NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE PAULISTA

Enfermagem

NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

Kelly Reis Rocha

Dieta

Palavra normalmente associada a restrições que nos priva de prazeres,

Porém vêm do Grego “Díaita = “Gênero de Vida”, ou seja , algo incorporado ao nosso estilo de viver sem que se perca o prazer de comer .Mudança de Hábito pode ser que apenas algumas pequenas alterações em seus hábitos alimentares sejam suficientes para a prática de uma alimentação saudável.

PASSOS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

COMA DEVAGAR

 Faça de sua refeição um momento prazeroso na companhia da família ou amigos . Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas ou usando o celular Reserve um tempo do seu dia para aguçar o paladar.

 FAÇA PELO MENOS TRÊS REFEIÇÕES (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR), DOIS LANCHES SAUDÁVEIS POR DIA E NÃO PULE AS REFEIÇÕES

Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de  ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar” entre as refeições, isso vai ajudar você a controlar o peso. Aprecie a sua refeição, coma devagar, mastigando bem os alimentos. Saboreie refeições variadas dando preferência a alimentos saudáveis típicos da sua região e disponíveis na sua comunidade.

Siga as normas básicas de higiene na hora da compra, do preparo, da conservação e do consumo de alimentos. A higiene é essencial para redução dos riscos de doenças transmitidas pelos alimentos e pela água.Evitar o consumo exagerado de produtos industrializados seu consumo excessivo pode acarretar doenças como problemas cardíacos ,câncer ,diabetes entre outros .

  INCLUA DIARIAMENTE SEIS PORÇÕES DO GRUPO DE CEREAIS (ARROZ, MILHO, TRIGO, PÃES E MASSAS), TUBÉRCULOS COMO AS BATATAS E RAÍZES COMO A MANDIOCA/MACAXEIRA/AIPIM NAS REFEIÇÕES. DÊ PREFERÊNCIA AOS GRÃOS INTEGRAIS E AOS ALIMENTOS NA SUA FORMA MAIS NATURAL.

Distribua porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches entre elas. Se utilizar biscoitos para os lanches, leia os rótulos: escolha os tipos e as marcas com menores quantidades de gordura total, gordura saturada, gordura trans e sódio.

 COMA DIARIAMENTE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE LEGUMES E VERDURAS COMO PARTE DAS REFEIÇÕES E TRÊS PORÇÕES OU MAIS DE FRUTAS NAS SOBREMESAS E LANCHES.

Varie o tipo de frutas, legumes e verduras consumidos durante a semana. Compre os alimentos da época (estação) e esteja atento para a qualidade e o estado de conservação . De preferência a frutas, legumes e verduras crus.Faça um prato colorido e de preferência a sucos naturais .

COMA FEIJÃO COM ARROZ TODOS OS DIAS OU, PELO MENOS, CINCO VEZES POR SEMANA. ESSE PRATO BRASILEIRO É UMA COMBINAÇÃO COMPLETA DE PROTEÍNAS.

Varie os tipos de feijão utilizados e seu modo de preparo . Use também outros tipos de leguminosas. A soja, o grão-de-bico, a ervilha, fava também é uma leguminosa de ótima qualidade nutricional.Sementes e castanhas também são fontes proteínas e de gorduras de boa qualidade.

CONSUMA DIARIAMENTE TRÊS PORÇÕES DE LEITE E DERIVADOS E UMA PORÇÃO DE CARNES, AVES, PEIXES OU OVOS. RETIRAR A GORDURA APARENTE DAS CARNES E A PELE DAS AVES ANTES DA PREPARAÇÃO TORNA ESSES ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS!

Leite e derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação. Os adultos devem preferir leite e derivados com menores quantidades de gorduras (desnatados). Gestantes devem dar preferência a esses alimentos nas formas integrais, se não houver orientação contrária de seu nutricionista ou médico.Dar preferência a carnes magras.

As vísceras e miúdos, como o fígado bovino, moela, coração de galinha, entre outros. Esses alimentos são excelentes fontes de ferro, nutriente essencial para evitar anemia. Já os vegetarianos devem procurar um nutricionista para receber orientações adequadas. 

CONSUMA, NO MÁXIMO, UMA PORÇÃO POR DIA DE ÓLEOS VEGETAIS, AZEITE, MANTEIGA OU MARGARINA. FIQUE ATENTO AOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS E ESCOLHA AQUELES COM MENORES QUANTIDADES DE GORDURAS TRANS. 

REDUZA O CONSUMO DE ALIMENTOS GORDUROSOS, COMO CARNES COM GORDURA APARENTE, EMBUTIDOS , QUEIJOS AMARELOS, FRITURAS E SALGADINHOS. 

USE AZEITE DE OLIVA PARA TEMPERAR SALADAS, SEM EXAGERAR NA QUANTIDADE. EVITE USÁ-LO PARA COZINHAR, POIS PERDE SUA QUALIDADE NUTRICIONAL. 

DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL NA COMIDA E RETIRE O SALEIRO DA MESA.

A quantidade de sal por dia deve ser, no máximo, uma colher de chá rasa, por pessoa, distribuída em todas as refeições. O consumo excessivo de sódio aumenta o risco de hipertensão arterial e doenças do coração e rins.

Utilize temperos como cheiro verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.

 BEBA PELO MENOS DOIS LITROS (SEIS A OITO COPOS) DE ÁGUA POR DIA. DÊ PREFERÊNCIA AO CONSUMO DE ÁGUA NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES.

A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor, a boca se mantém úmida e o corpo hidratado. Use água tratada, fervida ou filtrada para beber e preparar refeições e sucos.

PRATIQUE PELO MENOS 30 MINUTOS DE ATIVIDADE FÍSICA TODOS OS DIAS E EVITE AS BEBIDAS ALCOÓLICAS E O FUMO. MANTENHA O PESO DENTRO DE LIMITES SAUDÁVEIS. 

Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física agradável, o prazer é também fundamental para a saúde. Caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com crianças.

Evitar o fumo e o consumo frequente de bebida alcoólica também ajuda a diminuir o risco de doenças graves, como câncer e cirrose, e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida.

Referências

Guia alimentar : como ter uma alimentação saudável, Brasilia – DF, v. 1, 2013. 32 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel_1edicao.pdf. Acesso em: 31 Mar. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica