N1- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS

IBMR

N1- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS

LUCIANA LOPESIBMR

Após a exposição do case da empresa “X” podemos antes de mais nada perceber a necessidade da empresa em utilizar o mapeamento de processos para identificar os gargalos, delimitar funções, prever os recursos necessários e estimar os custos das operações envolvidas.

Sobre o alinhamento esgtratégico podemos conceitualizá – lo como  uma condição na qual estruturas organizacionais, sistemas de informação, processos, habilidades humanas, recursos e incentivos proveem suporte à estratégia de negócio. Trata – se da busca por canalizar todos os esforços para uma única direção em vista de situações de mudança ou modificações estratégicas na organização.

O alihamento estratégico é o primeiro de uma série de seis conceitos do ciclo de vida do BPM. Apenas como elucidação, são eles:

  • Planejamento e Alinhamento Estratégico.
  • Análise de Processos.
  • Desenho de Processos.
  • Implantação dos Processos.
  • Monitoramento dos Processos.
  • Refinamento de Processos

Essas seis subdivisões  constituem uma série de ações integradas e interligadas, que se efetivamente realizadas concorrerão para o sucesso do BPM nas nove áreas de conhecimento que o compõe.

Para se obter uma visão ampla dos processos da empresa em sintonia com a cadeia de valor e o planejamento estratégico da organização.

Nesta fase é preciso analisar toda documentação disponível e assimilar de que maneira os processos estão  ou não alinhados aos serviços prestados,. Para isso, devem ser executadas 4 etapas: 

  • Emoldurar a organização.
  • Identificar os processos primários, de gestão e de apoio.
  • Identificar indicadores de desempenho
  • Preparar para análise de processos.

Usando a empresa apresentada no case como exemplo, fica claro que a inexistência de processos claros e mais ainda da integração entre os diversos processos que devem compor uma organização, causa impactos nas mais diversas esferas produtivas da mesma. 

O primeiro ponto a ser destacado é a característica rotineira e já conhecida de atrasos na produção. Como destacado no relato do case, em períodos de procura escassa e acirrada disputa por clientes, tal fato por si só  já configura que há problemas nos processos da empresa.

Relatos de desconhecimento de produtos, divergências de estoques, os procedimentos que dificultam o recebimento de insumos e  desta forma  impedem a produção de forma eficiente. Além disso, setores atuam na empresa como setores separados e isolados, com grande rúido comunicacional e quase nenhuma interação.

Como consultoria sugere- se que as etapas do Alinhamento Estratégico seja realizado o mais brevemente possível.  Como citado anteriormente é pungente que todos os setores da organização tenham direcionamento e objetivos em comum, neste caso, a sobrevivência da mesma no mercado. 

Feitas  essas etapas de identificação da emolduração dos setores da empresa e dela como um todo, passa -se a identificação de processos já existentes e suas falhas, marcando as possíveis melhorias e modificações a serem realizadas. Neste momento delimita -se os principais marcos primários do processo produtivo como um todo, e partindo destes iremos delinear os novos processos com base no BPM a serem implementados na empresa.

Importante salientar que tais processos devem estar alinhados com a cultura e com o posicionamento frente ao mercado que a empresa deseja adotar.  

Superada essa fase, ainda que saibamos que toda essa movimentação é cíclica e mutável, visto que pressupõe análise contínua visando a melhoria também contínua.

Considera- se que paralelamente a estes processos aconteça uma série de treinamentos, para adequar o mindset dos colaboradores a este novo panorama da empresa e a inplementação de tecnologias de informação que permitam maior controle, maior clareza de comunicação interna e externa e a análise de dados para tomada de novas decisões.

Ao trabalhar o alinhamento estratégico você alinha os objetivos macro à missão e à visão da empresa, e daí surgem as estratégias, metas e indicadores. Os responsáveis por cada estratégia e meta devem se manter  alinhados com os gestores e também com a sua equipe.

Referências

. In: Maria Inês CasertaScatena. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria,implementação e prática. 1. ed. São Paulo: Dialógica, 2012.

Carvalho de FreitasPaulo Luís. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE OS PLANOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OS PLANOS DE NEGÓCIO: uma análise dos fatores influenciadores. RS, 2007. Tese (Administração)Universidade Federal de Santa Maria.

FUNDAÇAO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. PDCA: o que é, etapas e como aplicar este poderoso método de gestão?. FIA. 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/pdca/. Acesso em: 14 out. 2020.

JrGiovani Gomes Correia,. MANUAL BPMN 2.0 – Simplificado, f. 24. 2020. 48 p.

Monteiro de BarrosLuiz Fernando . Alinhamento Estratégico. Paraná, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração)Universidade Federal do Paraná.

SORDIJOSE OSVALDO DE. GESTÃO POR PROCESSOS. Saraiva Educação S.A., v. 3, 2017.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica