INVESTIGANDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INVESTIGANDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS

FREDERICO ALFREDO LELIS DE ARAÚJO

HEITOR TOLEDO RODRIGUES LIMA PEREIRA

jULIEN leonardo de souza deschamps

MARIANA MARA SOUZA

Orientador: Liliane de Oliveira Guimaraes

Introdução

O presente trabalho é sobre a empresa Future Service e tem o objetivo de contribuir para a assimilação dos conteúdos da disciplina, por meio da aplicação de conceitos em um caso prático, além de conhecer o desenvolvimento das questões administrativas, comerciais, éticas, sociais e econômicas da empresa analisada. 

Para a execução da entrevista foi feita uma visita à empresa, na qual o entrevistado foi o fundador da Future Service, Sebastião Pereira. Fez-se o uso de um roteiro de perguntas para auxiliar na obtenção dos dados. A partir das informações coletadas, constatou-se um diagnostico sobre a organização que será apresentada neste trabalho. 

 

Desenvolvimento

Relatório e diagnóstico da empresa  estudada 

A tecnologia tornou o nosso dia a dia muito mais simples do que há algumas décadas, atualmente, conseguimos resolver uma grande variedade de coisas em poucos minutos e um dos motivos para isso com certeza é a evolução de aparelhos como a impressora e copiadora. Porém, não foi sempre dessa maneira. A impressora, foi idealizada e desenvolvida com recursos e materiais muito distintos dos usados agora.


O cientista Chester Floyd Calrson desenvolveu a primeira impressora no estilo fotocopiadora. A tecnologia era a eletrografia, por meio de eletricidade estática em cilindros sensíveis, capazes de registrar o material a ser impresso graças a um sistema de espelhos.


Mesmo estando na era digital, a necessidade de documentos e outros itens impressos em papel é muito alta. Hoje é muito difícil encontrar uma atividade comercial que não precise de impressões em algum momento. Por isso, o mercado das impressoras ganha cada vez mais espaço. Uma escolha que muitas empresas tem tomado é a de alugar o equipamento e não comprá-lo. Esse tipo de serviço oferece grandes vantagens em relação à compra de uma copiadora e os outros benefícios atrelados à locação possuem um custo-benefício consideravelmente melhor.


A Future Services foi a empresa escolhida pelo nosso grupo para realização do diagnóstico proposto no trabalho, e hoje entrega há mais de 20 anos soluções corporativas na área de locação de impressoras, copiadoras, monocromáticas e coloridas com gestão das impressões, além da venda de cartuchos de toner, equipamentos para digitalização e serviços de digitalização com gerenciamento (GED), impressão de contracheques com finalização (envelopamento). 


Formado em Gerenciamento de Redes pelo Centro Universitário UNA, Sebastiao Pereira de 56 anos é o fundador da Future Service. Ele teve a ideia do negócio após concluir seu curso técnico de eletrônica no Centro Federal de Educação e Tecnologia (CEFET).


De acordo com a entrevista, Sebastião relata que anteriormente trabalhava em uma empresa americana multinacional no segmento de computadores e tecnologia, onde realizou diversos treinamentos oferecidos gratuitamente pela organização aos seus colaboradores. Os treinamento eram voltados tanto para as áreas tecnológicas quanto para as áreas administrativas. Segundo ele, todo esse aprendizado foi de grande valor para a sua vida profissional e pessoal. 

Hoje, Sebastião também aplica cursos e treinamentos para seus 25 funcionários, pois acredita na eficiência e capacitação desse processo.   


Os principais clientes da Future são: industrias, hospitais, clínicas, construtoras, laboratórios, escritórios de advocacia, logística, escolas, faculdades, entre muitos outros. Para cada um desses segmentos, é apresentado uma proposta individual, analisada e estudada de acordo com o perfil de cada consumidor. A Future Services faz a captação de novos clientes e divulgação dos serviços e produtos através das grandes mídias e do network (trabalhando a sua rede de contatos).


Rogério Giffoni, gerente de TI do Grupo Conservo, gravou um depoimento sobre os serviços prestados pela Future Services na empresa em que trabalha. Ele defende que todos os produtos locados são de alta tecnologia e modernidade, que os funcionários são capacitados e sempre foi muito bem atendido por eles. Hoje, Rogério tem uma parceria com a empresa há aproximadamente 10 anos. A Future consegue manter essa fidelidade com os clientes, pois oferece produtos de qualidade, trazendo sempre soluções que atendem às novas expectativas e resolvendo os problemas que surgem ao longo do caminho.


A principal concorrente da Future Services é a empresa Simpress, com mais de 250 mil equipamentos instalados por todo o país e com 9 filiais nas principais capitais brasileiras. A Simpress tem atuação voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas. De acordo com Sebastião, fundador da Future, o grande diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes, é a solução, reposição e reparação dos serviços e produtos em um tempo mínimo. 


Sebastião Pereira conta que, em sua família não possui ninguém com atividades empresariais e que obteve sozinho os recursos para a fundação da sua empresa, através de bens acumulados de serviços anteriores. Atualmente, a composição societária da Future é divida entre ele e seu sócio, faturando mensalmente em média 100 mil reais, que segundo eles é uma generosa receita.


O estoque da Future Services é sempre bem carregado, eles mantém três vezes mais do que o necessário todos os produtos e suprimentos. O principal fornecedor da empresa é a Epson, uma empresa parceira da Future que é líder mundial em tecnologia, possui uma linha de produtos que abrange desde impressoras a jato de tinta, sistemas de impressão digital até robôs industriais. 


Nos dias atuais, a Future Services emprega 25 funcionários, todos trabalham com carteira assinada e recebem os benefícios exigidos por lei e não exigidos também, como o plano de saúde e o plano odontológico. São estabelecidos diversos níveis de metas para os colaboradores e, quando alguma delas é atingida, eles ganham um valor simbólico, como forma de incentivo e premiação. De acordo com o entrevistado, isso é uma fórmula de estimular os funcionários, aumentando a produtividade.  


Perguntamos para o Sebastião, se já houve alguma situação difícil que a empresa já tenha enfrentado e ele nos contou que no ano de 2005 perdeu seu maior cliente, um hospital na grande BH. Ele relata que a perda desse cliente fez o faturamento cair cerca de 40%. Essa crise foi superada após Sebastião reverter o quadro de investimentos e a partir disso começou a ter melhoras significativas novamente em sua receita. 


Diante da pandemia, por consequência do home office, a Future Services se reinventou e começou a atender seus clientes em casa. Sebastião precisou fazer mudanças em seus equipamentos e serviços, para atender e adaptar com esse novo processo. Segundo ele, esse processo foi tranquilo e possível graças aos investimento reservados para crises.


 ANÁLISE DE MERCADO, estrutura organizacional E ANÁLISE DE TEORIAS. 

Conforme levantamento da consultoria IDC Brasil, o mercado nacional de impressão registrou crescimento de 54%, em 2006, com 3,4 milhões de equipamentos comercializados. Destacando-se o expressivo crescimento de 153% no volume de equipamentos laser, tanto mono como color. Esse setor atravessa uma fase de amadurecimento e é quase totalmente dominado pelo mercado corporativo, responsável por mais de 95% das compras destes equipamentos.

Para diminuir despesas e aumentar a produtividade na gestão de documentos, as empresas recorrem à aquisição de projetos de impressão personalizados. Essa tendência segue em alta para os próximos anos devido ao serviço de terceirização: o Outsourcing. Nesse serviço, as empresas contratantes contam com redução de custos com papel, já que as locadoras conseguem estipular o gasto periódico em relação ao material, agilidade e ainda é possível obter um abatimento do imposto de renda, pois o aluguel de uma impressora pode ser considerado uma despesa e além da manutenção não ser mais problema do departamento de Tecnologia da Informação. Portanto, A Future Services com ampla variedade de opções, custos acessíveis e vantagens econômicas, oferece as impressoras de alugue, que são uma grande solução para empresas que imprimem constantemente. 

   Outro ponto importante que as locadoras precisam atentar-se é à segurança da informação. Cada vez mais as organizações estão preocupadas com a segurança de seus dados, mas raramente a iniciativa de proteger informações abrange impressoras. Dessa forma, nos próximos anos este cenário mudará. Na maioria dos casos, documentos impressos contêm informações confidenciais que, qualquer desses vazamentos podem comprometer de uma empresa bem sucedida. Por isso, proteger contra ataques cibernéticos será uma estratégia que as locadoras terão que adotar em suas grades de serviços.


Existem também locadoras como a estudada, que possuem o serviço de descarte adequado dos materiais substituíveis, tais como o toner. Contudo, o mercado de impressão tem sido um dos segmentos mais afetados com a sustentabilidade e a utilização responsável dos recursos naturais. O papel é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose, é a partir dela que o papel é fabricado. Portanto, a utilização do papel pode ser, indiretamente, uma prática sustentável, já que o plantio do eucalipto reduz bastante o impacto no meio ambiente. Contudo, é importante para uma sociedade que haja uma política correta sustentável para o descarte do material.


   A Future Services adota a Teoria Clássica de Henri Fayol como modelo de administração, usando as seguintes técnicas desenvolvidas pelo francês:


  • Divisão de trabalho;
  • Autoridade e responsabilidade;
  • Disciplina;
  • Estabilidade pessoal;
  • Centralização;
  • Unidade de comando;
  • Remuneração do pessoal;
  • Unidade de direção e de comando;
  • Espírito de equipe.


É a partir desses princípios de Fayol, caracterizado como estrutura organizacional, buscando a visão do homem econômico e sua máxima eficiência que a Future Services busca melhores resultados.








Conclusão

   De acordo com reportagens e matérias buscadas para o enriquecimento do trabalho, concluímos que nos últimos anos o serviço de digitalização e impressão aumentou significativamente. Este mercado está sendo cada vez mais efetivo, principalmente na estratégia de alavancar os negócios. Uma gestão competente nesta área em qualquer empresa pode reduzir consideravelmente os custos e aumentar a capacitação operacional nas corporações. 

Referências

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica