LÓGICALG

UniJorge – Centro Universitário Jorge Amado

LÓGICALG

Emerson Evangelista dos Santos

Erick Vinicius Pinto dos Santos

Gabriel Barreto Ferreira

Keven Pacheco Baraúna

Leonardo dos Santos Esteves

Raphael Carvalho Monteiro

FINALIDADE OU JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A elaboração de um software com atividades dinâmicas chamado LógicAlg para desktop capaz de ensine lógica de programação e a linguagem Portugol ou conhecido como Português Estruturado para pessoas  que estão começando na área de programação.

A elaboração deste projeto se deu pelo fato de que aprender a programar requer muita atenção, conhecimento e prática, algumas pessoas podem ter a maior facilidade no inicio de sua programação, mas outras podem ter muitas dificuldades para o aprendizado e tendem a desistir por não compreender o assunto. Por estes motivos queremos ajudar as pessoas a terem o conhecimento necessário sobre a lógica de programação, tanto para conhecimento pessoa quanto profissional.

Objetivos do Projeto

Objetivo geral

Desenvolver um protótipo em linguagem C capaz de ensinar lógica de programação e inicialmente a linguagem Portugol.

Objetivo Especifica

  • Elaborar de um material didático de fácil compreensão sobre Portugol;
  • Elaboração de atividades dinâmicas envolvendo o tema Portugol;
  • Elaboração do algoritmo na linguagem C para o desenvolvimento do software;
  • Elaborar de um protótipo funcional do LógicAlg.

Requisitos de alto nível

  • O software deve ser desenvolvido na linguagem C;
  • O ambiente de uso do software será o MS-DOS;
  • O software possui telas com material de estudo sobre a linguagem Portugol;
  • O software possui telas com atividades dinâmicas sobre a linguagem Portugol.


Premissas

  • A entrega das atividades do projeto dentro do prazo;
  • Entrega dos algoritmos corretos, fornecidos programadores do projeto, para o desenvolvimento do software.

Restrições

  • Comprometimento dos membros do projeto;
  • Entrega do material final para correção projeto no dia 25/05/2017 a fim de receber a devolutiva dos professores;
  • Entrega dos documentos finais do projeto no dia 01/06/2017.


Descrição do Projeto em alto nível

  • Elaborar o material de estudo para os usuários do software;
  • Elaborar as atividades dinâmicas através do material de estudo;
  • Desenvolver o algoritmo em diagrama de blocos;
  • Desenvolver o algoritmo em Linguagem C utilizando boas práticas de programação;
  • Elaboração de um site referente ao projeto;
  • Elaboração de um vídeo com a demonstração do projeto;
  • Elaboração de um questionário de viabilidade;
  • Desenvolvimento de um banner referente ao projeto;
  • Desenvolver o protótipo do software em linguagem C.









Limites do Projeto

Escopo do Produto

O produto será um software desenvolvido em linguagem C com o objetivo de ensinar programação para alunos com dificuldades em algoritmos e lógica de programação, onde contará com atividades dinâmicas como jogo da forca, caça palavras, jogo de perguntas e respostas, teste de aptidão para direcionamento do aluno até o nível mais indicado entre básico, intermediário e avançado, alguns exemplos de algoritmos escritos em Portugol para maior entendimento da linguagem. 

Escopo do Projeto

  • Elaborar um programa capaz de suprir todas as necessidades contidas no trabalho;
  • Analisar falhas e acertos de projetos semelhantes já desenvolvidos;
  • Fazer um levantamento de quantas pessoas possui interesse na utilização do programa;
  • Catalogar e explicar as funções do programa;
  • Os métodos utilizados serão dados por pesquisa qualitativa, no intuito de mostrar a funcionalidade e eficácia do programa;
  • Os instrumentos de pesquisa que serão utilizados serão dados por estudo bibliográfico e pela internet, pesquisas, questionários e observação;
  • Toda e qualquer alteração feita no projeto terá que passar previamente pela aprovação do sponsor;
  • O projeto deverá ser totalmente documentado desde seu início até a entrega final.



Riscos de alto nível

Devido a as condições financeiras ou pessoais, há a possibilidade do abandono dos membros do projeto, que pode sobrecarregar os outros membros que terão a responsabilidade de concluir as tarefas abandonadas, gerando atrasos na entrega do projeto.

Resumo do Cronograma de Marcos

  • Entrega em 06/02/2017(+7) – Apresentação dos temas e formação de equipes – (Para que o professor fique ciente do projeto que está sendo elaborado e assim auxilie a equipe a planejar e desenvolver o projeto).
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 13/02/2017;
  • Entrega em 07/04/2017 – Entrega do Projeto de Pesquisa e Identificação
    das Partes Interessadas para o professor da matéria Gerenciamento de
    Projetos.
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 07/04/2017;
  • Entrega em 06/04/2017(+7) – Entrega Teórica do Produto – (Para que o
    professor responsável pela disciplina do Projeto integrador nós mostre o
    que realmente pode ser feito e o que atende as solicitações da
    disciplina).
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 13/04/2017; 
  • Entrega em 13/04/2017 – Desenvolver o algoritmo em diagrama de blocos
    –(O diagrama de blocos ou fluxograma é uma forma padronizada eficaz para
    representar os passos lógicos de um determinado processamento de
    algoritmos).
    Prazo final exigido pelos avaliadores: A DEFINIR;
  • Entrega em 20/04/2017 – Desenvolver em Linguagem C utilizando boas
    práticas de programação – (O software deve ser entre na linguagem C,
    para que o jogo de quis seja exibido em Dos, (temporariamente até o
    conhecimento de novos recursos para desenvolvimentos de telas))
    Prazo final exigido pelos avaliadores: A DEFINIR;
  • Entrega em 18/05/2017(+7) – Entrega do material final para correção e
    devolutiva aos professores – (Para que o professor responsável pela
    disciplina do Projeto integrador possa nós auxiliar e avaliar o que
    realmente deve ser entregue e apresentado na banca).
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 25/05/2017;
  • Entrega em 25/05/2017 (+7) – Os trabalhos devem ser disponibilizados no EPIC.
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 01/06/2017; 
  • Entrega em 25/05/2017(+7) – Entrega dos documentos finais pelos alunos
    conforme solicitado pela EPIC e entrega de 3 copias impressas ao
    professor – Para que essas cópias possam ser avaliadas e assim julgada
    com o peso da nota adequada).
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 01/06/2017;
  • Dia 08/06/2017 – Os membros do projeto deverão defender seus trabalhos
    onde haverá uma banca formada com todos os professores do semestre
    correspondente ao projeto.
    Prazo final exigido pelos avaliadores: 08/06/2017.











Resumo do orçamento

Orçamento do ProjetoOrçamento do ProjetoOrçamento do Projeto

Lista das partes interessadas

Membros do Projeto

  • Emerson Evangelista dos Santos: Desenvolvimento do termo de abertura do projeto e programador;
  • Erick Vinicius Pinto dos Santos: Assistente no desenvolvimento do projeto de pesquisa e programador;
  • Gabriel Barreto Ferreira: Assistente no desenvolvimento do projeto de pesquisa e programador;
  • Keven Pacheco Baraúna: Assistente no desenvolvimento do termo de abertura do projeto, Design e programador;
  • Leonardo dos Santos Esteves: Desenvolvimento do projeto de pesquisa e programador;
  • Raphael Carvalho Monteiro: Assistente no desenvolvimento do termo de abertura do projeto e programador.




Requisitos para aprovação do Projeto

  • Interesse e pró-atividade nos encontros marcados e entregas parciais;
  • Qualidade do relatório final (conteúdo e forma);
  • Entrega do protótipo funcional;
  • Qualidade da apresentação verbal (entrosamento do grupo);
  • Postura individual na apresentação (segurança, articulação verbal etc).




Gerente do Projeto

  • Nome:
  • Responsabilidade:
  • Nível de autoridade designado:



Patrocinador

  • Nome: UniJorge – Centro Universitário Jorge Amado
  • Elmo do Vencimento Baraúna: Professor da disciplina Projeto integrador
  • Márcio Renê Brandão Soussa: Professor da disciplina Lógica de Programação;
  • Mário de Castro Guimarães Neto: Professor da disciplina Gerenciamento de Projetos.
    Autoridade:

Responsável pela autorização do Projeto

  • Nome do autorizador
feito

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