PROJETO DE ROTEIRO TURÍSTICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

PROJETO DE ROTEIRO TURÍSTICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

pedro gonzalez junior

Resumo

O projeto de pesquisa de conclusão do curso técnico de turismo foi desenvolvido na região turística da cidade do Rio de Janeiro e tem como objetivo sugerir estratégias para identificar os pontos turísticos mais conhecidos. O projeto envolve a visitação e descrição dos mais conhecidos atrativos da Cidade com a possibilidade de transporte, hospedagem, alimentação e comercialização.
A metodologia adotada foi de um estudo de caso, baseado em passeios pessoais e entrevistas.
Durante os passeios, se constatou através de instrumentos de pesquisa que, apesar da cidade estar bem articulada e sinalizada, aparentando organização para as atividades inerentes ao turismo, ainda existe a necessidade de uma mobilização das políticas públicas estaduais e uma melhor conscientização para o planejamento turístico do município.
Ressaltamos que a cidade do Rio de Janeiro pode se adequar a vários tipos de Turismo, entre eles o Turismo de Negócios, Feiras e Convenções, o Ecoturismo, Turismo Cultural e Esportivo, Turismo Balneário e Náutico e o Turismo da Melhor Idade.

Palavras-chave: Turismo. Hospitalidade. Cidade Maravilhosa. Rio de Janeiro.

Projeto turístico na cidade do Rio de Janeiro

Foi escolhida a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro e elaborado um roteiro com chegada principal de avião e deslocamento ida e volta para o local sugerido onde os turistas estarão hospedados. 

O turista terá as informações comerciais, a descrição dos passeios e a quantidade de dias que serão necessários para conhecer os locais de visitação, incluindo transporte, alimentação e atividades. 

Desenvolvimento do trabalho acadêmico

Foi realizada pesquisa bibliográfica em diversos sites de turismo como www.tripadvisor.com.br, www.visit.rio e www.melhoresdestinos.com.br, atrelados a experiências pessoais vivenciadas na cidade do Rio de Janeiro no período anterior a epidemia de Covid-19 (março de 2020).

PRIMEIRO DIA

Copacabana e Pão de Açúcar


10:00 - Depois do café no hotel, caminhada no calçadão de Copacabana até o Forte para fotos e apresentação da história da Cidade. No local existe uma linda filial da Confeitaria Colombo.

12:00 - Almoço na região boêmia batizada de Baixo Copa, onde fica o Boteco Belmonte, famoso pelas empanadas.

14:00 - Caminhada da Praia Vermelha até a Mureta da Urca onde fica o Bar da Urca e o passeio do famoso Bondinho do Pão de Açúcar.

Esse é um dos maiores símbolos da Cidade Maravilhosa. Ficaremos de olho no clima, pois nuvens insistem em rodear esse cartão postal. Mas, se o dia estiver razoavelmente limpo, você vai entender porque o bondinho do Pão de Açúcar já foi locação de cinema, sendo uma cena clássica a luta entre o vilão e o 007 de Roger Moore, em 1979. 

19:00 – Nosso guia o conduzirá ao bairro de Humaitá, onde poderá escolher um dos restaurantes da Cobal, de onde se observa o Cristo iluminado, que será nosso passeio do segundo dia. Retorne ao Hotel e durma bem.

SEGUNDO DIA

Cristo e Boulevard Olímpico

O Cristo Redentor é o símbolo máximo do Rio de Janeiro, talvez até do Brasil, tendo sido inaugurado em 1931. Esse ponto turístico, de onde se pode observar as maravilhas da Cidade, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

 

De todas as obras que o Rio de Janeiro preparou para a Olimpíada, o Boulevard Olímpico é a mais cativante, graças a transformação da zona portuária.

Uma via elevada e centenas de metros de muros foram derrubados para dar lugar a um calçadão de 3,5 km que leva às novidades (o AquaRio, o mural Etnias, o Museu do Amanhã, o M.A.R., a Pira Olímpica e a novíssima roda gigante Rio Star).

Para deixar o passeio ainda mais irresistível, usaremos o simpático VLT - um bondinho moderno que trouxe conforto e segurança aos deslocamentos pelo Centro.

09:00 – Após o café no hotel, nosso guia/motorista o levará para a Rua Cosme Velho onde pegará o Trem do Corcovado, para a estação do Cristo Redentor. Também queremos ficar de olho no clima.

12:00 - Almoço no restaurante Aconchego Carioca, com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, no emblemático bairro do Leblon. Esse bairro é reduto de ricos e famosos no Rio de Janeiro.

 

14:00 - Passeio ao Boulevard Olímpico, estando incluídos o Aqua Rio, a roda gigante Rio Star e o Museu do Amanhã. Após, retorno ao hotel junto ao guia.

18:00 - Jantar no hotel e uma boa noite. 

TERCEIRO DIA

Jardim Botânico e Maracanã

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de história. O ano da sua fundação coincide com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil.

Hoje, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona como um importante instituto de pesquisa, e é considerado patrimônio nacional pelo Iphan e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

08:00 - Nosso guia e motorista o levará para conhecer o Jardim Botânico. São 540 mil metros quadrados de área cultivada aberta a visitantes, e mais de 3.400 espécies de plantas diferentes, vindas do mundo todo. A mais célebre é a palmeira imperial, símbolo do Jardim Botânico, que pode chegar à altura de um prédio de 15 andares (opcional visita ao Parque Lage).

12:00 - Almoço  

13:00 - Visita ao estádio mais famoso do mundo, o Maracanã. Você terá acesso à tribuna de imprensa, ao vestiário, camarotes e a parte do acervo histórico. 

17:00 - Retorno ao hotel e Transfer para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

comercialização

Pacote completo - 3 dias VIP no Rio de Janeiro (validade 10/2020)

R$ 4.000,00 (à vista ou R$ 4.400,00 em até 10x sem juros no cartão)

2 pessoas All-Inclusive com Transfer (exceto bebidas)

Transfer Aeroporto/Hotel B&B Copacabana (Posto 5) ou similar/Aeroporto

Conclusão

A Cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como Cidade Maravilhosa, está cheia de lugares incríveis para conhecer e aproveitar. Ela aparece constantemente entre os destinos mais procurados pelos turistas para viajar em períodos de férias e nos feriados espalhados pelo ano. 

No roteiro sugerido nesse projeto, o turista encontrará os pontos turísticos mais famosos para curtir num curto período, aproveitando ao máximo sua estadia nesta linda cidade. 

Referências

EMBRATUR. Anuário Estatístico Volume 33 2006. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2020.

Mettzer. O melhor editor para trabalhos acadêmicos já feito no mundo. Mettzer. Florianópolis, 2016. Disponível em: http://www.mettzer.com/. Acesso em: 21 ago. 2016.

Prefeitura de Balneário Camboriú. As cidades mais visitadas, segundo pesquisa da Embratur. Balneário Camboriú, 2008.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica