PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Edilene Aparecida dos Santos

Orientador(a):

Resumo

Trata-se de uma proposta fundamentada na adoção de endomarketing para a empresa escolhida no estudo, em face um franqueado da rede Boticário, uma empresa que atua em praticamente todas as cidades do país, sendo propício colocá-la neste estudo onde os dados primários foram coletados do site de empresa juntamente com a gerente da rede localizada na cidade de Mogi Guaçu, com o devido parafraseamento as informações. O objetivo é motivar ações na concretização maior desse tipo de marketing que é capaz de abrir ainda mais as portas da empresa ao seu devido reconhecimento por parte da sociedade consumidora. Em seguida, os foram comentados com apoio pertinente, e em seguida, apresentada uma proposta de endomarketing com pontos a serem idealizados pela empresa.

Palavras-chave: Negócios. Marketing e estratégias de mercado.

Abstract

This is your abstract. The abstract follow the same rules from Resumo, and usually is it's translation. The same rules are applied to the keywords.

Keywords: Mettzer. Formatting. Academic work.

Introdução

Endomarketing não é um boletim interno pendurado em um mural de sala de descanso ou qualquer outra área comum da empresa. Também não é aquele e-mail marketing parabenizando os funcionários pelo dia internacional de sua profissão. Endomarketing é relacionamento. E quando um relacionamento é saudável, forte e muito bem nutrido, todos os envolvidos ficam felizes.

Quando a empresa cria estratégias de marketing, está vendendo algo; ou, pelo menos, criando a necessidade de compra para o que você está vendendo. Endomarketing é a mesma coisa, exceto que em vez de um produto ou serviço, sua equipe deve “comprar” o conjunto de metas, valores e pilares da empresa.

As principais causas do endomarketing bem executado são uma equipe feliz e produtiva com colaboradores buscando constantemente o aprimoramento e o crescimento da empresa. Esse tipo de atuação fará com que as pessoas continuem recomendando excelentes profissionais para integrar a equipe gerando internalização da cultura organizacional; e cada funcionário se torna um evangelista da marca. Outro benefício é a diminuição do turnover, aumento da produtividade e excelentes profissionais querendo fazer parte da empresa que o pratica.

Portanto, o presente trabalho visa apresentar uma proposta de endomarketing. A Franquia escolhida O BOTICÁRIO Cosméticos, cujo franqueado encontra se com duas lojas uma localiza no Boulevard Shopping , na Av Mogi mirim 210,Areião , e a outra no Boulevard Bandeirantes Av Bandeirantes 16145, Vila Pinheiros , ambas na cidade de Mogi Guaçu ,incluindo informações e orientações repassadas as lojas franqueadas em praticamente todo o Brasil.

A metodologia foi de estudo de caso com sugestão de proposta. No primeiro realizou a coleta de dados com a gerente regional Raquel Tozzini e juntadas as outras fontes confiáveis na internet, com a busca secundária por autores que explicassem melhor o fenômeno. Na proposta, fundamentou-se pontos com base na bibliografia pertinente.

Desenvolvimento

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

 Como uma rede de franquias de cosméticos e perfumes do país com sede em todo país. Seus mais importantes produtos se fazem fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem.

 Trata-se da oitava maior firma varejista do país, segundo categorização do Ibevar em 2012. Em 2010, o Boticário deu abertura a sua 160ª loja (franquia), tornando-se a líder em exata quantidade de lojas e faturamento em território do país (Brasil) e essas entre as 3 maiores redes de franquia do mundo. No mesmo ano, o Boticário criou o Grupo Boticário, uma holding presidida por Artur Grynbaum

 O Grupo Boticário desde 2010 desenvolve sua subdivisão digital e deu abertura mais 48 vagas para cargos de desenvolvedores e tech leads rateadas em Curitiba e São Paulo e para squad leads para a capital paranaense.

Iniciou-se com a contratação de colaboradores de Marketing e Tecnologia da Informação (TI) em todo amplo desenvolvimento de produtos digitais para toda a cadeia do Grupo Boticário, da empresa do setor industrial às lojas, acrescentando apps para revendedoras e respostas para colaboradores e compradores.

 “A atualização digital é o ponto de partida para a perenidade dos empreendimentos algo que deu recebimento umas dimensões ainda maiores em todos atuais anos em todo Grupo Boticário. Estamos constantemente demandando mais colaboradores preparados em tecnologias e especialmente em digital, que deem base a este processo e continuem impulsionando a atualização tecnológica do Grupo, o que para em todos é irreversível”, dá destaque à o diretor de TI do grupo, Daniel Knopfholz (2019).

Em abril de 2019, o Grupo Boticário já havia exercido de forma correta, a escolha de proponentes para 76 vagas em toda subdivisão digital. O atual- processo contribui a estabilizar a amplificação que o Grupo Boticário vem concretizando, desse modo, em todos atuais anos em todo setor de Inovação, com valores investidos e de R$ 300 milhões (O BOTICÁRIO, 2020)

Portanto, é uma empresa na qual se pode trabalhar os conceitos de marketing, recursos humanos e negócios.

2.1.1 Marketing

 Costuma-se dizer que nesse tempo que todos estão vivendo em uma constante aplicação do marketing, todos estão dando aceleração a processos de propaganda e atualizações para a posteridade sustentável dos negócios, disse o CEO do Grupo Boticário. Artur Grynbaum (2019) divulgou o design que atua na promoção do marketing realizado através do próprio aplicativo, um banner chamativo visto adiante na figura 1.

figura 1 – banner do aplicativo

Figura 1 – Aplicativo para compras digitais (fonte: googleplay)

 Pioneira em investigações teóricas escolhas a marca O Boticário não se faz testes em animais e tinha sido o primeiro do setor a realizar desenvolvimento da Pele 3Dno país. A tecnologias de marketing digital equivales a uma organização cutânea formada por diversas camadas de redes, celulares, usada para calcular a estabilidade e a eficácia de uma propaganda muito expansiva.

Contudo, as atuais bases da Fábrica de Camaçari, em toda Bahia, tinham sido planejadas para receber a legitimação LEED de construções sustentáveis e contam com tecnologias de separação e distribuições jamais vistas em todo mercado até então, como transelevador e pickin by light: que se fazem visores quantitativos dotados com botões em todas caixas de armazenamentos, marketing e interações com a rede de consultoras.

Outra iniciativa atual tinha sido a instalação de um braço mecânico para automatizar a sobreposição das tampas em todo Malbec, produto tido como carro-chefe da perfumaria do país.

Fazer parte de uma equipe da Área de Tecnologias em o Boticário, de enorme vulto se destacam a dimensão e referência em todo seu segmento, em total inovação tecnológica para utilização de um marketing cada vez mais globalizado, corresponde ter a ampla oportunidade de fazer a construção de uma carreira cheia de amplas concretizações e ter a conquista de ao que existe de mais atualizado em todo mercado.

Como já se fazia de se esperar, todas essas oportunidades vêm acompanhadas de enormes enfrentamentos no passado. Adiante este material de marketing que o Boticário elabora, absorve variadas rotinas em TI e outros mecanismos.

Robert Nunes (2018), atuante executivo que produz em todo Grupo Boticário desde 2015, opera como Gerente de Marketing e Tecnologias do Ecommerce, além de ser líder o Boticário Lab, a incubadora de tecnologias inventada como uma das metodologias para abastecer a atualização digital em todas as áreas do Boticário Estela Cunha produz em todo GB existe quase 10 (dez) anos e hoje é a coordenadora do Boti Lab. Ambos se concedem entre outras coisas, para dar realização a TI e marketing andando juntos, e cada vez mais composta com as outras áreas da cuida Robert e Estela conversaram com a gente para demonstrar que se fazem os enfrentamentos e como tem funcionamento a rotina dos times de TI, em todo GB.

Essa atenção naturalmente especial, para a tecnologias não é uma característica do Grupo Boticário, a mesma é causa da inovação tecnológica que atinge todas as firmas de enorme a dimensão dentro e fora do país. A constantes transformações na linha evolutiva de técnicas de marketing e apresentação de produtos torna a tecnologias a matéria prima requisitante para o trânsito de qualquer projeto. Faz-se por isto que, contemporaneamente a TI tem abandonado de ser uma subdivisão exclusiva para se tornar parte essencial de todas as outras áreas.

Na sua origem, a participação do Boticário em todo Data Driven Business, evento arrumado a cada ano pela Neoway, tinha sido mais um exemplo de um maior nível cada vez mais pulverizada: todo Boticário a partir de nesse instante- agora ordena ser tech, de forma independente do seu produto

O Boticário entrou de cabeça neste mindset ao propagar em toda sua origem, o primeiro perfume do mundo apresenta certo grau de desenvolvimento com amparo da inteligência artificial. O produto tinha sido certo- definido como “a alquimia perfeita entre homem e máquina” pelo gerente de Perfumaria do Boticário Jean Bueno (2019).

O sistema conquista instantaneamente dar realização a as preferíveis misturas para agradar o ser humano”, disse Martinello em entrevista ao InfoMoney. É bastante mais assertivo de acordo com o briefing, e com isto as pessoas [funcionários d’O Boticário] têm bastante mais tempo para refinar, dar realização a parte de alquimia, enxergar o toque final a ser exercido de forma correta, de acordo com cada marca (idem)

A novidade chamou a atenção pelo inusitado de utilizar tecnologias muito desenvolvida para um processo reconhecidamente artesanal. Na posteridade uma releitura premium dessa sugestão poderia ser a invenção de um produto exclusivo para cada público-alvo utilizando a mesmas tecnologias e suas preferências individuais (BUENO, 2019).

2.1.2 O conhecimento sobre o cliente e o mercado de atuação da empresa. E a organização sob o ponto de vista do cliente e do mercado.

No momento em que se identifica, de forma plena, de atendimento ao público-alvo um ótimo programas é apto de estruturar e administrar dados informativos propondo um quadro completo do conjunto temporal do comprador e aceitando um atendimento mais personalizado e satisfatório.

A Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) possui atendimento com Inteligência artificial, De acordo com Tiago Martinello, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, milhares de elementos que fazem parte da composição tecnologias usadas em fragrâncias tinham sido cruzados com milhares de dados acessíveis em redes sociais e arrecadados de forma direta com públicos-alvo para a invenção das fragrâncias.

Nesses projetos voltados à melhora da experiencia com a clientela, não existe estratégias à vista para subtrair naturalmente o quadro de colaboradores confirma o executivo. O objetivo é conseguir ser mais veloz e assertivo”, sugere respeitosamente “existe toda uma parte de alquimia que associa bastante profissionalização e bastante trabalho artesanal (BUENO, 2019,p 1)

De acordo com o executivo, a sugestão é olhar atentamente a solicitação para utilizar eventualmente em demais produtos – sem pressão para fazer uma aplicação de tecnologias voltadas ao relacionamento com os clientes aproximando-os da marca.

De acordo com a território brasileiro Econômico (2014), para não se subtrair seu públicos-alvo por motivação do atraso em todas entregas, bastante tecnologias tinham sido investidas. Inaugurado em 2014, o Centro de Distribuição (CD) do Grupo Boticário, em todo ente municipal, de São Gonçalo dos Campos, Bahia, já opera com 33% da sua capacidade planejada que é de 70,3 mil peças movimentadas por hora e 2.200 caixas expedidas.

 Eficiência é uma meta das firmas Reduzir custos e tempo é fundamental”. De acordo com ela com a inauguração da nova constrói de O Boticário em Camaçari, Bahia, em certas localidades deverá ser realizável diminuir para certas horas o processo de expedição de produtos “Temos 22% do total de lojas do grupo em todo Norte e Nordeste. A regionalidade ajunta 47% do consumo de perfumaria em todo território brasileiro Ficar perto do público-alvo e atendê-lo mais veloz é fundamental (Brasil Econômico, 2014)

2.1.3 Acessibilidade e Gestão e Reclamações/Sugestões.

 A empresa conta com os canais de atendimento n osite, de acrodo com a figura 2, pode-se verificar esse funcionamento.

Figura 2 – canais de atendimento

Fonte\: site “o boticário” 2020 disponivel em https://privacidade.grupoboticario.com.br/

Quando se realiza a uma venda, é comum a coleta de alguns Dados Pessoais para efetivar uma compra. Da mesma forma, alguns de nossos produtos, negócios e experiências envolvem a realização de cadastros, seja para se tornar um Revendedor ou Representante das Marcas do Grupo Boticário, seja para receber compras em sua casa ou ainda, para acessar a rede de wi-fi nos Estabelecimentos é disponibilizado o numero 0800.

Usa-se também câmeras de segurança nos estabelecimentos, para garantir sua segurança e coletamos determinados Dados Pessoais para entender melhor seu perfil e te oferecer anúncios mais atraentes e personalizados. Esses são alguns exemplos que mostram como essas atividades precisam utilizar seus Dados Pessoais.

2.1.4 Avaliação Da Satisfação/Insatisfação Do Cliente.

 Falta de comprometimento com a equipe, descaso da gerência, jornadas cansativas e obrigatoriedade em realizações de hora extra. Organização da loja, fechamento de venda, Abordagem de cliente trabalha em equipe. Foi boa a avaliação. Muito boa, uma ótima experiência, ambiente tranquilo de trabalhar. Na avaliação geral do google, figura 3, tem-se o seguinte:

Figura 3 – Avaliação do Google

Fonte: google empresas, disponível em https://br.indeed.com/cmp/Grupo-Botic%C3%A1rio-6/reviews?fcountry=ALL&fjobtitle=Vendedor

2.1.5 Critérios, Gerenciamento de Informações, Implantação de ações detectadas no relacionamento cliente/organização (SIM, SAC, Internet, Database, Sistema 0800).

O foco da holding se fazia otimizar o time to market, tido como indispensável para seu modelo de empreendimentos. Para isto, o tempo dispêndio (gasto) para entregar um ambiente de TI que atenda às áreas de empreendimento é que determina para o diagnóstico da cuida

Mais do que uma aparelhagem a VMware apresentou-se ao Grupo a oportunidade de diminuir o tempo de entrega de um ambiente completo de 5, dias para uma hora. Além da entrega, o processo de requisição de ampla infraestrutura da mesma forma, necessitava ser automatizado, uma vez que dessa forma, a cuida conseguiria prometer a agilidade requisitante ao empreendimento

“Antes, as áreas de empreendimentos precisavam dar abertura requisições de serviços para o time de ampla infraestrutura atualmente isto é exercido de forma correta, de forma, automatizada por meio da plataforma da VMware, aceitando maiores agilidade e estabilidade observado que não existe mais processos manuais”, comenta Marcelo Santos, Senior IT Principal Consulting do Grupo Boticário (SANTOS, 2017)

Como os processos da mesma forma, não se faziam automatizados, a subdivisão levava até 5, dias úteis para entregar um ambiente completo. atualmente isto é exercido de forma correta, em minutos. Além de conferir agilidade à entrega, as tecnologias da VMware aceitaram uma modificação em todo perfis da subdivisão que teve que passar a ser mais proativa e estratégica para o empreendimento devendo se debruçar em reiterações e modificações para oferecer apoio à modificação digital da cuida

2.1.6 Acesso ao produto, marca, share of mind, feedback das informações

 Foi solidamente preparado um portal por meio do qual se fazem solicitados e entregues os ambientes de TI. Dessa forma, ficou mais simples e veloz dar realização a requisições de ampla infraestrutura

Além disto, a ampla abordagem da VMware ofereceu ajuda o Boticário a ter visibilidades do custo da TI. atualmente existe um descritivo de todos os valores da TI de cada subdivisão de empreendimento e de cada ambiente do Grupo, da mesma forma, das franquias, o que torna possível conhecer o quanto exprimem em Opex e Capex. Esse detalhamento assertivo torna possível um melhor direcionamento dos valores investidos e da cuida

De acordo com Santos (2017), o projeto teve origem em setembro de 2016 e em exclusivamente 5, meses o Grupo Boticário já visualizava o novo reaparecimento Transformar a TI interna em um centro de serviços chamou consigo diversos plenos benefícios e tornou possível aproximar a subdivisão de TI ao empreendimento atualmente toda a ampla infraestrutura própria essas composta a nuvens públicas do mercado, como IBM e AWS, e a antecipação é crescer- pouco a pouco o consumo de aferições da cuida nessas plataformas.

“Ter uma ampla infraestrutura ágil é essencial para o nossos empreendimento Contudo, as respostas da VMware em todos ofereceram ajuda a tornar melhor a capacidade do ambiente e, em consequência o notável desempenho com uma diminuição em todo custo operacional e monetário Além disto a nossa ampla infraestrutura essas conectada às mais importantes nuvens públicas do mercado, o que em todos ajudará a dar o seguinte momento em direção à modificação digital,” - Fernando Almeida, head de Infraestrutura (GRUPO BOTICÁRIO, 2019)

Agora, o grupo tem a pretensão de continuar avançando nas melhorias os indicadores de competência de consumo de recursos de TI com a virtualização de aferições críticas, como bancos SQL. Além disto, o Boticário avalia a adoção da plataforma de extensão de redes entre os é datado centers e o NSX da VMware, resposta que confirma a estabilidade interna das nuvens ao criar barreiras ao redor de cada aferição significado identificado como microssegmentação.

2.1.7 Comunicação, promoções, eventos, propaganda, telemarketing, relações públicas etc.

No novo modelo de negócio do Boticário em São Paulo SP, com a mudança tecnológica foram A diminuição de custos é uma aflição constantes das corporações em qualquer setor de ação, o amplo desenvolvimento das receitas não trará um ótimo lucro se as contas a pagar prosseguirem subindo. A tecnologias contribui bastante em toda organização das finanças, propondo maiores visibilidades a todos os dispêndios (gastos) da empresa (BOTICÁRIO, in cachê).

Com isto, é realizável checar em que áreas é aceitável cortar exageros e readmitir recursos. Um ótimo sistema de administração financeira possibilita a verificação de dispêndios (gastos) excessivos com substância primária natural (matéria-prima) e a visão de desperdícios. A automatização de atividades é uma causa da colocação das tecnologias e, da mesma forma, uma contribui à economia do Boticário (idem).

Outro benefício tinha sido a melhoria da eficiência, é um dos enfrentamentos para o dirigente empresarial que, na maioria das vezes, busca formas de crescer- a receita adquirida. A tecnologias busca trazer enormes- ganhos nesse aspecto, diminuindo ou até excluindo a carência de controles manuais. Ela da mesma forma, poderá, dependendo das condições, padronizar processos.

Em seguida, com a otimização e automação de processos, as atividades repetitivas da mesma forma, associam o engajamento dos colaboradores Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, os mesmos conquistam acrescentar o Boticário constatando outras competências Dessa forma, a automação de processos, além de tornar o trabalho mais veloz e eficaz desobriga os colaboradores para atividades mais estratégicas e que cobram raciocínio, aceitando um melhor aproveitamento do capital humano.

Outro reconhecimento tinha sido em todo amplo desenvolvimento do controle de qualidade, uma vez que as maquinarias “continuam” menor na quantidade sujeitas a equívocos do que o cérebro humano, em especial em atividades de produção em enorme escala, o uso das tecnologias é indispensável para defender o controle de qualidade dos tópicos

Faz-se a melhora da administração de talentos, uma vez que uso de programas é apto de automatizar toda a administração de pessoas da suo Boticário desde o controle do lucro rentável dos comerciantes (alcance de perseguições dos objetivos ticket médio e novo reaparecimento financeiro) até a gestão administrativa das aptidões e competências dos colaboradores (BOTICÁRIO, in cachê)

2.1.8 E-marketing.

E-marketing é um processo de planejamento e execução da concepção, distribuição, promoção e precificação de produtos e serviços em um ambiente de rede computadorizado, como a Internet e a World Wide Web , para facilitar as trocas e atender às demandas dos clientes. Ele tem duas vantagens distintas sobre o marketing tradicional. O e-marketing oferece aos clientes mais conveniência e preços mais competitivos, além de permitir que as empresas reduzam os custos operacionais.

Como as empresas oferecem e-marketing e compras online, os clientes podem obter informações de mercado em seus computadores ou telefones celulares e comprar mercadorias ou encontrar serviços sem sair de casa vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana (24 horas por dia, 7 dias por semana). Eles podem ler anúncios na web ou por e-mail, obter cupons eletrônicos, ver fotos de produtos, comparar preços e fazer compras com apenas alguns cliques do mouse, economizando tempo e dinheiro que seria necessário para comprar pessoalmente em uma loja de tijolo e argamassa. Ao mesmo tempo, o ebusiness pode reduzir custos nos canais de distribuição e espaço físico da loja e, assim, repassar a economia para os clientes.

2.2 Marketing de relacionamento.

Oliveira e Sousa (2018), destacam que o marketing de relacionamento teve seu aparecimento na literatura de relacionamentos a partir de 1983, no contexto em que se criava a ideia de fidelização do cliente como uma estratégia oportuna a se alcançar maior competitividades entre as empresas, e segundo este pensamento, quanto maior a quantidade de clientes fiéis, mais as empresas investiriam em seus desejos específicos. Esta prática se fazia pela necessidade de se alcançar ainda mais fidelidade e a satisfação completa de que já eram seus clientes .

Isto posto, Schuchman (2018) coloca que, na discussão a respeito das empresas e de suas competividades, acrescenta na discussão este sentido, e indica que na contextualizando da história da gestão de negócios, conduzida pelo planejamento de estratégias para reter clientes adveio do aumento das suas ações de propaganda.

Por outro lado, também houve aumento da competitividade no ramo, e perpassando a necessidades de ajustes, ao mesmo tempo um considerável controle de seu planejamento e metodologia, os quais recorreriam a utilização do marketing de relacionamento enquanto diferencial neste sentido (SCHUMAN, 2018).

Entende-se que o relacionamento pode realmente ser visto como estratégia para atendimento, com todos os dilemas impostos pela concorrência, acabam crescendo em todo os territórios, devido a exploração comercial, e para vencer nessa luta, nasce a oportunidade da administração que cuida dessa oferta. Essa premissa coloca que se deve atuar com vistas ao elemento humano em face de se relacionar com as pessoas de uma forma mais intensa.

3 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão do Boticário foram Desde bastante antes de estar de forma oficial escrita, a dimensão cultural do Grupo Boticário já havia Nossos colaboradores se fazem olhados como o nossos bem mais valioso, todavia, os diagnósticos da mesma forma, completam integralmente um lugar de evidência no momento em que refletimos em todo nossos cotidiano (SANTOS, 2017).

Qualquer projeto, quando estudado cuidadosamente ordena saciar 4 objetivos: Trazer diagnósticos financeiros, buscar diagnósticos para a equipe, buscar diagnósticos para os parceiros e buscar diagnósticos para nossos compradores Só depois de atender todos estes- requisitos, consideramos que um projeto ou produto fez êxito de realidade

Isso corresponde que a dimensão cultural do grupo não afunila totalmente em todas pessoas, nem em todo amplo desenvolvimento monetário a mesma realiza escolhas d o rumo do meio. O ótimo relacionamento entre nossos colaboradores é encorajado um ambiente de trabalho agradável é uma constante aflição e as decisões se fazem tomadas de forma, colegiada, com colaborações efetivas dos colaboradores Como diagnóstico dessa dimensão cultural o amplo desenvolvimento monetário e metodologias de empreendimento da mesma forma, se fazem seguidas (BOTICÁRIO, in cachê)

No momento em que refletimos em uma qualidade valorizada pelo Boticário chegando dos nossos colaboradores a palavra que aparece é: empreendedorismo. Nossos colaboradores enfrentam enfrentamentos enormes- e bastantes vezes inéditos, por isto a capacidade de encontrar rumos e respostas é totalmente encorajada O Grupo Boticário é “fazedora” de inovações, e bastantes que a imitam e repartem esse modelo (tipos básicos) de habilidade e aproveitam todo o espaços que oferecemos para criar, têm enormes- chances de se dar bem.

Buscou-se, na maioria das vezes, as pessoas mais adequadas aos nossos enfrentamentos que dividam dos nossos “jeitinhos brasileiros” de empreender, de produzir e que encarem seus enfrentamentos de um jeito e, na maioria das vezes, apaixonado.

Além de espaços para tomada de decisão em todos particulares projetos, nossos colaboradores da mesma forma, se fazem encorajados a saber de que se trata atuais áreas. Isso, para em todos apenas contribui o empreendimento a aumentar

O propósito do Boticário é criar oportunidades para a Beleza modificar a vida de cada um e assim o mundo aos redores e sintetiza bastante bem como tem funcionamento a rotina do Boticário (BOTICÁRIO, in cachê)

Acredita-se que, em criar nossas próprias oportunidades e dar realização a nossos sonhos acontecerem. Ao mesmo tempo, refletimos em toda modificação que poderá, dependendo das condições, ocorrer em toda vida dos colaboradores que fazem carreira, além da diminuição do choque ambiental que impacta produtos e serviços em toda comunidade. Na atualidade, o grupo sustenta duas reservas ecológicas, além dessas, não fazer testes de produtos em animais.

De acordo com o Boticário, a empresa a cada dia tenta ultrapassar a sua própria meta, partindo em busca da conquista do cliente;

O perfil de liderança da empresa indica que o gerente da Empresa o Boticário é a mais importante vitrine em todo ambiente de trabalho, uma vez que sua equipe é o seu modelo de atuação;

O dia de um colaborador da Empresa o Boticário é principiado por decisão e concluído pelos fiéis resultados alcançados;

Na unidade, desde o gerente até os menores colaboradores abstraem conhecimento de que a superação é conquistada por meio de perseguições dos objetivos individuais e, de forma principal, em equipe;

Não é aceitável que haja o desacordo em todo ambiente de trabalho, uma vez que, a equipe unida aos seus fiéis resultados, esses se fazem mais fáceis de se fazerem alcançados;

O mais improvável do trabalho é se ir além das barreiras individuais, abandonando assim, os dilemas individuais longe dos profissionais;

O mais agradável em todo ambiente de trabalho é enxergar sua feliz equipe quando alcança suas perseguições de objetivos e afuniladas ainda mais quando essas não chegam. Faz-se conhecer que, do seu empenho em todo trabalho, a qualidade do Boticário conseguirá dar estabilidade financeira às suas unidades familiares, bem como um amplo desenvolvimento pessoal.

Na visão que podemos imaginar, a unidade é agradabilíssima de se produzir, os colaboradores se fazem amigáveis, além de conhecer que a história do Boticário é mundialmente identificada (BOTICÁRIO)

Deixar a comodidade e a estabilidade da zona de conforto cobra uma verídica mobilização de cultura. Sem dar a devida atenção a este preparo, todo um projeto de modificação digital poderá, dependendo das condições, ser frustrado devido à ausência de adesão ou medo de fazer tentativa de melhorar sempre.

Promover o amplo desenvolvimento de competências de TI é necessário. Contudo, as barreiras técnicas “continuam” entre os mais importantes elementos de evento que impeça, para o êxito em toda colocação de atualizações Para não começar “dar-se início”, um processo e abortá-lo por ausência de “oportunidades”, de levá-lo ao ponto de diagnósticos invista em toda habilitação da sua equipe (BOTICÁRIO, in cachê).

Treinamento e aptidão seguidos se fazem indispensáveis para que as respostas possam ser fundamentadas em planejamentos, e exercidas de forma correta, com a devida eficácia. Crie um estratégias para que o seu time desenvolva as competências requeridas para conduzir essa modificação. Isso não é custo, e sim valores investidos e a Avaliação dos processos de TI, que, por costume ou tradição, diversos processos de suo Boticário aconteçam da mesma forma, existe anos. Mas deverá ser que as fases seguidas hoje ainda se fazem realmente requeridas (MUNDODIGITAL,idem)

A exclusiva forma de desenvolvimento de TI, de encontrar, isto é, realizando uma avaliação. De muitos processos. Analise seu ciclo de produtos os processos de comercialização e outras operações. Verifique se certas delas irão poder ser adaptadas para mobile ou incluir atuais inclinações como a automação.

Renovando com base em tecnologias e experiência do usuário é necessário. Embora a modificação digital não se limitante à experiência do usuário, este é um ótimo ponto de partida para a iniciativa. Após repensar os processos, escolha um deles e teste escolhas que, utilizando a tecnologias possam ser aptos de melhorá-los (idem).

Teste certas oportunidades e avalie seu impacto em todo movimento das operações. Entenda como tem funcionamento o processo de anuência formalização e a adaptação. Essas reiterações servirão como bases para atualizações mais importantes

Começando um projeto digital, a automatização de processos é exclusivamente o ponto de partida. O objetivo final é a modificação — de processos, de modelos de empreendimentos e até mesmo da experiência do público-alvo (idem).

Todos esses elementos poderão ser revolucionados pela exploração profunda - da tecnologia digital acessível. Os objetos e o mundo físico poderão ser alterados por escolhas digitais (idem).

Um exemplo é a virtualização de serviços. atualmente as firmas não necessitam mais apostar em servidores, roteadores e racks ou defender enormes- equipes para a manutenções dessas bases

Elas irão poder empregar virtualmente estes- tópicos e ter seus programas de celular- ou simplesmente- aplicativos funcionando em nuvem. Os provedores de Cloud Computing entregam estes- serviços a um custo menores e ainda asseguram modificação e competência (idem).

Significa, de uma nova forma, de se inter-relacionar com colaboradores e públicos-alvo ancorada em toda experiência digital.

Não é motivo, a inovação é digital que a mesma ordena ser delegada à equipe de TI. Se a sugestão é que a tecnologias permeie todos os processos, é preciso que a soma dos colaboradores e setores atinja parte dessa modificação (idem).

Faz-se essencial que haja um diálogo entre o setor de TI e os demais departamentos. Os magos da avançada tecnologia aplicada no Boticário necessitam saber de que se trata de forma exata tratava-se que se fazem os processos e a solicitação do dia a dia para que, em conjunto, planejem metodologias para digitalizá-los.

Por bastante tempo, a tecnologias tinha sido vista como um meio de otimizar as operações de uma guarda. Automatizar processos é preciso, além de diminuir equívocos e custos, inserir e constituir dados, estruturar a organização. No sentido contrário, hoje a tecnologias tem aferições bastante mais inteligentes. Ela não poderá, dependendo das condições, ser vista exclusivamente como um amparo operacional ao empreendimento, todavia, como uma aparelhagem essencial para a administração e tomada de decisões (idem).

A orientação realizada com base em todo feeling ou em toda experiência dos diretores, todavia, possuam a melhor escolha ao longo de décadas, ainda é suscetível a equívocos de identificação e modificações/ bruscas do ambiente econômicos

Na atualidade existe produtos de Big Data e Business Intelligence aptos de processar um enorme volume de dados internos e externos. Dessa forma, elas desenham ambientes e antecipam não apenas inclinações, e comportamentos do mercado.

Embasada nesses dados, a administração da mesma forma, se torna digital e poderá, dependendo das condições, empossar decisões bastante mais precisas. Faz-se como conduzir os rumos do Boticário já a par o que irá acontecer em toda posteridade e, por isto prometer maiores chances de êxito (idem).

Deve-se explorar ideais. A transformação digital irá além de “pensar fora da caixa”: é jogar a caixa fora e fazer a construção de um atual- significado Faz-se isto não se faz-se sem sondar- e oferecer apoio a atuais ideias (idem).

Por isto a cuida necessita estimular-se, iniciativas como Labs e eventos de brainstorm. Junto com a subdivisão de empreendimentos ou consultorias especializadas em todo amplo desenvolvimento de produtos e serviços, ordena estar espaços para prototipar, testar, tornar melhor e escalar atualizações

Não dá para realizar negação d que a Transformação Digital já é uma realidade. Basta olhar atentamente os choques promovidos pelo impacto, que a mesma motivação todos os dias em toda vida em comunidade para se dar conta de que este fenômeno não tem retorna (idem).

Veja a percorrer como a Transformação Digital essas reconfigurando de forma drástica, diversos dos pilares da vida cotidiana, de formas que até algum tempo atrás se faziam improváveis.

A forma, de produzir mudou-se- radicalmente com o aperfeiçoamento da modificação digital, e ainda existe um longo rumo a percorrer nesse sentido. Por exemplo, o trabalho remoto deu recebimento espaços e hoje é uma escolha aceitável (e até recomendada) em bastantes segmentos de mercado (idem).

A aceitação popular dos produtos digitais da mesma forma, não para de crescer- o que criou diversos nichos de mercado que existe algum tempo nem havia. Algumas das firmas mais valiosas do mundo, como Google, Apple e Amazon, têm como enorme trunfo produtos serviços e, sobre de tudo, processos internos digitais (idem).

A forma, de vender produtos identificados- da mesma forma, se desenvolveu Softwares e serviços tecnológicos, que antes se faziam vendidos em toda forma, de licenças caras e permanentes, se tornaram mais de fácil acessibilidade e nesse instante- agora se fazem exigidos por assinatura.

O setor da saúde é um dos que mais se oferece benefício a com a transformação evolutiva das tecnologias. Faz-se que isto não se sintetiza exclusivamente a materiais técnicos altamente tecnológicos, para fazer processos indispensáveis-

Estamos conversando da mesma forma, de técnicas muito desenvolvidas de investigação e amplo desenvolvimento de remédios e tratamentos que irão poder resolver os maiores dilemas de saúde da raça humana (idem).

4 PROPOSTA DE Endomarketing

Alcançar bons resultados não depende apenas de estratégias que visem promover o engajamento externo de sua empresa. É fundamental pensar na melhor forma de promover a capacitação de sua equipe e trabalhar a comunicação interna entre todos. Com isso em mente, discutiremos as campanhas de endomarketing hoje para gerar engajamento interno em sua empresa.

De acordo com Medeiros (2017) endomarketing é essencial na atual realidade dinâmica em que atuamos, pois a praticidade na solução de problemas e desafios são destaques nos serviços oferecidos. Ao optar por ela, a imagem da empresa tende a crescer no mercado e se destacar pela composição de sua equipe.

Para a implantação desse novo sistema, é preciso levar em consideração que o endomarketing não se restringe apenas à publicidade interna, mas também engaja o RH , com o papel de proporcionar melhores condições aos colaboradores e atender às suas demandas. Dessa forma, a proatividade encontrará um espaço mais saudável e equilibrado para desenvolver as estratégias e planos de comunicação de seus clientes (ANDRADE, 2011).

Nesse tipo de implantação, focar na percepção dos colaboradores sobre a empresa e aproximá-los da organização fará a diferença. Inclui traçar um plano que se mostre essencial para o desenvolvimento da empresa e crescimento do mercado, gerando maior motivação e gosto pela área.

Outro ponto é fornecer constantemente espaço para que seus funcionários se expressem e tenham voz no ambiente de trabalho. Expor ideias e possíveis discussões sobre a dinâmica do trabalho tem resultados promissores para a empresa, de forma que se refletem em resultados positivos, como a prospecção de mais um cliente ou a fidelização de quem já é parceiro (MEDEIROS, 2017).

Aliado a isso, um aspecto que diferencia uma empresa de sucesso das demais é o investimento no todo. Propor atividades e oferecer palestras e cursos de atualização no ambiente de trabalho demonstra a preocupação da organização em refinar suas fontes de crescimento. O treinamento aumenta a qualificação e promove maior engajamento e formação de futuros líderes.

A aplicação dessa política mais aberta e responsável exige pesquisas de satisfação para identificar quais pontos precisam ser melhorados e quais alcançaram o pico mais alto de produtividade. Essa análise permite formar novas estratégias e calcular a taxa de crescimento da empresa em alguns meses.

Adiante segue a proposta para o Boticário com base no livro de Medeiros (2011):

4.1 Promover mais eventos para o público interno

A realização de Eventos direcionados aos colaboradores é uma estratégia ganha-ganha: os colaboradores ficam felizes e satisfeitos por fazerem parte da equipe, enquanto, por sua vez, oferece treinamento e aumenta a produtividade .

Alguns dos eventos mais interessantes para os estágios públicos são as palestras, workshops sobre processos de trabalho, café da manhã com objetivo de integração das equipes, entre outros encontros.

Os estagiários de Os Eventos podem ter como objetivo compartilhar ensinamentos e experiências, motivar os colaboradores ou mesmo estimular a criatividade.

4.2. Manter um canal de comunicação eficiente com público.

Poucas coisas deixam um colaborador tão frustrado e desmotivado quanto a sensação de não ser ouvido, ou seja, de ser ignorado por seus superiores e como um todo.

Portanto, uma das melhores práticas do endomarketing é construir um canal de comunicação interna eficiente , por meio do qual os funcionários possam falar e ser atendidos e, por outro lado, a organização se comunicar com todos.

Pode-se adotar soluções como o bom e velho e-mail, grupos de WhatsApp, redes sociais internas, uma solução na intranet, ou outros canais adequados ao porte e perfil de sua organização.

4.3. Fornecer uma política de benefícios

Assistência médica e vale-refeição são o bê-á-bá de uma política de benefícios, mas pode ir muito além ao oferecer benefícios como descontos em produtos ou serviços empresariais , incentivo à formação e prática de esportes, folgas, entre outros.

Alguns benefícios podem estar atrelados aos resultados da equipe, mas de forma equilibrada, ou seja: sem que os funcionários sintam que o relacionamento não é vantajoso.

Por fim, é importante consultar a legislação trabalhista com o objetivo de verificar se sua política de benefícios não tem entraves políticos.

4.4. Distribuir materiais de divulgação interna

Por meio dos materiais internos, que podem ser físicos (panfletos, banners, etc.) ou digitais (como vídeos institucionais e e-mail marketing), é possível valorizar a imagem do próximo aos colaboradores.

Os materiais podem conter informações sobre o plano de carreira oferecido aos colaboradores, os princípios e valores da organização, suas práticas de valorização da equipe ou ainda ações socioambientais. O importante é ser honesto e, claro, usar uma linguagem que seja estratégia da empresa.

4.5. Realizar pesquisas de clima organizacional

Pois bem, não adianta divulgar as melhores práticas de endomarketing se não conseguir certificar os resultados positivos, não é?

Por esse motivo, é importante desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional, afinal, se as pessoas se sentem bem em seu ambiente de trabalho, a tendência é que os resultados aumentem.

Usar formulários de perguntas e respostas e garanta o anonimato dos participantes para que se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões com sinceridade.

Após a pesquisa, analise os dados, identifique os pontos a serem melhorados e planeje novas estratégias para melhorar o clima de seus colaboradores.

Nesse mundo cada vez mais competitivo, anunciar apenas para o público-alvo do negócio não é mais suficiente - é importante que seus funcionários se sintam motivados e felizes em atender o tempo, o que melhora a produtividade e os resultados.

Uma estratégia de marketing interno bem-sucedida, como também é conhecida, beneficia a empresa de várias maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas. Desta forma, é possível construir um negócio sólido, próspero e atraente para os investidores. Dê uma olhada em suas vantagens:

 Aumentar a lealdade dos funcionários;

 Otimizando a motivação interna;

 Reduzindo a rotatividade de trabalhadores;

 Melhorar o clima organizacional;

 Melhorar a qualidade de vida no trabalho.

O Endomarketing pode ser traduzido como atividades que envolvem incentivos (prêmios) ou mesmo atividades que valorizam os colaboradores. Um exemplo disso é o programa da Fiat. Os funcionários da empresa são sempre os primeiros a fazer test drives de novos modelos. Não custa nada para a empresa, mas faz toda a diferença!

Conclusão

Marketing sempre foi sinônimo de atividades voltadas ao cliente final e que buscam engajar decisões de compra e fidelização. Mas isso mudou, e é cada vez mais comum ver empresas implementando o marketing com um foco interno. Endomarketing é o melhor exemplo disso.

Em termos gerais, é um grupo de estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno de uma empresa, especialmente seus funcionários. Seu objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados.

Hoje em dia, sabemos que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva em qualquer negócio. Por isso, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa. O endomarketing desempenha um papel crucial neste processo para a  empresa O BOTICÁRIO em todo o país.

Portanto, a proposta tende a aumentar ainda mais as conquistas desta empresa investigada, e a seus profissionais a motivação em continuar produzindo com qualidade. Essa satisfação certamente pode efetivar muitos lucros para esta empresa.

Referências

Como O Boticário está se transformando em uma empresa de tecnologia. Para farmacêutico. 2019. Disponível em: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/22/como-o-boticario-esta-se-transformando-em-uma-empresa-de-tecnologia/. Acesso em: 5 nov. 2020.

Martins AndradeMurilo. Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Rev. adm. contemp. vol.15 no.3. Curitiba , 2011. 560 p. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000300013&lng=en&nrm=iso>. . Acesso em: 14 nov. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica