UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria
OS EFEITOS DA NÃO NORMALIDADE DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS EMPREGADA NA ZOOTECNIA PARA A CONVERSÃO ALIMENTAR DE CODORNAS
Orientador:
Carlos Henrique Osório Faria
Coorientador:
Fabyano Fonseca e Silva
Introdução
A coturnicultura tem crescido muito atualmente no Brasil. Esse crescimento se deve a vários fatores, como; o repentino
desenvolvimento, uma produção precoce e maturidade sexual que varia em torno de (35 a 42 dias) ,alta produção de ovos, baixo investimento e um retorno financeiro rápido. No entanto, a criação de codorna de corte ainda não está bem estabelecida aqui. Essa criação depende dos matrizeiros , e segundo (Bertechini,
2010) não existe a possibilidade de aumentos dos alojamentos de codornas para a produção de pintinhas. Assim, geralmente são usadas para esses fins, aves de postura no final de vida produtiva. Isso é ruim , pois esse animal já está com a carcaça comprometida e consequentemente não apresenta uma carne de qualidade.
Nesse sentido faz-se necessário pesquisas sobre todo o setor coturnícola ,afim de melhorar a sua exploração. Neste trabalho vamos dá ênfase na alimentação e no índice de produtividade, a conversão alimentar. Índice que é definido como sendo o quociente entre o consumo de ração pelo animal e seu ganho de peso.
Cerca de 70% dos gastos com o animal é com a alimentação , sendo a proteína o nutriente mais caro da ração. Encontrar uma ração com um menor nível de proteína que maximiza o desenvolvimento do animal é de suma importância , pois assim diminui o custo, aumenta o lucro e consequentemente ,uma melhor conversão alimentar.
Na Zootecnia assume-se que o ganho de peso, consumo de ração e a conversão alimentar seguem uma distribuição normal. Sabe-se da literatura que o quociente entre duas variáveis normais padrão e independentes seguem uma distribuição de Cauchy. De acordo com ( KEENE, 1995) se duas variáveis tem distribuição normal , a terceira variável dependente dessas duas não pode ter distribuição normal, mesmo havendo independência entre elas, o que leva a fazer um estudo para investigar a variável conversão alimentar.
Portanto nesse trabalho será feito um estudo de simulação de dados para verificar os efeitos dessa não normalidade da conversão alimentar nas análises estatísticas empregada na Zootecnia. E posteriormente essa simulação será aplicada a dados reais contribuindo tanto para a áreas da Estatística quanto para a Zootecnia.
Desenvolvimento
Aqui você irá escrever o desenvolvimento do seu trabalho.
Materiais e métodos
O banco de dados aqui utilizado foi fornecido pelo professor Fabyano do Departamento de Zootecnia da UFV. Os dados fazem parte do experimento realizado com codornas de corte pertencentes à Granja de Melhoramento de Aves da UFV, sendo duas espécies genéticas ,UFV1 e UFV2.Neste experimento foram utilizados 970 animais pertencentes a o grupo genético UFV1 e 410 pertencentes a UFV2.Eles foram alimentados com níveis crescente (22,23,24,25,26,27,28 e 29%) de proteína bruta na dieta e foram avaliados o consumo de ração, ganho de peso e a conversão alimentar.
Inicialmente foi feita uma análise descritiva desses dados como histograma dos consumo de ração , do ganho de peso e conversão alimentar. E em seguida aplicou-se teste de normalidade para verificar se realmente essas variáveis tinha distribuição normal.
Orçamento
O projeto de pesquisa tende a ter custos de execução. O orçamento do seu projeto pode prever como recursos financeiros:
- Materiais de consumo: Tudo que será consumido durante a execução do projeto, exemplos: caneta, pastas, tintas, pincel, entre outros.
- Materiais permanentes: Equipamentos ou infraestrutura física necessária á execução do projeto, exemplos: computador, gravador, microfone, máquina fotográfica, etc.
- Outros serviços e despesas: Serviços de terceiros, como gastos com alimentação, gráfica, hospedagem, passagem e outros serviços que podem ser úteis para que o projeto seja executado.
Referências
. Situação Atual e Perspectivas Para a Coturnicultura no Brasil.. 2010. Anais […] Lavras,MG, 2010.
. The log transformation is special. Statistics in Medicine, v. 14, p. 811-819, 1995.