpessoais pudemos compreender que um bom líder eleva a equipe e as vendas do comercio e na parte de Administração de varejo , pudemos compreender os diferentes tipos de varejo , a função do trade marketing , a função do merchandising. Na pesquisa foi aplicado à empresa analisada neste artigo, o teor das disciplinas estudadas e que tais conhecimentos podem e devem ser aplicados de forma pratica na gestão comercial e na administração de empresarial , através de levantamento dos dados e entrevista com o gerente e subgerente da loja.

Palavras-chave: Mix de produtos , Administração de varejo e dinâmica das relações interpessoais

Abstract

The present work developed in the form of an integrated multidisciplinary project IV aims to present, in a way based on theoretical foundation, the knowledge acquired in the commercial management course, where we approach the product mix disciplines in which we could observe how much marketing is necessary for the success of a trade, understanding how to analyze the customer profile is fundamental for decision making, in the Dynamics of interpersonal relationships we could understand that a good leader raises the team and sales of the trade and in the Retail Administration part, we were able to understand the different types of retail, the function of trade marketing, the function of merchandising. In the research applied to the company analyzed in this article, the content of the disciplines studied and that such knowledge can and should be applied in a practical way in commercial management and business administration, through data collection and interview with the store manager and assistant manager. .

Keywords: Product mix, Retail administration and dynamics of interpersonal relationships

Introdução

O presente Projeto integrado multidisciplinar (PIM IV) requisito obrigatório para conclusão do primeiro semestre do curso Superior Tecnológico em Gestão comercial da Universidade Paulista Unip, demostrará que se aplicado na pratica todo o conhecimento adquirido em disciplinas de Mix de produtos, Administração de varejo e Dinâmica das relações interpessoais, pode melhorar a gestão de uma empresa do ramo de varejo , independente do segmento que ela pertença . Os brasileiros gastam mais de 15 bilhões de reais por ano com produtos e serviços para animais, segundo dados divulgados pela Abinpet. Os números colocam o Brasil, como o segundo maior mercado do mundo no ramo pet. Essa demanda fez com que muitos empreendedores desenvolvessem seus negócios voltados para esse tipo de prestação de serviço. Seguindo esse cenário, o objetivo deste estudo é analisar uma das grandes potências no ramo do varejo, no segmento Pet Shop, a PETZ.

O trabalho discorrerá sobre as características da empresa, sua posição de mercado. O Mix de produtos é amplo, vai de marcas nacionais até marcas próprias como a PETZ; a empresa ainda proporciona conveniência em vários estabelecimentos, oferecendo serviços como banho e tosa, farmácia, clínica veterinária

O projeto abordará uma visita a loja como o intuito de avaliar o ponto de venda. Serão vistas questões da ordem de tamanho e estrutura da loja; acessibilidade e; ambientação e layout; facilidades nas formas de pagamento e ações de merchandising.

- Fundamentações teóricas

Mix de produto

MARKETING 

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente, acontece em cinco etapas onde as quatro primeiras se concentra nos esforços que a empresa tem para conhecer seus clientes e mercado de atuação, e na quinta etapa colhe os resultados planejados.

SEGMENTAÇÃO  

A Segmentação de Mercado é uma estratégia de marketing, que consiste em separar o mercado geral em grupos menores, identificando nestas características, necessidades e interesses em comum, tornando-se assim mais fácil centralizar as ações da empresa para um público específico, oferecendo-lhes soluções que provoquem o desejo de compra.

A segmentação é importante, pois é através dela que poderá haver a compreensão e análise dos desejos e necessidades que os diversos públicos que a empresa deseja atingir.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS

* Segmentação geográfica engloba os fatores: localização e clima. Levando em consideração um agrupamento de pessoas que residem em um mesmo país, estado, cidade, bairro e região, além daqueles que, vivem em lugares com condições climáticas similares.

*Segmentação demográfica está relacionada às características pessoais do público, englobando fatores como: idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

*Segmentação psicográfica analisa fatores como: estilo de vida, opiniões e personalidade do consumidor. Estes influenciam muito as escolhas de consumo do cliente, já que pessoas que vivem sob as mesmas variáveis, pensam de modo parecido e tendem a consumir produtos similares e frequentar os mesmos lugares.

* Segmentação faz agrupamentos por meio de gostos pessoais, as motivações e atitudes que as pessoas tomam. Através desta segmentação será mais fácil analisar a ocasião da compra, logo, quando o público é segmentado por esse tipo, as ações do marketing se tornarão muito mais assertivas, ao levar em consideração o perfil comportamental de seus clientes.

* Marketing de massa o objetivo é atrair todos os tipos de consumidores, vender para basicamente todo mundo e atender toda uma população. Essa estratégia consiste em explorar um mercado com produtos que todos consumam, sem diferenças e em grande escala, utilizando de preços que sejam acessíveis.

* Marketing de segmentos esse tipo de estratégia divide o todo em subconjuntos, visando algumas características em comum entre as pessoas. Ao dividir o mercado torna-se mais fácil pensar nele.

Marketing de nichos ou concentrado essa estratégia trabalha com um pequeno grupo com características bem específicas entre si, sendo mais direto, esse marketing trabalha com uma Persona (é a personalização do cliente ideal, por meio da descrição de um personagem que represente as características, o perfil e os comportamentos dos consumidores em quem a marca mira), ao ter isso definido, acaba por facilitar as ações do Marketing, que atingirá o seu público-alvo de forma satisfatória.

Marketing ou Marketing one-to-one leva em consideração os gostos pessoais dos clientes, proporcionando-lhes um atendimento mais humano e personalizado.

Publico Alvo

Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.

Sua definição começa com a segmentação de mercado. O mercado é fatiado em segmentos com perfil semelhante, de acordo com características demográficas e comportamentais (idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade etc.) que importam para a empresa e influenciam decisões de consumo.

 PESQUISA DE MERCADO 

A pesquisa de mercado é um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento.

Os dados podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores. Essas informações podem ser obtidas de duas maneiras diferentes:

* pesquisa primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade;

* pesquisa secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias.

Comportamento do consumidor

O ser humano é bastante complexo, e se adapta as mais diferentes condições, além de ser altamente influenciado pelas pessoas e situações ao seu redor.

Isso se reflete em tudo que fazemos, incluindo as nossas decisões de compra, e deve ser levado em consideração por qualquer empresa que deseja realmente conhecer seu público.

Aspectos que interferem na forma de pensamento do consumidor

1. Cultura

A cultura é um dos fatores que mais influenciam o comportamento do consumidor.

Podemos dizer que a cultura é um conjunto de tudo aquilo que vivenciamos, e molda nossa forma de pensar e agir.

Ela é determinada pelo local em que cada pessoa vive, as situações que passa — tanto boas quanto ruins — , quem está à sua volta, entre outras coisas.

E quando falamos em cultura, não estamos nos referindo apenas a um nível amplo, como os costumes de um país inteiro.

É preciso levar em conta até a cultura local, adquirida a partir de viver em determinada cidade ou bairro, por exemplo.

2. Classe social

A classe social é outro ponto importante para determinar como o consumidor vai se posicionar diante de certos produtos e serviços.

A tendência é que quanto mais baixa a condição financeira, mais restrita vai ser a visão do consumidor quanto ao que é necessário comprar.

Ao passo que essa condição melhora, novas possibilidades se abrem e mesmo serviços e produtos considerados Premium passam a entrar no radar do consumidor.

E não é só o preço que faz diferença nesse caso, mas toda a abordagem da empresa serve para convencer o público de determinada classe social que aquela oferta é boa para ele.

Assim, produtos voltados para classes sociais mais baixas precisam ter apelo popular, enquanto os destinados às classes altas podem abusar do senso de exclusividade, por exemplo.

3. Influenciadores

Os influenciadores estão presentes principalmente na TV e internet, e têm um papel de maior destaque na formação de opinião do consumidor atual do que em qualquer outra época.

Isso vai desde a dona de casa que confia na propaganda do Sílvio Santos ou do Faustão até o jovem que está antenado no que os Youtubers do momento recomendam.

Mas é bom lembrar que os influenciadores não são necessariamente celebridades, precisam apenas ser reconhecidos no nicho em que atuam.

Para se adaptar a isso, vale a pena se juntar a influenciadores que atingem um público-alvo igual ao seu.

4. Família e amigos

Talvez o grupo que mais influencie nas decisões de um consumidor seja o que está mais próximo dele, composto por familiares e amigos.

Especialmente por conta do aumento das compras online, virou quase uma regra de consumo buscar opiniões de outros clientes antes de gastar sequer um centavo.

Mas os consumidores esperam encontrar opiniões confiáveis, de preferência de pessoas que já conhecem e respeitam. E quem mais conhecido e respeitado que um parente ou amigo achegado?

5. Idade e estágio da vida

À medida que envelhece, o ser humano vai aos poucos mudando sua maneira de pensar e agir, o que inclui os hábitos de compra.

Isso deixa claro que a abordagem que vai convencer um jovem não é a mesma para o consumidor mais experiente, e nem os produtos serão os mesmos.

Na verdade, a diferença de interesses, exigências e prioridades aumenta junto com a diferença de idade entre as gerações mais novas e as mais antigas.

Isso torna fundamental conhecer a média de idade do seu público, pois praticamente tudo —desde o branding até o atendimento —terá de se moldar a esse fator.

6. Personalidade

A personalidade de cada pessoa também é única, e ignorar esse detalhe como fator determinante nas decisões de compra seria um grande erro!

Afinal, a personalidade influencia em praticamente tudo na nossa vida — como a escolha da profissão, amizades, interesses, medos e ansiedades.

Por conta disso, foi até desenvolvido um modelo chamado de Social Styles, ou tipos sociais, que ajuda a entender melhor como a personalidade do consumidor afeta sua maneira de comprar.

Esse modelo divide todas as personalidades possíveis em apenas 4 perfis de comportamento.

7. Estilo de vida

O estilo de vida, que compreende como a pessoa gasta seu tempo, é outro aspecto que define o comportamento do consumidor.

Dependendo de quais são os interesses, preocupações, hábitos diários, aspirações futuras e círculo de amigos, cada pessoa terá diferentes maneiras de observar produtos e serviços.

O estilo de vida explica porque boa parte dos consumidores está disposta a gastar valores altos com certos tipos de produtos, mesmo que não sejam classificadas como consumistas, que compram por compulsão.

8. Motivação pessoal

A motivação pessoal é um forte influenciador de comportamento do consumidor.

Quer envolva objetivos de vida, como a compra de um carro ou casa própria, ou alvos de momento —  como emagrecer para ir a um casamento — a motivação tem grande impacto.

O fato é quando definimos algo como sendo importante, fazemos tudo que é possível para alcançá-lo, e isso muitas vezes está relacionado com a aquisição de algum bem.

Mesmo que o seu nicho de mercado não envolva diretamente algum objetivo pessoal da sua persona, ele pode fazer isso de modo indireto, e se bem explorado esse conceito pode ser bem lucrativo.

9. Princípios e crenças

Assim como a motivação pessoal, os princípios e crenças de uma pessoa fazem parte de um conjunto de valores que estão intimamente ligados a quem ela é.

Isso quer dizer que não adianta fazer campanhas de marketing ou usar qualquer outra tática que vá contra os princípios do seu público.

Por outro lado, investir nas causas e valores que são importantes para os clientes é uma abordagem que tem altas chances de sucesso.

A questão principal é entender o que é importante para a sua persona: do que ela gosta, do que não gosta, o que considera essencial ou inaceitável em uma marca.

10. Experiências anteriores

As experiências anteriores que o cliente já teve com determinada marca, produto ou mesmo categoria de produtos tem grande influência sobre suas decisões de compra futuras.

Desde o processo de pesquisa até o valor que está disposto a investir, bem como as exigências para fechar negócio, tudo muda dependendo do histórico do cliente.

Administração de varejo

Tipos de Varejo  

* Lojas de departamento

As lojas de departamentos são caracterizadas por sua ampla variedade de produtos. Ou seja, eles carregam muitos tipos diferentes de mercadorias, que podem incluir ferragens, roupas e eletrodomésticos.

Cada tipo de mercadoria é normalmente exibido em uma seção ou departamento diferente da loja.

A profundidade do mix de produtos depende da loja, mas a principal diferença das lojas de departamento é a capacidade de fornecer uma ampla gama de produtos em um único lugar.

* Cadeia de Lojas

A década de 1920 viu a evolução do movimento das redes de lojas.

Como as redes eram grandes e desenvolvidas, assim se fazia também o investimento.

Com isso, podiam comprar uma grande quantidade e variedade de mercadorias com grandes descontos.

Os descontos eram reduzidos substancialmente comparados com os custos de varejistas de uma unidade (loja).

Como resultado, eles expandiam a marca, definindo preços de varejo mais baixos do que os de seus pequenos concorrentes e, assim, aumentavam a participação no mercado.

Além disso, as redes conseguiram atrair muitos clientes por causa de sua localização conveniente e variada. Possibilitada por seus recursos financeiros e experiência na seleção e escolha dos locais (estratégicos).

*Supermercados

Os supermercados são grandes lojas de autoatendimento com caixas centrais e algumas com autosserviço, inclusive.

Eles carregam uma extensa linha de itens alimentícios e frequentemente produtos não alimentícios.

Um cliente médio visita uma loja menos de quatro vezes por semana, gastando um ticket-médio de aproximadamente R$40, por visita. (ABRAS 2020).

A abordagem completa dos supermercados para a distribuição de alimentos e produtos de limpeza e manutenção doméstica é: oferecer grandes sortimentos desses produtos em cada loja a um preço mínimo.

*Varejistas de desconto

Varejistas de desconto, são caracterizados pelo foco no preço como seu principal apelo de vendas.

O sortimento de mercadorias geralmente é amplo, e incluem os mais diversos itens: Casa, cama, mesa, banho, decoração e até alimentos. Entretanto, marcas mais simples e populares.

As lojas tradicionalmente são grandes, com várias setores… muitas oferecem estacionamento gratuito e apresentam instalações relativamente simples.

*Varejistas de armazém

Os varejistas em depósito fornecem uma experiência de compra básica a preços muito baixos.

Os varejistas de armazém otimizam todos os aspectos operacionais de seus negócios e repassam a economia de eficiência aos clientes.

Em síntese, são os varejistas que oferecem os produtos ao atacado. Eles maximizam o processo de produção, utilizam uma estrutura de preços de custo acrescido e disponibilizam a comercialização em grandes lotes.

*Franquias

Um modelo de franquias é quando o proprietário adquire o direito de usar o modelo de negócios e a marca de uma empresa (terceira) por um determinado período de tempo.

Frequentemente, o contrato da franquia inclui orientações bem definidas para o proprietário, como layout de loja, treinamento, tecnologia, sistema, experiência de venda e suporte contínuo.

O proprietário, ou o franqueado, constrói e administra o negócio local.

* Shoppings e centros comerciais

Os shoppings e shopping centers são bem-sucedidos porque oferecem aos clientes uma ampla variedade de produtos em muitas lojas.

Se você quiser comprar um terno ou vestido, um shopping oferece muitas alternativas em um único local.

Os shoppings são centros maiores, normalmente têm uma ou mais lojas de departamentos como locatários principais.

Do mesmo modo, são uma cadeia comum de lojas ao longo das principais rotas de tráfego, enquanto locais isolados são locais independentes, não necessariamente em áreas de tráfego intenso.

As lojas em locais isolados devem usar algum apelo (promoção) ou algum outro aspecto em seu mix de marketing para atrair os compradores.

Já o shopping se beneficia da força de todos os lojistas como incentivo de um lugar atrativo, forte, e com diversidade comercial.

*Varejo online

O varejo online é, sem dúvida, uma força dominante e em plena ascensão no setor varejista. Entretanto ainda hoje, corresponde por apenas uma porcentagem do total das vendas no segmento.

Empresas como Mercado Livre e Amazon concluem todas ou a maioria de suas vendas online.

Muitas outras vendas online resultam de vendas de varejistas tradicionais, como compras feitas no Magazine Luiza ou Casas Bahia.

Com isso, o marketing online desempenha um papel significativo na preparação dos compradores que fazem compras nas lojas.

Em uma abordagem integrada semelhante, catálogos são enviados para as casas/e-mails dos clientes como mala direta ou newsletter com o intuito de gerar leads e posteriormente visitas e pedidos (compras) online.

* Catálogo de varejo

Antes de mais nada, os catálogos têm sido usados há muito tempo como um dispositivo de marketing para impulsionar as vendas por telefone, correspondência (mala direta), tabloide de ofertas ou catálogo das coleções nas lojas.

À medida que o varejo online começou a crescer, houve um impacto significativo nas vendas por catálogo.

Com isso, muitos varejistas que tinham como um canal de vendas o catálogo como a Riachuelo, Wrangler e Damyller, sofreram. O online afastou a influência estabelecida pelos famosos impressos.

As correspondências por catálogo atingiram o pico em 2009 e tiveram uma queda significativa até 2012.

Em 2013, houve um pequeno aumento nas correspondências por catálogo.

Os especialistas do setor observam que os catálogos estão mudando, assim como sua função no processo de marketing de varejo.

Entretanto, apesar do declínio significativo, muitas empresas ainda apostam nessa mídia. Uma forma de se diferenciar e aproximar todas os públicos, online e offline.

*Varejo sem Loja ou Boca a Boca.

Nessa característica podemos enquadrar aquelas máquinas de venda automática onde você acrescentar o dinheiro e adquire entre os produtos expostos o que prefere.

Outro modelo são os carros customizados, que podem parar e oferecer uma variedade (quase uma loja) de produtos em seu interior. “É rosa e tem o formato de um caminhão de sorvete. Dentro, há uma ampla seleção de produtos de maquiagem e beleza”.

Além dos mencionados nas categorias acima, há uma ampla gama de abordagens de varejo tradicionais e inovadoras.

Embora boa parte da Avon tenha desaparecido ou perdido força no final do século passado, ainda existem vendas em casa de produtos diversos, como por exemplo: Lingeries, produtos faciais, roupas e as famosas vasilhas para casa e cozinha.

Muitos desses modelos são baseados na ideia do vendedor ou vendedora usando sua rede pessoal para vender produtos para seus amigos e os amigos deles, geralmente em um ambiente de cordialidade e confiança.

Do mesmo modo, quiosques de pontos de venda também são muito populares no varejo. Hoje, eles estão se tornando mais direcionados, como por exemplo: Empresas que vendem itens facilmente esquecidos – como pequenos dispositivos eletrônicos e itens de maquiagem – para viajantes em aeroportos.

Cada uma dessas abordagens de varejo pode ser personalizada para atender às necessidades do comprador-alvo ou combinada para abranger uma gama de necessidades.

Trade marketing

Trade Marketing é uma estratégia de marketing focada no posicionamento de mercadorias de forma estratégica nos pontos de venda. O Trade Marketing visa estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribuição seja varejo ou atacado.

Merchandising      

Merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do PDV, visando colocar o produto certo, na quantidade certa, com preço certo, no tempo certo, com apresentação visual impecável e dentro de uma exposição correta. Ou seja, são todos os esforços destinados a valorizar o produto para o shopper.

Dinâmica das relações interpessoais

Trabalho em equipe e Liderança

O trabalho em equipe é essencial para a obtenção de bons resultados em qualquer organização. Estimular a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores pode fazer toda a diferença em uma empresa.

Obtenção de resultados, realização de objetivos, relação interpessoal construtiva e sucesso são algumas das vantagens em trabalhar em equipe. As empresas no mercado atual buscam, cada vez mais, um perfil profissional que saiba gerenciar essa habilidade.

Pessoas que conseguem manejar o trabalho em equipe apresentam um alto nível de satisfação e ajudam na obtenção de resultados. O trabalho em equipe harmonioso resulta em maior rapidez e eficiência no ambiente corporativo.

Gerenciar bem os colaboradores, é fundamental para um trabalho em equipe eficiente na empresa. O líder é um dos principais responsáveis por garantir o bom funcionamento da equipe. 

A EMPRESA

A empresa Petz – Pet Center Comercio e participações S.A, é uma empresa de grande porte, com sede na Rua Guarantã, nº 555/587 – Sala 1 – Pari- São Paulo – SP. Foi fundada em 2002 por Sérgio Zimerman, com uma loja na marginal tiete em um antigo galpão de um negócio mal sucedido do mesmo. 

Atualmente possui mais de 100 lojas em 13 estados, que geralmente são compostas por loja, banho, tosa e centro veterinário com diversas especialidades como dermatologia, ortopedia, oftalmologia, neurologia, oncologia, endocrinologia e pediatria. Serviços de estética e eventos de adoção de animais também podem ser encontrados.

A Petz vende produtos de diversas marcas para cães, gato, pássaros, repte e animais exóticos, de diversos fornecedores. As lojas físicas e a loja virtual são divididas em setores de alimentos, farmácia, higiene, acessórios, produtos para piscina e jardinagem.

Os concorrentes diretos da empresa são a Cobasi, Petland, Petlove, Geração Pet, Bitcão e seus concorrentes indiretos são supermercados e Pets shops de bairro.

Seus principais clientes são donos de animais de estimação com faixa etária de 18 a 60 anos que costumam adquirir produtos e serviços para seus animais de estimação, e seu público secundário são donos de pets shop de bairro que compram para revender. 

Segundo cálculos da companhia, o cliente médio ativo compra, em um ano, 7,5 vezes na Petz, tendo um ticket médio de 131 reais, gasto anual de 983 reais .

O faturamento anual da Petz é de R$ 1,2 Bilhões de reais.

4- Analise Ponto de venda e do consumidor loja Petz Manuel Gaya

Visita realizada no dia 20/11/2020 das 12:00 ás 14:00

Endereço: Rua Manuel Gaya, 2000 - Vila Mazzei - São Paulo/ SP - CEP: 02313-000

Horário de funcionamento: Todos os dias - das 09:00 às 22:00

Telefone: (11) 2181-7300

Site: https://www.petz.com.br/loja/petz-manuel-gaya

Localização

Figura 1 — Localização Petz Manuel Gaya
Localização Petz Manuel GayaOs autores (2020)

Descrição da Loja

A loja Petz da Av. Manuel Gaya , possui 2000 m², com 34 corredores divido por setores, possui dois balcões de atendimento sendo 1 para o banho e tosa e 1 para a farmácia. A loja possui 4 caixas, sendo que 1 é preferencial , 2 freezers com sorvetes e 1 geladeira com sucos, aguas e refrigerantes. Conta com o apoio de 30 funcionários divido em operadores de caixa, atendentes, gerente, subgerente.

Comercializa diversas marcas de produtos para alimentação, higiene e diversão para cães, gato, pássaros, repte, animais exóticos, peixes , linha Garden e de diversos fornecedores, e serviços de clinica veterinária, dispostos nas gôndolas  separados por marcas.

Figura 2 — Geladeira
GeladeiraOs autores (2020)

Figura 3 — Balção Banho e tosa
Balção Banho e tosaOs autores (2020)

Figura 4 — Corredores
CorredoresOs autores (2020)

Figura 5 — Caixas
CaixasOs autores (2020)

Figura 6 — freezers
freezersOs autores (2020)

Figura 7 — Clinica Veterinária
Clinica Veterinária Os autores (2020)

Figura 8 — Aquarismo
AquarismoOs autores (2020)

Figura 9 — Setor Garden
Setor GardenOs autores (2020)

Figura 10 — Balcão Farmácia
Balcão FarmáciaOs autores (2020)

Analise do ponto de venda

A Loja possui boa visibilidade com fachada bem iluminada e prédio com pintura consideravelmente boa. Estacionamento coberto com 7 vagas , sendo 1 para idosos e 1 para deficientes físicos e estacionamento descoberto para 20 vagas. A entrada da loja e bem iluminada com um odor agradável , ao lado da entrada da loja tem o serviço de banho e tosa com paredes de vidro para que os donos dos animais  possam ver todo o procedimento que esta sendo realizado em seus pets. Todos os colaboradores são simpáticos, educados, atenciosos, recebem muito bem os clientes. A loja possui uma saudação que é dita sempre que entra um cliente na loja que é a frase Bom dia/ boa tarde/boa noite , bem vindo a petz. Os funcionários da loja abordam os clientes para verificar se precisam de ajuda, caso não precisem deixam o cliente a vontade. Os corredores são identificados com placas indicando o tipo de produto que esta exposto, as gôndolas são organizadas por marcas.

Figura 11 — Fachada 2
Fachada 2Os autores (2020)

Figura 12 — Estacionamento 2
Estacionamento 2Os autores (2020)

Figura 13 — Vaga para Deficientes físicos e idosos
Vaga para Deficientes físicos e idososOs autores (2020)

Figura 14 — Fachada 1
Fachada 1Os autores (2020)

Figura 15 — Entrada loja
Entrada lojaOs autores (2020)

Figura 16 — Estacionamento coberto
Estacionamento cobertoOs autores (2020)

Primeira Impressão 

Visualização - Beleza externa : a loja possui uma fachada bonita com o logotipo da empresa nos dois lados , na parte da frente e no estacionamento lateral.

Beleza interna: loja bem iluminada, com corredores limpos, organizados e espaçosos. .

Acesso:  próximo a grandes avenidas , possuem entrada e saída de veículos , possui fácil acesso para deficientes físicos e vaga exclusiva para os mesmos. A loja não possui segurança no lado externo e nem interno.

Conveniência- A loja oferece serviços de banho e tosa ,clinica veterinária ,  adoção de animais e retira aqui.

Figura 17 — Vaga para Deficientes físicos e idosos
Vaga para Deficientes físicos e idososOs autores (2020)

Figura 18 — Adote um Pet
Adote um PetOs autores (2020)

Figura 19 — retire aqui
retire aquiOs autores (2020)

Figura 20 — banho e tosa
banho e tosaOs autores (2020)

Figura 21 — banheiro para deficientes físicos
banheiro para deficientes físicos Os autores (2020)

Segunda Impressão 

Ambientação:  

- Luz: Loja com iluminação adequada , com lâmpadas de LED em todo o interior da loja e luz negra no setor de aquários.

- Cores : A fachada da loja utiliza as cores azul e amarela , e a comunicação interna também são nas cores amarelo e azul.

Cor Azul - sensação de tranquilidade

Cor Amarela - estimula a mente , ajuda na tomada de decisão

- Musica-  com  volume agradável estilo MPB

- Odores: como a loja conta com serviço de banho e tosa , a loja possui um cheiro agradável dos produtos de higiene para os pets.

Climatização - temperatura agradável, nem muito quente , nem muito frio

Layout:

Disposição de displays de álcool em gel  na entrada na loja , 3 display com informações e display com uma campainha para uso dos clientes que compraram pela internet e optaram por retirar na loja possam tocar e retirar suas mercadorias , as prateleiras da loja são na cor branca, bem organizadas e separadas por marcas de produtos, com espaço para precificador.

Merchandising: a loja não possui ações de merchandising, conta apenas com dois banners com informações da promoção clientes fies e sobre a politica de cobrir a oferta do concorrente e capas de antena na entrada da loja.

Figura 22 — Merchandising
MerchandisingOs autores (2020)

Figura 23 — Displays
DisplaysOs autores (2020)

Figura 24 — dispenser álcool em gel
dispenser álcool em gelOs autores (2020)

Figura 25 — Totem Campainha compre no site , retire aqui
Totem Campainha compre no site , retire aquiOs autores (2020)

Figura 26 — Prateleiras
PrateleirasOs autores (2020)

Terceira impressão  

Abordagem: todos os funcionários utilizam uniforme e crachás com nome e função, todos bem limpos e arrumados. Muitos atenciosos e experientes , sabem dar informações sobre serviços e produtos.

Facilidades: a loja possui planos para clientes fieis , onde realizam um cadastro na loja ou no site e obtém descontos em produtos , além do desconto ganham pontos que podem ser trocados por produtos no próximo mês.

Quarta impressão

A loja conta com cadastro dos clientes para o clube de desconto de clientes fieis, e através deste cadastro que a mesma tem os dados de seus clientes para que possa fazer o pôs venda e  enviar aos seus consumidores informações sobre eventos de adoções , promoções e etc.

O público-alvo da Petz é a parcela da população que tem algum animal de estimação entre 18 a 60 anos. A Companhia acredita em uma experiência para o usuário e seu pet, por isso não se restringe somente à oferta de produtos. As lojas contam com serviços e eventos para criar valor na relação entre o dono e o animal.

Comunicação e Merchandising

A loja utiliza de mobiles, stoppers , woblers e clip strips para a comunicação com os consumidores.

As ações de merchandising encontradas no ambiente da loja são sobre clientes fieis e compare lá e compre aqui.

Figura 27 — Stopper
StopperOs autores (2020)

Figura 28 — clip strips
clip stripsOs autores (2020)

Comportamento do consumidor

Os consumidores são atraídos para a loja devido a variedade de produtos, e por se a única pet shop grande no bairro, não existe nenhum tipo de comunicação que os atraia para dentro da loja.

A loja e bem organizada e agradável , dividida por setores , que ajudam o cliente encontrar o que precisa e sair rápido, mas a maioria dos clientes que frequentam a loja, costumam percorre lá para ver os animais para adoção, animais para venda , produtos que a loja oferece e etc. A loja possui acessibilidade para deficientes físicos.

O tempo máximo que alguns clientes permanecem em loja é 2 horas, comparam preços , qualidade, marcas, para assim finalizar suas compras.  Como a maioria dos clientes que frequentam a loja são das classes A e B escolhem por qualidade e não preço.

Conclusão

O presente projeto tem como objetivo avaliar o ponto de venda e o comportamento do consumidor com base no aprendizado das disciplinas de mix de produto, administração de varejo e dinâmica das relações interpessoais. Ao visitar a loja Petz Manuel gaya , foi observado pontos positivos e negativos . O cliente ao entrar na loja e muito bem recebido pela equipe de colaborados, todos muito bem educados e cordiais, a loja é muito bem organizada e sinalizada ,fazendo com que o cliente encontre tudo que precisa sem a ajuda de um colaborador. Um ponto importante que se foi observado , é que o acesso aos banheiros , ficam expostos alguns produtos que dificultam a entrada de um cadeirante ao mesmo. O que falta na loja e mais ações de merchandising , a loja deveria investir em promoções para clientes que não querem se cadastra no plano de fidelidade , investir mais em comunicação interna e externa e ações de adoções, pois observamos que tinham alguns animais para adoção e este setor fica e uma parte escondida da loja assim não sendo muito visualizada . Assim fazendo com que a loja tenha mais fluxo de clientes , e efetive mais vendas. Este projeto agregou muito na nossa área de formação , pois foi possível colocar o conhecimento adquirido nas materiais do semestre em pratica , através da analise do ponto de venda da empresa estudada, e do comportamento dos clientes da loja ,fazendo com que nosso conhecimento sobre o varejo , o mix de produto e as relações interpessoais aumentassem, visando a importância na carreira de um bom gestor comercial, pois o mesmo tem que ter o conhecimento todos os processos de um empresa , para que tenha sucesso na sua carreira profissional.

Referências

BOVESPA. Disponível em: http://bvmf.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=25089&idioma=pt-br. Acesso em: 22 nov. 2020.

Cláudia Ferreto Palladino. Mix de Produtos. São Paulo: Sol, 2017.

Forbes. Disponível em: https://forbes.com.br/negocios/2019/04/conheca-principais-players-do-mercado-pet-brasileiro/. Acesso em: 22 nov. 2020.

PETZ. Disponível em: https://www.petz.com.br/. Acesso em: 22 nov. 2020.

Profª Tatiane Felipe Candido Arten. Dinâmica das relações interpessoais . São Paulo: Sol, 2020.

Profº Fernando Gorni Neto. Administração de Varejo. São Paulo: Sol, 2017.

APÊNDICE A —  DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE PESQUISA

Eu, Marilia Cristina da Costa de Souza, portador da cédula de identidade RG 44.897.006-5 (SSP-SP) e CPF 390.140.788-03 devidamente matriculada no CST em Gestão Comercial da Universidade Paulista UNIP, matrícula RA nº2086733, declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direito que:

Sou o(a) legítimo(a) autor(a) do trabalho de conclusão de bimestre de 2020 Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV, cujo título é: PETZ – PET CENTER COMERCIO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Respeitei a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes que recorri para transcrever ou adaptar textos produzidos por terceiros.

Declaro-me ainda ciente que se for apurada a falsidade das declarações acima, o PIM será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

São Paulo 22/11/2020.

 


APÊNDICE B — DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE PESQUISA

Eu, João Gabriel Royo de Melo, portador da cédula de identidade RG 40.696.468-3  (SSP-SP) e CPF 323.145.568-52  devidamente matriculada no CST em Gestão Comercial da Universidade Paulista UNIP, matrícula RA nº2086306, declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direito que:

Sou o(a) legítimo(a) autor(a) do trabalho de conclusão de bimestre de 2020 Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV, cujo título é: PETZ – PET CENTER COMERCIO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Respeitei a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes que recorri para transcrever ou adaptar textos produzidos por terceiros.

Declaro-me ainda ciente que se for apurada a falsidade das declarações acima, o PIM será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

São Paulo 22/11/2020.


APÊNDICE C — SLIDES

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica