HOME STANGING UM NOVO CONCEITO PARA VALORIZAR E VENDER UM IMÓVEL DE FORMA MAIS RÁPIDA

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

HOME STANGING UM NOVO CONCEITO PARA VALORIZAR E VENDER UM IMÓVEL DE FORMA MAIS RÁPIDA

SIMONE FONSECA PAES DE OLIVEIRA

Resumo

Este trabalho aborda um novo conceito para transformar um imóvel num novo cenário tornando-o mais atrativo para futuros compradores através de uma decoração rápida, funcional e acessível. Além disso esta técnica permite agilizar o processo de venda e adiciona valor no imóvel.

Palavras-chave: Formatação. Trabalho acadêmico. HOME STANGING.

Abstract

This work approaches a new concept to transform a property in a new scenario making it more attractive for future buyers through a fast, functional and accessible decoration. In addition, this technique allows to streamline the sale process and add value to the property.

Keywords: Mettzer. Formatting. Academic work. Home Staging

Introdução

Home Staging é uma carreira em alta e com grande aceitação em outros países. No Brasil, ela chegou timidamente, mas a demanda para essa profissão está aumentando gradativamente, na medida em que proprietários e profissionais do mercado imobiliário e design, começam a conhecer e aprender os benefícios que o home staging agrega para vender imóveis. Esse profissional desperta a curiosidade nos corretores de imóveis em geral pois conseguem vender de forma rápida. Ao ponto de você se interessar e pesquisar quais os conhecimentos necessários, para se tornar um Home Staging e começar a trabalhar no mercado imobiliário. Home staging é uma profissão pouco praticada por enquanto aqui no Brasil, sendo um tema que exige conhecimentos específicos da área de design e marketing. É necessário conhecer e entender profundamente o home staging, para empregá-lo de forma correta e ter um resultado satisfatório com a venda de imóveis. 

OBJETIVOS DE PESQUISA

OBJETIVO GERAL

Sugerir possíveis práticas de Home Staging para valorizar um imóvel e vender de forma rápida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Identificar imóveis com potencial;

● Analisar e modificar imóveis que estão há tempos no mercado imobiliário, afim de valorizar;

● Identificar os gostos dos compradores;

● Propor organizações e mudanças em imóveis para que agrade a maioria dos compradores.

Organização do Trabalho

O estudo foi dividido em seis capítulos.

No primeiro capítulo temos a introdução na qual se descreve o cenário atual

deste trabalho, como a descrição do problema de pesquisa, bem como os objetivos

no qual pretende - se alcançar ao final deste estudo.

O segundo capítulo aborda o marco teórico, onde são descritos os preceitos

de Home Staging, com sua definição e seus benefícios.

O terceiro capítulo estuda os procedimentos metodológicos adotados.

O quarto capítulo aborda os resultados alcançados, ou seja, a essência do

trabalho, que é a aplicação Home Staging em imóveis à venda.

No quinto capítulo foi feita analise dos dados obtidos e chegamos a conclusão

final deste estudo.

Por fim as referências consultadas, e utilizadas para o discernimento deste

trabalho.


MARCO TEÓRICO

Este capítulo estuda os preceitos de Home Staging, é enfatizado a importância da organização e modificação de um imóvel fazendo com que ele seja cada vez mais valorizado se encaixando perfeitamente no perfil de cada comprador.

Home Staging um novo conceito

Figura 1 — Home Staging
Home StagingO autor (2021)

Home stanging é uma palavra de origem inglesa que significa ( Encenação de casa) e stager significa palco .Essa é uma prática muito parecida com design de interiores e decoração porém, existem muitos fatores e regras que diferencia muito um do outro, começando pela finalidade de cada um. Mas vou falar sobre essa diferença mais adiante, agora vamos ver o que é home staging e como começou. Home Staging, é uma ferramenta de marketing que prepara a imagem de imóveis usados para vender ou locar.

Em 1971 nos Estados Unidos, uma corretora de imóveis chamada Barb Schwarz, estava atrás de idéias inovadoras para aumentar a suas vendas e ganhar mais, e como possuía um perfil de empreendedora, decidiu experimentar um novo modelo para movimentar as suas vendas. No passado, Barb havia trabalhado como decoradora e cenógrafa, e pensando nisso, começou a trabalhar os imóveis de seus clientes, fazendo uma rápida preparação antes de serem visitados por potenciais clientes. Ela deixava as casas com um ar mais atualizado e usava mudanças acessíveis para seus moradores. A partir de então, começou a chamar esse movimento de melhoria que estava fazendo nos imóveis de seus clientes, de Home Staging. Hoje Barb, é referência número 1, e a prática do Home Staging para vender imóveis, é usado em muitos países ao redor do mundo ( Susana Damy 2016 ).

Benefícios de ser especialista em Home Staging

Ajudar pessoas que precisam acelerar a venda dos imóveis de clientes (proprietários e corretores de imóveis) transformando essas casas, na imagem ideal para o potencial comprador, e uma ação muito gratificante. A forma mais perceptível para notar essa gratificação, é quando o cliente recebe uma oferta maior de compra do que estava esperando pelo seu imóvel. Ao adquirir os conhecimentos necessários para a produção de um imóvel que está à venda, você terá mais idéias criativas para mostrar aos seus clientes. Para ser um profissional diferenciado, é imperativo estar sempre se atualizando com as tendências do mercado imobiliário e de interiores.

A variedade de serviços que você pode escolher para trabalhar, é um diferencial mas é essencial focar somente em um serviço de home staging, principalmente no início, para oferecer aos seus clientes. Então após você estar no mercado por algum tempo, vai saber que tipo de projeto é mais procurado para executar, e poderá com maior confiança oferecer mais de um tipo de serviço. Antes de oferecer os seus serviços, é importante pesquisar qual será a sua área de atuação, seja no seu bairro e na sua cidade.

Planejamento é importante para o seu sucesso como home stager, a popularidade dos seus serviços, vão depender da situação do mercado financeiro, e de dados demográficos de região para região, como por exemplo, famílias jovens trabalham muito e não tem tempo, nem disposição para organizar suas casas. Nesse caso, você pode oferecer serviços de pós-mudança para organizar e fazer staging com o que o seu cliente possui. Ser um profissional autônomo tem muitas vantagens, e você já deve saber. Você tem total controle do que quer fazer, e de que serviços quer oferecer para os seus clientes. Considere os serviços que mais gosta dentro da sua profissão para se especializar, e na hora de oferecer seus serviços, você os fará naturalmente, e sem nenhum constrangimento, isso será benéfico para o crescimento da sua carreira.

Na maioria das vezes, você irá trabalhar diretamente com proprietários de imóveis que estão vendendo ou alugando. A consultoria de home staging, é o serviço mais desejável e rápido para você e para os seus clientes devido ao custo. Embora algumas vezes, você também venha a executar o serviço completo de home staging. Outra maneira que você pode e deve considerar vender o seu serviço, será por intermédio do corretor de imóveis, fazendo recomendações em imóveis que eles estão vendendo. Por isso, é importante manter bom contato com corretores para que eles lembrem do seu serviço, e se tornem parceiros de trabalho. Outra opção seria o próprio home stanging fazer o curso de corretor de imóvel e se tornar um profissional com um diferencial no mercado imobiliário onde o foco seria aumentar cada vez mais suas vendas.

“O ninho vai fica cada vez mais ninho.Um lugar ainda mais seguro e aconchegante aonde iremos nos recolher como se fossemos embriões”.(Li Edelkoort novembro 2017)

Nichos de Trabalho

Corretores devem contratar home stagers por diversas razões. Uma delas é que o seu trabalho facilita a venda de imóveis, você é o coadjuvante do corretor, e é assim que eles devem ver o seu trabalho de home stager.

Os corretores, quando estiverem trabalhando com a exclusividade de um imóvel, podem oferecer o serviço de staging, como cortesia para seus clientes. Você também, pode vir a ser o home stager de uma imobiliária, e ser contratado exclusivamente, para fazer staging em todos os imóveis, com um contrato de trabalho. Corretores também podem contratar o serviço de home staging por trabalho, quando estão tendo dificuldades em vender um certo imóvel, quando o potencial do imóvel não está sendo devidamente exposto para compradores, quando a decoração está excessiva, muito poluída, mau fluxo, entre muitos outros motivos que atrapalham a venda de um imóvel. Você poderá ser contratado e remunerado pelo corretor ou pelo proprietário do imóvel como prestador de serviços. Construtoras são excelentes lugares para você oferecer seus serviços de home staging, principalmente porque você não é somente designer ou decorador de interiores, você também executa serviços de home staging. Construtoras contratam decoradores para implementar e coordenar projetos de decoração para os seus imóveis decorados. Seu trabalho será basicamente, decorar um imóvel inteiro de forma impessoal e pessoal, e realista para o público atendido. Uma grande opção de trabalho, é ser contratado por construtoras e trabalhar somente executando imóveis decorados.

Para divulgar o seu novo serviço, é preciso transmitir confiança aos seus clientes. Fazer uma campanha de marketing dentro do seu meio de relacionamento, no trabalho, em família e com amigos para alcançar bons resultados, na sua carreira como home stager. Outra opção para conquistar clientes é concentrando-se em grupos sociais, por exemplo: idade, sexo, renda, etc. Um grupo que pode gerar muito resultado é o das pessoas que fazem parte da terceira idade, que com a diminuição da família, geralmente optam em mudar para um casa menor e precisam vender os seus imóveis. Apesar dos idosos serem mais conservadores e terem fama de deixar tudo do jeito que está, esse grupo é muito receptivo, e quando eles percebem que você está ali para ajudá-los, você adquire total confiança da parte deles. Outros lugares para explorar e que podem ser muito promissores para divulgar o seu serviço, são as lojas de móveis, escritórios, consultórios médicos e dentários. Esses estabelecimentos, podem muito bem usufruir dos serviços de staging para deixar a sala de espera mais convidativa e confortável para seus pacientes. Lojas de móveis e decoração, é uma outra alternativa para oferecer o seu novo serviço de staging, algumas lojas, precisam de ajuda no planejamento para dispor suas mercadorias e móveis de uma maneira atraente, e nada melhor do que o conhecimento de um stager para ajudar na decoração e atrair clientes.( Susana Damy 2016)

Home Staging agrega valor ao mercado imobiliário

Apesar da crise financeira do Brasil o mercado imobiliário tem crescido muito nesses últimos anos pois existem muitos fatores que estão contribuindo para essa mudança como por exemplo : juros de financiamentos mais baixos para movimentar o mercado financeiro, devido a crise econômica causado pela pandemia e mudanças no estilo de vida ou seja existem muitas pessoas que trabalham atualmente em home office necessitando assim de um espaço maior e mais funcional e é desta forma que esse profissional em home stanging no mercado brasileiro . Mesmo ou principalmente em épocas de crise económica, home stagers são um recurso de marketing, primordial para corretores de imóveis e proprietários, em tempos de crise ou não. Vale lembrar o fato de que, a primeira impressão é a porta para o sucesso no mercado imobiliário, e a maioria dos potenciais compradores, decidem se gostam de um imóvel, dentro dos primeiros minutos ao vê-lo. Embora ainda hoje muitos compradores e corretores preferem ver uma casa vazia, um imóvel sem staging, sem móveis e sem acessórios, permitir que compradores se concentrem nos detalhes negativos de um imóvel. E de acordo com estudos, somente 10% das pessoas conseguem visualizar o potencial de um imóvel quando ele está vazio. Um ambiente contemporâneo e minimalista com paredes neutras e um número limitado de itens pessoais, atrai mais compradores e garante melhores resultados para vender. O home stager, trabalha justamente na criação deste tipo de espaço para tornar a visita de potenciais compradores, agradável e cativante. É comprovado por diversas fontes como NARS (National Association of Realtors) e RESA (Real Estate Staging Association) que home stagers ajudam a vender imóveis mais rápidos e por mais dinheiro. Em uma pesquisa realizada com quase 3.000 propriedades em oito grandes cidades dos EUA, pela Coldwell Banker Imobiliária, provou que em época de economia saudável, um imóvel padrão (sem staging) é vendido em média no prazo de um mês, enquanto imóveis com staging, são vendidos em média no período de duas semanas, e fechados por 4,7% a mais do que o valor oferecido, comparados com imóveis que não foram preparados com home staging. Nota-se que a prática do home staging se tornou uma necessidade no mercado imobiliário das grandes nações, e que esses imóveis são mais propensos a vender mais rápido do que os imóveis que não usufruem do staging. Staging se tornou uma ferramenta muito eficaz para vender locar imóveis, não importando a situação em que o mercado imobiliário se encontra. É claro que o mercado imobiliário mudou devido a situação econômica, e não é mais como era antes da crise. Mesmo assim, quando os proprietários e os corretores de imóveis começarem a descobrir todos os benefícios do home staging, com certeza vão começar a procurar o serviço de stagers para ajudá-los na preparação das suas casas para vender e obter uma posição de destaque, principalmente quando o mercado imobiliário for de compradores. Home staging despersonaliza imóveis, e conduz compradores a imaginar como seria viver em tal casa. Essa técnica torna a venda mais fácil, pois mostra o que o imóvel tem de melhor para oferecer, e não somente em pessoa, mas através de material para divulgação. Staging um imóvel tem muitas vantagens. Normalmente a grande maioria dos proprietários reduzem o valor de seus imóveis para poder vender. Um fato interessante e que é comprovado anualmente através de estatistícas, mostra que usar a ferramenta de home staging, de fato vende uma propriedade mais rápida e por mais dinheiro, o que torna essa iniciativa algo a se considerar, ao invés de achar que é um investimento que não valha a pena, e que é um desperdício por dinheiro e tempo em um imóvel que está à venda, como muitos proprietários pensam. Outro aspecto interessante ao se vender imóveis quando o mercado está em favor dos compradores, é a existência de uma grande pressão para negociar o valor do imóvel para concluir a venda. Você como home stager, pode ajudar proprietários que estão prestes a reduzir o valor de suas casas para conseguir vender, transformando o imóvel em algo mais atraente e desejável vindo a ser mais valorizado por compradores. Obviamente existe uma infinidade de potencial para você expor o seu talento como home stager, mesmo quando a situação momentânea não está ajudando. Além de maximizar os preços de venda de imóveis, home staging também tem um efeito positivo dentro de um bairro, condomínio, etc. Quando uma casa é vendida por certo valor, isso influencia diretamente o valor das casas no seu entorno. Concluindo, home staging pode criar mercados imobiliários mais fortes para vender ou locar. (Susana Damy. Edição do Kindle p. 22 2016).

Administrando o seu negócio

Além de usar e abusar da sua criatividade para deixar os imóveis de seus clientes vendáveis, você vai precisar desenvolver outras habilidades como, ser bem organizado para solucionar tarefas básicas do dia-a-dia, e administrar a sua empresa. Em um dia normal de trabalho, você estará envolvido em uma, ou todas as atividades abaixo:

  - Marketing e divulgação, criação de website, blog e atualizações.

  - Conversar clientes existentes e clientes em potencial.

  - Participar de reuniões com novos clientes e gerenciar a sua agenda diária.

  - Elaborar Propostas ou licitação dos seus serviços.

  - Apresentar e vender propostas para clientes.

  - Escrever contratos ou cartas de acordo para os seus serviços.

 - Staging imóveis. - Gerenciar equipes de trabalho ou assistentes.

  - Originar, fazer pedidos, e manter o inventário de todos os suprimentos necessários e adereços para staging.

  - Receber depósitos, saldos e quaisquer valores não pagos de clientes.

 - Manter bons registros dos negócios, pagamento de impostos, e manter licenças comerciais. ( Susana Damy. Edição do Kindle p. 24 2016).

Atuando no mercado imobiliário

Home staging oferece um campo de trabalho bem amplo com uma boa variedade de serviços que podem ser apresentados. Atualmente as pessoas vivem atribuladas com intensa rotina de trabalho, precisando da ajuda e conhecimento de profissionais especializados em diversas áreas para concluir seus projetos dentro do prazo e do orçamento estipulado. Para você ter sucesso em um trabalho de home staging, o primeiro passo está na avaliação do imóvel. Durante a avaliação, você vai fazer uma visita pelo imóvel com o seu com o seu cliente, vai examinar cômodo por cômodo e averiguar a existência de problemas fazendo anotações para como melhorar o visual do imóvel. A avaliação pode ser um serviço único ou incorporado em um projeto de home staging.  

Consultor de Home Staging

Como consultor de Home Staging, você vai encontrar com os seus clientes e conversar a respeito da necessidade de se fazer um staging no imóvel. Você não realizará qualquer tipo de trabalho para o cliente, você simplesmente, irá fornecer uma avaliação do imóvel. Fará recomendações em como deixar o imóvel pronto para vender ou alugar, como proceder durante as visitas e como viver em um imóvel staged durante a sua permanência no mercado. Isto pode ser feito verbalmente, ou em um relatório detalhado, entregue ou enviado eletronicamente. Home Staging: Home staging implica avaliação, consultoria e na realização parcial ou completa do projeto mencionado acima. O projeto típico de home staging envolve praticamente tudo em uma residência, desde a remoção de móveis em grande escala para desimpedir o fluxo de um cômodo, até eliminar o imóvel de odores desagradáveis. Dependendo do cliente, eles darão um auxílio para você, mas na maioria das vezes, espere completar o projeto sem o envolvimento do proprietário. Você poderá contratar empresas terceirizadas para assistir nos trabalhos mais pesados. Como home stager, você também poderá executar outros tipos de serviço para aumentar a sua renda e chamar a atenção para futuros clientes para fazer home staging.

A consultoria de home staging é uma ótima opção de trabalho, ao invés de oferecer serviço completo de staging para os seus clientes, você pode fornecer somente consultoria, principalmente, se você estiver pensando em trabalhar apenas meio período com home staging. Como especialista em consultoria de Home Staging, o seu trabalho será elaborar um plano de ação, que o seu cliente proprietário poderá implementar para aumentar o potencial de venda do imóvel por ele mesmo. Você fará recomendações de todos os ambientes e das áreas externas se existirem, e dará a opção de entregar um relatório escrito, detalhando suas orientações.

Análise de imóveis

A rua por exemplo é um local perfeito para analizar as casas dos seus clientes. Para atrair clientes os marshandising eos varejistas gastam muito tempo e dinheiro para fazer essa publicidade. Então observar vitrines e observar lojas de móveis vai dar ótimas idéias para você trabalhar o posicionamento de móveis e a organização de acessórios nas casas dos clientes. Uma ótima opção também são os apartamentos e casas decoradas pois é um tipo de decoração planejada cuidadosamente para satisfazer um público variado de compradores. Muitas das técnicas utilizadas nos decorados são aplicadas no home staging .

Avaliando o imóvel do seu cliente

Para avaliar é importante você conhecer todo o imóvel e analisar cada cômodo anotar tudo numa prancheta para que nem um item observado fique de fora, fotograr e filmar é essencial para desenvolver um bom trabalho, mas antes peça autorização do cliente para fazer isso, inclusive isso poderá ser utilizado até mesmo no seu portfólio de antes e depois afim de que outras pessoas conheçam um pouco de seu trabalho.A maioria dos clientes gostam de ver essa transformação e não se importam que você use como modelo essas imagens .

Num segundo momento você poderá fazer um relatório com as modificações que deverá ser enviado por email ou até mesmo pessoalmente .

No momento da consultoria ter uma planilha como modelo de itens a serem observados é de extrema importância para organizar e direcionar o seu trabalho.

Explicar benefícios de home staging para seu cliente é muito importante . mostre sempre que ele terá um investimento que trará um retorno muito rápido e não um gasto .

• Levar em conta outros benefícios como :

• Seu imóvel estará em posição de destaque em relação aos outros imóveis:

• Seu imóvel terá mais ofertas e será vendido num tempo menor que os demais;

• Sua valorização é imediata;

• Um casa que apresenta imagem positiva e acolhedora tem muito mais vantagem de pessoas já fecharem um negócio rapidamente por dar a sensação de estar pronta pra morar e não terem gastos extras com reformas.

Quando escaneamos um imóvel do cliente devemos considerar algumas perguntas:

O que está correto , onde falta funcionalidade nesse cômodo?

Como está a organização dos móveis?

Como devemos mudar a disposição dos móveis para dar impressão de que espaço foi ampliado?

Como está a circulação em relação as janelas?

O piso amplia ou está fechando o ambiente?

As melhores características do imóvel está atraindo a atenção dos compradores ?


Conhecer os termos usados no mercado imobiliário e ter noções básicas de planejamento de espaço , vai ajudar quando estiver conversando com seus clientes na hora de dar sugestões e uma a respeito da mudanças que deverão ser realizadas, para alcançar o resultado desejado e ter sucesso com os eu projeto de home staging.

Proposta de serviços de home staging

Após a visita inicial a do imóvel você estará pronto para apresentar o seu relatório com as recomendações necessárias e propostas de serviço incluindo seus honorários.

Nesse relatório é que chamamos de preliminar, você explicará os serviços que serão executados como também , as opções de staging para o cliente.

Desenvolva uma opção que possa ser reformulada de acordo com a necessidade do cliente. Essa preliminar pode ser apresentada no formato de um contrato ou acordo de prestação de serviço.

Uma forma simples de mostrar seu honorário é mostrar apenas o valor final do investimento ao invés de mostrar listas de gastos com vários itens.

Após concluir a primeira fase chegou o momento de fechar o negócio, lembre –se que nesse momento você é o vendedor e terá que mostrar o seu trabalho para vender. Esteja confortável e confiante com algumas técnicas de venda elas te ajudarão a fechar seu negócio.

 Apresente seu negócio de home staging como se você já estivesse ganhado e passado por essa etapa.

Princípios do Home Stanging

O home stangin ainda é muito confundido com decoração e um deveres é mostrar a finalidade de duas áreas que apesar de serem parecidas, tem objetivos e propostas bem diferentes.

A sua missão é mostrar aos clientes que essa nova proposta tem apenas um propósito agregar valor ao seu imóvel e vender de uma forma bem mais rápida do que as casas convencionais.

Demonstrar auto-confiança e conhecimento da área de suma importância para valorizar o seu trabalho mostrando que uma casa com home stanging terá uma chance bem maior de ser vendida enquanto que outras muitas vezes permanecerão no mercado por muito tempo.

Home Stanging tem a finalidade de criar um cenário na casa agradável e aconchegante para que o comprador , venha a se mudar mentalmente para o imóvel ou seja ele tem que se imaginar morando naquele , conseguir sentir essa sensação fará com que esse imóvel jamais seja esquecido e consequentemente ele fará parte da lista das suas prioridades.

-Áreas Externas

A fachada e o jardim deve causar um ótima impressão lembrando que a fachada ou o jardim de acesso , é por onde se inicia a visita do comprador. As áreas laterais e quintal, devem estar sempre bem mantidos , apresentando plantas saudáveis e aparadas e se houver espaço para flores não deixe de fazer. Flores alegram o ambiente e dão vida para que o comprador tenha interesse em conhecer o resto do imóvel.

-Cozinha

É o coração de uma casa, é onde preparamos refeições para nossos amigos e familiares ou seja é um ambiente onde as pessoas costumam se reunir. Ela deve estar sempre brilhando, sem louça para lavar, e muito menos comidas à mostra, deve ser um ambiente bem iluminado e ventilado. Eletrodomésticos devem estar em bom estado , geladeira sem bilhetes e poluição visual de , querendo ou não estes itens chamam muito a atenção do comprador e pode até mesmo interferir na venda.Os armários devem estar bem organizados e bem distribuídos no espaço.

      - Sala de Estar

Alguns imóveis possuem salas integradas outros separadas mais independente disso ambos devem estar organizadas de um forma que valorize o espaço devem ser bem e ventiladas. Os moradores sempre estão buscando salas espaçosas portanto nem sempre o tamanho define a venda pois existem salas grandes com um monte de móveis entulhados assim como existem ambientes pequenos muito bem organizados e que trás um aconchego portanto a organização desses ambientes é primordial para o sucesso de venda.

-Sala de jantar

Áreas de refeição devem ser confortáveis e funcionais. Apresentar uma mesa posta e um centro de mesa trás um ambiente atraente para o comprador.

- Dormitórios

Ao fazer o home stangin em um dormitório , lembre que os quartos de um imóvel são um dos ambiente mais desejáveis , são eles que transmitem uma atmosfera de aconchego ,não deixe com muitos elementos para não distrair a atenção do comprador ele tem que ser o mais neutro possível para que seja visualizado o espaço e que possa se imaginar com seus móveis.

- Banheiros

Os tempos mudaram e o banheiro passou a ser desejado por todo mundo. Esse é um ambiente que valoriza demais um imóvel por esse motivo ele deve estar impecavelmente limpo, organizado, e com todos seus metais brilhando e funcionando corretamente, banheiros máster devem remeter idéias daqueles hotéis luxuosos com toalhas macias , limpas e dobradas, sabonetes e bandeja transmitindo aquela sensação incrível.

- Armários

Armários, parece que não, mas são elementos importantíssimos em um imóvel, é o lugar onde o comprador vai verificar se há espaço suficiente para guardar seus pertences de forma organizada. Parece até engraçado mas muitas vezes você precisa saber o que é que seu comprador procura em um imóvel afim de que você possa trabalhar em cima disso.

- Outros ambientes e Áreas

Muitas casas vão ter salas adicionais para fazer stanging. Tais como : escritórios, bibliotecas, etc. esses ambientes são bem fáceis de acumular elementos como livros, papéis, documentos, etc. Encorajar os seus clientes a empacotar e deixar tudo pronto para a mudança é a solução ideal.

Corredores , áreas de serviços devem ser bem iluminados e organizados.

Onde há desordem não há clientes

A desordem em uma casa pode envolver uma grande variedade de coisas , lixo, eletrônicos, jornais, documentos de escritório, excesso de móvel, tapetes, acessórios, etc. Bagunça em uma residência é basicamente qualquer item que cria um emaranhado de coisas em um ambiente deixando o espaço interno e externo, confusos em um imóvel.

Analisar cada ambiente em um imóvel durante sua consultoria, anote todas as coisas que devem sair e as que podem ficar .

No dia em que for realizar o home stanging, tenha certeza de que todos os itens desnecessários já foram removidos, e que todas as peças que você planejou usar estejam à disposição.

Para clientes teimosos , é necessário explicar delicadamente todo o processo de home stanging, e mostrar claramente que eles não estão vendendo seus pertences e sim o imóvel.

Não importa quão artista seu cliente é, o excesso de arte dentro de um mesmo ambiente desvia a atenção dos compradores para ver o imóvel a como ele realmente é.

Metodologia Cientifica

Metodologia Cientifica

Neste capítulo apresenta-se a metodologia aplicada a este estudo, seu desenvolvimento e as etapas que direcionarão este trabalho e a estrutura da pesquisa.

Sujeito do Estudo

Foi estudado e observado várias imóveis que não eram funcionais e nem atrativos no mercado imobiliário.

Instrumento de Pesquisa

O instrumento utilizado será a entrevista, que segundo Faria (2008) se define como o encontro entre duas pessoas, com vistas a que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, utilizando-se para isto de uma conversação de natureza técnico-profissional.

Foram estudados imóveis a venda através do método de observação.

Apresentação de Dados

O estudo de caso é uma pesquisa restrita, que possui como objetivo aprofundar os aspectos característicos. É comum também a utilização do estudo de caso quando se trata de reconhecer num caso, padrão cientifico já delineado na qual possa ser enquadrado.

O estudo de caso que é uma técnica que busca estudar, avaliar e analisar o

assunto de maneira específica para que se tenham os resultados detalhados sobre o mesmo (SANTOS, 2000).

A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista informal com alguns corretores de imóveis juntamente com a observação de imóveis que estavam há muito tempo no mercado imobiliário, onde foram analisados e estudados para então se chegar ao resultado.

Resultados Obtidos

Os corretores de imóveis que aceitaram esse desafio de poder contar com ajuda desses profissionais para modificar ambientes e fachadas diante disso começaram a receber mais propostas e adquiriram mais auto confiança e determinação em seu trabalho.

Considerações Finais

Este trabalho de conclusão de curso estudou esse novo conceito de Home Staging com uma única finalidade de dar mais funcionalidade aos imóveis que muitas vezes eram esquecidos, atraindo assim futuros compradores.

O problema abordado neste trabalho foi em relação o anúncio de casas que há tempos eram anunciadas mas nunca recebiam propostas mesmo tendo valores extremamente baixos as vezes se quer recebiam visitas, pois não eram atrativas e nem funcionais Sendo assim puder contribuir com esses profissionais através do estudo de pesquisa para que adquirissem ajuda desses profissionais de home staging para modificar fachadas e ambientes de imóveis afim de atrair mais clientes. O trabalho mostrou que é possível atrair mais clientes e valorizar imóveis tornando-o mais atrativo para os compradores portanto o objetivo desse estudo foi plenamente atingido uma vez que se identificou possíveis melhoras através desta prática de Home Staging.

Pode-se observar que corretores imobiliários que se utilizam desta prática em seus imóveis possuem grandes vantagens em relação os demais nesta perspectiva, o profissional deve procurar aprender tudo quanto for possível de cada cliente de forma individual para entregar-lhes exatamente o produto certo de acordo com seu perfil. Portanto diante desse fato muitas vezes precisamos fazer essas modificações nos ambientes afim de atender as exigências e as necessidades do cliente.

Referências

CobraMarcos; FranceschiniAdeliaSe Eu Fosse Você, o que Faria Como Gestor de Marketing. Elsevier Brasil, v. 2, f. 84, 2012168 p.

DamySusanaHome Staging. Susana Damy, v. 3.

Li Edelkoor. Novembro 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2016.

Nars National Association of Realtons. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2021.

Resa Real Estate Staging Association. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica