COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE É ESSENCIAL PARA ENGAJAMENTO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO.

Universidade Unigranrio

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Administração

COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE É ESSENCIAL PARA ENGAJAMENTO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO.

FERNANDO MAINENTI

matricula:2037885

Introdução

Estaremos abordando como um líder tem a visão da sua equipe, desenvolvendo as perguntas sobre a comunicação transparente, e analisando do ponto de vista de um gestor que compreende e escuta e observa a sua equipe, para obter grandes sucessos!

Contextualização e elaboração

Nas nossas unidades de aprendizagem 5, 6, 7 e 8, estudamos diversos fatores que influenciam o comportamento organizacional nas organizações. Um destes é a comunicação, no texto “Comunicação transparente é essencial para engajamento da equipe”, publicado na administradores.com, este fator pode ser uma vantagem ou uma desvantagem para engajar um funcionário.

Se uma empresa quer uma equipe engajada com os seus projetos, ela precisa ter uma comunicação transparente, segundo revelam especialistas.

De acordo com o  da De Bernt Entschev Human Capital, Rubens  Oriola, para que os membros de uma equipe se sintam engajados e motivados com a empresa e com projetos específicos, é essencial que cada um saiba qual é o seu papel e o dos outros.

“É de suma importância o engajamento da equipe, visto que ele impacta diretamente nos resultados (…) É essencial dizer o que é esperado do profissional, que cada um tenha a compreensão do seu papel e também o dos outros”, ressalta Oriola

Considerando os fatores destacados acima, desenvolva um texto dissertativo evidenciando as informações 


Diante do contexto de pandemia que estamos vivendo, as organizações precisaram reinventar ou adaptar os seus processos e com a comunicação não foi diferente. As organizações precisaram ser transparentes e claras no processo de comunicação com os seus funcionários. Dessa forma, descreva duas estratégias que as organizações podem adotar para realizar a comunicação com os seus funcionários de forma clara e transparente.


  • Mediante as mudanças que as empresas tiveram que passar por conta da pandemia, não só no Brasil porém em todo o mundo em si, teve um queda em suas receitas assim tendo que se adaptar com um mundo pós pandemia. Quero trazer umas das soluções onde contando um caso verídico onde eu trabalho com gestor de uma óptica , trabalhamos com atendimento em home office de vendas de lentes de contatos e assistências e esclarecimento de duvidar com os clientes, e determinados atendimentos domiciliar, para que a própria empresa não tivesse que mandar os funcionários embora, por tanto alguns funcionários tiveram de ficar com seu contratos suspensos para que a empresa não precisasse pegar nenhum tipo de empréstimo com o governo.







O poder pode ser conceituado por Robbins (2010) como “a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de modo que B aja de acordo com a vontade de A”. Existem diversos tipos de poder que foram estudados na nossa unidade de aprendizagem 5. Diante disso, escolha um personagem de um filme ou uma série, classifique e explique o tipo de poder utilizado pelo mesmo. Lembre-se de citar o nome do personagem e do filme ou da série



  • O filme a qual eu escolhi é 
    Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, no qual vc tem no final do filme a criação do império que ali o IMPERADOR PALPATINE/DART SIDIOUS, podemos analisar como um líder tirano, centralizador, que tem medo de perder seu espaço porém sempre mantem sua equipe totalmente submissa, e controlando todos sobre o medo de dispensar algum membro da equipe ” matando” qualquer um caso não faça as sua vontades






Responda a seguinte pergunta: a cultura organizacional pode influenciar o comportamento de um funcionário? Justifique se a resposta for sim ou se a resposta for não


  • Sim, cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelas pessoas que compõem uma empresa, isto é, a manifestação dos valores e propósito da empresa, na prática. Alinhada às estratégias da organização, a cultura organizacional é utilizada como norteadora para todas as atividades da empresa, o que a torna única. porque todos somos produto do meio que vivemos onde aprendemos as coisas com valores, ética e educação que são princípios que carregamos ate o final da vida, porem que pode ser  modificado ao longo do tempo se adaptando e alinhando com mudança por atuais que vivemos ou futuras.






Segundo Kurt Lewin, existem três etapas do processo de mudança, sendo: Descongelamento, Movimento e Recongelamento. Explique, detalhadamente, como um gestor deve atuar em cada uma destas três etapas.



  • Mediante que vivemos hoje, atualmente um gestor no período pós pandemia o primeiro passo:
    • Não ter medo de erra ou das mudança que podem ocorre ao longo da sua gestão.
    • Alinha a equipe e gerenciar para que possa obter melhores resultados.
    • Obter total feedback da equipe, para realizações e qualquer mudança de estratégia, assim mantendo a equipe estimulada.

Conclusão

Nesse trabalho examinamos diversões  ponto da comunicação transparente, analisamos tipos de liderança e de gestão, assim entendo que todos podemos aprender com as diversas mudanças que temos em um empresa. 

Referências

. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/comunicacao-transparente-e-essencial-para-engajamento-da-equipe. Acesso em: 3 dez. 2020.

. Disponível em: https://www.pontotel.com.br/cultura-organizacional/. Acesso em: 3 dez. 2020.

. Disponível em: SEGUNDO KURT LEWIN, EXISTEM TRÊS ETAPAS DO PROCESSO DE MUDANÇA, SENDO: DESCONGELAMENTO, MOVIMENTO E RECONGELAMENTO. EXPLIQUE, DETALHADAMENTE. Acesso em: 3 dez. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica