DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS

Anhanguera Educacional - Jundiaí - SP

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS

LUIS HENRIQUE FERRAZ

Resumo

O projeto de desenvolvimento de aplicativo para aprendizagem de idiomas, tem como funcionalidade ensinar idiomas (com foco inicial no Inglês), de uma maneira mais inteligente e amigável. Partindo do pressuposto que a maneira mais fácil de aprender uma linguagem estrangeira, é iniciando com conversação, utilizando como exemplo as situações do cotidiano das pessoas.
Baseando-se nisso, haverão fases e desafios diferentes a cada avanço que o usuário atingir, sendo o primeiro cenário em um aeroporto, simulando a chegada do usuário em um país, e a partir desse momento, será possível escolher se o usuário prefere aprender os termos necessários para realizar pedidos na praça de alimentação ou como pedir um taxi e localizar o caminho para um hotel, por exemplo.
Para que toda essa ação ocorra, o projeto será desenvolvido na plataforma Android Studio, que é viável para suprir as necessidades do trabalho, sendo um software gratuito e agradável, além de oferecer as ferramentas necessárias.

Palavras-chave: Aplicativo, Idioma e Androide

Abstract

The application development project for learning languages has the functionality to teach languages (initialy focused on English), in a more intelligent and friendly way. Assuming that the easiest way to learn a foreign language, is beginning with conversation, using as example situations of people's everyday moments.
Basing on this, it will have different stages and challenges at every advance that the user reach, being the first scenario at one airport, simulation the arrival of the user in one country, and from that moment, it will be able to choose if the user prefer to learn terms that are necessary to place orders at the food court or ordering a taxi and find the way to a hotel, for example.
For all these actions occur, the project will be developed on Android Studio platform, which is feasible to meet the needs of the work, and a free and pleasant software, besides its offer the necessary tools.

Palavras-chave: App, Language, Android.

Introdução

Atualmente, com as grandes demandas e a competitividade do mercado de trabalho, a vida das pessoas anda muito corrida e sobra pouco tempo para se dedicar a adquirir novos conhecimentos, como por exemplo, aprender um idioma estrangeiro.

 

Com o crescimento das vendas e utilização de smartphones, muitos aplicativos são criados visando facilitar o acesso ao conhecimento de modo rápido e prático. Em contrapartida, as pessoas procuram e selecionam dentre os aplicativos, aqueles que melhor possam atende-las nas suas necessidades.

Quando nos vemos como uma dessas pessoas, o que exigimos ao procurar um aplicativo ideal para nos auxiliar em um certo objetivo a ser alcançado?

 

Se tratando de um aplicativo para auxiliar o aprendizado de idiomas, os usuários procuram um produto que seja de fácil acesso, bem desenhado e de fácil entendimento, que consiga trazer atividades que possam ser desenvolvidas e serem praticadas no dia a dia, como por exemplo, pedir um café em Inglês ao chegar em uma padaria, comprar algo no supermercado em Francês ou até mesmo pedir/ fornecer informações na rua em Japonês.

 

As pessoas que utilizarem esse aplicativo serão capazes de praticar um idioma ao caminho para o trabalho, por exemplo, ou em alguma hora vaga ao longo do dia, e assim, de uma forma divertida e interativa, conseguirá dedicar parte de seu tempo para o aprendizado.

 

Nesse trabalho acadêmico, será desenvolvido um aplicativo destinado a telefones móveis para aprendizagem de idiomas visando como público alvo as pessoas que buscam por conhecimento em seus tempos vagos durante o dia. O aplicativo lecionará como se estivéssemos acabados de chegar em um país onde as pessoas apenas falam o idioma escolhido, como se o usuário estivesse em uma viagem, contendo diversas atividades de um morador daquele país, como por exemplo ir à escola ou faculdade

1.1 TEMA

 

Elaboração, desenvolvimento e aplicação de um aplicativo para dispositivos móveis, com o intuito de auxiliar no aprendizado de novos idiomas, com níveis de dificuldade, espaços para treino e memorização utilizando imagens.

 

1.2 PROBLEMA

 

Como auxiliar e influenciar no aprendizado de novos idiomas, utilizando uma metodologia inteligente e capaz de analisar as dificuldades do usuário e ajudá-lo a superá-las?

2. OBJETIVOS

 

 

Auxiliar no ensino básico, oferecendo como conteúdo uma ferramenta de aprendizado para novos idiomas, com a criação e a implementação de um aplicativo para dispositivos móveis, com linguagem simples e intuitiva, visando o foco na memorização e aprendizado dos termos e palavras de outros idiomas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

- Identificar as ferramentas disponíveis adequadas para o desenvolvimento do aplicativo.

- Reunir informações referentes ao ensino de idiomas distintos.

- Categorizar níveis de aprendizagem.

- Pesquisar e elaborar algoritmos capazes de auxiliar no processo de memorização.

- Desenvolver o sistema.

- Buscar oportunidade de aplicar a ferramenta em comunidades ou grupos específicos de ensino de idiomas.

- Homologar o sistema com alguns usuários.

 

3. JUSTIFICATIVA

 

Os dispositivos móveis trouxeram uma enorme facilidade de acesso à informações a qualquer hora do dia. É possível utilizar essas informações para complementar o ensino da pessoa que utilizará essa facilidade, aproveitando os aplicativos criados com esse propósito.

Com esse projeto, muitas pessoas teriam fácil acesso a uma ferramenta que vai auxiliar na memorização e aprendizado de novos idiomas, com imagens, áudios, e desafios intuitivos e práticos exercendo a prática do estudo, podendo ser aplicado no ensino básico de algumas escolas e instituições de ensino como ferramenta para auxiliar os professores, e aplicar uma nova dinâmica as aulas de idiomas.

4. METODOLOGIA

 

Nessa pesquisa será aplicado a metodologia de pesquisa documental, onde será analisado e documentado o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar no aprendizado de idiomas. Será utilizado o ambiente de desenvolvimento Android Studio, que é disponibilizado para ser possível o desenvolvimento para aplicativos Mobile.

No decorrer do desenvolvimento, serão elaborados os desafios e testes do sistema para cada idioma disponível, assim como as imagens e gráficos que serão necessários para tornar o aplicativo relativamente intuitivo e agradável aos usuários. O aplicativo irá permitir que o usuário escolha entre diferentes sessões de aprendizagem, que irão armazenar palavras e termos diferentes conforme o nível de dificuldade e tema.

Para os testes iniciais do sistema, será implementada a língua inglesa como padrão para aprendizado, contendo alguns exercícios de memorização.

   5. FUNDAMENTAÇÃO

 

A evolução das ferramentas de comunicação permitiu que hoje em dia seja possível receber e enviar informações com muita facilidade. Atualmente, os programas de computador e aplicativos são os principais responsáveis por tornar essa comunicação ágil e eficiente.

 

Quase todos os smartphones apresentam hoje em dia uma tela de toque sensível que torna a navegação na Web muito mais fácil. Entrada de texto é realçado através de um teclado virtual relativamente grande ou um mini-teclado físico completo. Muitos telefones são capazes não só de captura de vídeo, mas de edição de vídeo (e imagem), bem como reconhecimento de voz. (GODWIN-JONES, 2011, p.3, tradução minha)

 

Com essa comunicação, as pessoas possuem contato com estrangeiros com maior facilidade, e isso faz com que cada vez mais, seja necessário entendermos uns aos outros, tratando-se de idiomas.

 

Muitas pessoas recorrem a outros métodos, e é aí que entram os aplicativos de dispositivos móveis. Com o ensino de idiomas, isso não é diferente. Cada vez mais pessoas procuram alternativas aos cursos regulares quando se propõem a aprender uma nova língua. Aplicativos móveis podem ser um meio mais rápido, fácil e prático para se atingir esse objetivo. (DOUGLAS; CAMILO,2015, p.191)

 

Com a utilização de aplicativos móveis destinados ao aprendizado de idiomas, as pessoas conseguem ter acesso rápido e fácil a informações sobre um novo idioma.

Com o aplicativo proposto nesse projeto, será possível aprender termos e palavras mais utilizadas em situações rotineiras, permitindo assim, mais facilidade na comunicação entre pessoas de idiomas distintos.

 

Como os dispositivos pessoais, smartphones são ideais para a aprendizagem informal individualizada. O utilizador determina quais são os aplicativos para adquirir e como usá-los. Como educadores de língua, devemos encorajar e apoiar a autonomia do aluno e isso permite e proporciona meios para que os alunos combinem a aprendizagem formal e informal. (GODWIN-JONES, 2011, p.8, tradução minha)

 

Conforme o passar dos anos, o acesso à tecnologia se expandiu de maneira incrível, e com isso, foram geradas diferentes formas de ensinar e aprender utilizando a tecnologia a seu favor.

 

Claramente, um aspecto importante da tecnologia hoje é a sua mobilidade crescente. Há dez anos, o uso do vídeo no ensino de línguas era apenas discutido no contexto de sala de aula ( ou o centro de auto-acesso ) e , muito mais raramente, em casa.(MARTINEZ;SCHMITT, 2010, p.27, tradução minha)

 

         A utilização de dispositivos móveis para o aprendizado de idiomas pode acelerar o processo de memorização a novas palavras, e ajudar em situações onde o entendimento de um novo idioma distinto seja a chave para que seja possível a comunicação, seja ela para fechar um acordo, ler notícias em um jornal ou perguntar sobre informações básicas para as pessoas.

         Se tratando de desenvolvimento mobile, temos grandes plataformas hoje em dia, onde entre as mais influentes estão o sistema Android, e o sistema IOS. Por questões de praticidade quando se trata do desenvolvimento de um aplicativo, é certo utilizar uma plataforma que disponibilize as ferramentas adequadas e de qualidade para ser possível aplicar a ideia proposta da maneira desejada. Para esse projeto, utilizamos como padrão o desenvolvimento para sistema Android.

 

A grande vantagem é que a plataforma também é livre e de código aberto. A licença do Android é flexível e permite que cada fabricante possa realizar alterações no código-fonte para customizar seus produtos, sem necessidade de compartilhar essas alterações com ninguém. O Android também é “free”, e os fabricantes podem usufruir sem precisar pagar por isso. (COSTA, N; FILHO, N, 2013, p.70).

 

         Além da utilização gratuita e facilidade para encontrar conteúdo, é possível, durante o desenvolvimento do aplicativo, realizar testes com um celular em mãos, devidamente conectado a ferramenta de desenvolvimento, ou também utilizar uma ferramenta capaz de simular virtualmente as configurações de um aparelho, trazendo os resultados mais próximos possíveis do produto final, como se o aplicativo já estivesse nas mãos do usuário.

Com base no kernel do sistema de gerenciamento de recursos do Linux, foi desenvolvido o sistema operacional mais utilizado dentre a população, o Android, porem ele não pode ser confundido com uma plataforma Linux, pois não contem certas distribuições que caracterizam o sistema operacional. Podemos considerar que o Android é semelhante a uma máquina virtual, que permite um grupo de biblioteca e serviços, e permite desenvolver softwares e aplicações Java, na base kernel do Linux.

         O celular T-Mobile G1 foi o primeiro a integrar e a ser utilizado pela população com sistema Android, conhecido também de HTC Dream, a sua data de lançamento foi no dia 23 de setembro de 2008, fabricado pela HTC. Ao longo dos meses, alguns fabricantes começaram a adquirir o sistema operacional, sendo os fabricantes como Samsung e LG. A plataforma veio a fazer parte do convívio dos brasileiros no ano de 2009 em setembro, que virou uma febre entre os usuários.

Desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO

 

CAPITULO 1 - Fases do aplicativo

 

         Ao realizar um projeto qualquer, é preciso obter um certo plano e seguí-lo para não acabar se perdendo e não se distanciar das metas propostas. Os procedimentos de uma aplicação em fase de desenvolvimento de software não fogem a essa realidade. É essencial seguir alguns modelos para se criar um projeto final de alto rendimento. Para um bom andamento e desenvolvimento do aplicativo, definimos algumas metas a serem seguidas durante a criação do mesmo:

         Inicialmente, serão criadas as telas de apresentação do sistema, o menu principal e suas opções. A primeiro momento, estaremos concentrando o desenvolvimento se preocupando com a estrutura do programa, definindo e garantindo que as telas estejam se comunicando da forma que desejamos, e as classes estruturadas com todos os métodos e variáveis necessárias.

         Após isso, todo o foco será para a criação da primeira etapa de aprendizado e desafios, que terá o cenário de um aeroporto. Quando o usuário decidir iniciar um novo jogo, o mesmo irá escolher o idioma que deseja aprender, e então será iniciado o método de aprendizado. Nesse método, o usuário irá tomar conta de um personagem que acaba de chegar em um país com o idioma nativo que escolheu.

         O personagem que o usuário assume, logo que chega em seu destino, deve fazer algumas escolhas separadas por temas, facilitando na escolha dos tópicos que o usuário deseja aprender. Dessa maneira, é possível escolher se você quer prioridade para aprender sobre alimentos na praça de alimentação, ou se gostaria de aprender sobre apresentações e algumas frases indo para a porta do aeroporto chamar um Taxi, por exemplo.

         Quando toda a estrutura desta cena estiver completa, podemos aproveitá-la para a construção dos próximos caminhos que o usuário poderá percorrer, alterando apenas o cenário e suas interações. Nessa fase, iremos priorizar as imagens utilizadas no aplicativo, aplicando desenhos e dando maior atenção para garantir que todas as cenas sejam intuitivas e fáceis de se entender.

         Após os cenários estarem completos e redesenhados, aplicaremos algumas melhorias visuais e de desempenho, que destacaremos durante diversos testes.

Nessa etapa, podemos iniciar a captação e inserção de novos idiomas, buscando seguir o mesmo padrão utilizado ao desenvolver o aplicativo, apenas alterando o idioma do usuário e o idioma que está sendo aplicado.

  Seguindo as definições da primeira fase do aplicativo, temos como estrutura um menu inicial conforme figura 1 abaixo:

Figura 1:

 

 Fonte: elaborado pelo autor.

 Desenvolvemos uma tela inicial com apenas quatro elementos, onde, acompanhando a numeração indicada na figura 1, podemos definí-los por:

  1 - Logotipo ou imagem a ser utilizada como título do aplicativo.

  2 - Botão Iniciar, de onde será dado o começo da experiência do usuário.

 3 - Botão Opções, onde serão disponibilizadas algumas opções de configuração para o usuário.

 4 - Botão para Sair do aplicativo.

 Esta tela inicial será utilizada durante o desenvolvimento como uma delimitadora dos próximos objetivos. Com o menu pronto, é possível dar início a programação do botão de Iniciar e suas próximas telas.

Capitulo 2 - Idiomas

 

Dependendo dos fatores e dos objetivos que o aluno se interessa a estudar mantendo o seu foco e seus específicos pontos da aprendizagem da linguagem estrangeira, sendo ela a fala ou leitura, consegue desenvolver as habilidades necessárias para um nível básico para seu novo idioma, ou habilidade requerida. Logo, os interesses de adquirir uma segunda língua nortearam a aplicação do estudo do idioma.

         Para muitas pessoas, as línguas estrangeiras estão entre as maiores competências que uma pessoa pode possuir, assim também como um diferencial para muitas ocasiões onde a compreensão de outro idioma seja necessário.

Como objetivo primário, iremos fazer com que seja possível utilizar o aplicativo para aprender o idioma Inglês. No momento em que o sistema estiver com sua estrutura completa e funcional, adicionaremos outros idiomas.

A princípio, é muito mais comum encontrar pessoas se dedicando ao estudo do inglês, afinal, é um dos idiomas com maior influência no mundo, e é conhecido por ser capaz de abrir as portas para muitas pessoas quando o assunto é carreira de trabalho e oportunidades no exterior. Sendo assim, o aplicativo irá funcionar completamente se baseando no ensino do inglês. O trabalho vai focar e dar enfase para a lingua inglesa, pois convivemos em nosso dia a dia com milhares palavras em inglês, logo podemos entender que a necessidade do aprendizado está se valorizando a cada dia que passa. Podemos visualizar, a cada esquina que dobramos iremos nos deparar com uma palavra ou frase distinta na linguagem inglesa, como por exemplo: download, shopping center, fashion, pen drive, show, fast food, drive thru e entre outros.

Nos dias de hoje com a globalização, muitos estudantes brasileiros têm viajado para o exterior para estudar, adquirir e adequar idioma novo, fazendo intercâmbios; mas nem toda nossa população possui as condições adequadas para arcar com as despesas que um planejamento desse proporciona. Observando isso, o aplicativo será desenvolvido de tal forma que algumas barreiras comuns na vida dos jovens sejam quebradas, facilitando o aprendizado a distância, onde a conversação será o ponto principal a ser atingida.

Segundo Rocha & Basso (2008, p. 174), a língua estrangeira principalmente o inglês, se tornou constante e necessária na maioria dos setores da atualidade da sociedade. Logo pode-se perceber, que não tem como negar o fato de que “a sociedade, esta afetada pela globalização, em quase todos os maneiras de nossa vida social e profissional. Utilizando exemplos de viagens ao chegar nos hotéis; praças de alimentação, transportes sempre se encontra uma palavra em ingles.

Com o aplicativo pronto, iremos adicionando um idioma novo de cada vez, disponibilizando sua opção sempre que for iniciado o aplicativo. Faremos uma segunda revisão e estudaremos as novas possibilidades ao adicionarmos os idiomas Espanhol e Português para aprendizado.

 CAPITULO 3 - Plataformas

 

O sistema tem sido desenvolvido utilizando a interface de desenvolvimento Android Studio, utilizado para ser possível a aplicação dos códigos em um ambiente mobile. Com as ferramentas que o software disponibiliza, somos capazes de criar os códigos, executando-os em um sistema simulado para dispositivos Android ou então em um dispositivo conectado, já definindo seu layout e configurações. A longo prazo, podemos também converter todo o código para dispositivos Apple e Windows Phone. Porém para esse projeto, em um primeiro momento estamos nos focando em desenvolvimento e aplicação apenas para sistema Android.

Na plataforma do Android Studio, conseguimos destacar algumas vantagens em relação a outros softwares de desenvolvimento para aplicações mobile. A interface do Android Studio é bastante atrativa e intuitiva, alem de conter um leque de schema, tendo escolhas de variaçoes de “Look and Feel”, sendo assim, essa ferramenta de desenvolvimento da a opçao do tema (Darcula), uma qualidade de viersao nortunar da IDE, que conforta a visão do desenvolvedor, que é seu (Background Escuro).

Contem também outros recursos muito utilizado por desenvolvedores que são os atalhos no teclado, uma delas que podemos destacar é a do “Ctrl + espaço” que não é mais preciso ser pressionado para que mostre as sugestões do código a ser escrito, está muito mais inteligente e dinâmico nas suas ações.

No Android Studio é uma plataforma muito mais robusta, com opções variadas de visualizações de layout em telas de inúmeros smartphones. Alem de ser um software de desenvolvimento muito mais ágil e fácil de manuseio, ele contém a opção de arrastar e soltar views no layout (Drag and Drop), deixando uma possibilidade de variações de interfaces, bem mais amigavel.

Os itens abaixo são integrados no software, com distintos repositorios, não precisando realizar downloads externos:

· Subversion

· GitHub

· Mercurial

· CVS

· Git

· GoogleCloud

         Apesar de ser uma plataforma muito viável e que irá suprir nossas necessidades na hora do desenvolvimento do aplicativo, o Android Studio não nos da a possibilidade de abrir vários aquivos em um mesmo programa, não dá a opção de abrir duas ou mais projetos uma janela, se encontrando nessa situação teremos a necessidades de fazer uma abertura de um novo projeto em uma nova janela ou substituir a atual. E com esses grandes avanços de design e previews, deixando um software agradável, tem também suas desvantagens como um maior consumo de CPU e memória.

  No android studio, iremos utilizar a linguagem java, a estrutura base para o desenvolvimento de aplicativos androide e uma das mais utilizadas para aplicações com fatores de uma linguagem computacional completa. Java é baseado em (paradigmas) Orientada a Objetos, contem reuso de códigos, realizando encapsulamento de blocos de variáveis, funções e métodos, fazendo operações nesses dados.

 RESULTADOS FINAIS

 

Nosso objetivo final é que o programa ofereça diversas situações do dia a dia para que o usuário aprenda o idioma escolhido como se estivesse realmente em ma viajem à trabalho ou a turismo. Além disso, será possível acompanhar estatísticas sobre todas as palavras que você aprendeu, com níveis de acertos e erros, além de medalhas por méritos alcançados, fazendo com que o processo de aprendizado se torne mais divertido, intuitivo e mais próximo da realidade.

A pessoa que estará utilizando o aplicativo, estará aprendendo o idioma escolhido em situações reais em uma viajem e em outro país , com vários cenários que irá desafiar o usuário a aprender novas palavras e irá fixar bem o conhecimento pois iremos pensar em uma real situação de como por exemplo, um check-in no aeroporto ou no hotel, o “jogador” terá que se matricular em uma faculdade ou um curso de sua escolha, pegar um ônibus, pedir informação nas ruas para saber onde fica o lugar desejado e entre outras situação do cotidiano de um turista naquele país que não é de sua origem.

O sistema operacional que será implantado é o Androide da fabricante Google, pois observamos que a maior parte das pessoas ao nosso redor estão utilizando o sistema Androide, e segundo a matéria do TecMundo exibida no ano de 2014, é o sistema operacional mais usado no mundo e em segundo lugar o IOS da fabricante Apple, assim podemos abranger mais estudantes e pessoas interessadas em aprender novas culturas e novos idiomas.

 

 

 CONCLUSÃO

  Conclui-se que ao decorrer do mundo computacional, houve um crescimento gigantesco referente a esses aspectos virtuais.

Nos dias de hoje a maioria da população brasileira possui um smartphone com sistema operacional integrado, e que vem evoluindo constantemente em vários pontos, tanto como no software e hardware. Essas evoluções vem surgindo para suprir nas necessidades de comunicações de familiares que moram distantes, ou até mesmo aquele que mora no mesmo quarteirão, facilitando um recado, um aviso, um alerta a ser dado sem ter a necessidade de comunicar pessoalmente, alem de diversos fatores de meios familiares, se encontramos em momentos que ao possuir um celular móvel, a facilidade de fechar negócios ou até mesmo encontrar um novo emprego, gera um conforto favorável e ágil para todos que fazem uso do objeto.

Dessa forma, a necessidade de adquirir um novo idioma vem aumentando constantemente, e já que possuímos a tecnologia para suprir nossos afazeres, concluímos que a união de ambos gera uma facilidade para as pessoas que não há condições e tempo para pagar aulas e frequentar uma instituição de ensino.

Visando a praticar um novo método de aprendizagem, como ocorre naturalmente com crianças, aprende primeiro a falar a se comunicar, apos certo tempo a escrever e entrar nos métodos e conceitos ortográficos.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica