100 ENTRADAS E PETISCOS DE CAIREM O QUEIXO

Rouden Oliveira

100 Entradas e Petiscos de cairem o queixo

As receitas secretas que os cozinheiros escondem de você

Por Rouden Oliveira

Prefácio

100 Entradas e Petiscos de Caírem o Queixo, é um livro que conta um pouco da história profissional do escritor OLIVEIRA, E. ROUDEN DO NASCIMENTO, na sua vivência gastronômica e sua paixão pela cozinha regional e tradicional.
Um livro que mostra como ter bons modos na arte de receber e de como se organizar para realizar um evento livre de defeitos. Você vai se sentir como se ele estivesse na sua cozinha, conversando e cozinhando com você, em um papo descontraído e cheio de riqueza de detalhe. É assim que ele gosta de trabalhar, como se fosse um bate papo com um amigo de infância, onde se toma um bom vinho, pensam no que querem comer, e como irão fazer a comida. Suas experiências de vida o transformaram em um ser humano lindo, cheio de vida, com um coração enorme, que sempre tem uma palavra de animo para passar. Você pode estar passando o que for, se ele te conhecer e você permitir, ele vai te ajudar a passar por isso muito bem e com um sorriso lindo no seus olhos.

Keywords:

Introdução

É com muita satisfação que apresento mais um e-book, desta vez abordando um outro assunto dentro ainda da gastronomia. Não é de hoje que a maioria das pessoas gostam de receberem as pessoas nas suas casas, em reuniões e eventos, com a pandemia e com os preços altos de certos locais esta mania virou rotina na maioria dos lares no mundo todo. Além de economizar, você tornará seu evento acolhedor. 

Sim, sei que existem diversos sites, livros e vídeos voltados para este assunto. Mas, a maioria deles não fala para você sobre regras de etiquetas e que tipo de bebida casará bem para cada aperitivo ou entrada servido na sua recepção. Este e-book, vai te fazer brilhar no seu evento. Afinal, foi para isso que você adquiriu o produto. Afinal, receber bem se trata de dar carinho, atenção e tudo o que um convidado merece para sempre querer voltar! 

A Arte de receber

Receber e ser recebido. Não existe maneira melhor do que conhecer alguém que você foi apresentado e convidá-la para uma reunião na sua casa. Isso, serve para familiares e amigos também afinal eles também merecem nossa atenção. Não há nada mais gratificante e prazeroso de ser convidado para um evento e aferir que aquele planejamento foi feito pensando no bem estar das pessoas.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.

                                                                                  Vinicius de Moraes

 A dona da casa é a rainha, logo, é ela que tem que pensar em todos os pontos. Lembre-se: Tudo tem que está pronto para a chegada do seu convidado, inclusive você. Então esteja pronta na hora da chegada de todos seus convidados e cuidado com: roupas espalhafatosas, maquiagem pesada, banho de perfume, unhas por fazer, cheirando a cigarro e embriagada. Rainha que é rainha, não perde a majestade! Aja, como uma! Então, segure o faixo e se controle. Deixe suas manias e suas vontades para quando todos estiverem bem longe da sua casa.

 Quem tem que ser sensual é você e não sua roupa. A roupa deve ser um instrumento para provocar a imaginação e não os sentidos. No Livro da Claudia Matarazzo, Etiqueta sem frescuras, ela indica como: Branco, preto e bege como cores para as vestimentas que irão te fazerem brilhar e te deixar muito chiques. E, se você tiver a pele escura, procure fugir do azul-marinho, do marrom e do preto perto do rosto, o básico é ter um par nas principais cores: preto, marrom, azul-marinho e bege, com variações de saltos.

 Uma pessoa elegante chama a atenção sem que ninguém saiba dizer ao certo por quê. Para facilitar a escolha da sua roupa e impedir que algumas ocasiões se transformem em uma agonia, existem alguns tecidos que são mais ou menos padronizados. Como: crepe, tafetá, veludo, jérsei, organza e brocados. Aqui, podem-se usar adereços de cabeça, como tiaras com pedras ou uma fivela de pérolas. Nada de rosas de neon! Roupa de academia! Ou aquela roupa da blogueirinha moderna! Simplicidade sem exagero. Por favor!

 Não espere que todos os seus convidados cheguem, para você fazer aquela entrada triunfal. Além de cafona, mostra que você não entende absolutamente nada de etiqueta, e da nossa boa e velha educação. Não queremos isso, não é mesmo? Outra coisa que você deve estar atenta, é na limpeza dos banheiros, dos talheres, dos copos, da mesa. Deixe seu quarto, seu armário de roupas e seu banheiro impecáveis, acredite suas amigas irão querer conhecê-lo.

E você quer arrasar com a cara delas, não é mesmo? Quem não quer!!!

                         "Chique mesmo é ser discreto.

                         Quem não procura chamar atenção com suas risadas                                     muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa                              contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras". 

                                                                                           Glória Kalil

 Nos cumprimentos iniciais, é indispensável que você apresente os convidados uns aos outros para que todos se sintam à vontade. E sempre pesquise antes como anda o relacionamento entre as pessoas, não vá chamar alguém que está com problemas com outra pessoa para seu evento. Vai dar uma merda daquelas! Deixe eles resolverem sozinhos, você não tem nada a ver com o ocorrido e seu evento muito menos. Na dúvida, deixe os dois sem serem convidados, e se perguntarem explique o real motivo. Simples, não é?!

Eu já estive em diversos eventos, mas se tem uma coisa que incomoda são os óculos escuros! Sim, são lindos, mas devem ser usados sob o sol, ao ar livre, sei que existe óculos para todos os ambientes. Mas é horrível entrar em um ambiente fechado e encontrar a dona e a organizadora da festa de óculos escuros, seja de que marca for. É péssimo! Isso serve também se for para uma recepção. Ao chegar, tire os óculos, fale com todos olhando nos olhos. Mostra boa educação. 

 Cuidado ao sentar e ao se levantar, mesmo que você tenha esquecido algo no forno e este esteja queimando. Levante-se com calma e peça licença. Quando você estiver com os convidados juntos, certifique-se que você esteja em uma distância coerente, 60 cm é o ideal. Como saber? Sua distância, é a medida do seu braço direito para chegar até a outra pessoa. Se ficar muito perto, é uma invasão de privacidade, muito próxima da violência. Pegar pelas lapelas, tocar no braço, falar ao ouvido, tudo isso é inaceitável. E por favor, nunca grite ou fale alto!

                                                 - "Com licença; 

                                                 - Por favor;

                                                 - Muito obrigado;

                                                 - Desculpe-me;

                                                 Estas são chaves que abrem muitas portas"!

                                                                                                Jorge Tolim

 Mesmo você tendo toda intimidade do mundo com a pessoa, não a chame pelo apelido, ou tire brincadeiras particulares na frente dos outros. Você vai expor de forma desnecessária a pessoa, e pode criar um clima desagradável no ambiente. Chame todos pelo nome, mesmo que eles se tratem de forma impessoal, você não faz parte da turminha do fundão da sala de aula. E tenha muito cuidado com as palavras, com as gírias, com assuntos como política, economia, educação e principalmente religião.

 Se uma pessoa toca em um assunto, e você sabe que vai causar um desconforto em alguém. Simplesmente interrompa, mude imediatamente o assunto em questão e fale de outro assunto de outra pessoa. Sempre temos, aquela pessoa chata, com assuntos chatos e palavreado tosco, não é mesmo? Pois bem, se o seu convidado é chato e monopoliza a roda de conversa, falando de um mesmo tema, sem parar - e sem interessar a mais ninguém -, tome a iniciativa: escolha um assunto qualquer sobre o qual você gostaria de falar, e invente qualquer pretexto para desviar o tema usando uma pergunta bem construída, com dois componentes - o assunto dele, e a introdução do seu assunto.

                                              "Quem dedica seu tempo a melhorar a si próprio                                                        não tem tempo para cuidar da vida alheia".

                                                                                                   Priscila Murad

 A música é sempre uma boa escolha para deixar o ambiente mais acolhedor, porém, deve-se tomar cuidado com o volume, com o gênero e com o ritmo. Aposte em músicas de fundo tranquilas e delicadas e escolha uma altura que não interfira a conversa dos convidados. Evite dvd, videokê, karaokê, iluminação pesada, decoração pesada, tudo aquilo que sua casa não é no cotidiano. Não tem coisa mais desagradável de um para um lugar e não poder ter paz.

  Já ouvir muito: Eu vou servir o que tem aqui! Então, não sirva e desista deste evento na sua casa. E mais: cuidado no que for servir, pois hoje em dia, muitas pessoas têm alergias, intolerâncias a alguns alimentos ou seguem uma dieta mais restrita e pensar no que você irá servir é o pontapé inicial na organização. Procure saber se existem restrições alimentares por parte dos seus convidados. Assim, você pode programar o que servir, gastando bem pouco e agradar a todos.

   Estabeleça quantas pessoas irão, não vá chamar toda sua vizinhança e todos seus familiares para um evento que não foi feito para todos e sim para um grupo restrito. Você dará a atenção devida a quem você deve dar a atenção naquele momento. O importante é definir o número de convidados para não errar na quantidade do que será servido. Além disso, uma organização prévia vai dar tempo para repor algo que foi esquecido e garantir que não falte nada.

 Outros detalhes também devem ser observados com antecedência. É bom não deixar para organizar a parte da decoração para o dia do evento. Primeiro para não ser muito corrido e, segundo, para garantir que tudo esteja em perfeito estado no momento. A louça é peça importante. “Sempre verifique com uma semana de antecedência todas as louças que irá usar, veja se não estão trincadas e se tem louça suficiente para servir a todos. Não há problema em usar várias louças diferentes desde que sejam todas do mesmo tipo.

                                                                          Deseja ser bem recebido?

                                                                          Seja uma pessoa receptiva.

                                                                          Deseja ser lembrado?

                                                                          Deixe um bom legado.

                                                                          Deseja ser amado por todos?

                                                                          Plante o amor de incondicional.

                                                                          Alexandre Dioge Alves

 Bom, acho que te dei um norte para seu evento. Nas próximas páginas serão as receitas, optei por receitas fáceis e rápidas, que agrade todos os paladares e que caiba no nosso bolso. Você vai verificar que, não vai sair caro e todos os seus convidados, até mesmo aquele chato, irá provar das suas qualidades dentro da cozinha.

Receitas de Entradas E Petiscos

01. Petisco de queijo

Imagem 1 — Petisco de Queijo
Petisco de QueijoOs autores (2020)

Este petisco podem serem servidos sozinhos ou acompanhados de um molho vinagrete apimentado.

Ingredientes:

Azeite para untar

2 massas de pizza ou pastel (industrializada ou caseira)

100g de queijo mozarela fatiado

100g de queijo gouda fatiado

Pimenta-de-caiena, a gosto.

Manjericão fresco

Modo de fazer:

Aqueça uma frigideira untada com azeite, em fogo médio. Coloque a massa de pizza/pastel e cubra com os dois tipos de queijo. Tempere com a pimenta e acrescente as folhas de manjericão. Cubra com a segunda massa. O ponto é até corar a massa, de um lado e do outro. Coloque em cima da placa e dívida em partes iguais. Sirva em seguida.

Bebidas:

Cerveja, Vinhos, Coquetéis.

02. Salada Oriental

Imagem 2 — Salada Oriental
Salada OrientalOs autores (2020)

A culinária oriental está cada dia mais presente nos eventos e nas nossas vidas. E esta saladinha, não pode ficar de fora.

INGREDIENTES

100 g de cogumelos shimeji

100g de Shitake

1 dente de alho

Suco de ½ limão

1 colher (chá) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de azeite

3 talos de cebolinha

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 colher (sopa) de Manteiga

Modo de fazer

 Primeiro higienizar os cogumelos, seque com papel toalha. Pique o alho e reserve. Derreta, a manteiga e o azeite, não deixe ele ficar escuro. Logo após, coloque o alho para revogar, os cogumelos e o restante dos ingredientes. Mexa delicadamente, até eles ficarem moles. Coloque em forminhas e sirva. Ou você pode colocar em uma travessa e servir com torradas. Ficam uma delícia.

03. Lascas de Beterraba

Imagem 3 — Lascas de Beterraba
Lascas de BeterrabaOs autores (2020)

   Muita gente não gosta muito da beterraba. Mas, ela está ganhando notoriedade nos botecos do país. Você irá surpreender seus convidados no evento.

Ingrediente:

2 Beterrabas

Mix (Óleo, manteiga e azeite) para a fritar

Sal a gosto

Modo de fazer

Descasque e apare as beterrabas. Lave e seque com papel toalha. Não coloque sal, pois vai desidratar. Aqueça o óleo, no ponto de fritar batata frita. Hora de fritar. O ponto é dourado. Tirou do óleo, coloque para secar no papel toalha, agora você pode salgar. Ela pode ser servida com molho.

Molho

4 colheres (sopa) de maionese

1 colher de (chá) de açafrão

1 colher de (sopa) de salsa picada

1/2 dente de alho amassado

4 colheres de (sopa de água ou leite)

Queijo ralado fresco a gosto

Modo de fazer

Mistura todos os ingredientes.

04. Chips de banana com geleia de pimenta

Imagem 4 — Chips de banana com geleia de pimenta
Chips de banana com geleia de pimentaOs autores (2020)

      Sim, pimenta! Pare de sofrer com a ideia de que pimenta não cai bem nos eventos. Acontece, que você não pode é exagerar na dose. Tudo demais é ruim. Eu por exemplo tenho alergia a pegar na pimenta. Mas, para isso, coloco luvas. Resolvo o meu problema. Vamos lá?

Ingredientes:

15 torradas;

15 colheres de requeijão ou catupiry;

2 bananas cortadas em rodelas.

Geleia de pimenta

1 pimentas dedo de moça sem sementes e picadas;

1 maçã verde grande ralada;

4 colheres (sopa) de açúcar;

1 dente de alho;

200ml de suco de laranja fresco.

Modo de preparo:

Em uma panela coloque a pimenta e aqueça em fogo médio, adicione a maça, o suco de laranja o alho e o açúcar. Misture tudo e deixe no fogo médio por cerca de 15-20 minutos sem mexer até apurar e ficar mais consistente. Retire o dente de alho, desligue o fogo e deixe esfriar.

Doure as bananas untada na manteiga. Coloque o requeijão nas torradas, depois coloque a banana e finalize com a geleia de pimenta.

05. Requeijão do Chef

Imagem 5 — Requeijão do Chef
Requeijão do ChefOs autores (2020)

   Estes dias uma amiga veio me visitar e servir requeijão com torradas e café. Ela, simplesmente adorou. Como tenho algumas receitas que faço que levam o requeijão, resolvi te passar a receita. A minha receita!

Ingredientes

1 litro de leite integral. O desnatado não chega no resultado desejado.

1 Copo de Iogurte integral natural.

Sal

Modo de Preparo

Ferva o leite em uma panela que tenha tampa. Deixe amornar, coloque o dedo para verificar a temperatura, se você conseguiu aguentar é sinal que ele está no ponto.

Leite no ponto de você conseguir colocar o dedo. Você vai adicionar o iogurte. Misture delicadamente.

Agora vede com filmito e coloque a tampa da panela. Deixe repousar por 12 horas.

Coloque toda a mistura para coar em um pano de prato.

Deixe escorrer

Abra o pano, e veja se o ponto está como você e sua família gosta.

Coloque no recipiente, tempere com sal e leve à geladeira. Ele, já está pronto para o consumo. Consumir no máximo 10 dias.

06. Isca do Chef

Imagem 6 — Isca do Chef
Isca do ChefOs autores (2020)

Simples e fácil, e agrada todo mundo, inclusive algumas crianças. Eu fiz um mix de ingredientes, mas você pode usar o que você acha que os seus convidados irão gostar.

Ingredientes:

Para o espetinho

100g Queijo

100g Presunto

1 pote de Azeitona sem caroço.

1 pacote de palito

Modo de Preparo

  Aqui é simples. Você irá cortar o queijo e o presunto, de tamanho uniforme, em cubos. A sequência para você montar os espetinhos fica ao seu critério. Abuse de sua criatividade.

Molho para acompanhar, faça o hollandaise

07. Molho Francês Hollandaise

     3 gemas de ovo

3 colheres de sopa de água

Suco de 1 limão siciliano grande

250 gramas de manteiga

2 pitadas de sal

Pimenta branca moída

Modo de preparo do molho Hollandaise

Derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria com uma colher de chá de azeite de oliva. Junte metade do suco de limão e as três colheres de sopa de água em uma pequena panela. Acrescente as três gemas de ovo, o sal e pimenta do reino branca moída na hora. Leve a mistura ao fogo médio e mexa com um batedor de arame fouet fazendo um movimento em oito por dois minutos sem parar. Retire do fogo a panela e coloque a manteiga derretida pouco a pouco e continue batendo vigorosamente com o fouet até o molho encorpar e ficar cremoso. Para finalizar acrescente o resto do suco de limão e continue mexendo mais um pouco e sirva a seguir.

08. Molho Francês Bechamel

Ingredientes

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

6 colheres (sopa) de margarina

1 litro de leite

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Modo De Preparo

Coloque a margarina e a farinha em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até formar um creme.

Coloque o leite aos poucos, sempre mexendo para não embolar.

Depois de pronto coloque o sal, a pimenta e a noz-moscada.

Bom apetite.

“Fazer bem o seu trabalho não toma mais tempo do que fazê-lo mal." "A verdadeira cozinha sempre será a regional. Na França, a manteiga, o creme de leite e o vinho sempre serão as bases." "A cozinha é a paz no mundo." 

                                        Paul Bocuse

09. Molho francês Véloute

Ingredientes

1 kg de tomates frescos e maduros

1 cebola roxa (pode ser a branca)

 Azeite extra virgem italiano

 Manjericão

Água se necessário

Modo de preparo

Faça cortes finos na cebola para desmanchar durante o cozimento. Não cortar a cebola em cubinhos. Em uma panela média, colocar a cebola fatiada e azeite extra virgem de oliva. Leve ao fogo baixo até a cebola soltar um perfume doce, ao chegar neste ponto, colocar o tomate e temperar com sal (o quanto baste)

Deixe cozinhar em fogo médio por pelo menos uma hora. Se precisar coloque água para não queimar. Quando chegar ao ponto desejado desligue o fogo e junte as folhas de manjericão.

10. Molho Francês Espagnole

INGREDIENTES

2 litros de caldo de carne muito quente.

1 cenoura, picada em cubinhos

1 cebola média, picada finamente

50 g de toucinho, cortado em cubos pequenos

1 copo de purê de tomate

1 ramo de tomilho

1 folha de louro

1/2 copo de vinho branco seco

150 g de roux brun

*Roux é uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga. Há três tipos de roux que se diferenciam pela coloração: blanc ou branco, blond e brun.

PREPARO

Prepare o roux: toste 75 g de farinha de trigo em uma frigideira. Adicione 75 g de manteiga e vá mexendo, até obter uma pasta. Apague o fogo e deixe esfriar. Em uma panela funda, derreta o toucinho. Acrescente as ervas e deixe tostar ligeiramente. Retire a gordura e adicione o roux. Coloque o caldo (bem quente) e logo depois, o vinho.

Cozinhe lentamente, em fogo baixo, por duas horas, retirando sempre as impurezas que sobem à superfície. Enquanto isto, refogue os legumes em uma frigideira, regando com vinho. Acrescente os legumes ao molho. Junte 1 copo de purê de tomates. Cozinhe por mais 1 hora, sempre retirando as impurezas. Coe e deixe esfriar, mexendo constantemente para evitar a formação de película. Guarde para uso posterior (em formas de gelo e no freezer).

* Você pode (se tiver) adicionar talos de cogumelos para cozinhar junto.

11. Petisco de Frango

Figura 1 — Petisco de Frango
Petisco de FrangoOs autores (2020)

INGREDIENTES

500g de peito de frango sem osso

500g de sobrecoxa sem osso

3 dentes de alho amassados

2 colheres (chá) de sal

1 xícara de farinha de trigo sem fermento

2 ovos grandes batidos com 2 colheres (sopa) de água

1 e 1/2 xícara de farinha de rosca

Óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Bata a carne do frango com um batedor de carne para diminuir a espessura e corte em pedaços de 4cm

Tempere com alho e sal

Passe os pedaços de carne na farinha de trigo, nos ovos e na farinha de rosca

Sacuda para retirar o excesso

Leve para gelar por 30 minutos

Aqueça o óleo e frite 5 pedaços de cada vez por 2 minutos ou até dourarem

Deixe escorrer em papel absorvente.

Sirva com o molho de sua preferência (Veja os molhos que eu te passei)

12. Pão de Queijo Recheado

Figura 2 — Pão de Queijo Recheado
Pão de Queijo RecheadoOs autores (2020)

    Não, você não vai comprar o pão de queijo no supermercado, ou na padaria. A gente vai fazer todos os ingredientes.

Pão de queijo

Ingredientes:

6 xícaras (chá) de polvilho doce (660g)

1/2 xícara (chá) de óleo (120ml)

1 xícara (chá) de leite (240ml)

1 xícara (chá) de Água (240ml)

2 colheres (chá) de sal (10g)

4 ovos

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (100g)

3 e 1/2 xícaras (chá) de queijo minas padrão ralado grosso (350g)

Modo de fazer

Numa panela, junte a água, o leite, o óleo e o sal. Leve ao fogo alto e deixe até começar a ferver. Em seguida, coloque o polvilho numa tigela grande e despeje essa mistura da panela por cima e vá misturando com uma colher. Deixe essa mistura descansar por 15 minutinhos. Despeje os ovos nessa massa e comesse a misturar com as mãos. Misture por cerca de 10 minutos até que fique bem homogêneo. Em seguida adicione o parmesão, dê uma leve misturada e adicione o queijo meia minas. Misture tudo muito bem, até que essa massa fique bem homogênea. Lave bem as mãos, unte com um pouquinho de óleo e comece a modelar os pãezinhos de queijo, no tamanho que desejar. Acomode-os numa forma untada com óleo, deixando um espaço para que eles possam crescer. Leve para assar em forno preaquecido, 200ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Recheio de Bacalhau

1,5 kg de lascas de bacalhau

Azeite de oliva a gosto para refogar

2 cebolas picadinhas

1 pimentão verde picadinho

1 pimentão amarelo picadinho

2 alhos amassados

1 tomate picadinho

Salsinha a gosto

1 pote de requeijão

1 caixa de creme de leite

Sal a gosto

Orégano a gosto

Salsinha a gosto

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau com um dia de antecedência. Refogue os temperos no azeite por uns 3 minutos, em seguida acrescente as lascas de bacalhau, deixando em fogo baixo por 10 minutos, prove o sal, e coloque se necessário. Por fim acrescente o requeijão e o creme de leite ao refogado, ficará um molho delicioso e cremoso. Sim, vai ter muito creme. Use para outra entradinha.

13. Isca de Peixe Frito

Figura 3 — Isca de Peixe Frito
Isca de Peixe FritoOs autores (2020)

Que peixe é excelente, todo nós sabemos. Mas, tem pessoas que não gostam. E você vai surpreender a todos com esta receita.

Ingredientes

500g de filé de peixe (tilápia, cação, merluza, pescada e etc.)

Suco de limão

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de Fubá

*O segredo de todo e qualquer peixe é o pré-preparo. É como eu convenço qualquer pessoa de comer meu peixe e não reclamar do gosto. Dependendo da quantidade de peixe, que já deve estar sem espinha e limpinho, você vai colocar em uma refratário e dar um banho nele com suco de limão, sal e pimenta do reino. Deixa ele repousar nesta mistura por 12 horas. Para deixar mais sofisticado. Coloque limão siciliano. Fica espetacular.

Modo de Preparo:

Misture a farinha de trigo com o fubá. Passe os filés nessa mistura e em seguida leve para fritar em óleo quente ou gordura vegetal, até dourar. Transfira para um prato forrado com papel toalha, para tirar o excesso de óleo. Sirva em seguida.

14. Isca de Queijo e Tomate Cereja

Figura 4 — Isca de Queijo e Tomate Cereja
Isca de Queijo e Tomate CerejaOs autores (2020)

Eu vou falar uma coisa para vocês: Eu amo esta entradinha e fica tão chique e delicada. E você vai amar.

Ingredientes:

*Para o espeto:

20 tomate cereja

200g de queijo (fica a sua escolha)

20 palito

Manjericão

*Para o molho:

2 punhado de folha de manjericão

2 colheres de sopa de alcaparras

½ colher de mostarda Dijon. (Pode ser outra)

1 ½ colher de chá de vinagre balsâmico

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

Pimenta do reino

Modo de fazer

Bata todos estes ingredientes do molho em um liquidificador. Monte conforme você goste.

15. Canudinho

Figura 5 — Canudinho
CanudinhoOs autores (2020)

Que eles são deliciosos, a gente já sabe. Mas, fazer dar um pouco de trabalho. Mas, ficam perfeitos. Vou passar algumas receitas de salgados.

Embora eu não ache que eles sejam obrigados a estarem presentes nos eventos.

INGREDIENTES

Óleo para fritar

½ xícara de chá de água

3 colheres de sopa de óleo

2 colheres de sopa de aguardente

1 colher de chá de sal

2 xícaras de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Em um recipiente coloque a farinha, o sal, a aguardente e o óleo.

Misture com as mãos. Acrescente a água morna aos poucos até dar ponto. A seguir sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Abra a massa com o rolo (bem fina). Corte-a em tiras compridas e enrole-as como canudo formando um cone. Frite- em uma panela com óleo bem quente, retire da panela e escorra.

16. Massa de Coxinha

Figura 6 — Massa de Coxinha
Massa de CoxinhaOs autores (2020)

Ingredientes:

250 ml de leite integral

250 ml de água

1 colher (sopa) de salsa picada

1 tablete de caldo de galinha

1/2 colher (sopa) de manteiga

200g de farinha de trigo (sem fermento)

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o leite, a água, a salsinha, o caldo de galinha e a manteiga. O ideal é dissolver o caldo de galinha logo na água. Misture tudo e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e adicione a farinha de trigo aos poucos para não criar bolinhas. Mexa sem parar para pode cozinhar a massa. Sim, ela ficará bem pesada. É uma atividade física. Quando começar a desgrudar da panela e virar uma bola, desligue o fogo. Coloque a massa em cima de uma mesa e cubra com um plástico filme. Deixe ficar morna no ponto que você possa manipular a massa. Agora é hora de trabalhar o peitoral, você vai sovar a massa.

Depois é só rechear e modelar suas coxinhas.

17. Massa de pastel

Figura 7 — Massa de pastel
Massa de pastelOs autores (2020)

INGREDIENTES

2 xícaras chá de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de leite

2 ovos (um para a massa e outro para pincelar os pasteis)

2 colheres sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Junte todos os ingredientes e amasse com as mãos.

Deixe descansar por 30 minutos.

Abra a massa com o rolo e corte de forma arredondada.

18. Batatinha Bravas

Figura 8 — Batatinha Bravas
Batatinha BravasOs autores (2020)

  Sim eu sei que eu tenho que maneirar nos preparos, afinal não quero vocês destruídas na sua recepção. Mas as batatas bravas clássicas da Catalunha são as melhores batatas do mundo.

Ingredientes

500g de batatas

300ml de azeite de oliva

1 cebola pequena picada

1 colher de sopa de pimenta calabresa (ajuste a gosto)

500g de tomate cozido e sem pele grosseiramente picado

½ colher de sopa de açúcar

½ colher de sopa de sal

1 colher de sopa de páprica defumada

2 colheres de sopa de vinagre de arroz ou de vinho branco

1 ovo

4 dentes de alho ralados (se preferir menos forte reduza pela metade)

Modo de preparo

Forno em 200 C

Descasque as batatas e corte conforme você deseja que elas sejam apresentadas. Aqueça uma assadeira com 2 colheres de sopa de azeite de oliva no forno por 5 minutos. Tire do forno, acrescente as batatas, misture bem e asse por uns 45 minutos ou até ficarem bem douradas e crocantes. Mexa depois de uns 30 minutos. Salpique com sal quando estiverem prontas.

Enquanto isso, prepare os molhos. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa panela média e refogue a cebola até começar a dourar. Acrescente a pimenta calabresa, o tomate, açúcar, sal e páprica defumada. Misture bem. Quando começar a ferver baixe o fogo e reduza por uns 20 minutos até ficar espesso e escuro. Retire do fogo e acrescente 1 colher de sopa de vinagre de arroz ou de vinho branco. Ajuste o sal e pimenta.

Para fazer o segundo molho, coloque o ovo no liquidificador com os dentes de alho 1 colher de sopa de vinagre de arroz ou de vinho branco. Acrescente 1 colher de sopa de azeite de oliva e bata até incorporar. Em seguida, com o motor funcionando, acrescente o restante do azeite em fio até formar o molho tipo maionese. Se estiver muito espesso acrescente um pouco mais de azeite. Tempere a gosto.

Montagem:

Espalhe as batatas no prato de servir com algumas colheradas do molho de tomate por cima e mais outras do segundo molho. Sirva imediatamente.

19. Canapé de Berinjela com Tomate Cereja.

Figura 9 — Canapé de Berinjela com Tomate Cereja.
Canapé de Berinjela com Tomate Cereja.Os autores (2020)

   Este canapé é perfeito para se preparar no verão, quando é possível obter berinjelas e tomates da melhor qualidade.

Ingredientes

1 Berinjela, higienizada

2 Colheres de sopa de azeite

4 Dentes de alho amassados

Sal e pimenta do reino

500g de tomate cereja

Folhas de manjericão

Noz moscada

Modo de preparo:

Primeiro passo: Você vai misturar o alho, o sal, a pimenta do reino, o azeite e uma pitada de noz moscada, em um refratário. Feito isso, corte em 12 discos a berinjela. E misture a pasta que você fez. Deixe repousar por 30 minuto. A berinjela vai mudar de cor e adquirir o sabor.

Segundo passo: Vamos assar no forno (180C). Disponha os discos e asse. Quando estiver assado, vire de lado. Tenha cuidado para não queimar. Coloque o tomate cereja em cada esfera de berinjela e asse. Tirou, prove uma. Corrija o sal. E coloque a folha de manjericão para finalizar.

20. Receita de Patacón Colombiano

Figura 10 — Receita de Patacón Colombiano
Receita de Patacón ColombianoOs autores (2020)

O Patacón é um dos acompanhamentos indispensáveis nos pratos colombianos e é preparado com banana verde frita, depois esmagada e frita novamente até ficar semelhante a uma panqueca. O resultado é um disco de banana crocante e delicioso!

Ingredientes:

 2 bananas verdes

 250 mililitros de óleo para fritar

 ½ colher de chá de sal

Modo de fazer

Pegue as bananas verdes e corte em rodelas grossas, com cerca de 2-3 dedos de espessura. Descasque. Esquente o óleo numa panela ou frigideira no fogo médio. Quando estiver bem quente coloque as bananas para fritar. Ela tem que estar frita em todos os lados. Retire a banana da panela ou da frigideira e coloque num prato. Depois esmague as rodelas de banana com um pires, separadamente até ficarem o mais finas possível. Depois volte para fritar novamente. Tire as esferas fritas e coloque para secar com toalha de papel.

21. Patacón Amazônia

Infelizmente este eu não tenho uma foto bonita para te mostrar, deste Patacón que eu vou te ensinar, mas parece muito com esta foto acima. Mas, te digo uma coisa: é uma das entradas mais gostosas que eu já fiz na cozinha.

Ingredientes

12 esferas de Patacón (já pronto, receita no item 20)

150g de pirarucu seco

150 g de queijo coalho

2 folhas de couve

5 dentes de alho

1 cebola

Sal, pimenta do reino

Suco de 1 limão

Azeite e óleo

Modo de preparo

Dessalgar o pirarucu (pode usar um bacalhau também). Refogue o pirarucu, com o alho, a cebola, sal e a pimenta do reino. Reserve. Na mesma panela que você refogou. Corte bem fininho as folhas da couve, e refogue no mesmo local. Colocando um pouquinho de água. Até amolecer. Fica na cor de um verde bem forte. Reserve. Corte o queijo em cubos. Asse o queijo. A agora vamos montar: A sequência é Patacón + Pirarucu + Couve e o queijo por cima.

22. Isca de Cebola

Figura 11 — 22. Isca de Cebola
22. Isca de CebolaOs autores (2020)

INGREDIENTES

1 cebola grande

Água o suficiente

500 g de farinha de trigo

4 ovos

1 xícara de chá de leite

1 colher de chá de pimenta caiena ou pimenta calabresa

1 pitada de coloral

500 g de farinha de rosca

Óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Retire a casca da cebola, tomando cuidado para não retirar muita casca. Usando uma faca afiada, dividir a cebola em 4 partes, começando do alto para a raiz, deixando aproximadamente 1 cm de raiz. Repita esse processo até chegar em 16 partes. Coloque a cebola em um recipiente e cubra com água fervente, reserve até as pétalas começarem a abrir. Em seguida mergulhe em água gelada e reserve até a cebola se abrir em flor e depois leve a mesma para uma peneira até escorrer toda água. Bata os ovos com o leite, junte sal, pimenta e páprica. Passe a cebola na farinha de trigo na batida de ovos, empane na farinha e rosca, e frite em óleo quente.

23. Canapé de Frango

Figura 12 — Canapé de Frango
Canapé de FrangoOs autores (2020)

Quem não gosta de canapé? Eu adoro. E este é bem simples de fazer.

Ingredientes

INGREDIENTES

12 fatias médias de pão.

1 peito de frango

1 cenoura ralada

⅓ de xícara (chá) de uvas-passas brancas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Batata palha a gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela, coloque água e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione um pouco de sal. Abaixe o fogo e acrescente o peito de frango. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Retire o frango da panela e, quando esfriar, desfie com as mãos. Numa tigela, coloque o frango desfiado, a cenoura ralada, as uvas-passas, a maionese e o creme de leite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 210ºC (temperatura alta). Numa assadeira, coloque as fatias de pão e leve ao forno por 10 minutos. Sirva com a batata palha.

24. Canapé de Camarão

Figura 13 — Canapé de Camarão
Canapé de CamarãoOs autores (2020)

Ingredientes

1/2 kg de camarão

6 gemas cozidas

2 colheres de maisena

1/2 colher de manteiga

Pão de forma

MODO DE PREPARO

Cozinhe os camarões, depois de bem limpos e lavados, com água, sal, cebola, tomate e cheiro verde. Depois de cozidos, coe água e faça um creme com manteiga e maisena. Junte ao creme as gemas cozidas, passadas na peneira e os camarões cozidos, amassados com o garfo, reservando alguns pedaços maiores para decorar os canapés. Passe a massa obtida em bolachas salgadas e pão de forma.

25. Canapé de Salmão

Figura 14 — Canapé de Salmão
Canapé de SalmãoOs autores (2020)

Ingredientes

1 filé de salmão defumado com pele

1 pacote de mini torradinhas

1 pote de requeijão

Manjericão

Modo de Preparo

A primeira coisa que eu faço é fatiar o filé de salmão. Reservo.

Monto uma porção de requeijão sobre cada mini torradinha, acomodo uma fatia de salmão e uma folha de manjericão.

26. Canapé de Atum

Figura 15 — Canapé de Atum
Canapé de AtumOs autores (2020)

Ingredientes:

2 latas de atum sólido em água, escorrido

1 pote de requeijão integral 200g

8 colheres (sopa) de castanha do brasil picadas

4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

2 colheres (sopa) de azeite

1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de sal

8 baguetes médias em fatias

12 damascos em fatias

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture bem o atum, o Requeijão, as castanhas do brasil, o cheiro verde, o azeite e a pimenta do reino e o sal. Coloque um pouco dessa mistura sobre cada fatia de pão, finalizando com os damascos.

27. Canapé de Queijo

Figura 16 — Canapé de Queijo
Canapé de QueijoOs autores (2020)

Ingredientes

1 pacote de pão de forma

1/2 envelope de creme de cebola

1/2 envelope de creme de queijo

50 g de queijo parmesão triturado (ponto de farinha)

50g de queijo coalho triturado (ponto de farinha)

1/2 xícara de leite

Orégano para polvilhar

Modo de Preparo:

Corte o pão de forma em quatro pedaços Faça um creme misturando abundantemente o creme de cebola, o creme de queijo, os queijos e o leite. Disponha os pãezinhos em uma forma e vá adicionando a cada um deles, com uma colher, o creme. Polvilhe o orégano. Leve para assar em forno aquecido a 180º por 30 minutos ou até dourar.

28. Carpaccio de Carne

Figura 17 — Carpaccio de Carne
Carpaccio de CarneOs autores (2020)

Ingredientes:

Carpaccio:

1 kg de lagarto limpo

Molho:

1 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) de salsa bem picada

6 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de cebola ralada

1 1/2 colher (sopa) de alcaparras picadas

Sal e queijo parmesão em lascas a gosto

Modo de preparo:

Carpaccio:

Embrulhe a carne em filme plástico. Deixe no congelador até que esteja congelada, mas não muito dura. Retire e corte em fatias finíssimas em uma máquina de cortar frios. Separe as fatias utilizando pedaços de filme plástico. Leve ao congelador e deixe até o momento de servir.

Molho:

Misture bem todos os ingredientes, exceto o queijo. Cerca de 20 minutos antes de servir, distribua as fatias de carne nos pratos. Regue com molho e polvilhe com o queijo.

29. Carpaccio de Salmão

Figura 18 — Carpaccio de Salmão
Carpaccio de SalmãoOs autores (2020)

 Sim, é um aperitivo caro. Porém, refinadíssimo. Você irá surpreender seus convidados com este aperitivo bem simples de se fazer.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de alcaparras

Suco de 1 limão

Sal a gosto

10 folhas de alface americana picadas

200g de carpaccio de salmão defumado

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque o azeite, alcaparras, o suco de limão e o sal e misture bem até obter um molho emulsionado. Reserve. Forre um prato com as folhas de alface, cubra com o salmão defumado cortado em rodelas finas e regue o molho. Sirva!

30. Isca de Filé ao Vinho

Figura 19 — Isca de Filé ao Vinho
Isca de Filé ao VinhoOs autores (2020)

Ingredientes

1 bife médio de filé mignon cortado em iscas ou cubos pequenos

1 xícara (chá) de vinho Tinto.

1 colher (chá) de alcaparras

1 colher (sopa) de champignon fatiado

Cebola em rodelas finas a gosto

1 colher (sopa) de mostarda

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (café) de páprica doce

1 colher (café) de alho amassado

1 pitada de pimenta branca

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte o filé em forma de iscas. Coloque em um recipiente, o filé, o vinho, mostarda, azeite, a páprica, o alho, a pimenta branca. Deixe por 12 horas para absorver o sabor. Frite os filés, mas não descarte o líquido. Reserve. Na frigideira que você fritou o filé, refogue o Champion, as cebolas e as alcaparras. Acrescente o líquido que você reservou da carne e o filé frito. Sirva!

31. Mini Folhado de Calabresa

Figura 20 — Mini Folhado de Calabresa
Mini Folhado de CalabresaOs autores (2020)

Ingredientes:

 Massa folhada

 1 unidades de cebola branca

1 unidade de cebola roxa

 1 fio de azeite

 2 dentes de alho

 2 unidades de calabresa

 1 unidade de gema de ovo

 Queijo mozarela

 Orégano a gosto

 Papel manteiga

Receita da Massa folhada

Ingredientes:

 500 gramas de farinha de trigo

 500 gramas de manteiga em temperatura ambiente

 1 xícara de água fria

 1 pitada de sal

Modo de preparo da massa folhada

Para começar fazendo esta receita de massa folhada o primeiro passo é reunir os ingredientes. As quantidades indicadas rendem 500g de massa folhada, siga atentamente os passos indicados para conseguir bons resultados. Coloque a farinha e o sal numa tigela grande e abra um buraco ao centro, como um vulcão. Verta a água fria nesse buraco e, com as mãos, comece misturando a farinha com a água em movimentos circulares, de dentro para forma. Reserve quando obtiver uma massa lisa e compacta. Para preparar esta massa folhada caseira é importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente, ou seja sólida, mas ligeiramente amolecida pois assim será mais fácil incorporar na massa. Corte-a em 8 cubinhos com o mesmo tamanho. Polvilhe farinha na bancada de trabalho e, com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de retângulo. Coloque ao centro 2 cubos de manteiga e feche, dobrando as duas pontas da massa sobre a manteiga. Alise com a ajuda do rolo, esmagando a manteiga dentro da massa. Reserve na geladeira por 30 minutos. Retire a massa da geladeira e abra novamente em forma de retângulo com o rolo. Acrescente mais 2 pedaços de manteiga ao centro, dobre ao meio (como na fotografia) e volte a alisar com o rolo. Repita este processo mais duas vezes, reservando na geladeira por 30 minutos entre cada etapa. Quando terminar de adicionar toda a manteiga à massa, reserve na geladeira por 1 hora e está pronta para ser usada! Se preferir pode até congelar, para isso embrulhe bem em plástico filme e retire do freezer cerca de 1 hora antes de usar.

*Decore esta receita, iremos usá-la adiante nas demais.

Modo de fazer do folhado de calabresa

Para fazer um delicioso folhado de calabresa acebolada com queijo, comece por esquentar o azeite em uma panela. Doure a cebola picada e o alho picado e mexa tudo. Junte a calabresa e deixe refogar por 10 minutos em fogo médio, mexendo regularmente. Divida a massa folhada em 4 porções e cubra o centro de cada uma com um quarto do refogado. Se desejar, pode preparar massa folhada caseira. Polvilhe com queijo mozarela a gosto e dobre as extremidades para selar o folhado de calabresa acebolada com queijo. Pincele os folhados com a gema de ovo batida e, se desejar, salpique com orégano. Coloque-os sobre uma assadeira com papel manteiga e leve ao forno preaquecido até dourarem (cerca de 10 minutos). Seu folhado de calabresa acebolada com queijo está pronto a comer. Sirva e desfrute dessa delícia!

32. Mini Folhado de Frango

Ingredientes:

 Massa folhada

1 unidades de cebola branca

1 unidade de cebola roxa

1 fio de azeite

4 dentes de alho

2 limões

2 unidades de peito de frango

1 unidade de gema de ovo

200 ml de catupiry

Orégano a gosto

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Tempere o frango com sal e o suco dos limões. Deixe por 6 horas. Cozinhe os peitos e desfie. Reserve Vamos refogar as cebolas, o alho, e os temperos: sal, pimenta, orégano. Quando eles estiverem transparente acrescente o peito de frango desfiado e o catupiry. Ferva por 5 minutos. Agora recheei sua massa e pincele com a gema do ovo.

33. Mini folhado de bacalhau

Ingrediente

Massa folhada

1 unidades de cebola branca

1 unidade de cebola roxa

1 fio de azeite

2 dentes de alho

400 g de bacalhau (sem sal)

1 unidade de gema de ovo

200 g de requeijão

 Sal e pimenta do reino

 Modo de preparo

Dessalgue o bacalhau e cozinhe. Cozinhado, desfie.

Vamos refogar as cebolas, o alho, e os temperos: sal, pimenta. Quando eles estiverem transparente acrescente o bacalhau desfiado e o requeijão. Ferva por 5 minutos. Agora recheei sua massa e pincele com a gema do ovo.

34. Folhado de Filé com Barbecue

Ingredientes

4 pedaços pequenos de filé mignon

Sal, pimenta do reino e molho inglês a gosto

3 colheres de manteiga (não serve margarina)

1 cálice de conhaque (Coloque um bom)

Recheio:

2 colheres (sopa) de mostarda

2 galhos de folhas de sálvia picadinhas

Molho Barbecue:

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de vinagre branco

1 xícara (chá) de catchup

½ xicara (chá) de mostarda

½ xícara (chá) de molho inglês

1 xícara (chá) de cebola ralada

1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de molho de pimenta

Outros ingredientes:

2 rolos de massa folhada

Cobertura:

1 ovo batido

2 colheres (sopa) de gergelim

Modo de Preparo

Tempere os filés com sal, pimenta e molho inglês. Doure bem de todos os lados na manteiga, retire e seque o excedente de líquidos com um papel absorvente. Em uma vasilha, misture a mostarda com a sálvia e passe por cada pedacinho de carne e embrulhe-as na massa folhada. Pincele o ovo, salpique o gergelim e leve ao forno quente (180º) por 20 minutos aproximadamente ou até que fique dourado.

35. Molho tártaro

Não tem mistério é só juntar todos os ingredientes e misturar em um recipiente e servir. Ideal para frango e batatas.

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de creme de leite (360 ml)

1 colher de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de cebolinha verde picada grosso

2 colheres de sopa de picles sortidos picados

4 colheres de sopa de cebola bem picada

1 colher de sopa de mostarda

1/2 colher de chá de sal

36. Molho Cheddar

Ingredientes:

1 pote de requeijão cremoso tipo cheddar

1 cebola

1 colher (sopa) rasa de margarina

1 pitada de açúcar

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pique a cebola em pedaços pequenos e coloque tudo em uma panela com margarina já derretida. Quando ela começar a dourar, inclua o açúcar até obter um tom dourado. Adicione sal e o cheddar. Mexa por cerca de 1 minuto com o fogo ainda ligado.

37. Molho Mostarda e Mel

Ingredientes:

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de mostarda

1 colher de sopa de mel

Misture tudo 

38. Maionese de Abacate

Só colocar todos os ingredientes no liquidificador e seu molho para fritas estará prontíssimo. O bom é que ele substitui a maionese tradicional e é mais saudável!

Ingredientes:

Polpa de 1/2 abacate

1 dente de alho

Coentro fresco a gosto

Suco de 1 limão

Sal a gosto

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

39. Molho de iogurte

Ingredientes:

1 colher de sopa de cebolinha verde

1 colher de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de vinagre

1 copo de iogurte desnatado natural

Sal à gosto

40. Molho de Ervas

Pra quem gosta de muito tempero, esse molho é tudo que sua porçãozinha para petiscar precisa. Muitas ervas e o toque de limão deixam o gosto saboroso e perfeito para batatas ou frango. Só junte tudo em um recipiente e misture.

Ingredientes:

200 g de Catupiry

4 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

1 colher (sopa) de suco de limão

4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

2 colheres (sopa) de manjericão picado

Leite, o quanto necessário

Sal e pimenta branca a gosto

41. Molho de Cogumelos

Ingredientes:

1 Pacote de cogumelo shitake

1 Pacote de cogumelo shimeji

1 Copo de requeijão cremoso

½ Copo de requeijão de creme de leite fresco

2 Colheres de sopa de queijo parmesão ou mozarela ralado

2 Colheres de sopa de manteiga

1 Colher de sopa de molho de soja

Pimenta do reino

Sal

Modo de preparo:

Para preparar o shitake e o shimeji, coloque ambos já despedaçados em uma panela com manteiga até secar o líquido. Em seguida, misture o requeijão, creme de leite e molho no recipiente até engrossar. Se quiser, polvilhe queijo ralado sobre a mistura.

42. Molho de Tomate Picante

Ingredientes:

2 colheres de sopa Azeite de oliva

2 dente(s) de alho

1/2 colher de chá Pimenta calabresa

2 colheres de sopa vinho tinto

5 Tomate pelado picado

½ colher de sal

Modo de preparo:

Em uma panela coloque azeite e os dentes de alho inteiros descascados e espere a mistura fritar. Em seguida, retire a panela do fogo, coloque a pimenta e espere o azeite dar uma leve esfriada. Coloque o vinho, volte a panela para o fogo e inclua os tomates. Depois disso só abaixar o fogo e deixar por 10 minutos. Para finalizar, coloque o molho em um recipiente, retire os alhos e deixe esfriar. Se preferir que ele fique mais homogêneo, bata no liquidificador.

43. Molho de alho

Ingredientes

1/2 copo de leite (tipo requeijão)

1 colher de chá de suco de limão

1 pitada de sal

2 dentes de alho inteiro

Óleo quanto necessário (não pode ser azeite)

Molho de fazer

O famoso molho de churrasco recebe uma repaginada na hora de acompanhar as fritas. Para fazer, é só jogar tudo no liquidificador - mas não se esqueça de tirar o miolo do alho para deixar o molho mais suave.

44. Bruschetta italianas

Figura 21 — Bruschetta italianas
Bruschetta italianasOs autores (2020)

Ingredientes

4 fatias de pão francês

2 tomates maduros

6 azeitonas pretas

50 g queijo parmesão

1 dente de alho

1 filete de azeite

Salsinha fresca e picada

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Descasque e pique o alho. Descasque e corte os tomates em cubos pequenos. Coloque em uma tigela e regue com azeite de oliva.

Adicione as azeitonas pretas, o alho, a salsinha picada, o sal e a pimenta ao gosto e misture bem. Cubra a tigela com plástico filme e coloque em local fresco por pelo menos 1 hora antes de servir. Corte o queijo parmesão em cubos pequenos. Coloque o pão em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse as fatias na grelha ou no forno. Depois que as fatias de pão estiverem assadas, deixe esfriar até a temperatura ambiente. Quando estiverem frios, coloque as fatias de torrada em um prato. Retire a mistura de tomate da geladeira e espalhe sobre as fatias de torrada. Polvilhe com cubos de parmesão e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.

45. Bruschetta de Tomate

Ingredientes

4 tomates italianos maduros

400g de pão italiano fatiado

15g folhinhas de manjericão

4 colheres azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino, a gosto

Modo de Preparo

Higienizar os tomates, retirar o meio, e cortar em quadradinhos pequenos. Reservar. Aquecer o forno, e torrar as fatias de pão italiano. Reservar. Em um recipiente, colocar os tomates picados, as folha de manjericão, azeite, sal e pimenta do reino, misturar com delicadeza. Ajustar os temperos, e colocar em cima das torradas. Servir imediatamente.

46. Bruschetta de Berinjela

Ingredientes

2 berinjela médias

2 tomates médios

150 g de presunto

150 g de mozarela

Azeite

Sal

Orégano

Modo De Preparo

Corte as berinjelas em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura. Tempere as berinjelas com sal, azeite e orégano e reserve. Corte os tomates em rodelas e tempere com sal e azeite e reserve. Unte uma assadeira média com azeite e coloque rodelas de berinjela. Em seguida, coloque as rodelas de tomate, uma fatia de presunto do tamanho da berinjela e uma fatia de queijo do tamanho da berinjela. Finalize com uma pitada de orégano. Leve ao forno a 200°C, até que a berinjela fique macia e o queijo gratinado. Sirva em seguida.

47. Bruschetta de Queijo

Ingredientes

1 pão italiano pequeno (ou o pão que preferir)

1 tomate

50 gramas queijo mozarela

50 gramas queijo parmesão ralado

1 dente alho

A gosto azeite de oliva

A gosto manjericão seco

A gosto sal e pimenta do reino

1 colher de sopa manteiga

Comece cortando os tomates. Tire as sementes e corte em cubos bem pequenos. Corte a mozarela em cubos pequenos também. Se preferir, em vez da mozarela pode colocar o queijo que você preferir. Misture os dois em um recipiente e acrescente o sal, a pimenta e manjericão (se você tiver manjericão fresco, melhor). Regue com bastante azeite de oliva. Pique o alho bem picado e misture junto. Corte os pães, passe um pouco de manteiga e coloque em uma forma. Coloque a mistura por cima e coloque um pouco de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré aquecido a 220° por cerca de 15 minutos.

48. Bruschetta de Camarão

Ingredientes

1 fatia de pão italiano

4 camarões cinza

2 tomates sem pele em cubos

30ml de azeite de oliva

Cebolinha picada a gosto

Alho picado a gosto

Modo de Preparo

Higienize os camarões e refogue em 15ml de azeite. Acrescente o alho picado, os tomates e a cebolinha. Monte a preparação na fatia de pão italiano levemente aquecido. Finalize com o restante do azeite.

49. Bruschetta De Alho E Cogumelos

Ingredientes

6 cebolas

3 dentes de alho

450g de cogumelos a sua escolha (você pode optar por porcini, shimeji, Portobello ou champignon)

3 colheres de sopa de azeite

100ml de vinho branco seco

3 colheres de sopa de alecrim picado

6 colheres de sopa de queijo gouda

Parmesão ralado para decorar

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PÃO

12 fatias de pão ciabatta

1 dente de alho

Modo De Preparo

Corte as cebolas e 3 dentes de alho com o disco ralador de espessura grossa do seu processador. Corte os cogumelos em tiras. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e salteie as cebolas e o alho por 5 minutos até ficarem macios. Acrescente os cogumelos e salteie por 10 minutos em fogo forte até ficarem dourados. Adicione o vinho e reduza. Incorpore o queijo gouda e o alecrim. A seguir, tempere a gosto e retire do fogo.

PÃO

Torre as fatias de ciabatta e abra ao meio o último dente de alho. Esfregue as metades do alho em um dos lados de cada torrada. Cubra o pão com a mistura de cogumelos e decore com um pouco de parmesão ralado. Sirva imediatamente.

50. Bruschetta de Queijo Prato e Atum

Figura 22 — Bruschetta de Queijo Prato e Atum
Bruschetta de Queijo Prato e AtumOs autores (2020)

Ingredientes

1 pão italiano

2 tomates picados em cubos não muito pequenos

100 g de queijo prato cortados em cubos

1 lata de atum

1/2 cebola cortada em cubos

Folhas de manjericão a gosto

Orégano a gosto

3 colheres (chá) de azeitonas picadas

1 colher (chá) de alcaparras picadas

Azeite a gosto

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo De Preparo

Corte o pão italiano em fatias médias e reserve. Em uma tigela misture o tomate picado, a cebola, a azeitona, o atum, o queijo e a alcaparra. Tempere com o manjericão e o orégano, reserve. Coloque as fatias de pão na assadeira, passe um fio de azeite em cada uma delas, por cima de cada fatia coloque a mistura dos tomates. Regue com um fio de azeite, polvilhe com o queijo parmesão. Leve para assar em forno a 180°, por 15 minutos, ou até o queijo derreter e o pão ficar crocante.

51. Coquetel de camarão

Figura 23 — Coquetel de camarão
Coquetel de camarãoOs autores (2020)

Ingredientes

500 g de camarões

2 colheres (sopa) de maionese

2 colheres (sopa) de ketchup

1 colher (sobremesa) de molho inglês

1/2 cálice de conhaque

2 colheres (sopa) de creme de leite

1 ramo de salsão

1 pé de alface

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de Preparo

Lave o alface, deixe secar e reserve. Em uma panela, afervente os camarões. Em 1 vasilha junte os ingredientes, menos a alface. O camarão deve ser picado, mas reserve alguns inteiros. Tempere com sal e pimenta. Em cada taça, coloque gelo no fundo, logo em seguida coloque um pouco de alface picada e uma porção de molho misturado. Enfeite em cada taça com 2 camarões inteiros. Sirva gelado.

52. Salada de Bacalhau

Figura 24 — Salada de Bacalhau
Salada de BacalhauOs autores (2020)

Ingredientes

300 g de bacalhau (1 posta grande)

250 g de grão-de-bico cozido (1 3/4 xícara)

2 ovos médios

80 g de azeitonas pretas, preferencialmente sem caroços (1/2 xícara)

80 g de pimentão vermelho (opcional) (1/2 xícara | cerca de 1/2 pimentão pequeno)

50 g de cebola (1/2 cebola média)

20 g de salsa ou salsinha (1/2 xícara)

42 g de azeite virgem extra (45ml | 3 colheres de sopa)

15 g de vinagre de vinho branco (opcional) (15 ml | 1 colher de sopa)

5 g de alho descascado para o cozimento do bacalhau (1 dente)

1 g de louro para o cozimento do bacalhau (1 folha)

1 g páprica doce (opcional) (1/4 colher de chá)

Pimenta-preta a gosto

Sal a gosto

Modo de Preparo

Prepare o grão-de-bico: Demolhe o grão-de-bico por no mínimo 8 horas. Em seguida, escorra a água do demolho e coloque na panela de pressão para cozinhar em pressão por 8-10 minutos ou até que o grão-de-bico esteja macio, mas inteiro. O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão e da panela de pressão. É necessário 125 g de grão-de-bico seco para 250 g de grão-de-bico cozido. Prepare os ovos: Em uma panela média, coloque 2 litros de água para ferver. Quando a água começar a ferver, retire os ovos da geladeira e coloque-os na água com o auxílio de uma concha. Este procedimento evita que a casca do ovo se quebre. Cozinhe os ovos por 8 minutos, retire-os da água quente e coloque-os na água fria para encerrar o cozimento. Quando os ovos resfriarem, retire as cascas com cuidado. Prepare a água: Em uma panela média, coloque o alho amassado, o louro, e 2,5 litros de água para ferver. Cozinhe o bacalhau: Quando a água estiver fervendo, coloque a posta de bacalhau. Tampe a panela e deixe cozer por 12 minutos em fogo muito baixo. Separe as lascas do bacalhau: Após 12 minutos de cozimento, escorra a água do cozimento e espere que a posta de bacalhau resfrie. Em seguida, com as mãos, separe as lascas do bacalhau. Descarte a pele e as espinhas. Prepare os ingredientes: Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo. Pique a cebola e a salsa. Corte o pimentão em cubinhos de 1 cm e os ovos em fatias de 1 cm de espessura. Misture os ingredientes: Em uma tigela grande, adicione o grão-de-bico cozido, a cebola, o pimentão, as azeitonas, a salsa e o bacalhau em lascas e misture delicadamente. Tempere a salada: Quando todos os ingredientes estiverem misturados, regue com o azeite de oliva e o vinagre. Em seguida, polvilhe a páprica (opcional), a pimenta-preta e o sal e misture novamente. Por fim, decore com os ovos cozidos.

53. Coxas de Frango

Figura 25 — Coxas de Frango
Coxas de FrangoOs autores (2020)

Ingredientes

6 unidades de coxa de frango sem pele

2 xícaras (chá) de farinha de rosca

2 colheres (sopa) de ervas secas (salsinha, cebolinha, orégano, manjericão)

1 colher (chá) de pimenta-do-reino amassada grosseiramente

3 unidades de gema de ovo

Sal grosso a gosto

Modo de Preparo

Misture a farinha de rosca com as ervas secas, a pimenta e o sal grosso. Passe as coxas nas gemas batidas e envolva-as com a mistura de farinha. Pressione com as mãos para grudar e formar uma crosta. Asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

54. Berinjela Defumada

Figura — Berinjela Defumada
Berinjela DefumadaOs autores (2020)

Ingredientes

    1/2 dente de alho

3 colheres (sopa) de pasta tahini

Suco de 1 limão

Sal a gosto

3 berinjelas médias (para a berinjela)

Sal e pimenta-do-reino a gosto (para a berinjela)

3/4 de xícara de coalhada seca (para a berinjela)

Sementes de 1 romã (para a berinjela)

Melaço de romã (para a berinjela)

Folhas de 1/2 maço de hortelã (para a berinjela)

Azeite (para a berinjela)

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata a pasta Verde com o suco de limão, o alho e 3 colheres (sopa) de água gelada. Tempere com sal e reserve na geladeira. Disponha as berinjelas, uma de cada vez, sobre a chama da boca do fogão, deixando chamuscar em fogo baixo. Com a ajuda de uma pinça, verifique se a parte de dentro está macia e vire as berinjelas. Quando estiverem chamuscadas por completo, retire do fogo e reserve por cinco minutos em uma assadeira. Em uma tábua, corte as berinjelas ao meio no sentido horizontal. Tempere com sal e pimenta. Com uma colher de chá, disponha a coalhada seca sobre as berinjelas. Regue com o molho tahini, sal, sementes e melaço de romã. Finalize com folhas de hortelã e um fio de azeite.

55. Peixe com Batata

Figura — Peixe com Batata
Peixe com BatataOs autores (2020)

Ingredientes

10 batata bolinha laminadas

1 xícara de vinagre

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída

2 filés de pescada branca, com pele, cortados ao meio

1 xícara de farinha para tempurá

1/2 xícara (café) de óleo de canola

1 xícara de salsinha picada

2 colheres (sopa) de maionese

1 folha de nori (alga)

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Deixe as lâminas de batata de molho em uma tigela com 1 xícara de água gelada e vinagre por 15 minutos. Escorra e seque com papel absorvente. Frite-as em óleo fervente, em imersão, até dourarem. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Tempere com sal e reserve. Tempere o peixe com sal e pimenta. Misture a farinha para tempurá com 1 xícara de água fria. Empane os filés nessa mistura. Frite-os em óleo fervente, em imersão, até a massa ficar dourada e ligeiramente estufada. Deixe escorrer sobre papel absorvente. Prepare a maionese de alga. Bata o óleo com a salsinha no processador até obter uma mistura homogênea. Adicione a maionese aos poucos, batendo até incorporar. Passe por uma peneira e reserve. Processe a alga até virar pó e incorpore à maionese. Sirva com o peixe e a batata.

56. Peixe Empanado com Molho Tártaro

Figura 28 — Peixe Empanado com Molho Tártaro
Peixe Empanado com Molho TártaroOs autores (2020)

INGREDIENTES

PARA O PEIXE:

800 g de filé de merluza

4 dentes de alho amassados

Suco de 2 limões

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ovos batidos

Farinha de trigo

Óleo vegetal para fritar

MOLHO TÁRTARO:

180 g de picles picadinho

80 g de azeitonas verdes picadinhas

3 colheres (sopa) de cebola picadinha

1 dente de alho amassado

Salsinha e cebolinha a gosto

5 colheres (sopa) de shoyu

1/2 caixinha de creme de leite

3 colheres (sopa) de mostarda dijon

1 colher (sopa) de catchup

4 colheres (sopa) de maionese

MODO DE PREPARO

Tempere os filés com o sal, pimenta, alho e suco de limão, deixe tomar gosto por no mínimo 30 minutos.

Passe no trigo, no ovo e novamente no trigo e frite em óleo quente.

Escorra bem em papel absorvente e arrume numa travessa.

MOLHO:

Misture todos os ingredientes num bowl.

Sirva junto com os filés.

57. Peixe Empanado Com Molho De Camarão

INGREDIENTES

Molho

1 colher (sopa) de margarina ou manteiga

Meia cebola média picada

1 cenoura pequena picada

100 g de camarão-cinza, limpo

100 g de polpa de tomate caseira

200ml de água

Sal e pimenta branca

Peixe

6 filés médios de Tilápia (600 g)

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 pitada de pimenta-do-reino preta em pó

1 pitada de sal

1 ovo

1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua (150 g)

3 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

Prepare o molho: em uma panela média, coloque a margarina/manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola, a cenoura, o camarão, sal e pimenta, e refogue por 5 minutos, ou até o camarão mudar completamente de cor. Acrescente a polpa de tomate e a água, e cozinhe em fogo médio por mais 5 minutos. Retire do fogo e reserve aquecido.

Prepare o peixe: em uma tigela média, coloque o peixe, o suco de limão, a pimenta-do-reino e o sal. Cubra e leve à geladeira, por 30 minutos. Passe os filés pelo ovo e em seguida pela farinha de mandioca, envolvendo-os completamente.

Em uma frigideira grande, coloque 1 colher (sopa) de óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o peixe empanado, aos poucos, e frite por 3 minutos de cada lado, ou até dourar, repondo o óleo quando necessário.

Retire do fogo, salpique a salsa e sirva em seguida, acompanhado do molho.

58. Peixe Empanado com Molho Picante

Figura 29 — Peixe Empanado com Molho Picante
Peixe Empanado com Molho PicanteOs autores (2020)

INGREDIENTES

Peixe empanado

1 peixe de 1kg inteiro

3 limões

Sal e pimenta a gosto

1 kg de farinha de trigo

4 gemas

Molho picante

1/2 litro de caldo de legumes

1 xícara (chá) de extrato de tomate

10 unidades de pimenta dedo de moça

1 xícara (café) de amido

3 colheres (sopa) de gengibre

3 colheres (sopa) alho

1 xícara (café) de açúcar

3 colheres (sopa) de pimenta picada

1 colher (sopa) de coentro picado

Modo de Preparo

Peixe empanado: retire os dois filés de pescado e corte em cubos, tempere com sal e limão, reserve na geladeira. Empane o pescado com ovo e farinha de trigo. Frite até dourar. Sirva com o molho e o arroz de acompanhamento.

Molho picante: em uma panela, faça um caldo de legumes com água, cenoura, cebola branca, salsão e pimenta dedo de moça. Ferva bem e reserve. Em outra panela, refogue o alho e o gengibre, adicione a pimenta picada e o extrato de tomate. Junte o caldo de legumes coado e reduza pela metade, adicione o açúcar e engrosse com o amido. Finalize com coentro picado.

59. Filé De Tilápia Com Alcaparras

Figura 30 — Filé De Tilápia Com Alcaparras
Filé De Tilápia Com AlcaparrasOs autores (2020)

Ingredientes

2 filés de tilápia

1 vidro pequeno de alcaparras em conserva

2 limões

Farinha de trigo para empanar o peixe

2 colheres de manteiga

Sal

Pimenta

Óleo pra fritar

Salsinha

Modo de Preparo

Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de 1 limão, reserve uns 10 minutos para que pegue o tempero. Depois desse tempo, empane somente em farinha de trigo, frite com pouco óleo em uma frigideira de teflon, deixando bem dourado dos dois lados. Escorra as alcaparras e passe em água pra remover um pouco do sal. Retire os filés. Na mesma panela com o fundo que sobrou (por isso usar a frigideira de teflon com pouco óleo) adicione o suco de 1 limão e as alcaparras. Adicione 2 colheres de manteiga e mexa até formar um molho líquido. Adicione a salsinha e sirva com arroz e feijão. 

A Amazônia aos meus olhos...

Vamos dar uma pausa, porque agora eu vou entrar um pouco na culinária regional, tão importante quanto a culinária mundial. Garcia (1999) aponta a ligação da gastronomia com a identidade regional, sendo a alimentação uma linguagem relacionada à cultura regional pelos costumes e comportamentos de um povo. Esse fato inclui suas preparações alimentares, pois o modo de cozinhar está ligado ao modo de vida de uma população. Então vamos conhecer alguns ingredientes, pois irão fazer parte das próximas receitas. E cá entre nós, fica extremamente elegante quando você sabe fazer, sem abusar do sabor forte e concentrado. Então cuidado.

Tucupi

Figura 31 — Tucupi
TucupiOs autores (2020)

 É o sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o caldo "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi).

O consumo regular do tucupi, sem exageros, é essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, no fortalecimento do sistema imunológico, no desenvolvimento normal dos dentes, na manutenção do bom estado do cabelo; além de ação protetora da pele e mucosas.

Tucumã

Figura 32 — Tucumã
TucumãOs autores (2020)

O Tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.), fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fibrosa, segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior à da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os cítricos.

Pupunha

Figura 33 — Pupunha
PupunhaOs autores (2020)

Pupunha (Bactris gasipaes) é uma palmeira multicaule da família das palmáceas, a mesma da carnaúba, do babaçu e do açaí. Atinge vinte metros de altura e, na fase adulta, erguem-se do solo de 10 a 15 caules secundários, os quais formam imponente touceira ao redor do espinhoso caule central e garantem a renovação da planta.

Castanheira do Brasil

Figura 34 — Castanha do Brasil
Castanha do BrasilOs autores (2020)

   A castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanheira-do-Pará, é uma árvore alta e bela, nativa da Amazônia. Ela pode ser encontrada em florestas às margens de grandes rios, como o Amazonas, o Negro, o Orinoco e o Araguaia, mas está ameaçada de extinção.

Pimenta Murupi

Figura 35 — Pimenta murupi
Pimenta murupiOs autores (2020)

Ela é tradicional da região norte do Brasil (principalmente Amazonas e Pará) e geralmente consumida em conserva ou no ‘pato no tucupi’ (prato brasileiro típico da culinária paraense). A murupi é reconhecida pelo seu sabor picante e diferenciado, possuindo frutos alongados, de coloração verde antes de amadurecer.

Gengibre da Amazônia

Figura — Gengibre da Amazônia
Gengibre da AmazôniaOs autores (2020)

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

 Gente, eu meio suspeita para falar sobre os ingredientes, sobre as especiarias do Norte. Simplesmente eu amo tudo. É claro que podemos colocar na nossa mesa. Além de um sabor diferente, iremos colocar saúde na nossa mesa. Sim, a culinária amazônica não só é saborosa como também benéfica para a saúde.

 

60. Pasta de Tucumã

Ingredientes:

200g de requeijão;

200g de creme de leite;

150g de tucumã;

50g de queijo coalho ralado (Vale lembrar que o mesmo não pode ser salgado);

Modo de Preparo

Primeiramente você coloca o requeijão no liquidificador, logo em seguida o creme de leite. Por fim, o tucumã. Vá batendo aos poucos com liquidificador aberto para controlar a textura. O segredo é deixar o granulado do tucumã. Feito isso, no final é só colocar o queijo coalho e misturar com uma colher. Você pode servir com torradas.

61. Pasta de pupunha

Ingredientes:

200g de requeijão;

200g de creme de leite;

150g de pupunha; (cozinhada e descascada)

50g de queijo coalho ralado (Vale lembrar que o mesmo não pode ser salgado);

Modo de Preparo

Primeiramente você coloca o requeijão no liquidificador, logo em seguida o creme de leite. Por fim, a pupunha. Vá batendo aos poucos com liquidificador aberto para controlar a textura. Feito isso, no final é só colocar o queijo coalho e misturar com uma colher. Você pode servir com torradas.

62. Coquetel de Pato

Ingredientes

500 g de Peito de Pato (cozido e desfiado)

2 colheres (sopa) de maionese

2 colheres (sopa) de ketchup

1 colher (sobremesa) de molho inglês

1/2 cálice de conhaque

2 colheres (sopa) de creme de leite

1 Cebola Branca

1 Cebola Roxa

5 Dentes de alho

3 Pimenta de cheiro

1 Pimenta Murupi

1 ramo de salsão

1 pé de jambu

Sal a gosto

Modo De Preparo

Lave o Jambu, deixe secar e reserve.

Em uma panela, refogue o pato, com azeite, colocando a cebola branca picada e a cebola roxa, depois coloque o alho picadinho, o salsão picado, as pimentas, que devem estarem picadas e sem sementes.

Pato refogado, reserve.

Na mesma panela, com fogo aquecido (baixo). Coloque o conhaque e o jambu e depois o molho inglês. Ficou mole, coloque o pato e o restante dos ingredientes. Sirva em taças decorados com camarão.

63. Salmão Picante No Tucupi

Ingredientes

400g de salmão (ou bacalhau)

1 xicara de chá de tucupi com pimenta de cheiro

Sal e alho picadinhos (o quanto baste)

1 Suco de laranja

1 fio de azeite de oliva extra virgem

1 colher de café de gengibre.

Modo de Preparo

  Tempere a posta de salmão com todos os ingredientes, tampe com filme e deixe marinar na geladeira por cerca de 20 minutos. Descante metade do líquido, tampe com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido 180 graus, por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos, se tiver a função grill, pode ativá-la no final do preparo para ficar bem douradinho. Divida a posta em duas, com cuidado e sirva com uma salada ou até mesmo com arroz.

64. Chips de Peixinho Vegano

Figura 37 — Peixe Vegano
Peixe VeganoOs autores (2020)

Qual é a planta peixinho?

O peixinho é uma Panc que apresenta benefícios para a saúde, mas é pouco conhecida na cozinha brasileira. O peixinho, também chamado de peixinho-da-horta, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre, é uma Planta alimentícia não convencional (Panc) de nome científico Stachys byzantina.

Ingredientes

400 g de folhas de peixinho da horta

100 g de fubá

50 gramas de trigo ou goma de mandioca (peneirada)

2 unidades de Ovo (batidos)

2 dentes de alho picadinho

½ pimenta murupi

Pitada de orégano

Pitada de sal

Modo de Preparo

Em um recipiente lave as folhas. Deixe secar. Depois de secas, tempere com sal, pimenta, orégano e o alho. Por 30 minutos. Agora empanar cada folha e fritar. Sirva em seguida.

65. Batata frita na Air Fryer

Ingredientes

300 g de Batata

1 colher de Azeite

Orégano

Sal

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte em palitos. Passe pela água, escorra e seque muito bem com papel toalha. Pré-aqueça a fritadeira por 5 minutos a 180ºC. Em uma tigela misture bem as batatas com o azeite, orégano e sal. Transfira para a cesta da Air Fryer. Leve para fritar por 25 minutos a 200 ºC. No meio do tempo, abra e chacoalhe as batatas na cesta para que todas fritem por igual.

66. Torta De Carne Seca Com Catupiry e Queijo

MASSA:

170 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

85 g de manteiga gelada em pedaços

3 colheres de sopa de água

RECHEIO:

350 g de carne seca

3 colheres de sopa de catupiry

125 g de queijo mussarela

1 e 1/2 colheres de sopa de azeitonas picadas

3 colheres de sopa de cebola picada

3 colheres de sopa de queijo parmesão

1 colher de sopa de salsinha (a gosto)

1 gema para pincelar sobre a massa

MODO DE PREPARO

MASSA:

Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Adicione a manteiga e esfregue com as mãos até formar uma farofa grossa. Coloque 3 colheres (sopa) de água fria e misture. Adicione mais água somente se a massa estiver esfarelando muito. Com as mãos, forme rapidamente uma bola de massa (evite trabalhar a massa com as mãos por muito tempo). Embrulhe a massa em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos antes de usar.

RECHEIO:

Dessalgue a carne seca. Cozinhe por 30 minutos na panela de pressão, espere esfriar e depois desfie. Misture a carne seca com todos os ingredientes, menos o queijo parmesão, e reserve para a montagem.

MONTAGEM:

Use uma forma com uma medida próxima a 13cm x 13cm x 6,5cm (largura x comprimento x altura). Forre a forma com a massa, cobrindo todos os lados com meio centímetro de espessura. Coloque o recheio e cubra com o queijo parmesão. Cubra com o restante da massa, caso não sobre muita massa para cobrir pode se fazer tirinhas finas para cobrir o máximo possível. Passe a gema por cima da massa. Coloque para assar por 35 minutos a 230ºC. Desenforme e sirva.

67. Torta de Frango

Massa:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente;

1/2 xícara (chá) de óleo;

1/2 xícara (chá) de leite;

1 gema;

1 colher (sopa) de fermento em pó;

1 colher (chá) de sal.

Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Como a gema pode ser maior ou menor, se sua massa ficar seca coloque um pouco de leite, se ficar mole um pouco de farinha. Como ela é bem fácil de trabalhar eu vou tirando pedacinhos e acomodando no fundo e lateral da forma, apertando com as pontas dos dedos. Feito isso, é só colocar o recheio e cobrir.

Para o recheio:

1 peito de frango desfiado

1/2 cebola picada

1/2 lata de milho verde

1 pacotinho de caldo de galinha

2/3 de copo de requeijão cremoso

3 colheres de queijo parmesão ralado

Sal, pimenta e salsinha à gosto.

Refoguei a cebola na manteiga, acrescentei o peito de frango, o milho, polvilhei com o caldo de galinha e somei 1/4 de copo de água e deixei em fogo baixo por alguns minutinhos. Juntei o requeijão, o queijo parmesão, acertei o sal e acrescentei pimenta branca moída na hora. Por fim coloquei a salsinha picada.

Montagem:

Depois de ter coberto a forma no fundo e laterais com a massa, coloque o recheio que deve estar totalmente frio. Para cobrir você pode usar o restante da massa e fazer uma “tampa” lisa, ou treliçada. Para fazer a treliçada, abra a massa com um rolo (não precisa colocar farinha na superfície), corte tiras e faça a treliça.

Se você não quiser pincelar a gema na massa totalmente crua, leve a torta ao forno pré-aquecido em 200º e depois de 40 minutos tire, e pincele a gema de ovo e volte para o forno.

Geralmente fica pronto em 1h e 30m no forno. Mas, cada forno é diferente.

68. Canapé de Carne de Porco

Figura 38 — Canapé de Carne de Porco
Canapé de Carne de PorcoOs autores (2020)

O primeiro passo de tudo é o antes. Toda carne, preparada antes fica bem melhor do que aquela preparada no mesmo dia. Vamos Usar dois filés de porco para fazer a base dos canapés, ele será nosso pão. De um dia para o outro vamos deixar esta carne marinar numa mistura de molho de soja (shoyu), azeite de oliva, cury, pimentas (síria, branca, preta, rosa), sal e suco de limão. A ideia é ter mesmo um tempero forte e marcante. No outro dia, você vai colocar esta carne em 30 minutos no forno, em fogo alto. Deixou esfriar, colocar na geladeira.

O molho especial (O Chutney)

1 colher de manteiga

1 dente de alho

½ cebola roxa picadinha

½ colher (chá) de pimenta dedo de moça

1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

 ½ colher (chá) de Cury em pó

Suco de um limão

½ pimentão vermelho em cubinhos (não coloquei)

½ pimentão verde picado em cubinhos (não coloquei)

2 maçãs tipo Fuji cortadas em cubinhos (não coloquei)

1 abacaxi cortado em cubinhos pequenos

3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara de uvas- passas (não coloquei)

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Em uma panela refogue a cebola na manteiga. Em seguida acrescente o alho picadinho, a pimenta dedo de moça e o gengibre e misture tudo. Coloque o Cury, o suco de limão, os pimentões, as maçãs, o abacaxi e o açúcar mascavo. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns cinco minutos em fogo baixo. Em seguida acrescente as uvas passas e o sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado. Deixe ele ficar com uma textura firme.

Agora, corte os files redondos ou quadrados, e coloque seu molho em cima.

69. Palito de Vegetais

Figura 39 — Palito de vegetais
Palito de vegetaisOs autores (2020)

Ingredientes

2 cenouras

Brócolis

2 talos de Salsão

2 talos de erva doce

Modo de Preparo

Higienizar. Depois é cortar os legumes como palitos e colocar em copinhos. Fica lindo, e saudável. Sirva com um molho de sua preferência.

70. Palito de Legumes 2

Figura 40 — Palito de vegetais 2
Palito de vegetais 2Os autores (2020)

Ingredientes

16 tomates-cereja

1/2 xícara de chá de maionese Gourmet

4 colheres de chá de salsinha fresca picada

4 colheres de chá de manjericão fresco picado

2 colheres de chá de alecrim fresco picado

1 cenoura pequena cortada em palitos

1 pepino pequeno cortado em palitos

1 talo de salsão cortado em palitos

Modo de Preparo

Espete 2 tomates-cereja em cada espetinho de bambu e reserve.

Em uma tigela, coloque a maionese, a salsinha, o manjericão e o alecrim, e misture bem.

Disponha em mini taças, distribua os palitos de legumes e os espetinhos de tomate. Sirva em seguida.

71. Palito de Pepino

Ingredientes:

100 g de queijo minas

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

1 colher de chá de ervas italianas ou ervas finas (eu utilizei um mix com orégano, manjerona, tomilho, alecrim e sálvia)

Vegetais como pepino, cenoura, aipo, salsão, pimentão e tomate

Modo de preparo: Em um mini processador ou no mixer adicione o queijo minas, o azeite e o queijo parmesão, bata até virar um creme. Adicione as ervas e misture com uma colher. Transfira para um potinho e reserve. Higienize os vegetais. A cenoura descasque, os demais, mantenha a casca. Corte no sentido do comprimento, formando palitos. Reserve. E um prato, disponha os palitos de vegetais, coloque o potinho com o patê e sirva.

72. Espetinho de legumes

Figura 41 — Espetinho de legumes
Espetinho de legumesOs autores (2020)

Ingredientes

2 abobrinhas

2 berinjelas

2 cenouras

1 bandeja de tomates-cereja

Sal e pimenta a gosto

Azeite de oliva

Orégano

Modo de Preparo

Separadamente, corte em cubos a abobrinha, a berinjela e a cenoura. Coloque em uma vasilha com água. Quando você terminar de cortar todos. Classe por classe, você vai secar e temperar com sal e pimenta. Monte os espetinhos em palitos de churrasco, alternando os ingredientes: abobrinha, berinjela, cenoura e tomate cereja. Em uma frigideira com um fio de azeite, grelhe os espetinhos até que os legumes fiquem dourados. Se preferir, asse na churrasqueira ou leve ao forno em uma assadeira. Salpique óregano e regue com azeite de oliva antes de servir.

73. Dados de tapioca

Figura 42 — Dados de Tapioca
Dados de TapiocaOs autores (2020)

Ingredientes

500 g de farinha de tapioca granulada

1 litro de leite líquido integral

500 g de queijo coalho ralado

Sal a gosto

Pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de Preparo

Aqueça o leite em uma panela. Quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo coalho ralado e continue mexendo. Logo em seguida adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo. Adicione o sal e pimenta a gosto. Pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados. Despeje em uma forma coberta com papel filme (pvc), cubra em cima também e leve para a geladeira por duas horas. Depois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar.

74. Geleia de Pimenta

Ingredientes

5 a 10 pimentas dedo de moça (depende do grau de ardência que você deseja)

1 dente de alho pequeno picado (pode usar meio

2 maçãs pequenas sem casca e sem sementes picadas

1 xícara de açúcar (ou mais se gostar mais doce)

1/4 xícara de água

1/4 xícara de vinagre de maçã

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Corte as pimentas ao meio e retire todas as sementes e a parte branca. Eu faço isso com uma colher de chá. Acho que é muito mais prático. Pois já retiro as sementes e a parte branca de uma vez. Depois corte em 3 ou 4 pedaços.

Em um mixer ou liquidificador, coloque as pimentas, a maçã, o alho e a água. Bata por alguns instantes só até que a pimenta esteja picada e a maçã triturada.

Coloque a mistura em uma panela, junte o açúcar, o vinagre e o sal. Misture com uma colher de pau e leve para fogo baixo.

Deixe cozinhar até chegar na consistência de geleia, mexendo as vezes. Deve levar cerca de 10 minutos.

Pra você saber a consistência, é bem fácil. Retire uma colherinha da geleia e coloque em uma superfície lisa e fria. Ela deve ficar cremosa ao entrar em contato com a superfície. Se ela endurecer, passou do ponto. Você pode adicionar mais água. Se ela ficar muito liquida é porque ainda precisa cozinhar mais uns minutos.

Quando estiver pronta, basta coloca-la ainda quente em vidros esterilizados.

75. Geleia de Abacaxi

Ingredientes

1 Abacaxi (Bem Maduro)

1 xícara (chá) de Açúcar

¼ xícara (chá) de Água

Suco de 1 Limão

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o abacaxi picado, açúcar, água e o suco de limão.

Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos misturando de vez em quando.

Passe tudo para um processador ou mixer e processe rapidamente (deixe alguns pedacinhos)

Coloque em um pote de vidro com tampa e espere esfriar antes de servir.

76. Geleia de Cupuaçu

Ingredientes

6 ovos

100g de manteiga com sal

1/4 de pimenta dedo-de-moça

500g de polpa de cupuaçu

450g de açúcar cristal

Modo de Preparo

Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Acrescente a manteiga e continue batendo apenas até incorporar. Em uma panela, misture a polpa de cupuaçu, a pimenta, o açúcar e os ovos batidos com a manteiga. Leve ao fogo baixo e cozinhe até aproximadamente 80°C ou até chegar no ponto napé (mergulhe a colher no creme e passe o dedo nas costas da colher. Se formar um caminho e o creme não escorrer, significa que está no ponto). Coloque a geleia em um vidro limpo e com tampa nova. Vire de boca para baixo por 5 minutos e volte a posição normal. Coloque o vidro tampado em uma panela com água acima da tampa. Ligue o fogo alto e, quando ferver, espere 20 minutos. Retire da panela com cuidado, deixe secar sobre um pano, etiquete e guarde em local fresco.

77. Geleia de Maracujá

1 xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes (cerca de 3 maracujás)

⅔ de xícara (chá) de açúcar cristal

1 ½ xícara (chá) de água

1 pimenta dedo-de-moça

1 pitada de pó de café

1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Lave e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e pique fino as metades. Corte o topo dos maracujás e transfira metade da polpa (com as sementes) para uma panela média e a outra metade para o liquidificador. No liquidificador, bata o maracujá com a água até triturar as sementes. Peneire o maracujá batido sobre a panela, raspando bem com uma colher para extrair todo o suco. Misture o açúcar, a pimenta picada, o café e o sal. Leve ao fogo médio e, depois de ferver, deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até engrossar — mexa de vez em quando com uma espátula de silicone para não grudar no fundo e nas laterais da panela. Para verificar o ponto: cubra as costas de uma colher com a geleia, espere alguns segundos e passe o dedo indicador, formando uma linha: a geleia deve estar na consistência de gel e não escorrer. O maracujá tem bastante pectina e fica mais consistente ao esfriar.

Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando um espaço de cerca de 2 cm até a tampa sem preencher. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo.

 “A gente não perdeu tempo em colocar algumas receitas de geleias. Pois, elas irão servirem para você nunca repetir a mesma geleia nas suas entradas e petiscos. A ideia é te dar um leque de oportunidade para você criar sua recepção gastronômica. Afinal nós queremos agradar os paladares dos convidados”.

                                                                                         Rouden Oliveira

78. Tábua de Frio 1

Figura 43 — Tabua de frio 1
Tabua de frio 1Os autores (2020)

Para 15 pessoas: elaborada com presunto parma, pastrami, salame serrano, mortadela com pistache, queijo de cabra curado, queijo brie, queijo de cabra cremoso com mel de figo, queijo grana padano, queijo gouda, queijo do reino, queijo camenbert, pesto de rúcula, chutney de tomate, azeite aromatizado, figo fresco, uvas, geleia de frutas vermelhas de produção própria e castanhas.

79. Tábua de Frios 2

Figura 44 — Tabua de frio 2
Tabua de frio 2Os autores (2020)

Para 15 pessoas: elaborada com: queijo minas, queijo gorgonzola ou outros queijos de sua preferência. 20 ovos de codorna cozidos, salame, presunto, azeitonas descaroçadas e damascos secos.

80. Tábuas de Frios 3

Figura 45 — tabua de frio 3
tabua de frio 3Os autores (2020)

  Esta foi elaborada com: presunto, salame italiano, chester, copa e lombo. Gorgonzola, provolone, parmesão, prato, caccio cavalo, gouda. Ameixa seca, damasco, nozes, castanha, azeitona, pepino, ovos de codorna, cereja, frutas da estação (morangos ou uvas).

81. Tábuas de frios 4

Figura 46 — tabua de frio 4
tabua de frio 4Os autores (2020)

 Esta foi elaborada com: Presunto, tomate seco, pimenta, azeitonas, ovos de codorna, rabanete e salame.

82. Tábuas de Frios 5

Figura 47 — tabua de frio 5
tabua de frio 5Os autores (2020)

 Esta foi elaborada com: Azeitona verde, azeitona roxa, queijo, presunto e dois tipos de molhos. Decoradas com folhas de alface.

  Eu sei que fazer uma tábua, demora um pouco e tem que ser servida resfriada, para que nada estrague ou fique mucho. Vocês podem fazerem pela manhã e embalar com filmito (pvc) e guarda na geladeira. Só tirar quando for servir mesmo.

      

83. Tábua de Frios 6

Figura 48 — tabua de frio 6
tabua de frio 6Os autores (2020)

 Esta foi elaborada com: presunto, pães, torradas, biscoitos, uva, mix de castanhas e salame.

84. Tábua de Frios 7

Figura 49 — tabua de frio 7
tabua de frio 7Os autores (2020)

 Esta tábua é um pouco mais complexa. O seu convidado vai ter que cortar os queijos. Aquele pote é uma das geleias. Criatividade eim!

85. Tábua de Frios 8

Figura 50 — tabua de frio 8
tabua de frio 8Os autores (2020)

 Esta tábua iremos dispor de 2 tipos de geleia (jabuticaba, goiaba, morango ou uva) e 2 patês de sua preferência. No mais é três tipos queijos e três tipos de presuntos.

86. Tábua de Frios 9

Figura 51 — tabua de frio 9
tabua de frio 9Os autores (2020)

 Esta tábua é um mix de presunto, queijo, salame e azeitona.

87. Tábua de frios Vegano.

Figura 52 — Tábua de frios Vegano.
Tábua de frios Vegano.Os autores (2020)

 Sim! Vamos fazer uma tábua vegana. Tudo grelhado com azeite. Está aqui vai: Milho, pimentões vermelho, verde e amarelo, vai damasco, cogumelos, vagens, tomates e berinjela. Temperados com sal e pimenta do reino.

88. Petiscos mix

Figura 53 — Petiscos mix
Petiscos mixOs autores (2020)

Ingredientes

500 g de linguiça toscana

500 g de linguiça defumada

Bolinha de queijo ou macaxeira

500g de batata pequenas

Patê da sua preferência

Modo de Preparo

 Primeiro frite as linguiças e as bolinhas de queijo. Cozinhe as batatinhas com sal depois frite no mesmo óleo que você fritou as linguiças e as bolinhas. Sirva com patê de queijo.

89. Escondidinho de Linguiça

Figura 54 — Escondidinho de Linguiça
Escondidinho de LinguiçaOs autores (2020)

Ingredientes

10 batatas inglesas

5 linguiças de churrasco

1 colher de sopa de catchup

1/2 caixa de molho de tomate pronto

1 cebola pequena picada

1 pimentão pequeno picado

1 colher de sopa de alho picado

100 g mussarela

100 g parmesão fresco ralado

100 ml de leite integral

2 colheres de sopa de margarina

Modo de Preparo

Coloque as batatas para cozinhar, descascadas. Enquanto elas cozinham, retire o recheio das linguiças e descarte a película. Frite o recheio das linguiças em óleo quente. Quando estiverem fritas, acrescente o alho picado. Depois de 1 minuto, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue sem parar e vá acrescentando o molho de tomate e o catchup e reserve. Quando as batatas já estiverem cozidas, faça um purê com elas, amassando bem e misturando a margarina e o leite. Em um refratário não muito grande, prepare o escondidinho colocando uma camada de purê, outra de linguiça e cubra com o purê novamente. No final, cubra tudo com queijo mussarela. Por cima, polvilhe o parmesão ralado na hora. Asse

90. Escondidinho de Carne Moída

Figura 55 — Escondidinho de Carne Moída
Escondidinho de Carne MoídaOs autores (2020)

Ingredientes

Purê:

1 Kg mandioca cozida e espremida

1 caixa creme de leite

1 copo leite

1 colher de sopa manteiga

A gosto sal

Recheio:

500 g carne moída

1 Requeijão cremoso

1 sachê de molho de tomate

A gosto Queijo ralado

A gosto sal, alho, cebola raladas, temperos

Modo de Preparo

Leve ao fogo a manteiga, o sal e a mandioca espremida com o copo de leite, mexa bem e depois misture o creme de leite. Reserve.

Refogue a carne moída, temperada com sal, alho, cebola, etc. Deixe refogar bem, depois acrescente e misture o molho de tomate, e se desejar coloque cheiro verde. Num refratário untado, Coloque um pouco de purê, cobrindo o fundo, depois coloque toda a carne moída com o requeijão cremoso e o queijo ralado. Cubra o recheio com o restante do purê, salpique queijo ralado e leve ao forno pré aquecido para gratinar.

91. Escondidinho de Camarão

Figura 56 — Escondidinho de Camarão
Escondidinho de CamarãoOs autores (2020)

Ingredientes

500g de mandioquinha

2 colheres de manteiga

1 xícara de creme de leite fresco

500g de camarão limpo

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

3 dentes de alho

2 tomates picados

1 xícara rasa de coentro picado

500g de requeijão tipo Catupiry (ou requeijão cremoso)

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de Preparo

  Para o purê, cozinhe bem a mandioquinha, escorra e amasse. Em uma panela com a mandioquinha amassada, acrescente a manteiga, o creme de leite fresco e mexa. Tempere com sal e noz moscada a gosto e misture. Para o recheio, tempere 500g de camarão limpo com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira grande, esquente o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates e refogue até ficar macio. Acrescente o camarão e refogue levemente até ficar bem alaranjado. Quando o camarão estiver cozido, tempere o Em potinhos individuais que possam ir ao forno coloque uma camada do purê de mandioquinha, cobrindo todo o fundo do potinho. Coloque uma boa camada do recheio de camarão e cubra com uma camada de Catupiry (ou requeijão cremoso). Leve ao forno médio até gratinar e é só servir! recheio com um pouco de sal e pimenta do reino a gosto, coloque o coentro e misture. Reserve.

92. Escondidinho de Cogumelos

Ingredientes - Massa

1 quilo de batata (se quiser, pode usar batata-doce, batata-baroa, inhame ou aipim)

Tempero que preferir para cozinhar (louro, salsa, coentro, salsão, alecrim ou temperos secos)

1 litro de água de água

Ingredientes - Recheio

300 gramas de cogumelos que tiver em casa

250 mililitros de molho de tomate

Tempero de preferência (tomilho, orégano, alecrim ou temperos secos)

Modo de Preparo

Em uma panela, cozinhe a batata em 1 litro de água com os temperos de preferência. Depois disso, escorra a batata e amasse (com garfo, triture no mixer ou use o espremedor de batatas). Obs.: se preferi

Corte os cogumelos e salteie na frigideira. Em seguida, transfira para uma panela com o molho de tomate e acrescente os temperos de sua preferência.

Em um refratário ou assadeira, coloque uma camada de batata e recheie com os cogumelos. Acrescente mais uma camada de batata e finalize com farinha de rosca, castanha ou nozes. Leve para gratinar. Depois, sirva o prato.

93. Escondidinho de Berinjela

Ingredientes

1 berinjela média cortada em rodelas

1 cebola grande cortada em anel

1 tomate cortado em rodelas

1/2 pimentão cortado em rodelas

Cheiro verde picado

1 xícara de molho de tomate

1 colher de sopa de azeite de oliva

200 g de mussarela fatiada

100 g de presunto picado

1/2 lata de milho verde ou seleta de legumes

Modo de Preparo

Em um frigideira grande refolgue o azeite a cebola e os pimentões. Depois que a cebola deu uma leve murchada, junte o cheiro verde e o os tomates. Deixe refogar por uns cinco minutos, junte as rodelas da berinjela. Coloque 1/2 xícara de água. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Junte o molho de tomate o presunto e milho verde. Deixe cozinhar até o molho encorpar bem. Assim que a berinjela estiver bem cozida coloque as fatias de mussarela por cima. Deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe a mussarela terminar de derreter. Sirva quente com arroz, é um delícia

94. Escondidinho de Pirarucu (Pode ser bacalhau)

Ingredientes

500 g de Pirarucu Seco

1 cebola branca

1 cebola roxa

5 dentes de alho

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

4 pimentas de cheiro

1 pimenta murupi

Cheiro verde

100 g de manteiga

1 maço de jambú

Para o purê

1 kg de mandioca

2 colheres (sopa) de margarina

200 ml de creme de leite

1 unidade de cebola

1 dente de alho

100 g de parmesão

Modo de Preparo

 Vamos começar por cozinhar o pirarucu, para retirar o excesso de sal. Cozinhou, desfie e reserve. Vamos refogar: cebolas, alho, pimentões, pimenta de cheiro e colocar o pirarucu desfiado. Prove e corrija o sal. Reserve Faça o purê. Reserve. Vamos refogar o jambu na manteiga. Refogou, reserve.   Agora vamos montar: Camada de purê, depois pirarucu, depois o jambu e cubra com a camada de purê. Coloque no forno para dourar. Sirva

95. Tempura de camarão

Figura 57 — Tempura de camarão
Tempura de camarãoOs autores (2020)

Ingrediente

1/2 kg de camarão limpo

Alho e sal para temperar o camarão

4 ovos inteiros

5 colheres de farinha de trigo

1 envelope de sazon vermelho ou sazon para peixe

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Tempere o camarão limpo com alho e sal e reserve. Bata os ovos inteiros até ficar homogêneo acrescente uma pitada de sal, o sazon e a farinha de trigo e bata bem com o garfo até virar uma massa homogênea. Mergulhe aos poucos o camarão nessa massa e frite em óleo quente. Quando dourar a massa, retire com uma escumadeira e escorra em toalha de papel absorvente. Sirva quente como tira gosto ou mesmo com arroz branco e molho de camarão.

96. Tempura de Frango

Ingrediente

250 g de frango desfiado ou a quantidade que interessar

1 xícara (chá) de pimentão picadinho

1 1/2 xícaras (chá) de cenoura ralada

1 xícara (chá) de cebola cortada em rodelas bem finas

Cheiro verde picado a gosto

Massa:

1 ovo

4 xícaras (chá) farinha de trigo

500 ml de água gelada

1 sachê de caldo de carne sazon

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Preparar a massa, adicionar em uma tigela a água, a farinha e o ovo.

Mexer bem até formar uma massa homogênea.

Adicionar os condimentos (caldo de carne, pimenta-do-reino e sal) e mexer um pouco mais.

Misturar os demais ingredientes à massa.

Levar ao fogo uma panela com óleo e, quando o óleo estiver bem quente, colocar (com auxílio de uma colher ou garfo) uma porção dessa mistura para fritar até dourar.

Tirar da panela e colocar em um prato com papel toalha para que o óleo seja absorvido.

Sirva quente.

97. Tempura de Peixe

Ingredientes

500 g de peixe

Limão para temperar o peixe

Massa de Tempura:

½ xícara de farinha de trigo

½ xícara de farinha de sêmola

1 ovo

½ xícara de cerveja

1 colher de café de fermento em pó

Sal

À dorê:

½ xícara de farinha de trigo

½ xícara de farinha de sêmola

1 colher de café de páprica

Sal

À dorê de fubá:

1 xícara de fubá

Sal

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Tempura:

Misturar os secos, depois o ovo e, por fim, a cerveja pouco a pouco até dar ponto.

À dorê:

Passar nas farinhas e fritar.

98. Casquinha de Caranguejo

Figura 58 — Casquinha de caranguejo
Casquinha de caranguejoOs autores (2020)

Ingredientes

700 g de carne de caranguejo

2 cebola picada

5 dentes de alho picados

1 pimentão vermelho (pequeno) picado

1 tomate picado

1 vidro de leite de coco

3 colheres de sopa de azeite

Cebolinha verde picada

Coentro picado

Salsinha picada

Suco de 3 limões

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Tempere a carne de caranguejo como suco do limão sal e a pimenta do reino. Refogue a cebola no azeite em seguida adicione o alho, o pimentão e deixe-o derreter um pouco. Coloque o tomate e a carne de caranguejo. Deixe cozinhar em fogo baixo, depois adicione o leite de coco. Acerte o sal e sirva.

99. Casquinha de Siri

Ingredientes

1 cebola branca

1 cebola roxa

5 dentes de alho

1 pimentão verde (sem pele)

1 pimentão amarelo (sem pele)

1 pimentão vermelho (sem pele)

5 colheres (sopa) de azeite

4 tomates, sem pele e sem sementes, picados grosseiramente

4 colheres (sopa) de coentro picado

500g de carne de siri cozida, desfiada

Suco de limão (3 limões)

1 xícara (chá) de leite de coco

1 colher (sopa) de azeite de dendê

1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande, frite as cebolas, alhos e pimentões no azeite até ficar macia. Junte o tomate e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o coentro, a carne de siri, o limão, sal e pimenta. Adicione o leite de coco e cozinhe em fogo médio até que o molho fique reduzido e a carne bem úmida. Tempere, retire do fogo e distribua o recheio nas casquinhas. Em uma frigideira, coloque o azeite de dendê, a farinha de mandioca e o sal. Torre a farinha em fogo baixo, até dourar ligeiramente. Em cada casquinha, polvilhe um pouco de farofa. Leve ao forno quente (200º), preaquecido, por 10 minutos.

Sirva em seguida.

100. Receita de Pão Caseiro

Figura 59 — Pão caseiro
Pão caseiroOs autores (2020)

Ingredientes

500 g de farinha de trigo

70 ml de óleo

1 xícara de leite morno

1 colher de sobremesa de açúcar

2 ovos

Pitada de sal

5 g de fermento biológico seco

Modo de Preparo

  Enfarinhe uma forma de bolo inglês ou pão de forma. Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha). Depois em um recipiente misture o que foi batido no liquidificador com a farinha de trigo com uma colher, vá adicionando aos poucos e mexendo até obter uma massa mole. Essa massa é mole mesmo, então pode mexer na mão incorporando a farinha aos poucos, até que fique lisinha e mole, não é uma massa firme de pão típico de pão com sova, Depois coloque na forma de bolo inglês ou pão de forma no máximo 1/3 do volume total da forma e deixe a massa crescer por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido a 200°c até dourar. Deixe esfriar um pouquinho que o pão se solta sozinho da forma

SÍNTESE

Chegamos ao final deste EBook. Gostaria de te agradecer por adquirir, ele não é um simples livros de receitas, mas sim, um pouco do meu trabalho do qual faço com tanto amor e dedicação nestes anos.

 Eu nunca tive aulas de etiquetas na minha vida, tudo o que sei, eu aprendi em livros, assistindo tv, série, filmes e documentários. Me espelho muito na coco Chanel, para mim é um exemplo de mulher moderna e educadíssima.

 Todas estas receitas foram resultados de uma grande pesquisa, em site, em livros, em revistas e claro, na minha vivência acadêmica e profissional. Todas elas foram escolhidas a dedo por mim, testadas, modificadas e transformadas em petiscos e entradas para nós servimos nossos convidados.

 Eu sou meio suspeita em falar sobre receber. Pois, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de receber alguém na minha casa. E nunca repetir uma receita. Então se um dia você tiver a oportunidade de comer algo feito por mim...saiba, que você está comendo algo único, que vai amor e conhecimento profissional.

                                  Por Rouden Oliveira

Referências

FREIXASDolores; CHAVESGuta. Gastronomia no Brasil e no Mundo. São paulo: SENAC, 2008.

KINUPPValderly Ferreira; LORENZIHarri. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Nova Odessa: Avenida Brasil, 2000.

KOVESIBetty . 400 G. 2ª ed.. São Paulo: NACIONAL, 2007.

MATIASMarlene . Organização de Eventos . 6. ed. São Paulo : Manole, 2013.

PHILIPPISonia Tucunduva. Nutrição e Técnica Dietética. 2. ed. Baueri: CIA EDITORIAL, 2006.

THE CULINARY INSTITUTE OF AMERICA (Org.). The Professional Chef. New York: CIA, 2002.

TROTTERCharlie; HALLLyn. Facas e Cortes. São Paulo: Publifolha, 2009

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica