ESTRATEGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NO SETOR IMOBILIARIO EM TEMPO DE PANDEMIA

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

ESTRATEGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NO SETOR IMOBILIARIO EM TEMPO DE PANDEMIA

DEISY CAVALHEIRO RUFFINO DE MOURA

Orientador:
Márcia

Resumo

Neste trabalho foram abordadas algumas estratégias de comunicação e marketing para o setor imobiliário, e a importância dessas ferramentas na captação de novos clientes mesmo em tempo adversos, como o que vivenciamos hoje. O objetivo geral é apresentar estratégias de comunicação e marketing para alcançar o publico alvo desejado, bem como atingir resultados satisfatório, mantendo uma carteira de clientes ativa e sempre acrescentando novos clientes. No decorrer da elaboração do trabalho foi possível identificar que alguns profissionais do setor imobiliário estagnaram por falha na comunicação com seus clientes, ou na filtragem de informações pertinente a um imóvel, e também no marketing pessoal em se tratando de profissionais autônomos e marketing empresarial que se refere as imobiliárias. Foi possível constatar também que uma comunicação de qualidade tem impacto direto nos resultados obtidos pelo profissionais ou empresa, e diante de um cenário tão incerto que vivemos atualmente, saber usar a ferramentas de comunicação e marketing disponíveis faz com que o profissional ou empresa cresça ou então se torne apenas mais uma em meio a tantas outras.

Palavras-chave: Comunicação, Marketing Imobiliário, Estratégias.

Abstract

In this work, some communication and marketing strategies for the real estate sector were addressed, and the importance of these tools in attracting new customers even in adverse weather, such as what we experience today. The general objective is to present communication and marketing strategies to reach the desired target audience, as well as to achieve satisfactory results, maintaining an active client portfolio and always adding new clients. During the elaboration of the work, it was possible to identify that some real estate professionals stagnated due to failure in communicating with their clients, or in the filtering of information pertinent to a property, and also in personal marketing in the case of independent professionals and business marketing that refers to real estate. It was also possible to verify that a quality communication has a direct impact on the results obtained by the professionals or company, and in the face of such an uncertain scenario that we currently live in, knowing how to use the available communication and marketing tools makes the professional or company grow or else become just one among so many others.

Keywords: Communication, Real Estate Marketing, Strategies.

Introdução

As estratégias de marketing e comunicação auxiliam o profissional a desenvolver seus atividades pertinente ao seu ramo de atividade bem como colocam esse profissional a perto do seus publico alvo de forma mais claro e objetiva. uma comunicação eficaz entre cliente e profissional resulta sempre em bons negócios, o que é um fator muito importante para o corretor de imóveis, e o marketing bem feito e bem pensado faz com que o profissional seja mais visto e procurado.

No atual cenário de mercado, todos os setores foram obrigados a buscar novas alternativas e uma delas foi o marketing digital. Empresas e profissionais aprenderam a trabalhar melhor o seu marketing pessoal, vendendo seus serviços de forma totalmente nova.

O setor imobiliário por sua vez não ficou de fora, também teve que se adequar a esse novo cenário. No entanto, ainda assim a comunicação feita de maneira correta no momento de um anuncio de venda ou de locação ainda assim são de extrema importante para o sucesso da negociação.

E como o setor imobiliário tem se comportado diante dessa nova maneira de trabalho? Como estratégias de marketing e comunicação auxiliam na captação de novos clientes? Como gerar resultados positivos em tempos de pandemia?

Diante desse contexto, o trabalho apresento tem por objetivo maior, apresentar algumas estratégias de comunicação e marketing validas par ao setor imobiliário, focando no trabalho do Corretor de Imóveis, para alavancar mais negócios e alcançar clientes que realmente tenha interesse em negociar imóveis de forma segura.

O trabalho é baseado em uma experiência pessoal da acadêmica, no período de estagio, experiência esta que lhe proporcionou uma visão ampla do mercado imobiliário, bem como a curiosidade em conhecer mais sobre o setor e as atividades correlacionados ao Corretor de Imóveis

Desenvolvimento

A tecnologia, a comunicação e o planejamento estratégico são recurso de suma importância para o crescimento e sobrevivência de uma organização empresarial, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. A junção desse três elemento possibilita a empresa o monitoramento de seus objetivos bem como seus resultados presente e futuros.

Diante do cenário atual em que o país e o mundo vivem, as empresa foram quase que obrigada a investir em tecnologia para se manterem ativas no mercado, passaram a investir mais em marketing digital também. Isso independente de setor de atividade empresarial, seja venda de produto ou prestação de serviços, hoje o ser visto digitalmente quase que determina a sobrevivência e lucratividade de um empresa.

E no setor imobiliário não foi diferente, as empresa desse setor tiveram que se reinventar para atrair novos cliente, os Corretores de Imóveis tiveram que aprender a lidar com a tecnologia para apresentar imóveis para sues clientes. Todos tiveram que se adequar ao novo cenário mundial de vendas de produtos e serviços.

E para entendermos um pouco mais dessas funções do marketing e da comunicação dentro de uma empresa, precisamos conhecer alguns conceitos primordiais que serão apresentados a seguir.

marketing e comunicação

De acordo com Yanaze (2006), o marketing pode ser entendido como  a definição e conhecimento de um determinado produto ou serviço, bem como a forma que são elaborados e disponibilizados no mercado, ou seja, o marketing nada mais é que o planejamento adequado de relação produto versus mercado.

E não há uma só empresa que não necessite de um marketing bem elaborado, pois todas elas tem um produto a ser vendido ou um serviço a ser oferecido.

O marketing elabora estratégias para uma empresa lançar um determinado produto ou serviço no mercado, com o objetivo de atender uma demanda ou uma necessidade de mercado, identificando o publico alvo e as reais necessidade daqueles clientes.

Ouve-se falar muito também em marketing de conteúdo, que pode ser definido como uma estratégia de comunicação na qual a a empresa lança mão para criar um engajamento com seu publico alvo e aumentar sua rede de relacionamento com clientes e potencias clientes, por meio da criação e disseminação de conteúdo relevante e interessante. Assim, atraindo atenção, criando envolvimento e gerando uma percepção positiva da sua marca, proporcionando assim mais negocio.

No entanto, ainda segundo Yanaze (2006) isso tudo sempre fez parte das estratégias de marketing, juntamente com a pertinência necessária e adequação de produto, preço e distribuição em relação ao publico alvo.

E mais recentemente o marketing digital, pois estamos na era da tecnologia a favor das empresas, onde as estratégias de marketing são voltadas para promover uma marca, produto ou serviço na internet.

Com o pandemia, muitas empresas foram obrigadas migrarem para o marketing digital no intuito de manter suas empresas abertas e gerando rendas. Isso aconteceu em todos os segmentos, e no ramo imobiliário não foi diferente. O setor imobiliário teve que se adaptar ao fato de não mais poder levar seu cliente ao imóvel, o Corretor de Imóveis teve que aprender a atrair seus clientes via fotos e vídeos.

O marketing digital não muda em relação ao tradicional, o digital continuação sedo a elaboração e adequação de estratégias especificas para alcançar resultados, no entanto em um ambiente diferente do marketing tradicional.

Segundo Faustino (2019) o marketing digital é a aplicação de estratégias de comunicação e marketing no intuito de promover produto/serviço ou negócios através de canais digitais tais como, websites, blogs, redes sociais, etc e de aparelhos eletrônicos.

Mas além do marketing, temos outro fator muito importante tanto dentro das organizações como para profissionais liberais ou informais, que é a comunicação. Uma comunicação de qualidade te leva a posições mais elevadas e atrair mais clientes para seu negocio, por outro lado a falta de comunicação ou falha pode ter consequências desastrosas dentro da sua empresa.

De acordo com Yanaze (2006), a comunicação é o elemento chave para qualquer organização, pois sem ela seria impossível os colaboradores trocarem informações, se relacionarem, desenvolverem suas atividades operacionais, e até mesmo estabelecerem negociações comerciais.

O público-alvo da comunicação empresarial é composto por todos que fazer parte do ambiente mercadológico da organização, como por exemplo, clientes, distribuidores, fornecedores, colaboradores, entre outros mais, sendo assim, a empresa tem muito a compartilhar com esses grupos de pessoas, tendo em vista que cada um deles influenciam de forma direta ou indireta nas ações mercadológicas da empresa.

Para Kotler e Keller (2012) a função da comunicação de marketing é o meio pelo qual as organizações visam informar, persuadir e lembrar os consumidores de forma direta ou indiretamente, a respeito do seu produto ou serviço que a mesma oferece.

A comunicação de marketing é a representação da organização bem como de suas marcas, ou seja, é o meio pelo qual a empresa estabelece uma comunicação e constrói um relacionamento com seus clientes e consumidores e também colabora com os consumidores ao mostrar  como, por que, por quem e quando um produto é utilizado.

Por meio da comunicação de marketing os consumidores também ficam sabendo quem fabrica os produtos e o que a empresa e a marca oferecem, podendo ainda receber um incentivo pela experimentação ou pelo uso de um determinado produto.

Também através da comunicação de marketing as empresas podem ser conectar a outras pessoas, lugares eventos, ter novas experiências, sensações e objetivos, posicionando sua marca na memoria e gerando imagem na mente do cliente em relação ao seu produto. E ainda contribuindo para o impulsionamento das vendas e o agregando valores para os acionistas.

Kotler e Keller (2012) sugere três etapas para que o processo de comunicação de marketing obtenha um resultado desejado, são elas:

  • estratégia de mensagem: ao determinar a estratégia de mensagem, o profissional de marketing deve focar em apelos, temas ou ideias que se conectem ao posicionamento da marca e que ajudem a estabelecer pontos em comum, onde alguns podem estar relacionados ao desempenho do bem ou serviço oferecido, enquanto outros podem estar relacionados as condições extrínsecas, como por exemplo, a popularidade ou tradição da marca;
  • estratégia criativa: a eficácia da comunicação depende de como a mensagem é expressada, bem como o conteúdo da mensagem propriamente dita. Porém uma comunicação ineficaz pode significar que se optou por uma mensagem errada ou uma maneira errada de se transmitir a mensagem correta. As estratégias criativas definem de que maneira o profissional de marketing traduz sua mensagens em comunicação;
  • fonte de mensagem: mensagens oriundas de fontes atraentes ou famosas tendem a chamar mais atenção e são lembradas com mais facilidades, por esse motivo anunciantes optam por usar celebridades como porta-voz. Celebridades costumam ser mais eficazes quando tem uma maior credibilidade e geram uma personificação do produto.

Vale ressaltar que existem inúmeras estratégias de comunicação de marketing, porem uma estratégia que perdura por muito tempo é a comunicação ou marketing boca a boca. Essa comunicação ocorre em três esfera:

  • influente: pessoas confiam em quem elas conhecem e respeitam suas opiniões, ou seja, comunicação ou marketing boca a boca pode ser altamente influente se feito pelas pessoas certas.
  • pessoal: o boca a boca pode ser uma conversa informal ou um dialogo intimo que resultam em fatos, opiniões e experiências pessoais.
  • oportuna: o boca a boca se dá quando as pessoas desejam te ouvir ou estão interessadas qual sua opinião sobre determinado produto ou fato.

No entanto é muito importante lembrar que o boca a boca também pode ser negativo. Ao mesmo tempo que existem pessoas que falam bem de determinado produto/serviço ou marca, também podem fazer o contrario, o o profissional de marketing é responsável por identificar por qual motivo essa pessoa teve uma má impressão da empresa.

o Corretor de imoveis e a tecnologia digital

Após conhecer um pouco mais sobre conceitos e aplicações do marketing e comunicação empresarial, vale ressaltar um conceito não tal nova assim, mas que veio com força durante a pandemia, que é a comunicação digital aplicada as organizações.

O setor imobiliário tem demonstrado ser uma das áreas mais atraentes e desafiadoras para atuação, exigindo cada vez mais o aprimoramento de habilidades e competências de seus profissionais. Fortemente influenciados pela situação econômica do país e pelo avanço da tecnologia, os corretores de imóveis se desdobram para a obter a preferência dos clientes por suas ofertas de negócios.

A tecnologia digital trouxe grande impacto na gestão de marketing, uma nova maneira de se comunicar foi aberta, trazendo assim a possibilidade de fazer mais negocio e conectar mais pessoa ao mesmo tempo.

Claro que tudo isso para muitas organizações ainda é muito novo, varias empresas estão se adaptando ao novo modo de fazer negocio. O Corretor de Imóveis também esta tendo que ser adaptar a essa nova modalidade de negociação.

Percebo uma certa resistência de algumas empresas, principalmente no ramo imobiliária em fazer essa transição, até mesmo por falta de conhecimento e experiência. O fato é que se não nos adaptarmos ao novo e tecnológico ficamos de fora do mercado competitivo.

No entanto, o sucesso de uma empresa ou profissional liberal, depende da gestão de marketing e da comunicação corretar com clientes e fornecedores. Uma falha na comunicação pode interferir no resultado final de uma negociação, a gestão de marketing feita de forma incorreta pode trazer um visão negativa da empresa, fazendo com que os clientes se distanciem.

Por isso é importante um profissional qualificado para cuidar da gestão de marketing. Identificar qual o publico alvo e falar a mesma linguagem desse publico também auxilia na comunicação eficaz e gera resultados positivos para a empresa.

Kotler e Keller (2012), diz que a tecnologia e outros fatores mudaram de foram expressiva o modo como os consumidores processam a comunicação e até mesmo se eles optam por processá-las ou não ao final. Com a rápida disseminação dos smartphones multiuso, de conexões de internet de banda larga e sem fio e ainda de gravadores de vídeo digital com o poder de excluir os comerciais desgastantes e a eficácia dos meios de comunicação em massa.

Entretanto, por mais que algumas empresas fujam da mídia tradicional, mesmo assim ainda enfrentam desafios com essa nova modalidade de comunicação. A comunicação de marketing em quase todos os meios estão em alta, e o consumidor acaba achando um tanto invasivo algumas propagando, com isso cada vez mais o profissional de marketing necessita ser criativo na uso da tecnologia mas sem ser intrometer na vida do consumidor, ou seja, dizer i que ele pode ou não fazer ou consumir.

E um dos grandes desafios do Corretor de Imóveis é usar essa ferramenta poderosa a seu favor, gerando conexões, novos negócios e aumentando sua carteira de clientes. Visando sempre atender as expectativas e necessidades dos clientes da melhor forma possível, possibilitando ao seu cliente uma nova experiência, um novo jeito de fazer negocio.

O Corretor de Imóveis também deve estar a tendo á qualidade do serviço prestado, a maneira como atende o cliente, como resolve o problemas ou entrega o bem desejado ao seu cliente tem um poder muito grande de alavancar ou extinguir o serviço desse profissional

Conclusão

Ao final dessa incrível jornada de estudos, pude concluir que sempre estaremos em constante mudanças, e que temos que estar prontos e abertos para receber e filtrar essas mudanças.

Mudanças são necessárias em todos os âmbitos, tanto profissional quanto pessoal. O ramo imobiliário esta em constante crescimento, embora com essa pandemia profissionais dessa área tiveram que apreender uma nova maneira de negociar.

Mas não só os profissionais tiveram que se adaptar, os clientes também tiveram que se abrir a novas experiências, novas forma de fechar um contrato, novas maneiras de visitar um imóvel.

Referências

FaustinoPaulo. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. DVS Editora, v. 3, f. 172, 2019. 344 p.

KotlerPhilip; KellerKevin Lane. Administração de marketing. 14. ed, f. 375. 2012. 750 p.

RochaMarcos; TrevisanNanci. Marketing nas Mídias Sociais Sociais (Coleção Marketing em Tempos Modernos). Saraiva Educação S.A., v. 3, 2020.

YanazeMitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações, f. 277. 2006. 554 p.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica