OTOMASTOIDITE POR LAGOCHILASCARIS MINOR EM CRIANÇA:  Relato do Caso

Associação Educacional Dom Bosco

Parasitologia

Enfermagem

OTOMASTOIDITE POR LAGOCHILASCARIS MINOR EM CRIANÇA Relato do Caso

Herica Valkiria de Jesus de Almeida Lameck 21166078

RESUMO: Uma equipe formada por especialistas em otorrinolaringologia, parasitologia e infectologia descreve um caso onde uma menina de dez anos desenvolveu lagochilascariose - uma zoonose gerada pela presença do helminto Lagochilascaris minor que ocorre devido a ingestão de carne crua ou mal cozida e por roedores silvestres contendo larvas encapsuladas do parasito.

Após minuciosa anamnese, reconhecendo a gravidade do quadro clínico da paciente, exames laboratoriais, de imagem entre outros foram realizados para firmar o diagnóstico.

Em posse das informações e resultados dos exames, a decisão da equipe foi realizar, primeiramente, uma mastoidectomia seguida de terapia medicamentosa o que foi, posteriormente considerada a melhor solução para o caso.

O artigo em questão é bem descritivo e utiliza principalmente dados de fontes externas e pesquisas que demonstram o comportamento do Lagochilascaris minor na lagochilascariose e suas implicações em tecidos humanos.

Os autores se apoiam em exames laboratoriais e de imagem para conhecer o diagnóstico e assim, decidir pelo melhor tratamento considerando a escassez de informações.

Lagoquilascaríase ainda é pouco conhecida dos otorrinolaringologistas, considerando-se o pequeno número de trabalhos que abordam a doença, sobretudo em livros de texto. O material disponível em bases de dados e guia de referência ainda é bastante limitado, considerando que grande parte das informações disponíveis não estão publicadas em revistas indexadas (Palheta-Neto et al., 2002, p. 5).


No entanto, o artigo carece de outros dados ou exemplos como o fato de que a lagochilascariose pode se transformar em tumoração de cabeça e pescoço (Maquiné et al., 2018, p. 1) ; ao menos nada disso é mencionado no texto.

Por fim , os autores acabam concluindo que uma boa anamnese e um trabalho em conjunto entre especialidades e a colaboração da família são imprescindíveis para o êxito do tratamento






Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica