DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

THAIS GOULART GALVÃO

Orientador:
Marco

Coorientador:
Fabiana

Resumo

Sapore se tornou a primeira multinacional genuinamente brasileira de restaurante corporativo. A marca Sapore lança um modelo de negócios baseado em técnicas de gestão inovadoras, com uma crescente preocupação com a qualidade final oferecida e a experiência nos restaurantes que administra.
Daniel Mendez nasceu no ano de 1962, no Uruguai.
Quando tinha 11 anos de idade, se mudou pra o Brasil com seus pais. Na época, sua família se mudou para a cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul – que fazia fronteira com seu país natal.
Tanto que nos primeiros anos Daniel ele morou no Brasil, porém, todos os dias atravessava a fronteira entre os países para estudar no Uruguai.
Com 13 anos de idade, Mendez começou a ajudar seu pai no restaurante da família. O jovem trabalhava como garçom.
Foi no período que o jovem começou a gostar de lidar com público.
Na juventude, Daniel se mudou para Porto Alegre. Durante seu período na capital gaúcha ele trabalhou em hotéis e supermercados.
Todavia, seu objetivo era voltar a trabalhar com restaurantes.
sto, aliado a sua vontade de receber um salário maior, fez com que se mudasse para cidade de Campinas, no estado de São Paulo.
Em 1990, Mendez estava bem estabelecido em Campinas. Foi no período que a carreira de empresário de Daniel Mendez teve início.
Dois anos mais tarde, em 1992, ele inaugurou a Sapore, uma empresa de refeições coletivas.
Ainda que o início do negócio tenha sido complicado, o renome de Mendez no mercado, fruto dos anos atuando na área de alimentação, foi fundamental no sucesso do negócio.
No final do primeiro ano do negócio, a companhia já tinha sete clientes e produzia mil refeições por dia.
O grupo formado por Daniel cresceu de forma acelerada, sendo que durante a primeira década se espalhou por outras regiões do país.
Mendez tinha o objetivo de ganhar mercado e tornar sua empresa uma das principais da área. Porém, a profissionalização da parte gerencial do grupo não acompanhou a expansão do empreendimento.
Tanto que na crise econômica global de 2008, a Sapore sentiu os efeitos de forma mais intensa que a concorrência. Chegando próximo a falência.
O período fez com que Daniel remodelasse toda equipe de liderança da empresa, além de criar um conselho que contribuísse com ele nas decisões do grupo.
Entre as alterações promovidas na empresa, a principal foi no modelo de distribuição de alimentos feito pela empresa.
Ainda foi estabelecida uma matriz para compra de produtos, o que permitiu que a empresa sofresse menos com a variação dos preços dos alimentos. E também foram renegociados e cancelados uma série de contratos que o grupo possuía e que, em alguns casos, chegava a sofrer prejuízo.
Tais medidas fizeram com que, em 2011, a Sapore voltasse a ter lucro. Um ano mais tarde, em 2012, a companhia atingiu a maior receita líquida de sua história até então, passando pela primeira vez da casa de um bilhão de reais.
Nos anos seguintes, o grupo se fixou como um dos principais do ramo no país, com mais de mil restaurantes empresariais.
Daniel iniciou o processo de expansão da marca voltado a outros países, com negócios no México e na Colômbia. O objetivo do empresário é investir no mercado Argentino, Paraguaio e, posteriormente, em países da Europa.
O crescimento econômico do grupo, promovido através da sua melhora na eficiência operacional, fez com que Daniel Mendez se posicionasse entre os grandes empresários do meio.

Palavras-chave: Criatividade, Inovação, Benefícios.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 — Imagens do restaurante da unidade Makro Interlagos.
Imagens do restaurante da unidade Makro Interlagos.Funcionária Valdineide

Figura 2
Funcionária Valdineide

Figura 3
Funcionária Valdineide

Figura 4
Funcionária Valdineide

LISTA DE QUADROS

Figura 5 — Quadro de Atividades
Quadro de AtividadesFuncionária Valdineide

Introdução

Fundada em 1992 por Daniel Mendez, a Sapore A empresa nasceu a partir de uma grande lacuna do mercado e da determinação em FAZER DIFERENTE SEMPRE, para encantar o cliente. Pioneira no segmento de restaurantes corporativos, a marca Sapore lança um modelo de negócios baseado em técnicas de gestão inovadoras, com uma crescente preocupação com a qualidade final oferecida e a experiência nos restaurantes que administra. Com produtos inovadores e qualidade indiscutível, a marca atende grandes e reconhecidas empresas em todo o Brasil. Com mais de 17 mil colaboradores, servindo mais de 1,3 milhões de refeições/dia; México e Colômbia, com mais de 55 mil refeições/dia, garantindo a satisfação diária de seus clientes. Um dos grandes diferenciais da Sapore é maneira como é vista pelo mercado. Uma empresa inquieta, constantemente investindo na busca de soluções inovadoras. E não para por aí o maior valor da Sapore são as pessoas, todas sem exclusão. A empresa que a evolução constante, transformar vidas, deixar um legado. Fazer diferente é a essência do DNA da Sapore, a diversidade e a inclusão são um valor, e faz parte de sua trajetória. Por ser o maior player do Brasil no segmento, a Sapore entende que tem uma grande responsabilidade em desenvolver a sociedade da qual faz parte e, por isso, possui algumas iniciativas de transformação social.

Associação Daniel Mendez: Sinônimo de compromisso com um mundo melhor.

Em 2012, foi fundada a Associação Daniel Mendez. Um programa de capacitação de jovens entre 16 e 18 anos, que utiliza a metodologia do Projeto Pescar com a inovação que só a Sapore tem. Na Associação, os jovens têm a oportunidade de aprender tanto na sala de aula quanto nas áreas da empresa, colocando os conhecimentos adquiridos em prática e se desenvolvendo nesse ciclo. São desenvolvidas disciplinas que ajudam o adolescente em seu futuro profissional, como trabalho em equipe, marketing pessoal e cidadania. O projeto aborda também tópicos como descoberta do eu e inteligência emocional. A iniciativa também possibilita o contato dos alunos com outras áreas, como Meio Ambiente, Ecologia, Comunicação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ambiente de Trabalho. As mulheres estão presentes em todas as nossas operações, de maneira bem significativa. Nossa história de crescimento sempre foi pautada na valorização das mulheres, que ocuparam e ocupam cargos relevantes. 74% dos nossos colaboradores são mulheres. A Sapore valoriza e contempla diferentes gerações, desde jovens até idosos. quanto mais diversos o nosso ambiente, maior a possibilidade de inovação, de novas ideias e de troca de experiências. A empresa mostra que ter algumas limitações as pessoas não impeçam de reconhecer suas habilidades. incluir um PcD no mercado de trabalho dá a ele e ao time uma oportunidade de troca de informações e aprendizados. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física, auditiva e visual, já que o que mais importa para a empresa é impulsionar a conscientização e estimular a cooperação e solidariedade entre os colaboradores.

1.1 Objetivos do trabalho

O objetivo desse trabalho e pesquisar sobre a empresa conhecê-la da melhor forma, mostra para o leitor todas as informações necessárias sobre ela e pontos a melhorar. Ao pesquisar sobre a Sapore fiquei impressionada com estrutura que cada unidade tem, nesse trabalho fiz uma pesquisa sobre uma unidade em específico, não dá pra descrever uma por uma devido ter várias espalhadas dentro e fora do Brasil. Como toda empresa existe os prós e contras, ao entrevistar a funcionária Valdineide Barbosa Galvão, foi dito que a empresa em si é muito boa tem oportunidades, porém não tem funcionário suficiente em toda a unidade e a tendência e diminuir e com isso a tendência e desmotivar os funcionários com sobrecarga. A empresa oferece oportunidades para pessoas sem experiências e isso é muito bom e apoio essa forma de dar oportunidade e acreditar no potencial da pessoa. Nessa questão o erro está na gestão em não filtrar bem as pessoas que estão contratando, e quando contratada prefere deixar como está do que procurar outra pessoa que realmente está preparado no momento e isso pode ser um problema.

1.2 Objetivo específico

Melhoria da infraestrutura

  As mudanças na estrutura envolvem um grande investimento, portanto devem ser planejadas e cuidadosamente estudadas. Remodelar as instalações, expandir para novas áreas ou expandir o restaurante são alguns desses objetivos, que devem incluir orçamentos e horários. O departamento responsável seria a expansão.

   Aumento do quadro de funcionários, aumentar o tráfico.

Para alcançar o sucesso, um restaurante precisa fazer as pessoas entrarem nas instalações e dar-lhes razões para ficar.

  Aumentar margem de lucro

O dono do restaurante também deve estabelecer uma série de objetivos estratégicos para obter uma maior margem de lucro sem reduzir a qualidade. Para isso, deve-se buscar maior eficiência e menor desperdício nos custos com alimentação e mão-de-obra, que são as duas maiores despesas nesse setor. Aqui, os departamentos responsáveis podem estar comprando, recursos humanos e operacionais.

2. DADOS DA EMPRESA

Razão Social :SAPORE S.A.

Nome Fantasia: Sapore

CNPJ: 67.945.071/0001-38

Escritório da empresa localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2433 – Jardim América,

Empresa de Campinas /SP fundada em 27/05/1992. Sua atividade principal é fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas.

3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA

Missão: Inovar no dia a dia de nossos clientes e consumidores, trazendo experiências em alimentação de qualidade de forma saudável, segura e sustentável. Fazendo diferente, sempre, para fazer a diferença.

Visão: Buscar sempre a liderança e reconhecimento no mercado de alimentação, atuando de forma íntegra e ética sendo incansável na busca pela excelência de nossos serviços.

Valores: Qualidades de produtos e serviços

Trabalho em equipe

Qualidade de vida

Desenvolvimento humano

Relações de confiança, saudáveis e duradouras.

Criatividade, inovação e evolução tecnológica.

Sustentabilidade

Integridade, Ética e transparência.

Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais e, mais do que isso estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.

4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL

Figura 6
Informação coletada pela Supervisora Valdineide Barbosa Galvão(2020)

5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES

Cozinheiro: É responsável pela execução das atividades de confecção de pratos cozinhados e de sobremesas para satisfação dos clientes.

confecciona verdadeiras iguarias, como também o planejamento do cardápio, a supervisão dos trabalhos de cozinha. Coordenar as atividades relacionadas ao preparo das refeições, acompanhar a evolução dos alimentos, executar preparações culinárias simples, fazer o cozimento de legumes, verduras e frutas, preparar sobremesas, doces, lanches e saladas, preparar carnes, aves e peixes para cozimento, cortando-os, limpando-os, pesando-os, separando-os de acordo com porções solicitadas preparando as refeições sob a supervisão do nutricionista atendendo aos métodos de cozimento e padrões de qualidade dos alimentos, auxiliar a servir lanches e refeições, auxiliar na higienização de louças, utensílios e da cozinha em geral, zelar pela conservação dos alimentos estocados, providenciando as condições necessárias para evitar deterioração e perdas, participar de programa de treinamento, quando convocado, executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

Supervisão: Cuida do sistema de compras, monitoramento de pedidos (Frutas, verduras, entre outros alimentos) lançamento de NF. Auxilia em todos os setores do restaurante

6. ÁLISE SWOT

Figura 7
O autor (2020)

7. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES

Pesquisando sobre a empresa, tem mais pontos positivos do que negativo, o problema da Sapore é super fácil de resolver. Através de uma entrevista com a supervisora Valdineide do restaurante de interlagos o problema presente é a redução de funcionários, o normal de todas as lojas são 6 funcionários, hoje o expediente conta com 4 colaboradores.

Quando fui informada que o quadro estava reduzido, logo pensei na pandemia, porém esse problema já acontecia antes da nossa situação atual.

O problema não ocorre somente nessa loja, outras unidades também. Para resolver essa situação e não sobrecarregar os funcionários, a minha sugestão é fazer um levantamento de todas atividades e tentar contratar pessoas para cada posição que precisa de um cuidado maior, se tratando de comida todo cuidado é pouco.

Figura 8 — Fluxograma 5W2H.
Fluxograma 5W2H.https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller

8. INDICADORES DE QUALIDADE

A Sapore mantém sua tradição de constante busca pela excelência e consciente do seu papel social na preservação do meio ambiente. Por isso desde 2004, foi utilizado a inteligência Operacional Sapore (IOS), que até hoje já conquistou uma redução do consumo de água, energia e lixo em 30,35 e 25%.

Figura 9
O autorhttps://www.instagram.com/saporebrasil/?hl=pt-br (2020)

Mais de 60

eventos realizados mensalmente.

Mais de 500 colaboradores

Mais de 30mil pessoas atendidas mensalmente.

Mais de 200 litros de café servidos diariamente extensa rede de fornecedores e parceiros de qualidade Capacidade

de atendimento 24h por dia 7 dias na semana.

9. CONCLUSÃO

Neste trabalho abordamos os principais assuntos sendo eles: Objetivos específicos, indicadores de qualidade, departamentos e suas funções, Análise Swot. O principal objetivo é identificar pontos negativos e pontos positivos propondo melhorias e soluções para empresa. O site da empresa é bem completo, praticamente todas informações necessária conseguir através dele, porém tem muitas informações de funcionamento da empresa, dia- dia foi um pouco difícil, mas através de uma funcionária de uma das unidades conseguir identificar alguns pontos que pode ser desenvolvido um planejamento para solucionar os problemas presentes que são poucos, apenas falta comunicação entre os gestores e administração do restaurante. A empresa Sapore é uma empresa muito bem reconhecida no mercado em seu segmento justamente por oferecer serviços de qualidade e sempre inovando junto com a tecnologia, através de uma avaliação geral da empresa podemos perceber que é uma empresa que oferece oportunidades para todos os tipos de pessoas e sempre dando prioridade para mulheres o quadro é de 74% feminino e 26% masculino e multigerações , sendo 8% de 14 a 24 anos, média 37 anos 72%, 50 anos 20%, todas as pessoas que hoje tem muita dificuldade de entrar no mercado de trabalho.

Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento e compreensão de cada item estudado e me fez perceber que qualquer empresa, mesmo sendo a mais bem avaliada sempre tem seus pontos a melhorar.

Referências

. Disponível em: https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller. Acesso em: 28 nov. 2020.

. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/a-sapore-abocanha-o-varejo/. Acesso em: 28 nov. 2020.

. Disponível em: https://www.sapore.com.br/a-sapore/. Acesso em: 28 nov. 2020.

. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF. Acesso em: 28 nov. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica