MORFOLOGIA DO NEURÔNIO

Sua universidade

MORFOLOGIA DO NEURÔNIO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Êmilly Demschinski

A morfologia básica do neurônio consiste em quatro partes básicas (0:20 segundos), sendo elas: dendritos, soma, axônio e terminais oxonais. O soma (0:35 segundos) obriga a maioria das organelas, incluindo o núcleo celular. Ele é tipicamente o local de integração de sinais elétricos, tanto sinais excitatórios quanto sinais inibidores recebidos de outra célula. Também, é o local de geração de pulsos elétricos.

A membrana do soma (0:58 segundos), possui algumas expansões que são denominados dendritos e oxônio. Como fazemos para distinguir a prolongamento axônio ou dendrito? (1:18 minutos). Primeiramente devemos visualizar as funções típicas que se aplicam ao dendrito e axônio, após visualizarmos isto, veremos que os dendritos são elementos de recepção, pois recebem sinais elétricos e os conduzem ao soma. Já o axônio, por outro lado, é o elemento de saída, ou seja, conduz em direção às terminações pré- sinápticas.

Os terminais (1:56 minutos), por sua vez, são ramificações do axônio e em suas extremidades aplicam vesículas e quando o impulso elétrico alcança esses terminais, acontece a liberação dos neurotransmissores, em espaços chamados fendas sinápticas.

Os neurotransmissores (2:13 minutos) exercem efeitos fisiológicos específicos, sendo de excitação ou inibição.

A maioria dos neurônios (2:34 minutos) vertebrados possuem uma Bainha de mielina em torno do axônio, algo que é incomum nos invertebrados.

A Mielina (2:46 minutos), é um material gorduroso que confere isolamento elétrico ao axônio, o que torna a propagação do impulso elétrico bem mais eficiente. A bainha é formada por outras células, que se enrolam em torno do oxônio.

 O pulso elétrico (4:14 minutos) viaja de uma maneira “saltatória”, que pula as células de Schwann, fazendo com que aumente a velocidade de transmissão do sinal elétrico.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica