MARLUCIA GONÇALVES AGUALUZA

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MARLUCIA GONÇALVES AGUALUZA

EMPREENDEDORISMO:

FATORES QUE INFLUENCIAM O SUCESSO DAS MICRO E P. EMPRESAS

Resumo

As micro empresas crescem a cada dia no Brasil. Dentre os diversos fatores de suporte a este crescimento, tem-se o empreendedorismo, porém mesmo havendo uma grande quantidade de micro empreendimentos, existe uma preocupação com o tempo de vida dessas empresas, que muitas vezes não sobrevivem ao mercado grande e competitivo por mais de dois anos. A causa ocorre por vários fatores que podem levar as pequenas empresas ao fracasso. A finalidade desse trabalho é identificar os principais acertos e erros dessas empresas e apresentar solucões que corrijam os possíveis de

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresas; Fracassos; Soluções

Abstract

The micro companies grow every day in Brazil. Amongst the various factors supporting this growth, there is entrepreneurship, but even though there are a large number of microenterprises, there is a concern about the lifespan of these companies, which often do not survive the large and competitive market for more than two years. The cause occurs because of several factors that can lead small businesses to failure. The purpose of this work is to identify the main successes and errors of these companies and to present solutions that correct the possible deviations..

Palavras-chave: Entrepreneurship; Business; Failures; Solutions

Introdução

O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas sua participação na economia. Atualmente, são cerca de 9 milhões de Micro e Pequenas Empresas no País, o que representa mais da metade dos empregos formais. Em 1985, o IBGE calculou em 21% a participação dos pequenos negócios no PIB. Como não havia uma atualização desse indicador desde então, o Sebrae contratou a Fundação Getúlio Vargas para, utilizando a mesma metodologia, avaliar a evolução deste indicador. E o resultado foi muito positivo: em 2001, o percentual cresceu para 23,2% e, em 2011, atingiu 27% – ou seja, mais de um quarto do Produto Interior Bruto brasileiro é gerado pelos pequenos negócios. As Micro e Pequenas Empresas já são as principais geradoras de riqueza no comércio no Brasil (53,4% do PIB deste setor). No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios. Os dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais (Sebrae).

Fazem parte do lugar-comum de nossa economia declarações e constatações quase unânimes sobre o papel das pequenas e médias empresas no Brasil. Em primeiro lugar, as avaliações econômicas: as PMEs são responsáveis por 60% da mão de obra empregada, por 90% das empresas existentes no país e por aproximadamente 20% do PIB (IBGE). A cada dia novos negócios são iniciados e estes, por sua vez, nem sempre alcançam o sucesso esperado. Assim, muitos acabam fechando em pouco tempo. A crise econômica teve um forte impacto nos pequenos negócios do país. De acordo com o Índice de Sobrevivência elaborado pelo Sebrae, a tendência é que 600 mil empresas, entre as 1,8 milhão abertas em 2014, tenham fechados as portas até o final de 2016 . A pesquisa – que considera até os dois primeiros anos de vida da empresa – mostra que apenas 1,2 milhão (67%) dos negócios criados em 2014 devem se manter em funcionamento até dezembro de 2016.

O presente estudo vem tratar deste tema de importante relevância para a sociedade, visto que empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, são cada dia mais comuns no Brasil.

Esse estudo é realizado em uma microempresa de filmagem de casamento localizada em Maricá-RJ criada em 2014 tem sua principal área de cobertura na cidade de Niterói – RJ. Esta microempresa é voltada para o terceiro setor, é uma prestadora de serviços que tem o público-alvo noivas exigentes que zelam por toda a perfeição no dia do seu casamento. Instalada em 2014,a empresa zela pela criatividade e almeja sempre entregar um produto diferenciado para seus clientes. A organização trata-se de uma empresa familiar, composta por dois sócios que atuam diretamente em todas as áreas da empresa.

Justificativa

Para Chiavenato (2004), organizações prestadoras de serviços são empresas que oferecem trabalhos especializados, como transporte, educação, saúde, comunicação, lazer, serviços de manutenção, etc. Não produzem mercadorias , mas atividades profissionais. Percebe-se que neste tipo de empresa a dedicação dos membros participantes são fundamentais, pois é necessário cobrir todas as áreas da empresa com qualidade ( área financeira, atendimento ao cliente, edição de vídeos, reuniões e etc…), utilizando poucas pessoas. Esta empresa pesquisada se depara com vários desafios, acredito que o maior deles seja a organização das tarefas, pois a mão de obra muitas vezes não suporta a demanda. O sócios por serem independentes ( não prestam conta para ninguém de suas atividades) acabam dispersando a atenção com outros fatores ( vídeos de internet, trabalhos da faculdade entre outros). Outra grande dificuldade é o horário do início e fim da jornada de trabalho, existe uma grande dificuldade de disciplina em cumprir tais horários). Outro ponto observado é que a empresa citada não possui um fluxo de trabalho definido, o que acarreta muitas vezes o esquecimento de alguma atividade. Analisando todos os pontos citados, observa-se que a empresa possui vários problemas, principalmente de disciplina em vários aspectos. Com base nessa problemática, este estudo pretende apresentar soluções viáveis para tais questões e também observar e descrever quais os pontos positivos que levaram tal empresa ao sucesso, pois apesar dos problemas trata-se de um negócio rentável e de sucesso. Certamente este trabalho servirá de subsídio para a empresa estudada, pois a mesma poderá fazer uso de todas as solucões propostas neste trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral

Identificar através de um estudo os principais problemas e soluções que impactam diretamente no desemprenho de uma microempresa e propor melhorias.

Objetivos Específicos

a)Identificar os principais pontos negativos que afetam a produtividade.

b) Entrevistar os sócios que trabalham na empresa para levantar informações referente aos desafios enfrentados.

c) Propor soluções para que a empresa seja administrada de uma forma mais eficiente e eficaz.

ARTIGO CIENTÍFICO

 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Segundo Oliveira(2005, p.82) “Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.” Uma ferramenta que ajuda muito o alcance das metas estabelecidas é a estrutura organizacional, sem dúvidas trata-se de uma ferramenta muito eficiente e que deve ser desenhada de acordo com cada empresa. O grande problema das microempresas é que muitas vezes o proprietário é o principal ou o único funcionário da empresa. Ao se considerar essa afirmação, a definição utilizada para o tema da pesquisa será de Mintzberg (2009, p.12): […] A estrutura de uma organização pode ser definida simplesmente como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, depois, como a coordenação é realizada entre essas tarefas. A partir dessa definição, pode-se inferir que a estrutura organizacional é o resultado de um processo que visa alcançar as situações almejadas pela organização, sendo a estrutura organizacional uma de suas variáveis, constituindo-se em um instrumento básico para concretização dos processos organizacionais, delineada de acordo com os objetivos almejados e estratégias planejadas. “ Podemos dizes que a empresa estudada nesse trabalho de acordo com Mintzberg, trata-se de uma estrutura simples, usadas em organizações geralmente muito pequenas . O principal mecanismo de Coordenação é a supervisão direta.

3.1.1 Características gerais da estrutura simples:

  • Organização Jovem e pequena
  • Ambiente simples e dinâmico
  • Pouco planejamento e controle
  • O poder muitas vezes é exercido pelo próprio dono.
  • O núcleo operacional caracteriza-se por um trabalho informal com pouca separação. Muitas vezes permitindo-se misturar a vida profissional com a vida pessoal.

 Fluxograma

Cury (2000) ressalta a importância do fluxograma, alguns são: Permite verificar como funcionam todos os componentes do sistema facilitando a análise; é um entendimento mais simples e objetivos do que outros métodos; facilita a localização dos pontos negativos; há um rápido entendimento do que se proponhe.

A maioria dos problemas de vendas, finanças, marketing, planejamento, na realidade, são problemas de processos, por isso, o fluxograma é vital para as organizações. Neste artigo, iremos focar no fluxograma de processos, como veremos mais adiante.

 Metodologia

A metodologia escolhida é a quantitativa. Esse trabalho possui enfoque teórico bibliográfico, que utilizará uma empresa real. Constatamos que a empresa estudada está com o seu rendimento dentro do esperado de seus sócios, porém percebe-se que pode haver várias melhorias, serão utilizados conceitos teóricos para saber quais procedimentos devem ser aplicados para a melhoria nos processos.

ESTUDO DE CASO

EMPRESA NO RAMO DE PRESTAÇÃO DE SERVICOS

A empresa Wallace Filmes surgiu da necessidade de trabalhar com algo próprio, no início a vontade de fugir estresse do dia a dia do trabalho e seus terríveis engarrafamentos impulsionaram a abertura da mesma. Porém com o passar do tempo os donos ficaram apaixonados por sua empresa e hoje não se vêem mais fazendo outra coisa. Fundada em 2014 sofreu algumas alterações, no início era apenas um sócio e um empregado, porém devido a falta de comprometimento do empregado, entrou outro familiar como sócio. Trata-se de uma empresa que está em constante crescimento, porém possuem grandes pontos de melhoria.

Avaliação da empresa:

A empresa funciona home office, e não dispõe de espaço para receber os clientes, muitas das reuniões acontecem em cafés ou shoppings. Outro fator interessante que foi observado é que a empresa responde vários pedidos de orçamento por dia, muitos desses e-mail não retornam e nada é feito com tais informações.

A empresa trabalha com contratos fechados com prazo máximo de dois anos, ou seja, a agenda da empresa só abre até o ano seguinte. Todos os clientes são rotativos, não existe contrato fixo, funcionando da seguinte forma resumidamente: a empresa presta serviço, entrega o material e assim encerra-se a relação contratual. Devido a essas questões se faz necessário o investimento em marketing, para que assim a captação de novos clientes seja uma rotina na empresa.

Outro ponto que falta organização é a parte financeira, pois muitas vezes os pagamentos dos clientes ficavam perdidos na conta-corrente o que gera um retrabalho e muitas vezes esses valores se misturavam com os gastos diários. Percebe-se que os sócios ficam mais focados na atividade fim e muitas vezes esquecem-se da parte administrativa. Um ponto preocupante na empresa é que quando chega a se prestar o serviço o pagamento por parte do cliente já foi completamente realizado, os sócios ficam perdidos em relação a isso, pois em muitos casos o mês possui vários eventos, porém a lucratividade fica abaixo do esperado.

Outro fator que impacta diretamente na produtividade é a falta de disciplina por parte dos sócios, eles possuem grande dificuldade de separar a vida pessoal da vida profissional, visto que o escritório é na mesma casa onde moram.

Outro ponto negativo é que a empresa investia toda a verba de marketing no marketing digital e não possuia grandes conhecimentos na área, percebe-se que foi desperdiçado muito diheiro, visto que não foi feito da forma correta e não direcionada para o público-alvo.

A Empresa possuia um grande números de trabalhos pendentes de aprovação, pois quando o produto final ( filme de casamento) ficava pronto o envio para o cliente era feito e a aprovação aguardada. Assim que existia a aprovação por parte do cliente a capa do DVD era produzida e o produto final entregue, porém essa aprovação muitas vezes demorava a chegar e não existia na rotina diária uma ação que cobrava esse tipo de resposta, os filmes se acumulavam e com isso também era gerado custo, visto que era necessário a compra de mais espaços de armazenamento.

Mudanças implantadas :

 Local (Espaço físico):

A principal mudança é o projeto da locação de um escritório externo, chegamos a conclusão que é de extrema importância um local onde se possa estar completamente focado no trabalho e sem distrações relacionadas aos afazeres domésticos. Analisando o mercado que a empresa atua percebeu-se que a maioria dos concorrentes disponibilizava tais espaços também para reuniões. Foi levantado valores de várias locais e chegou-se a conclusão que a mudança seria bem vinda e que o custo seria completamente possível ser agregado aos custos fixos.

 Banco de Dados

Foi criado um banco de Dados com todas as solicitações de e-mail, A empresa começou a oferecer descontos para datas que julgavam estar “perdidas”, ou seja, datas que provavelmente não seriam mais preenchidas. Uma curiosidade é que tais informações já estavam disponíveis, porém não estavam sendo utilizadas. Com tais atitudes foi possível fechar mais contratos a curto prazo e assim aumentar a lucratividade.

Marketing Digital

A empresa percebeu que muito do que era investido em marketing digital não tinha o retorno esperado e que a internet não é tão simples de investir como pensávam. Foi decidido então que um dos sócios que já é formado em administração ficaria responsável por se qualificar e cuidar dessa área e não apenas a propaganda, mas sim a toda rede social da empresa e atualização do site. Foi enfatizado que manter todos os canais de comunicação atualizado é extremamente importante e pode ser decisivo para a concretização das vendas, visto que os clientes se fixam bastante em tais informações.Esse cuidado foi incluído na rotina diária, como veremos no fluxograma mais adiante.

 Organização Financeira:

Mesmo não sendo o foco da empresa, era nítido que esse setor interfiria de forma direta na empresa. Como solução para tentar otimizar essa área, implantamos um e-mail específico: pag@…(informado também em contrato) com a finalidade de receber apenas informações sobre pagamentos do cliente, dessa forma ficaria muito mais organizado e a informação muito mais acessível e clara. Apenas um dos sócios ficou responsável por cuidar dessa área, ficando com a obrigação de diariamente conferir, efetuar a baixa dos pagamentos e responder com a confirmação para o cliente. A implantação foi muito positiva e os clentes ficaram extremamente satisfeitos. Esse mesmo sócio também realiza um balanço mensal para análise junto do outro sócio, sendo assim ficou mais fácil identificar as falhas e acertar os desvios. Foi criada também uma conta destinada a empresa, separando assim as finanças pessoais das empresariais o que gerou grande esclarecimento para os sócios. Também foi definido uma data mensal para fechamento do período, dessa forma a conta da empresa não teria movimentação de retirada até a data estipulada.

 Organização nos trabalhos vencidos

Foi implantado uma planilha com todos os trabalhos realizados ( casamento filmado) e seus respectivos vencimentos. Foi estipulado que semanalmente essa planilha seria atualizada e nela preenchida a situação atual do cliente. Nesse chequelist semanal deverá ser feito todas as ações pendentes em cada trabalho, ou seja, se um cliente não mandou a aprovação por exemplo, toda semana ele receberá um lembrete pedindo que atualize sua situação junto a empresa. Foi observado que dessa forma os trabalhos foram entregues muito mais rápidos, e nenhum cliente “caiu no esquecimento”.

FLUXOGRAMA

Novo fluxograma de Processos da empresa Wallace Agualuza FilmesNovo fluxograma de Processos da empresa Wallace Agualuza FilmesO autor (2017)

Organograma

Novo organograma da empresa Wallace Agualuza FilmesNovo organograma da empresa Wallace Agualuza FilmesO autor (2017)

Conclusão

Tive neste trabalho o objetivo de constatar quais os procedimentos seriam úteis e que trariam melhorias na microempresa estudada. Acredito que esse objetivo foi cumprido, porém cada organização difere uma das outras, sendo assim não é possível fazer um manual universal que se tenha êxito em todas as empresas,e sim diversas combinações de ferramentas ideais para cada tipo de organização. Os sócios da empresa pesquisada mostrou grande satisfação com a implantação das mudanças e puderam confirmar resultados muito positivos. Verifica-se também que em muitas das mudanças a empresa já possuía a informação, porém as mesmas não eram valorizadas e acabavam não sendo utilizadas. Neste trabalho também foi possível observar que pequenas mudanças na rotina e na divisão de tarefas tornou o trabalho muito mais eficaz e fluído. Espero que este trabalho agregue valor a tantos outros empreendimentos e que de alguma forma possa esclarecer e ajudar outros novos empreendedores.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica