OS EFEITOS DA NÃO NORMALIDADE DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS EMPREGADA NA ZOOTECNIA PARA A CONVERSÃO ALIMENTAR DE CODORNAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria

OS EFEITOS DA NÃO NORMALIDADE DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS EMPREGADA NA ZOOTECNIA PARA A CONVERSÃO ALIMENTAR DE CODORNAS

giuvaney martins carlos

Orientador:
Carlos Henrique Osório Faria

Coorientador:
Fabyano Fonseca e Silva

Introdução

A coturnicultura tem crescido muito atualmente no Brasil. Esse crescimento se deve a vários fatores, como; o repentino
desenvolvimento, uma produção precoce e  maturidade sexual  que varia em torno de (35 a 42 dias) ,alta produção de ovos, baixo investimento e um retorno financeiro rápido. No entanto,  a criação de codorna de corte ainda não está bem estabelecida aqui. Essa criação depende dos matrizeiros , e segundo  (Bertechini,
2010) não existe a possibilidade de aumentos dos alojamentos de codornas para a produção de pintinhas. Assim,  geralmente são usadas para esses fins, aves de postura no final de vida produtiva. Isso é ruim , pois esse animal já está com a carcaça comprometida e consequentemente não apresenta uma carne de qualidade.

 Nesse sentido faz-se necessário pesquisas sobre todo o setor coturnícola ,afim de melhorar a sua exploração. Neste trabalho vamos dá ênfase na alimentação e no índice de produtividade, a conversão alimentar. Índice que é definido como sendo o quociente entre o consumo de ração pelo animal e seu ganho de peso.

 Cerca de 70% dos gastos com o animal  é com a alimentação , sendo a proteína o nutriente mais caro da ração. Encontrar uma ração com um menor nível de proteína que maximiza o desenvolvimento do animal é de suma importância , pois assim diminui o custo, aumenta o lucro e consequentemente ,uma melhor conversão alimentar.

Na Zootecnia assume-se que o ganho de peso, consumo de ração e a conversão alimentar seguem uma distribuição normal. Sabe-se da literatura que o quociente entre duas variáveis normais padrão e independentes seguem uma distribuição de Cauchy. De acordo com ( KEENE, 1995) se duas variáveis tem distribuição normal , a terceira variável dependente dessas duas não pode ter distribuição normal, mesmo havendo independência entre elas, o que leva a fazer um estudo para investigar a variável conversão alimentar.

 Portanto nesse trabalho será feito um estudo de simulação de dados para verificar os efeitos dessa não normalidade da conversão alimentar nas análises estatísticas empregada na Zootecnia. E posteriormente essa simulação será aplicada a dados reais contribuindo tanto para a áreas da Estatística quanto para a Zootecnia.

Desenvolvimento

Aqui você irá escrever o desenvolvimento do seu trabalho.

Materiais e métodos

O banco de dados aqui utilizado foi fornecido pelo professor Fabyano do Departamento de Zootecnia da UFV. Os dados fazem parte  do  experimento realizado com codornas de corte pertencentes à Granja de Melhoramento de Aves da UFV, sendo duas espécies genéticas ,UFV1 e UFV2.Neste experimento foram utilizados 970 animais pertencentes a o grupo genético UFV1 e 410 pertencentes a UFV2.Eles foram alimentados com níveis crescente (22,23,24,25,26,27,28 e 29%) de proteína bruta  na dieta e foram avaliados o consumo de ração, ganho de peso e a conversão alimentar.

Inicialmente foi feita uma análise descritiva desses dados como histograma dos consumo de ração , do ganho de peso e conversão alimentar. E em seguida aplicou-se teste de normalidade para verificar se realmente essas variáveis tinha distribuição normal.

Orçamento

O projeto de pesquisa tende a ter custos de execução. O orçamento do seu projeto pode prever como recursos financeiros:

  • Materiais de consumo: Tudo que será consumido durante a execução do projeto, exemplos: caneta, pastas, tintas, pincel, entre outros.
  • Materiais permanentes: Equipamentos ou infraestrutura física necessária á execução do projeto, exemplos: computador, gravador, microfone, máquina fotográfica, etc.
  • Outros serviços e despesas: Serviços de terceiros, como gastos com alimentação, gráfica, hospedagem, passagem e outros serviços que podem ser úteis para que o projeto seja executado.

Referências

BertechiniAntonio Gilberto. Situação Atual e Perspectivas Para a Coturnicultura no Brasil.. In: IV Simpósio Internacional e III Congresso Brasileiro de Coturnicultura. 2010. Anais […] Lavras,MG, 2010.

KeneeO.N. The log transformation is special. Statistics in Medicine, v. 14, p. 811-819, 1995.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica