INTERNET DAS COISAS E ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO – TRANSPORTE

Minha Universidade

INTERNET DAS COISAS E ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO – TRANSPORTE

JESSICA K. C. SANTANACENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIFTC

Economia compartilhada: Tecmundo. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/93lYYK5-HrI. Acesso em: 7 dez. 2020.

A Economia Compartilhada é um novo sistema social e econômico, baseado no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Ele permite transações de pessoa para pessoa, por se tratar de um comércio colaborativo que consiste na utilização das tecnologias da Internet para integrar os processos de negócio de uma organização, a nível interno e com eventuais parceiros, fornecedores e clientes. 

A tecnologia tem um papel fundamental na Economia Compartilhada e sua função é aproximar pessoas com interesses mútuos em um ambiente online. A Economia Compartilhada contempla 3 opções de sistemas e a de transportes se adequa perfeitamente no Estilo de vida colaborativo, ele é um sistema que reune uma comunidade com o objetivo de compartilhar bens, serviços, espaços ou o próprio tempo. Pensando nisso, a Google comprou o Waze, que é um aplicativo de GPS. Ele utiliza dados e alertas de tráfego compartilhados pelos usuários em tempo real, para sugerir os melhores trajetos, além do wase, existe diversos aplicativos de GPS, mas o sistema de transportes da economia compartilhada vai além do GPS, e se redistribui por exemplo nos aplicativos de transporte como a Uber e a 99 que se consolidou no mercado brasileiro e usou sua credibilidade para fazer a Uber Eats e 99 food um transporte de comidas que conecta restaurantes e clientes, por meio do delivery. E há também transportes de mercadorias que tem como ativos compartilháveis as duas pontas: as cargas e os caminhoneiros e um exemplo desse mercado de transportes é o  TruckPad um aplicativo de  sistema de economia compartilhada, que permite que empresas encontrem autônomos para suas cargas – e vice-versa.

Dessa forma, a economia compartilhada vem se tornando uma poderosa forma de negócios e a mobilidade urbana uma grande aliada desse crescimento. 

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica