LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Universidades Paulista

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Daniel silva amorim

diogenes fernandes da silva

douglas alves

luiz ricardo silva viana

theotonio nunes filho

maykon deybson barbosa lopes

Resumo

Desde o aparecimento dos primeiros computadores que ficou claro que seria necessário encontrar um método padronizado para melhor expressar as instruções que deveriam ser dadas à máquina. Um conjunto de regras sintáticas e semânticas que permitissem definir um programa, passível de ser interpretado pela máquina da forma mais eficiente. Surgem assim as linguagens de programação.

Palavras-chave: Linguagens de Programação. Trabalho acadêmico.

Abstract

Since the appearance of the first computers it became clear that it would be necessary to find a standardized method to better express the instructions that should be given to the machine. A set of syntactic and semantic rules that allowed to define a program, that can be interpreted by the machine in the most efficient way. The programming languages ​​thus appear.

Palavras-chave: Programming languages. Academic work.

Introdução

Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

Uma das principais metas das linguagens de programação é que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

Java

Java começou seu desenvolvimento em 1991.Naquele tempo, James Gosling da Sun Microsystem e seu time elaboraram a primeira versão do Java, que era destinada ao uso em aparelhos domésticos controlados por diferentes tipos de processadores.

Em 1994 Gosling percebeu que Java era ideal para ambientes web. Começava a conexão de Java e a Internet.

Em 1995, a Nestcape lança sua ultima versão do browser capaz de executar programas em Java.

Porque o nome Java? É costume as linguagens serem nomeadas pelos seus criadores. O nome original era Oak, mas já havia registro. Diz a lenda que depois de horas tentando encontrar um nome para a linguagem, o time de desenvolvimento saiu para tomar um cafe e o nome Java e a logo que lembra um café foi escolhido.

Exemplo de código em Java 

class ProgramaOlaMundo

{

        public static void main(String args[])

        {

           System.out.println(“Olá Mundo”);

        }

}

Aplicações da Linguagem: 

Embora Java seja vista como uma linguagem para desenvolvimento de aplicações para Web, na realidade Java é uma linguagem de proposito geral independente da Internet.

Tipo de Tradução  

Compilada

Ada

Ada foi originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CII Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos EUA durante a década de 70, com intuito de substituir centenas de linguagem.

Em 1974, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, criou um grupo para por em ordem a situação em que o DoD ( Departament of Defense )se encontrava. Eles utilizavam por volta de 450 linguagens ou dialétos de programação e não possuiam uma linguagem adequada para sistemas embutidos.

Formou-se então o Grupo de Trabalho de Linguagens de Alta Ordem (HOLWG) que, em 1974, venceu uma dispusta entre 17 empresas para o desenvolvimento de uma nova linguagem, já que a utilização de um já existente havia sido descartada.

Em 1982, após diversas propostas de desenvolvimento, várias revisões e especificações, aparece Ada, uma linguagem de programação patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA, que teve como base Pascal e Basica e que anos mais tarde serviria de base para o Ruby.

Em 1982, foi publicado seu primeiro padrão ISO (Ada 83). No ano de 1995, houve a primeira revisão(Ada 95) e em 2006 foi liberada a mais nova versão (Ada 2005) que incluiu conceitos usadas na linguagem Java e algumas bibliotecas C++. A próxima revisão , marcada para 2012, foi reconhecida pela comunidade como Ada 2012. A linguagem foi a primeira a ter a orientação a objetos padronizada internacionalmente

O nome Ada vem de Ada Lovelave, filha do Lord Byron, considerada a primeira programadora da História.

Exemplo de código em Ada 

–Programa Alo Mundo

With Ada.Text_IO; Use Ada.Text_IO;

Procedure AloMundo is

begin

 Put(“Programação em Ada!”);

 New_Line;

Aplicações  

Militar, Governamental entre outras.

Tipo de Tradução 

Compilada

Visual Basic

Visual Basic

Visual Basic é um linguagem bastante conhecida e amplamente usada para o desenvolvimentos de aplicações para o sistema operacional Windows.

Em março de 1998 a Microsoft adquiri o Tripod, um sistema de drag-and-drop desenvolvido inicialmente por Alan Cooper. A Microsoft comprou o conceito e modificou o nome para Ruby e também adicionou algumas funcionalidades.

Em marco de 1991 a primeira versão, o Visual Basic 1.0, derivado do Basic e do Ruby (antigo Tripod).

Em 2001 aparece o Visual Basic .NET com o redesenho do Modelo de Objetos (COM) , introdução de WinForms e WebForms, melhorias na orientação a objeto e no controles de exceções.

Exemplo de codigo em VB

Private Sub Form_Load()

    ‘ Simples mensagem de texto “Olá Mundo!”

    MsgBox “Olá Mundo!”

End Sub

Áreas de Aplicação 

Em 2005, um pesquisa indicou que 65% dos programadores, em ambientes corporativos, usavam Visual Basic.

Tipo de Tradução

Compilada 

Cobol


Cobol

Cobol foi criado por um comitê de várias instituições civis e governamentais durante o segundo semestre de 1959. Bastante inspirado na linguagem de programação FLOW-MATIC inventada por Grace Hopper, referida como a “mãe da linguagem Cobol” e na linguagem de programaçao da IBM COMTRAN inventada por Bob Bemer.

Também em 1959, o Departamento de Defesa dos EUA concordou em patrocinar e supervisionar as próximas atividas. Houve várias reuniões. Foi em um comitê, presidido por Joseph Wegstein do National Bureau of Standards que se criou a descrição da primeira versão do Cobol. Entre os componentes do comitê estavam IBM, Força Aerea dos EUA, Honeywell Labs e outros.

Exemplo de código em Cobol


      IDENTIFICATION DIVISION.

      PROGRAM-ID. HELLO-WORLD.

      PROCEDURE DIVISION.

          DISPLAY ‘Ola, mundo’.

          STOP RUN.

Áreas de Aplicação 

Voltado a áreas corporativas. 

Tipo de Tradução 

Compilada

Pynthon


Python

O Python foi concebido no final de 1989 por Guido Van Rossum no Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciencia da Computação (CWI), nos Paises Baixos, como sucessor da ABC que fosse capaz de tratar exceções e prover uma interface com o sistema operacional Amoeba atravéz de scripts.

Um dos focos principais do Python era aumentar a produtividade do programador.

Areas de Aplicação 

Desenvolvimento de soluçoes para Web (Ex: Google, Yahoo ). Como linguagem embarcada em diversas aplicações como as da Autodesk por exemplo. São vários os usos.

Exemplo de código em Python 

# Imprime Olá Mundo no monitor

print “Olá Mundo”

Tipo de tradução 

Interpretada

PHP

PHP

A linguagem foi criada em 1994 e o código fonte foi liberado em 1995, como um pacote de programas CGI criados por Rasm Lerdorf, com o nome Personal Home Page Tools, para substituir scripts Perl que ele usava no desenvolvimento de sua página pessoal.

Em 1997 foi lançado o novo pacote da linguagem como o nome PHP/FI, que trazia ferramentas de interpretar Forms e um interpretador de comandos SQL.

A versão do PHP 3 , desenvolvida por Zeev Suraski, contava com recursos de orientação a objeto, tinha heranças e possibilidade de implementar propriedades e métodos.

A versão do PHP 4, desenvolvida por Zeev e Andi Gutmans, abandonou o PHP 3 por completo, dando mais poder à maquina da linguagem e maior número de recursos de orientação a objetos. Surgiram alguns problems na versão 4 que foram solucionados na PHP 5.

Exemplo de código PHP 

<html>

<body>

<?php echo “<p> Olá Mundo </p>”; ?>

</body>

</html>

Aplicações 

Foco principal nas aplicações WEB

Tipo de Tradução 

Interpretada

Conclusão

Neste Trabalho discutimos e analisamos varias linguagens computacionais assim podemos concluir que esta é uma área de aplicação complexa, mas com diversas aplicações de mercado para se explorada, tais como Governamental, Militar, Área Médica, Corporativa entre outras. 

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica